Determine o alcance horizontal, em metros, de um objeto que foi lançado horizontalmente

  • jvskateboard
  • 09/05/2020
  • Física
  • 21

Determine o alcance horizontal, em metros, de um objeto que foi lançado horizontalmente de uma certa altura, com velocidade de 10 m/s, sabendo que o tempo de queda foi de 2,0 s.


Determine o alcance horizontal, em metros, de um objeto que foi lançado horizontalmente

Confira esta lista de exercícios sobre o lançamento horizontal de projéteis e resolva-os para checar e reforçar sua aprendizagem sobre o tema.

Questão 1

Questão 1 – Uma esfera de 0,5 kg rola sem atrito sobre a superfície de uma mesa plana a uma velocidade de 2,0 m/s. Sabendo que a altura dessa mesa é de 0,8 m, determine o alcance da bola. (Dado: g = 10 m/s²)

a) 0,8 m

b) 2,4 m

c) 1,6 m

d) 0,4 m

e) 1,2 m

Questão 2

Questão 2 – Considere as afirmativas seguintes acerca do movimento de lançamento horizontal, para isso desconsidere a ação da força de resistência do ar.

I – O tempo de queda de objetos lançados horizontalmente é proporcional à raiz quadrada da altura de queda.

II – O tempo de queda no lançamento horizontal depende da massa do corpo: quanto maior for essa massa, menor será o tempo de queda.

III – O tempo de queda de um corpo que se move em lançamento horizontal depende da velocidade horizontal do corpo.

IV – Na direção vertical, o movimento de um objeto lançado horizontalmente é uniformemente acelerado.

São verdadeiras:

a) II e III,

b) I e IV

c) II, III e IV

d) somente II

e) II e IV

Questão 3

Questão 3 – Uma bala de canhão é disparada horizontalmente, a uma velocidade de 60 m/s, à beira de um penhasco de 800 m de altura. Desconsidere a resistência do ar e determine o valor aproximado do alcance horizontal da bala de canhão. (Dado: g = 10 m/s²)

a) 385 m

b) 1525 m

c) 759 m

d) 649 m

e) 955 m

Questão 4

Questão 4 – A respeito do lançamento horizontal que ocorre livre de forças dissipativas, assinale a alternativa correta:

a) O alcance do projétil lançado horizontalmente depende da massa do corpo, uma vez que corpos mais massivos atingirão distâncias maiores.

b) A energia mecânica do objeto lançado horizontalmente aumenta a cada instante.

c) O tempo de queda de um objeto lançado horizontalmente não depende da altura do ponto de lançamento em relação ao chão.

d) No lançamento horizontal, o movimento que ocorre na direção vertical é uniformemente retardado.

e) Nesse tipo de lançamento, a força peso é sempre perpendicular ao deslocamento horizontal e, por isso, não realiza trabalho nessa direção.

Resposta - Questão 1

Alternativa c.

Resolução:

Primeiramente, vamos calcular o tempo de queda dessa esfera, observe:

Depois de descobrirmos o tempo de queda, vamos calcular o alcance horizontal, observe:

O resultado obtido mostra que o alcance horizontal da esfera é de 1,6 m, portanto, a alternativa correta é a letra c.

Resposta - Questão 2

Alternativa b.

Resolução:

Vamos analisar as afirmações:

I – VERDADEIRO

II – FALSO. A fórmula usada para calcular o tempo de queda não tem dependência com a massa do corpo.

III – FALSO. O tempo de queda não depende da velocidade horizontal do corpo.

IV – VERDADEIRO

Resposta - Questão 3

Alternativa c.

Resolução:

Usando a altura do penhasco, vamos calcular o tempo de queda desse objeto, observe:

Para o cálculo do tempo de queda, inicialmente fizemos a fatoração da raiz quadrada de 160, que é, aproximadamente, 12,65 s, em seguida, calculamos o alcance do projétil.

Resposta - Questão 4

Alternativa e.

Resolução:

Analisemos cada uma das alternativas:

a) FALSA – O alcance do projétil não é determinado pela massa do corpo, mas sim pela velocidade do corpo e pelo tempo de queda.

b) FALSA – No lançamento horizontal de projéteis, desconsiderando a ação de forças dissipativas, a energia mecânica do corpo permanece constante.

c) FALSA – Existe uma dependência entre o tempo de queda e a altura na qual o objeto foi lançado horizontalmente.

d) FALSA – O movimento que ocorre na direção vertical é uniformemente acelerado.

e) VERDADEIRA

Lançamento horizontal

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

  • Ivansouza
  • 17/04/2022
  • Física
  • 39

Determine o alcance horizontal, em metros, de um objeto que foi lançado horizontalmente de uma certa altura, com velocidade de 10 m/s, sabendo o tempo de queda foi de 2,5s a) 15b) 20c) 25d) 28

e) 24

Imagine o movimento de uma bola que rola por uma mesa até cair no chão. No momento em que essa bola abandona a mesa, ela executa uma trajetória curvilínea até tocar o solo. Esse tipo de movimento é denominado lançamento horizontal e ocorre quando o objeto, inicialmente com uma velocidade na horizontal, é lançado a determinada altura.

Na figura acima, vemos que, ao abandonar a mesa, a bola inicia um movimento de queda livre por causa da ação da força da gravidade. Dessa forma, podemos concluir que um objeto lançado horizontalmente possui duas velocidades: uma orientada na horizontal e outra na vertical, conforme é representado na figura a seguir.

A velocidade na horizontal, VX, é constante durante todo o movimento, por isso podemos afirmar que, na horizontal, o objeto executa um movimento retilíneo uniforme. Na vertical, à medida que cai, a velocidade do objeto torna-se cada vez maior por causa da aceleração da gravidade, por isso, no eixo y, o movimento é retilíneo e uniformemente variado.

Se, no exato instante em que a bola abandona a mesa com uma determinada velocidade horizontal, um outro objeto for abandonado verticalmente, de modo que execute um movimento de queda livre, os dois corpos tocarão o solo ao mesmo tempo, como podemos verificar na imagem a seguir:

Isso acontece porque os dois objetos são lançados na mesma altura e executam um mesmo movimento na vertical, portanto, possuirão o mesmo tempo de queda.

Equações

Movimento na vertical

Observando o movimento na vertical, pode-se aplicar a função horária da posição para o movimento retilíneo uniformemente variado, como representada a seguir:

Sabendo que a velocidade inicial na horizontal é nula, que a aceleração sob a qual o objeto está submetido é a da gravidade e que a diferença entre a posição final e a posição inicial corresponde à altura (H) da queda (S – S0 = H), podemos escrever:

Movimento na horizontal

Com o movimento na horizontal, pode-se aplicar a função horária da posição para o movimento retilíneo uniforme e determinar o alcance de um objeto lançado horizontalmente, conforme a seguinte fórmula:

Sabendo que a diferença entre a posição final e a posição inicial, no eixo x, corresponde ao próprio alcance horizontal (A), temos que:

Exemplo

(Unic-MT) Considere uma pedra sendo lançada horizontalmente do alto de um edifício de 125,0 m de altura, em um local onde o módulo da aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 e tendo um alcance horizontal igual a 10,0 m. Nessas condições, conclui-se que a velocidade com que a pedra foi lançada, em m/s, é igual a

01. 2

02. 3

03. 4

04. 5

05. 6

Em primeiro lugar, deve-se determinar o tempo de queda da pedra. Esse tempo será encontrado por meio da equação que determina o tempo de queda no movimento de queda livre.

De posse do tempo gasto pelo objeto para chegar ao solo, pode-se determinar a velocidade de lançamento por meio da função horária da posição para o movimento retilíneo uniforme.

Gabarito: Alternativa 01.