Livro por que o budismo funciona


20 encontrados | exibindo 1 a 16


Analu 02/07/2022

Gostei, mas nem tanto. O foco é a meditação e foi interessante as bases científicas sobre os benéficos disso, como também para explicar porque/para que servem, mas no fim acho que senti falta dos conceitos budistas não necessariamente atrelados a essa prática.



Arlete 04/06/2022

Bom para refletir...

Bom livro com belos ensinamentos para a vida, mas não tem nada de doutrinação, é geral para todos e isso é ótimo.

Eu particularmente, achei que depois da metade a leitura ficou cansativa, fui até o fim, mais li com preguiça. Mas não quer dizer que seja ruim.



Oscar 02/05/2022

Vamos lá, o livro foca na meditação de atenção plena, seus benefícios, como as teorias evolucionistas explicam a mente e então a importância do budismo. Apesar de não focar na prática religiosa- que é uma pena pois gostaria de conhecer mais sobre o assunto, a leitura é um marco importante para aqueles que desejam aprofundar na meditação mas sem entrar de fato da religião.



ANDER CELES 28/12/2021

A Seleção Natural são os robôs da nossa Matrix...

Esse é muito interessante para budistas e não budistas. Para budistas, é um livro que traz muitos termos e expressões que fazem parte do budismo raiz mesmo, como dukkha, algo sempre recorrente no que é discutido no livro. Isso é um exemplo, mas existem muitos outros, como as Quatro Nobres Verdades ou o Caminho do Meio. Pra quem já está familiarizado com esses termos, a leitura soa bem fluída. Mas para quem não está, o autor dá explicação sobre esses termos. Para os não budistas, o livro realmente dá uma lição sobre como ter uma vida mais calma, mais tranquila. E isso é uma proeza que esse livro consegue como poucos. Ele sabe falar com seu público, sabe expor suas ideias. Pra mim, um dos maiores méritos do livro é a comparação que ele faz com o filme Matrix, e que permeia as ideias do livro ao longo dele. Essa analogia é feita dos robôs do filme com a Seleção Natural, na qual estamos inseridos. A analogia é perfeita e o autor encaixa tudo muito bem. Só lendo pra entender. Acho que tem uma ou outra parte do livro que parece muito técnica, muito científica demais, quando explica alguns conceitos do cérebro. Confesso que ali dei uma viajada.

Mas de resto, o livro é muito bom. E é um refresco dentro da seara que são os livros de autoajuda que navegam, navegam e não saem do lugar. E não pode ser lido rapidamente. Nem acho que a leitura que eu fiz foi a mais adequada, apesar de ter parado em muitos momentos para pensar sobre o que o autor tava falando, pra marcar muitas partes do livro. É uma leitura pra ser feita em pequeninas partes, durante muitos dias. Um dia, relerei.



spoiler visualizar

Thalia.Stephanie 13/06/2021

Ótimo livro

Robert compartilha suas experiências com a meditação e discorre como ela pode trazer coisas muito positivas, ao partilhar suas experiências ele mostra como todos estamos sujeitos a algumas coisas durante a meditação e como com o passar da prática podemos aprender como tudo fica mais leve.

?Talvez ao perceber ao mundo de maneira mais clara, mais verdadeira, você passe a desfrutar não apenas de uma medida de libertação, mas também de uma percepção mais continua e direta da real beleza dele.?



Filipecomph 30/05/2021Imprescindível para quem deseja expandir a compreensão sobre como a mente humana funciona, assim como a relação entre a nossa mente e o espaço físico em que se desenrola a nossa existência.

Se lido sem se ater às referências ao budismo, uma ótima instrução sobre o gerenciamento próprio de emoções/sentimentos com o suporte da prática meditativa.



Fran 15/05/2021

Neste livro o autor argumenta sobre como a evolução natural moldou o ser humano de forma que não permite que vejamos o mundo como ele realmente é e busca demonstrar como a meditação pode nos auxiliar nessa caminhada em busca de uma melhor compreensão do mundo. De acordo com o autor, a meditação pode ajudar a ver o mundo com clareza e a entender (e também lidar) com nossos sentimentos e emoções.



Sermenho 13/05/2021

Quase não consegui terminar o livro. No momento que li, achei alguns conceitos meio complicados. Apesar disso, achei interessante a relação que o autor fez entre budismo, filosofia, psicologia e darwinismo.



Felipe 02/05/2021

Robert wright escreve bem sobre aspectos da psicologia e neurociência que são algum suporte a ideias centrais do budismo secular. Apesar de as vezes tênue, as relações feitas pelo autor são interessantes, especialmente para quem já tentou meditar e tem interesse na prática. E o próprio deixa claro quando está sendo especulativo ou menos preciso. Vale a pena.



Sophia 19/04/2021

Nesse livro Robert Wright explica várias das "verdades" budistas através de um viés científico, de um olhar naturalista e da teoria darwiniana da seleção natural. Muito interessante o paralelo que ele estabelece com a neurociência e psicologia moderna, expondo inúmeras evidências que corroboram para que essas "verdades" budistas sejam realmente consideradas verdadeiras.



Vexvee 03/04/2021

Esse livro me fez repensar sobre a meditação e minha relação com a espiritualidade. Alem de acordar o budismo com alguns aspectos científicos também.



Tiago 10/02/2021

Minha visão do todo

A primeira pergunta que você deve se fazer antes de escolher essa leitura: qual o seu objetivo com o conteúdo? - você é um estudante da filosofia budista e praticante de algum caminho para a iluminação? Sim? Então desista, pois essa pode ser uma obra muito superficial para vc; e sua expectativa. - você é um entusiasta curioso, que pensa sobre as possibilidades do budismo e da meditação? Perfeito... penso que o conjunto da obra irá lhe atender. Este livro aborda não só o budismo e a meditação de forma leve e objetiva, mas estabelece uma interessante relação entre as teorias dessa filosofia com a lógica, a psicologia e o evolucionismo. Particularmente, achei que ele poderia ter reduzido algumas discussões, pois não aprofundou no conceito e nem esclareceu nada... deu umas enchidas de linguiça... mas de toda forma, eu recomendaria a leitura e o investimento de tempo..... porém, diria: quando ficar cansado(a), pule algumas páginas sem medo, pois vc irá continuar entendendo no próximo capítulo.

Pronto, falei!


Neide 11/02/2021minha estante
Me enquadro na opção entusiasta curiosa




George 31/01/2021

Mais sobre meditação....


Não posso dizer que é um livro decepcionante...não o foi....mas esperava mais...o autor mostrou alguns conceitos novos os quais fizeram com que eu refletisse um pouco mais...mas esperava mais orientações sobre Budismo....foi tratado muito muito sobre meditação....por isso 4 estrelas apenas



Carolina 13/01/2021

Leia o livro do Michael Singer que economizará a teoria chata deste livro

Infelizmente, o autor usou o truque do título budista para captar o leitor; e alegando leve experiência pessoal em meditação achou que foi suficiente para sustentar TODOS os capítulos. A maior parte dos textos são paráfrases de outros estudos do tema sobre darwinismo, psicologia, comportamento, meditação e budismo. A leitura foi cansativa por causa do conteúdo teórico sobre os aspectos evolutivos dos humanos e seu comportamento no ambiente....e isto se arrastou em todo o livro. Entediante demais! MELHOR INSIGHT: recomendo o livro "Alma Indomável" do autor Michael Singer para qualquer pessoa que queria aprender a silenciar a mente e a entender o propósito do EU.

Aliás o livro "Alma Indomável" é certamente a melhor junção dos livros "O poder do Agora" + "Por que o budismo funciona".



Frans.Vagner 10/01/2021

Budismo e Darwinismo?

O que o Darwinismo tem a ver com Budismo? O autor Robert Wright se propõe a analisar a filosofia budista (não a religião) a partir do conceito da evolução das espécies. Desta perspectiva ele tenta provar como a prática meditativa ou a não- violência se encaixa na eterna lei do mais forte. Tudo parece ser contraditório. O autor não chega a uma conclusão clara nem lógica. Mas mostra que um futuro hostil é bem previsível numa sociedade onde os Coaches estão ensinando a todos serem Machos-Alfa e rugirem feito leões na savana africana. O livro é interessante mas não funcionou para mim. Não neste momento. Não posso colocar a culpa no autor. Talvez sim, no meu despreparo com conceitos filosóficos. Este autor é aclamado no meio Cult por causa do seu livro Animal Moral que serviu de base ideológica para o filme Matrix. Quero muito ler outros livros do autor e me aprofundar mais no assunto.

??Obs. A tradução do título original deu uma conotação errônea ao livro. Pois não é um livro religioso e sim filosófico. O mais correto seria Porque o Budismo tem razão.




20 encontrados | exibindo 1 a 16



Última postagem

Tag