Lista dos municipios do brasil por população

A última década registrou um aumento do número de grandes municípios no Brasil. No Censo de 2010, somente 38 municípios tinham população superior a 500 mil habitantes, e apenas 17 deles tinham mais de 1 milhão de moradores. Em 2021, o número de cidades com mais de 500 mil habitantes subiu para 49. Juntas, essas cidades representam 31,9% da população brasileira, com 68 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados hoje (27) nas Estimativas da População – 2021, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo, que tem informações de todos os 5.570 municípios brasileiros, mostrou ainda que 67,7% dos municípios (3.770) têm menos de 20 mil habitantes e concentram 14,8% da população, com 31,6 milhões de habitantes. De acordo com o IBGE, os dados de 2021 indicam que mais da metade da população brasileira (57,7%), ou seja, 123 milhões de habitantes, se concentra em apenas 326 municípios (5,8% dos municípios), que têm mais de 100 mil habitantes.

Segundo o estudo, em 2021, a população brasileira chegou a 213,3 milhões de pessoas em 1º de julho. Além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos, o levantamento é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Com 12,4 milhões de habitantes, o município de São Paulo ainda é o mais populoso do país, seguido por Rio de Janeiro que tem 6,8 milhões, Brasília onde há 3,1 milhões, Salvador com 2,9 milhões e Fortaleza com 2,7 milhões. Entre os 17 municípios do país com população superior a 1 milhão de habitantes, 14 são capitais. Esse grupo concentra 21,9% da população, com 46,7 milhões de pessoas.

Capitais

As 26 capitais mais o Distrito Federal somam mais de 50 milhões de habitantes em 2021, o que significa 23,87% da população do país. Sem contar com essas cidades, os municípios mais populosos são Guarulhos (SP), Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Nova Iguaçu (RJ), São José do Campos (SP), Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a cidade brasileira que tem a menor população. O município tem apenas 771 habitantes. Borá em São Paulo, com 839 habitantes, Araguainha, no Mato Grosso, com 909, e Engenho Velho, no Rio Grande do Sul, com 932 moradores também têm menos de mil habitantes.

Regiões metropolitanas

A região metropolitana mais populosa do país permanece sendo a de São Paulo, que tem 22,04 milhões de habitantes. Na sequência estão as do Rio de Janeiro, com 13,19 milhões e de Belo Horizonte somando 6,04 milhões, além da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno que atingiu 4,75 milhões.

O estudo apontou ainda que, somadas, as 28 regiões metropolitanas, Rides e Aglomerações Urbanas com mais de 1 milhão de habitantes contabilizam mais de 100 milhões de pessoas. O número é equivalente a 47,7% da população do Brasil. “Entre as principais regiões metropolitanas e Rides, 20 têm como sede um município da capital, enquanto oito têm como sedes municípios do interior dos estados”, informou o IBGE.

Estados

Com 46,6 milhões de habitantes, São Paulo segue como o estado mais populoso do país, concentrando 21,9% da população brasileira. Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes; e o Rio de Janeiro, com 17,5 milhões de habitantes, estão em segundo e terceiro lugares. As unidades da federação menos populosas estão na Região Norte: Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia. Esses estados somados têm cerca de 5,8 milhões de pessoas.

Pandemia

As estimativas populacionais realizadas pelo IBGE, não incorporaram os efeitos da pandemia, mas o gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, informou que dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para um excesso de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição dos nascimentos. Para ele, além disso, podem ter ocorrido alterações nos fluxos migratórios. “As implicações disso no tamanho da população, contudo, serão verificadas a partir do próximo Censo Demográfico”, completou.

Segundo o gerente, a pandemia ainda não acabou e, por isso, faltam informações que impedem a incorporação dos efeitos desse momento na projeção da população. “Como a pandemia ainda está em curso e devido à ausência de novos dados a respeito da migração, que juntamente com a mortalidade e fecundidade constituem as chamadas componentes da dinâmica demográfica, ainda não foi elaborada uma projeção da população para os estados e o Distrito Federal que incorpore os efeitos do contexto sanitário atual na população”, observou.

De acordo com Minamiguchi, o Censo de 2022 vai mostrar esse impacto. “O próximo Censo Demográfico, que será realizado em 2022, trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população, não somente no curto, mas também no médio e longo prazo”, concluiu.

Segundo a última projeção em tempo real do IBGE, o Brasil tem hoje pouco mais de 211 milhões de habitantes. A maior cidade do país é São Paulo. Mas quais são as outras grandes cidades e principais regiões metropolitanas do país?

Veja abaixo o ranking populacional do Brasil, baseado nas últimas estimativas do órgão responsável por censos e estatísticas, o IBGE.

P.s: adiado em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19, o Brasil planeja o próximo censo demográfico para 2022. Dessa forma, os dados atuais seguem como estimativas.

Ranking de maiores cidades do Brasil, por população

A lista de municípios mais populosos do Brasil está em ordem de acordo com o número de habitantes do município principal. Se for enumerar por regiões metropolitanas, a ordem seria um pouco diferente. Confira quais as maiores cidades brasileiras:

1. São Paulo – 12,2 milhões de habitantes

Além de ser a maior cidade do Brasil, São Paulo é também a cidade mais populosa da América do Sul e de todo o hemisfério sul, estando em 8º lugar entre as maiores cidades do mundo. Somente o município de São Paulo possui mais de 12 milhões de moradores. Já a grande São Paulo, cuja região metropolitana inclui cidades Guarulhos, Osasco e o ABC Paulista, possui mais de 20 milhões de habitantes.

  • Veja também: O que fazer em São Paulo

2. Rio de Janeiro – 6,7 milhões de habitantes

A Cidade Maravilhosa está perto de chegar a 7 milhões de habitantes. Com tamanha população, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e a quarta mais populosa do continente, atrás apenas de São Paulo, Bogotá e Lima. A região metropolitana da capital, a Grande Rio, tem hoje pouco mais de 13 milhões de habitantes.

  • Compare e viaje: Preços de hotéis no RJ

3. Brasília – 3 milhões de habitantes

No último censo nacional, realizado em 2010, o Distrito Federal tinha 2,5 milhões de habitantes. Esse número cresceu bastante nos últimos 10 anos, como aponta a última projeção do IBGE. Mas cabe dizer que essa é a população do Distrito Federal, considerando também cidades-satélite, como Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Se pegar apenas a população de Brasília de fato, ou seja, do Plano Piloto, são aproximadamente 220 mil habitantes.

  • Saiba mais: Dicas de Brasília: viagem e roteiro

4. Salvador – 2,8 milhões de habitantes

Primeira capital do país, a cidade de Salvador segue firme entre as maiores cidades do Brasil. Segundo a última projeção populacional, hoje são exatamente 2.872.347 milhões de habitantes em Salvador. Segundo estimativa de 2016, na Grande Salvador residem 3,9 milhões de pessoas.

  • Veja também: Onde se hospedar em Salvador

5. Fortaleza

A capital do Ceará tem hoje, segundo estimativas do IBGE, 2.669 milhões de habitantes. Já a região metropolitana de Fortaleza, com aproximadamente 3 milhões de habitantes, é maior do que a de Salvador e equivalente à população do Distrito Federal.

  • Pesquise preços: Hotéis em Fortaleza

6. Belo Horizonte – 2,5 milhões de habitantes

Com 21 milhões de habitantes, Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil. Sua maior cidade é a capital, Belo Horizonte, que segundo a projeção de 2019, tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Já sua região metropolitana, a Grande BH, é a terceira maior do Brasil, com cerca de 5,9 milhões de habitantes, considerando também cidades como Betim, Contagem e Nova Lima.

  • Entenda: Onde se hospedar em BH

7. Manaus – 2,1 milhões de habitantes

A capital do estado do Amazonas é hoje a sétima cidade mais populosa do Brasil, com 2.182 milhões de habitantes, segundo a última projeção. Esse número corresponde quase à metade da população do estado, estimada em 3,8 milhões de habitantes.

8. Curitiba – 1,9 milhões de habitantes

Além de ser a capital mais fria do Brasil, Curitiba também marca presença do ranking populacional, com seus quase 2 milhões de moradores. Já a Grande Curitiba, que inclui outros grandes municípios como Colombo, Araucária e São José dos Pinhais, possui mais de 3 milhões de habitantes.

  • Veja também: Pontos turísticos imperdíveis em Curitiba

9. Recife – 1,6 milhões de habitantes

A capital de Pernambuco é uma das mais antigas cidades do Brasil. E há séculos se mantém como uma das mais populosas. Segundo a última projeção, Recife possui cerca de 1,6 milhões de habitantes. E a Grande Recife já ultrapassou os 4 milhões de moradores, que, além da capital, residem em cidades como Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda.

  • Veja também: Onde se hospedar no Recife

10. Goiânia – 1,5 milhões de habitantes

Fundada em 1933, a capital de Goiás é a segunda mais jovem dessa lista, atrás apenas de Brasília. Em menos de 100 anos, em 2019 atingiu a marca de um milhão e meio de habitantes. Mas a sua região metropolitana, com 2,4 milhões de habitantes, é a apenas a décima terceira maior do Brasil.

  • Veja também: Dicas de Caldas Novas

11. Belém – 1,4 milhões de habitantes

Fundada em 1616, a capital do Pará está próxima de alcança a marca de 1 milhão e meio de habitantes. Sua região metropolitana também é uma das maiores do Brasil, com aproximadamente 2,4 milhão de moradores, que considera também as populações de Ananindeua, Castanhal, Marituba e outras cidades da Grande Belém.

  • Conheça mais: História de Belém do Pará

12. Porto Alegre – 1,4 milhões de habitantes

Segundo a última projeção do IBGE, o município de Porto Alegre tem hoje aproximadamente 1,4 milhões de habitantes. Praticamente a mesma população que tinha no censo de de 2010. Mas a população da sua região metropolitana segue crescendo bastante. Incluindo municípios como Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo, a Grande Porto Alegre tem mais de 4 milhões de habitantes, sendo a quinta maior conurbação urbana do Brasil.

  • Vá além: Dicas de Gramado, RS

Classificação de 13º a 20º no ranking de maiores cidades do Brasil

  1. Guarulhos, SP – 1,3 milhões de habitantes
  2. Campinas, SP – 1,2 milhões de habitantes
  3. São Luís, MA – 1,1 milhões de habitantes
  4. São Gonçalo, RJ – 1 milhão de habitantes
  5. Maceió, AL – 1 milhão de habitantes
  6. Duque de Caxias, RJ – 920 mil habitantes
  7. Campo Grande, MS – 900 mil habitantes
  8. Natal, RN – 841 mil habitantes

Créditos: entre as fotos utilizadas, estão imagens de nossa própria autoria e de bancos de fotos grátis. Se por acaso algumas delas pertence a você e estiver erroneamente creditada, basta solicitar a correção ou remoção.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Última postagem

Tag