Etica por que e para quê

Antes de tentar responder a pergunta do título, devemos conceituar ética. Segundo o professor e doutor em filosofia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, Álvaro L.M. Valls, "a ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não é fácil de explicar, quando alguém pergunta".

A origem da palavra ética vem do grego "ethos", que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o "ethos" grego para o latim "mos" (ou no plural "mores"), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social.

Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Há séculos existe uma grande confusão em confundir ética e moral a própria etimologia destes termos ajudou a gerar esta confusão como já vimos acima.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos, pois enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.

Imagem: Thinkstock

A moral é mais focada em um grupo de pessoas, por exemplo, se eu disser, é certo comer um cachorro? Você provavelmente vai dizer que não, mas na Coréia do sul é normal. Existem pessoas que gostam de freqüentar praias nudistas, tem grupo de pessoas que acham certo executar os estupradores, isso é uma questão moral, o pensamento de certo grupo de pessoas.

Agora, a ética é muito mais complicada do que parece. A ética é um estudo filosófico e que engloba uma "regra" para toda a sociedade mundial.

È importante salientar que a Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.

A Ética teria surgido com Sócrates, pois exige um maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Adolfo Sánchez Vázquez um dos mais respeitados filósofos da atualidade aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática.

Na pratica moral e ética são indistinguíveis, apenas as diferenciamos academicamente.

Atualmente vivemos em um mundo onde os valores estão se perdendo, onde a honestidade virou um diferencial e não uma obrigação.

Entramos em um momento social onde "os fins justificam os meios" se tornou frase de cabeceira da maioria das pessoas. Onde o "fio de bigode" somente tem valor para o barbeiro.

Muito se fala em ética, mas pouco se faz de ética.

Vamos refletir sobre alguns dados:

O custo anual da corrupção nacional é de R$ 380 Bilhões esse valor equivale a R$ 722.983,25 por minuto ou ainda R$ 12.049,72/seg. O Brasil deixa de crescer em 2% do PIB por ano devido à corrupção. 21% das empresas aceitam o pagamento de subornos para conseguir favores. 70% das empresas gastam até 3% do faturamento anual com propinas. 87% relatam que a cobrança de propina ocorre com alta freqüência. 96% dizem que a corrupção é um obstáculo importante para o desenvolvimento*.

De acordo com o Ibope em pesquisa realizada no final de 2005, 90% dos brasileiros não acreditam nos políticos.

"A corrupção é provavelmente o maior problema que o Brasil terá de encarar se quiser crescer", diz o financista americano Mark Móbil, um dos homens mais ricos do mundo e um dos maiores especialistas em mercados emergentes, com mais de três bilhões de dólares aplicados no Brasil.

Sempre houve corrupção na história das civilizações. Há milênios, quando os seres humanos começam a organizar comunidades, surgiu à necessidade de regras de conduta. Há quase 4 mil anos no ano de 1.700 a.C. na velha Babilônia o Código Hammurabi previa drásticas penas para mandatários oficiais envolvidos em situações de corrupção.A própria Bíblia relata o caso de Judas.

Observando a história chegamos à conclusão de que a corrupção parece fazer parte da "cultura" humana.

Um dos jornais de maior circulação do Estado de São Paulo publicou no final do mês de julho de 2006 uma reportagem intitulada "Devolveu o cartão, chocou a vizinhança" onde relata o drama de uma dona de casa de da cidade de Boituva no interior de São Paulo que recebia quinze reais do programa bolsa família e quando finalmente conseguiu um emprego de empregada domestica com carteira assinada, resolveu devolver o cartão da bolsa família.

Este gesto custou-lhe reprovações e olhares desconfiados pelas ruas da cidade. A reportagem demonstra a atual inversão de valores em que nossa sociedade se encontra e que a falta de ética está disseminada em todas as classes.

A imprensa divulga diariamente escândalos e desvios financeiros praticados por pessoas do alto escalão seja nas empresas privadas ou publicas, mas em nosso cotidiano observamos a mesma atitude apenas muda o tamanho da suposta vantagem.

Seja o superfaturamento de uma nota de refeição em alguns reais pelo representante comercial, a compra de produtos falsificados, estacionar em vagas destinadas á idosos ou deficientes, "furar" a fila, ter dois valores para o serviço dependendo exigência ou não da nota fiscal, jogar o lixo em qualquer lugar, comprar ingresso de cambista, espalhar boatos, não devolver o carrinho de supermercado depois de colocar as compras no carro, dirigir embriagado dentre outras centenas de comportamentos erráticos que são justificáveis quando são nossos e imperdoáveis quando são dos outros.

Um exemplo cotidiano de ética e educação podem ser visto nesta pequena historia, que poderia acontecer com qualquer uma de nós.

"O garçom informa ao pai:

- Sua filha não precisa pagar pelo almoço: O Buffet não cobra até oito anos.

Mas o pai apressa-se a esclarecer:

- A menina já completou oito anos.

A criança parece muito mais jovem, e o garçom diz surpreso e impressionado: - Eu não saberia que ela tinha oito anos!

Com serenidade, o pai aponta para a filha e enfatiza: - Sim, certamente você não saberia a diferença... Mas ela sabe e jamais esquecerá! "".

Esta falta de valores que se espalhou pela sociedade do século XXI, aliada ao egoísmo desta nova geração está levando a uma degradação moral e ética crônica no convívio das pessoas.

"O mundo está sendo invadido pela desavergonhada afirmativa que o poder é todo-poderoso e nada se consegue pela justiça" disse Alexander Solzhenitsyn premio Nobel de Literatura em 1972

Isso ocorre por que mesmo depois sete milhões de anos de evolução o instinto elementar de sobrevivência continua ainda vivo dentro de cada um de nós. Na natureza, as dificuldades para obter alimentos, escapar dos predadores, encontrar abrigo contra intempéries, nos condicionaram a um comportamento "animal" que não sofre com os malefícios acarretados a outros indivíduos da mesma espécie, pois em nosso inconsciente ainda imperam as mesmas regras básicas na natureza a "lei do mais forte" e "salve-se-quem-puder". Em alguns casos de sobrevivência extrema ,como em acidentes, encontramos até relatos de canibalismo.

Este instinto de sobrevivência no homem de século XXI aparece velado através de pequenos atos de insubordinação social através da ética imoral quando "os fins justificam os meios", onde tudo se torna relativo e temporal dependendo das circunstâncias. O "eu" sobrepõe o coletivo transpondo assim os limites da ética e moral conforme a conveniência de cada individuo. Impera a lei do Gerson, tirar vantagem de tudo.

É preciso muita coragem para ser ético e fazer a coisa certa.

Ir de encontro ao comportamento da maioria exige muita confiança e coragem, pois você será pressionado, ameaçado e até atacado. Na pré-história, quando o "banco" corria para se salvar, quem ficava para trás morria. Sobreviveram apenas os que correram com o "bando". Estamos impregnados por instintos arraigados durante milhões de anos que nos impulsionam a correr com o "bando". São apenas alguns milênios de civilização contra milhões de anos de comportamento animal.

Por isso a cada dia que passa se torna mais importante quebrar alguns paradigmas para realizar uma real mudança de atitudes e comportamentos.

Diga não a qualquer falta de ética.Começando agora.

*Dados retirados da Revista Exame de 20/7/2005: Marcos Fernandes economista, coordenador da escola de economia da FGV e Transparência Brasil.

A ética ou filosofia moral é uma área de conhecimento que tem como objeto de investigação as ações humanas e seus princípios orientadores.

Toda cultura e toda sociedade estabelece-se baseada em valores definidos a partir de uma interpretação do que é o bem e o mal, o certo e o errado.

Essas interpretações são fundamentadas em valores morais socialmente construídos e cabe à ética, se dedicar ao estudo desses valores.

O termo “ética” tem sua origem na Grécia antiga, na palavra ethos, e possui um duplo significado que influenciou o sentido de ética. Por um lado, ethos (grafado com a letra grega eta) significa os costumes, os hábitos, ou o lugar em que se habita. De outro, o ethos (com epsilon) representa o caráter, o temperamento e a índole dos indivíduos.

Assim, a ética é o estudo dos princípios das ações, representado nos costumes e hábitos sociais e no caráter individual e coletivo.

Hoje, muitos debates éticos centram-se sobre as questões relativas às ações em um contexto profissional, um ramo da ética do trabalho chamado de deontologia (ou ética deontológica).

De que maneira a ética influencia na vida dos seres humanos?

Todo o comportamento humano é orientado por um conjunto de julgamentos (juízos) que determinam sua interpretação da realidade e o valor das ações.

Assim, os seres humanos são capazes de agir e, principalmente, avaliar essas ações de acordo com um conjunto de valores construídos culturalmente, que determinam, em suma, o que é certo e o que é errado.

Desse modo, a ética é responsável pela construção de uma ferramenta de conhecimento para compreender esses conjuntos de valores.

Enfim, o juízo de valores, base da moralidade, é desenvolvido socialmente e atua diretamente no cotidiano.

A moral como um conjunto de regras que determinam o comportamento humano em um determinado período histórico e a ética como a revisão dessas bases morais e uma projeção do que se pretende alcançar.

Existe diferença entre ética e moral?

Apesar de não ser um consenso entre os autores, em geral, faz-se uma distinção relacionando a ética aos princípios e a moral à prática. Por isso, a ética pode ser compreendida também como filosofia moral.

Assim, a moral é o conjunto de regras que se baseia em valores culturais e históricos de cada sociedade, por meio da prática ou de aspectos de condutas humanas específicas. Enquanto a ética é universal, a moral tende a ser particular, inscrita em uma cultura.

Ambos conceitos não devem ser confundidos. A moral está balizada na subordinação aos costumes, regras e hábitos determinados por cada sociedade; a ética, por sua vez, busca fundamentar tais preceitos, que podem validar ou contestar os valores morais.

Por exemplo, durante a maior parte da história da humanidade, a escravidão foi uma prática moralmente justificável. Entretanto, o avanço das questões éticas (antes da moral) questionaram esse costume e influenciaram os primeiros pensadores que foram contra a posse de um ser humano por outro.

Atualmente, a escravidão fere os preceitos morais vigentes e as políticas de defesa dos direitos humanos que orientam o Estado.

Três pensadores fundamentais para entender a ética

Desde a Antiguidade, os filósofos, estudiosos e pensadores tentam compreender e analisar os princípios e os valores de uma sociedade e como eles ocorrem na prática.

Podemos citar vários pensadores, que em distintas épocas refletiram sobre a ética. Os pré-socráticos, os sofistas, Platão, Sócrates, os Estóicos, os pensadores Cristãos, Spinoza, Nietzsche, dentre outros dedicaram-se vivamente ao tema.

Destes pensadores, destacamos Aristóteles, Maquiavel e Kant, por cada uma representar um momento de virada em relação à produção do tema.

1. Aristóteles

Com a passagem da filosofia naturalista do período pré-socrático para a filosofia antropológica marcada por Sócrates, o conhecimento volta-se para a compreensão das relações humanas.

Assim, Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) traz avanços para o desenvolvimento da ética como uma área própria do conhecimento.

O filósofo buscou investigar sobre os princípios que orientam as ações e o que seria uma vida virtuosa.

Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles escreve sobre sua compreensão acerca da virtude e da finalidade da vida, a felicidade.

Aristóteles compreende que a ética pode ser ensinada e exercitada e dela depende a construção de um caminho que conduza ao bem maior, identificado como a felicidade.

Para isso, as ações devem estar fundamentada na maior das virtudes e base para todas as outras, a prudência.

2. Maquiavel

Nicolau Maquiavel (1469-1527), em sua obra O Príncipe, foi responsável pela dissociação da ética dos indivíduos da ética do Estado.

Para Maquiavel, o estado é organizado e opera a partir de uma lógica própria. Assim, o autor cria uma distinção entre a virtude moral e a virtude política.

Esse pensamento representou uma mudança bastante relevante em relação à tradição da Idade Média, fortemente baseada na moral cristã, associando o governo a uma determinação divina.

3. Kant

Immanuel Kant buscou elaborar um modelo ético em que a razão é o fundamento primordial. Com isso, o autor contrariou a tradição que compreendia a religião e a figura de Deus, como o princípio supremo da moralidade.

Kant, em seu livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, afirma que os exemplos servem apenas como estímulo, assim, não se pode criar modelos éticos fundamentados na classificação de alguns comportamentos desejados ou que devem ser evitados.

Para o filósofo, a razão é responsável por governar a vontade e orientar as ações, sem ferir a ideia de liberdade e autonomia, própria dos seres humanos.

Kant encontra na autonomia e na razão, a fonte do dever e um princípio ético fundamental, capaz de compreender e formular regras para si mesmo.

O imperativo categórico proposto por Kant é a síntese da operação racional capaz de guiar as ações humanas a través da ordem (imperativo):

Age de tal maneira que a máxima de sua ação possa ser tomada como máxima universal.

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