Enade o que estudar

Com a orientação da Coordenação de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação (CPAC/Prograd/Unilab), os estudantes dos campi do Ceará e da Bahia já podem se inscrever na edição 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021), conforme diretrizes, procedimentos e prazos do Edital nº 36/2021.

Conforme o edital, nesta edição, devido a emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), haverá procedimentos específicos para aplicação desta edição do Enade 2021. As provas do Enade serão aplicadas por Instituição Aplicadora contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (Mec), no dia 14 de Novembro, das 13h30 às 17h30. A aplicação seguirá o horário de Brasília-DF, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h.

Inscrições

No período de 19 de julho a 08 de agosto de 2021, os estudantes ingressantes e concluintes habilitados da Unilab – em destaque os concluintes de 2020.2 e 2021.1 que estarão aptos ao exame nacional. A fase atual é de inscrição pelos Coordenadores.

As ações de estudantes, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais deverão ocorrer em ambiente de acesso restrito no Sistema Enade, por meio de autenticação, com o uso de login e senha pessoal e intransferível.

Os interessados precisam ficar atentos às datas, busquem suas Coordenações em caso de dúvidas.

Nesta edição, conforme Portaria nº 494/2021 – MEC/ABMES, o Enade será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às áreas de avaliação (Licenciatura/Bacharelado):
I – áreas relativas ao grau de licenciatura:Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; e) Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Inglês; Letras – Português; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia e Química;

II – áreas relativas ao grau de bacharel:


Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Química e Sistemas de Informação;

Confira o Guia com Orientações para Estudantes Inscritos – ENADE 2021.

Para Luis Ferreira, professor do IH/Unilab e coordenador de Projetos e Acompanhamento Curricular (Cpac/Prograd), o Enade serve como um instrumento de avaliação dos conhecimentos, habilidades e competências adquiridos ao longo da formação acadêmica, tanto para os estudantes-concluintes como para o próprio curso de graduação. Então, ao se dedicar a um bom desempenho na avaliação do Enade 2021 vai significar obter melhores condições de reconhecimento de seu curso no meio acadêmico e, principalmente, no mercado de trabalho que espera um egresso com qualificação muito satisfatória para o desempenho de suas atividades profissionais.

Sobre a  importância da participação dos estudantes da Unilab, Ferreira esclarece que, “a resposta dada ao questionário do estudante somada com a boa avaliação de desempenho no Enade 2021, serve para a elevação do conceito do seu curso de Graduação”.

“Esperamos que no Enade 2021, as Licenciaturas e os Bacharelados da Unilab possam mostrar para a sociedade que estamos no caminho certo na formação de professores/as e bacharéis que escolhem estudar numa universidade em que ensino, pesquisa e extensão respondem à qualidade do ensino na Educação Superior” – Luis Ferreira

Outras informações na página do Enade/Unilab e/ou com a CPAC, pelo email: ().

Enade o que estudar

Enade 2021

A prova escrita do Enade/MEC, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros, é aplicada anualmente pelo Inep/MEC. A edição de 2020 foi adiada e será aplicada no dia 14 de Novembro de 2021, em virtude da Pandemia do Coronavírus (Covid19).

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Importância dos rendimentos

Com resultados dos indicadores de cursos de graduação e instituições expressos em conceitos de 1 a 5, a nota do Enade – avalia o rendimento dos concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Os resultados são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. O IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera os desempenhos no Enade e no Enem. Em linhas gerais, o IDD compara a nota do Enade com a nota do Enem para ver se houve ou não conhecimento agregado.

Matéria relacionada: Curso de Enfermagem da Unilab recebeu conceito 4,00 no Enade 2019

Enade o que estudar

Uma prova pra avaliar o que o universitário sabe e o que a universidade ensinou. À primeira vista essa é a síntese do que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Até aí, tudo bem, sem muitas novidades. Mas…qual é o conteúdo do Enade? O que você precisa estudar para fazer a prova e garantir o seu diploma, o passaporte para o mercado de trabalho? Esse é o assunto deste post. Então vem comigo, mas vem com atenção!

Enade o que estudar

O que você vai encontrar aqui

O que eu preciso estudar para o Enade?O conteúdo do Enade é difícil?Como é a prova do Enade?Quem deve fazer a avaliação do conteúdo do Enade?

E se eu não fizer o Exame, o que acontece?

O que eu preciso estudar para o Enade?

Enade o que estudar

Eu sei, você ouve a palavra “prova” e já pensa: o que eu tenho que estudar? Qual o conteúdo que vai cair? Com o Enade, não é diferente. Comece entendendo que essa é uma avaliação de toda a sua vida universitária e, do mesmo modo, do desempenho da universidade! Mas, calma! Não há surpresas, nem novidades. Em outras palavras, o Enade é uma avaliação obrigatória, que ocorre sempre no fim do curso, ou seja, quando o aluno já possui conhecimentos suficientes para se tornar um profissional.

Aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inepe), a prova é elaborada a partir dos conteúdos programáticos dos cursos que estão sendo avaliados. O conteúdo do Enade, conforme o MEC, tem como base os temas previstos nos seguintes itens:

– Diretrizes Curriculares Nacionais;

– Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;

– Dispositivos normativos; e,

– Legislação que regulamenta a futura profissão.

Tudo isso auxilia na construção da grade curricular das graduações e, posteriormente, se torna conteúdo do Enade.

O Exame analisa o desempenho dos estudantes de cursos de graduação, sejam eles bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. O Enade é estruturado por ciclos, isso quer dizer que, a cada três anos um grupo diferente de cursos é avaliado. Nesse sentido, você não precisa ficar apreensivo desde agora, já que seu curso pode não ser a “bola da vez”. O que isso quer dizer? Significa mais tempo para se preparar, para entender o conteúdo do Enade.

Enade o que estudar

Se você foi um aluno presente, acompanhou todas as disciplinas, participou de aulas teóricas e práticas, fez os trabalhos, atuou em projetos de extensão, o Enade pode ser considerado só mais uma prova feita na universidade. O conteúdo do Enade está presente em todas as atividades propostas durante a sua formação profissional, desde a bibliografia até as provas aplicadas ao longo de cada semestre, período ou ano.

Há professores que dedicam algumas aulas para retomar assuntos pontuais, prevendo a possibilidade do aluno ter que prestar a prova. Em contrapartida, quem é mais organizado até participa de grupos de estudos ou elege aplicativos para realizar, simultaneamente com as tarefas da universidade; a revisão de conteúdos mais direcionada para o Exame.

Como é a prova do Enade?

Enade o que estudar

A prova do Enade dura, quase sempre, quatro horas e é dividida em duas partes:

  • Questões de formação geral, que focam em temas como meio ambiente, política, saúde (então deixa de stalkear a rede social alheia e vai assistir telejornais, ler sites de notícias, ouvir podcasts…); e,
  • Questões do componente específico, que abordam tudo o que foi estudado durante o curso.

A parte dos conhecimentos gerais quase sempre é menor, ou seja, tem menos perguntas para serem respondidas. Já o componente específico é mais extenso, e não poderia ser diferente. É uma vida traduzida em uma prova!!! A estrutura das duas etapas é muito parecida: há mais questões de múltipla escolha – aquelas só de marcar, do que discursivas – que exigem argumentação escrita.

E olha só o que os avaliadores vão procurar nas suas respostas:

  • clareza (no texto),
  • coerência,
  • coesão,
  • estratégias argumentativas,
  • vocabulário adequado
  • correção gramatical.

Quem deve fazer a avaliação do conteúdo do Enade?

Enade o que estudar

A prova do Enade só é feita por acadêmicos concluintes. Mas vou contar pra você algo que poucos sabem: os ingressantes, os novatos do curso do ciclo em avaliação, também são inscritos pela instituição. Mas é só uma formalidade. Por outro lado, os veteranos precisam cumprir todas as etapas do Enade, desde o preenchimento de um questionário até a prova. Mas quem são os CONCLUINTES?

  • Estudantes de licenciaturas ou bacharelados, que têm mais de 80% da carga horária integralizada, em outras palavras, completa.
  • Estudantes de cursos superiores de tecnologia que têm mais de 75% da carga horária completa.

Em muitas universidades existem setores responsáveis por orientar o aluno sobre a prova, o conteúdo Enade. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por exemplo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), realiza encontros com os estudantes para esclarecer sobre como proceder para fazer o Exame e porque ele é tão importante.

E se o “quase formado não fizer o Enade? Fica mais um pouquinho aqui que, imediatamente, eu te conto!

Enade o que estudar

Sem a prova do Enade, não há colação de grau. Essa fotinho aí de cima, nem pensar! E se você acha que isso é uma determinação da universidade, está enganado. É uma norma federal para obtenção do documento de formação superior. O estudante que não faz o Exame precisa esperar o período de regularização para, então, receber o diploma.

E não é só o acadêmico quem perde. A universidade também é prejudicada. Sim, ao fazer a prova do Enade o aluno colabora para a avaliação da instituição – os resultados das provas e as respostas do questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do país. É nessa avaliação que a instituição recebe a nota, de 1 a 5, que indica se o ensino é de qualidade ou não.

Enfim , se está na sua vez de fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes não pense duas vezes. Você viu aqui que o conteúdo do Enade não é um “mistério” difícil de desvendar. Bora lá, garanta seu diploma e um boa nota pra sua universidade. Até a próxima!!