Em qual polo fica a antártica

Antártica é o mais meridional de todos os continentes. Com uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados, é o quinto maior continente do mundo; nele se localiza o Pólo Sul, o ponto mais meridional da Terra. Acredita-se que a Antártica tenha se formado através da separação de Gondwana, o supercontinente; seu resfriamento ocorreu ao longo de milhões de anos.  

A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo. As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção ao continente ocorreram no século XVI. O primeiro a circunavegar o continente foi o navegador inglês James Cook, entre 1772 e 1775.

As temperaturas médias na região central do continente variam entre -30°C e -65°C; a menor temperatura do mundo foi documentada na região: -89,2°C, no dia 21 de julho de 1983. Atualmente, após o Tratado da Antártica, vários países passaram a manter bases de pesquisa na região. Vale ressaltar que a Antártica é uma zona politicamente neutra e que não pertence a nenhum país, sendo, sobretudo, uma área de preservação científica. Embora não haja habitantes permanentes, cerca de quatro mil cientistas realizam pesquisas no continente durante o verão. A Antártica possui diversos recursos naturais, como chumbo, prata, cobre, petróleo, gás natural, etc., no entanto, a extração mineral também foi proibida com o Tratado da Antártica.

Devido às condições climáticas, as espécies vegetais que se desenvolvem na região se restringem a musgos, liquens e outras plantas inferiores. Já em relação às espécies de animais, podemos destacar os pingüins, albatrozes, petréis, focas, lobos-marinhos, baleias, entre outras.

A Antártida, também chamada de Antártica, possui aproximadamente 14,1 milhões de quilômetros quadrados de extensão, no entanto, no período de inverno, essa área pode chegar a 26 milhões de quilômetros quadrados em razão do congelamento da água ao redor. Esse continente possui 98% de sua área coberta por uma camada de gelo, com espessura de 2 quilômetros e volume de 30 milhões de quilômetros cúbicos. É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território. Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).

Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente. O Brasil é uma das nações que realizam pesquisas com fins pacíficos nesse continente, com a base Comandante Ferraz.

Em qual polo fica a antártica

Base Comandante Ferraz, na Antártida

Localizada no Polo geográfico Sul, de latitude 90° sul, a Antártida é banhada pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Possui um dos maiores lagos do mundo, o Vostok, com 10 mil quilômetros quadrados de extensão e enorme volume de água doce. A vegetação é pouco diversificada em virtude das condições climáticas: fortes ventos, pouca luz solar, baixa fertilidade do solo. A fauna é composta por pinguins, baleias, focas, albatrozes, estrela-do-mar, crustáceos, entre outros.

O processo de elevação da temperatura terrestre é extremamente prejudicial para a preservação desse continente. O aquecimento global é o principal responsável pela redução da camada de gelo da Antártida; pesquisas revelam que essa região teve 3 mil quilômetros quadrados de extensão reduzidos em consequência do aumento da temperatura. Esse fenômeno promove, além da redução da área da Antártida, o aumento do nível dos oceanos, alterando a temperatura da água e ameaçando milhões de pessoas que residem próximas ao mar.

Em qual polo fica a antártica

“Prezado Sérgio, qual o nome correto do Polo Sul? Antártica ou Antártida? Tenho notado que este último – a meu ver equivocado – aparece com mais frequência na mídia.” (Darcio Rangel)

Darcio traz uma questão que, mesmo sendo de escassa relevância, costuma provocar debates escaldantes. Vamos começar pela vaca fria: em português, o nome tradicional do continente gelado em torno do Polo Sul é Antártida (em Portugal, Antárctida). Entende-se, portanto, que seja essa a forma que o leitor encontra “com mais frequência na mídia”. No tempo em que eu lustrava os bancos escolares, era a única.

Até algum momento impreciso dos anos 1980, talvez 1990, não parecia haver dúvida sobre isso: Antártida era o nome próprio e antártico (ou antártica), o adjetivo a ele correspondente. Era comum um aluno trocar as bolas e, talvez por influência da famosa marca de cerveja – auxiliada pelo fato de serem aquelas terras chamadas de Antarctica em inglês –, referir-se ao continente antártico como “Antártica”. Nunca deixavam de corrigi-lo.

Faz anos que isso vem mudando. Não havendo o que se possa chamar de posição “oficial” sobre o assunto, hoje as duas formas, Antártida e Antártica, são empregadas no português brasileiro – consta que em Portugal, pelo menos por enquanto, os falantes conservam total fidelidade à sua “Antárctida”. Quem tiver curiosidade vai se divertir com o quebra-pau que a questão provocou entre brasileiros e portugueses numa página de discussão da Wikipedia em 2007.

Continua após a publicidade

Será que o uso crescente do nome próprio Antártica é apenas um daqueles erros que, de tão repetidos, acabam por se impor? É uma possibilidade, mas seus defensores mais eruditos, entre os quais há geógrafos de renome, alegam ser essa a única forma que faz sentido etimológico, uma vez que o latim antarcticus, “austral”, derivou do grego anti + arctikós, ou seja, o que se opõe ao ártico (de Árktos, a Ursa, dupla de constelações do norte). Se não chamamos o Ártico de Ártida – argumentam – por que chamar seu antípoda de Antártida?

  • Iceberg gigante se desprende na Antártida

A pergunta faz algum sentido. Há quem imagine que tudo começou com um erro de grafia e ainda os que enxergam no batismo da Antártida uma influência daquela mitológica Atlântida, o continente perdido. De todo modo, foi Antártida a forma que se consagrou em nossa língua – e da qual não vejo motivo para abrir mão. Afinal, se a simetria é tão importante, quando vai começar a campanha para mudar o nome do Ártico para Ártica?

Discussões etimológicas à parte (dificultadas pelo fato de dicionaristas não se dedicarem habitualmente a topônimos, registrando apenas os adjetivos a eles correspondentes), considero provável que a forma emergente Antártica seja (mais) um reflexo do domínio cultural do inglês. Trata-se, contudo, de uma preferência pessoal. Qualquer que seja a sua, o uso atual e o bom senso mandam admitir como corretas ambas as formas, Antártida e Antártica.

Publicado em 27/6/2013.

O Polo Norte e o Polo Sul são duas regiões geográficas localizadas, respectivamente, no extremo norte e no extremo sul da Terra, registrando as temperaturas mais frias do nosso planeta e caracterizando-se pela vastidão de gelo que os recobre. Apesar disso, essas duas regiões são muito diferentes. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada um dos polos terrestres.

O Polo Norte, também conhecido como Ártico, não chega nem a ser considerado como um continente, uma vez que ele é composto apenas por gelo e calotas polares. Apesar disso, existe vida animal nessa região, com destaque para os ursos polares e alguns tipos de peixes que vivem abaixo das camadas de gelo, além de baleias, focas e leões-marinhos.

Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo. Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas. Entre os animais que vivem na Antártida, destacam-se os pinguins e outras espécies que aparecem na região para fugir do calor ou para se reproduzirem, como as baleias e algumas espécies de aves.

Resolvendo a charada: em uma briga entre um Leão-Marinho e um Pinguim, quem ganharia?

Ninguém. Eles vivem em polos diferentes e nunca vão se encontrar!

Em qual polo fica a antártica

Os pinguins habitam apenas o Polo Sul do planeta

Os esquimós vivem no Polo Norte ou no Polo Sul?

No Polo Norte. Porém, na verdade, eles não vivem exatamente no extremo norte do planeta, mas sim nas regiões do Alasca, do norte do Canadá e da Rússia, que ficam muito próximas à região do Ártico.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia