Curso de estudos literários

   Número mínimo de estudantes: 10
  Requisitos de acesso: licenciatura ou curriculum relevante

Ciclo de Estudos reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos: 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350 (Despacho de 9 de fevereiro de 2018).Com efeitos apenas ao nível da progressão na carreira docente e não ao nível da obtenção da qualificação para a docência.

O estudante Lucas Visquetto de Toledo, de 19 anos, está no 1º ano de Estudos Literários na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele escolheu o curso pela sua afinidade com um de seus maiores anseios: escrever.  

"O bacharelado de Estudos Literários pode ajudar uma pessoa na prática da escrita acadêmica e criativa. Como o currículo possibilita grande liberdade de escolha de matérias, também posso direcionar minha formação para a produção de textos", diz o estudante. Em nível de graduação, o curso é oferecido apenas na Unicamp.  

Lucas conta que escreve "seriamente" desde os 16 anos e acaba de publicar um conto na coletânea "Onze Trilhas", editada no contexto de uma disciplina sobre editoração, oferecida no curso de Estudos Literários. Seu conto, intitulado "O reflexo nos talheres", é um dos 11 que integram o livro, disponível para leitura e download no Issu.   

O escritor Lucas Visquetto de Toledo, que participa da coletânea"Onze Trilhas"

Sua escrita, conta ele, é permeada pela tentativa de criar "algo que seja sísmico e, ao mesmo tempo, sincero". "Seja em um poema, conto, novela ou romance, tento desvelar o Belo e o abismo, dar relevo, fazer aparecer a vida que permanece despercebida na rotina".  

Para ele, escrever é uma forma de tradução do Eu, a partir de uma perspectiva fenomenológica, ou seja, da descrição dos fenômenos. "Por isso escrevo: para aprender os idiomas dos instantes, quase sempre deixados por traduzir. Pode se tornar uma forma de trabalho, mas é, principalmente, de expressão artística". Suas principais influências literárias são Fiódor Dostoievski, Fernando Pessoa e Clarice Lispector.  

A escolha pela graduação em Estudos Literários está ligada à vontade de estudar o que o impulsiona em direção à vida: a literatura. "Já mudei de ideia algumas vezes sobre o curso que faria: pensei em Psicologia, Filosofia, Jornalismo e Letras. Esses quatro têm elementos em comum que me levaram a escolher Estudos Literários, um curso focado no estudo da literatura".  

Além de perpassar a produção, a teoria e a crítica literária, o bacharelado em Estudos Literários permite que o estudante desenvolva a prática da escrita, seja numa perspectiva acadêmica (por meio de pesquisas), seja de maneira criativa. "Por ser um curso com grande liberdade de escolha das matérias, posso direcionar minha formação com um foco, também, na produção de textos", detalha Lucas.  

Viver da escrita é um dos desejos de Lucas. "Mas sei que isso é bem difícil", pondera. "Tentarei publicar meus textos, construir minha carreira literária com o tempo e, paralelamente, seguir na universidade - talvez lecionar -, trabalhar com a tradução de textos literários, produzir artigos e resenhas e talvez entrar na área editorial. Também tenho vontade de futuramente cursar Filosofia", prevê.  

Sobre o curso  

O bacharel em Estudos Literários é um profissional especialista em Literatura, em várias dimensões: crítica, reflexão e pesquisa dos gêneros literários. São três as principais frentes de trabalho, carreira acadêmica (pesquisa e docência), indústria editorial e crítica literária.  

As perspectivas de trabalho na área são boas, tanto no campo da produção cultural e editorial, quanto para quem prefere seguir a carreira acadêmica. Para Julia Franco, aluna de Letras na Unicamp e uma das organizadora do livro "Onze Trilhas", as perspectivas para quem quer ingressar no mercado editorial são boas atualmente.   

Ilustração da capa do livro "Onze Trilhas"

"Ao longo do curso, percebi que é possível seguir na área do mercado editorial como profissional do livro. Minha maior motivação é perceber como o livro pode mudar a vida das pessoas, o impacto que o hábito da leitura tem no crescimento pessoal. Além disso, no Brasil, o livro é mais do que uma história impressa. Aqui, por causa das edições, do cuidado das editoras com o material, ele acaba sendo uma experiência".  

O curso abrange diversos aspectos ligados à literatura produção de textos em diversas modalidades (prosa, poesia, romance etc.), história da literatura e crítica literária envolvendo tanto a literatura brasileira, quanto estrangeira.  

Saiba mais sobre o curso na página do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.

Valor total com descontos: R$4.470,82
Valor total sem descontos: R$5.322,40

Em caso de matrícula em dois ou mais cursos de pós-graduação, poderá ser negociado um desconto proporcional.

Proposta do curso é pioneira no Brasil

Curso propõe reflexão sobre diferentes gêneros textuais e estimula pesquisa literária

O bacharelado em Estudos Literários da Unicamp tem como objetivo a formação de profissionais especializados na área da Literatura – incluindo-se aí os domínios da produção, da teoria, da crítica e da história literária. Com forte ênfase nas atividades de pesquisa, pretende oferecer uma formação sólida nos vários campos dos estudos literários: literatura e cultura brasileiras, teoria, crítica, história e historiografia literárias e literatura comparada. A grade curricular oferecida tem, em sua base, disciplinas que se inserem nas áreas de Literatura Brasileira e de Teoria e História Literária – englobando tanto obras em língua portuguesa quanto em outros idiomas. Inclui ainda disciplinas dedicadas a introduzir os ingressantes na reflexão sobre os diferentes gêneros textuais, além de outras que têm por finalidade iniciar os alunos nas atividades de pesquisa literária em diferentes temas e fontes. Uma das principais características do curso é a flexibilidade. Com uma grande carga de matérias optativas, sua estrutura estimula o aluno para definir, dentre as áreas de atuação do Departamento de Teoria Literária e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), seus caminhos de formação. Permite ainda que ele tenha contato com muitas outras disciplinas das áreas de humanidades e artes oferecidas pela Unicamp, de modo a completar sua formação em perspectiva multidisciplinar.

Campos de trabalho

O bacharel em Estudos Literários será um profissional preparado tanto para a pós graduação e a carreira docente universitária quanto para o trabalho na área cultural. Poderá, assim, se inserir em vários campos vinculados ao conhecimento e à prática de modalidades textuais de prosa, poesia e outros gêneros literários. Destacam-se, entre eles, a indústria editorial, a produção de roteiros para obras audiovisuais, a crítica literária, a mídia impressa e eletrônica. Dada sua formação ao mesmo tempo especializada e generalista, o bacharel poderá atuar como produtor textual, assessor ou consultor técnico e crítico em todos aqueles campos, além de áreas fronteiriças das artes e das ciências humanas.

Período e integralização

Dada sua vocação para a pesquisa, o bacharelado em Estudos Literários é oferecido em período integral. Poderá ser integralizado em oito semestres, conforme sugestão do IEL, para cumprimento do currículo pleno. Para graduar-se, o aluno deverá cumprir o total de 160 créditos, equivalentes a 2.400 horas/aula.

Período: diurno em período integral Vagas: 20 Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 9,0 / 2ª fase – 3,5 Integralização: 8 semestres

Unidade: IEL – Instituto de Estudos da Linguagem


www.iel.unicamp.br

Tel.: (19) 3521.1526

Última postagem

Tag