Comparação entre lampadas de led e incandescentes

Consiste de um arame de tungsteno, o qual coloca-se dentro de um bulbo de vidro ao vazio ou com um gas inerte combinação de nitrogênio e argônio. Ao passar uma corrente electrica atraves do filamento aquece-se e este brilha produzindo luz como caracteristicas tem:

  • Não precisa balastro para funcionar conecta-se diretamente à rede electrica..
  • Tem uma curta vida de duração.
  • É muito economica.
  • Tem pouco rendimento luminico.
  • Excelente reprodução cromatica.

É a de menor rendimento luminoso de todas as lâmpadas que usamos hoje em dia: de 10 a 18 lm/W (lumens por watt) e a que menor vida util tem, umas 1.000 horas, mas é mais popular pelo baixo preço e a cor quente da sua luz.

Não oferece muito boa reprodução das cores (rendimento de cor), já que quase não emite na zona de cores frios, mas ao ser um espectro de emissões continuas consegue conter todas as longitudes de onda na parte que emite do espectro luminico. A eficiencia é muito baixa, tecnicamente são muito ineficientes já que o 90% da electricidade que utiliza transformam-na em calor e/ou em radiações não prrceptiveis para o olho humano (luz ultravioleta e infra-vermelha).

Temperatura de cor «Baixa», tradicionalmente de entre 2500K a 2800K, luz quente.

Funcionamento e partes:

Comparação entre lampadas de led e incandescentes
1. Embalagem – ampola de vidro – bulbo 2. Gas inerte 3. Filamento de tungsténio 4. Arame de contato (vai ao pé) 5. Arame de contato (vai à base) 6. Arames de suporte 7. Suporte de vidro 8. Base de contato 9. Casquilho metálico (culote) 10. Isolamento

11. Pé de contato eléctrico

Lâmpada florescente CFL (Compact Fluorescent Lamp)

Consiste de dois electrodos colocados dentro de um tubo recoberto interiormente de fosforo, uma pequena parte de mercurio e cheio de gas inerte, ao aplicar um nivel de voltagem entre cátodos, origina-se uma descarga electrica entre estes e produz-se uma irradiação de energia ultravioleta, que torna-se em luz visivel pelo recobrimento de fosforo do tubo e como caracteristicas basicas:

  • Precisa balastro para o ligado
  • Longa vida de duração
  • Alto rendimento luminico
  • Boa reprodução da cor
  • Ampla gama de cores
  • Está indicado o seu uso em residencias, industria e comercio

Os elementos necessários para o seu funcionamento podem ser duas opções:

  1. Reatância Indutiva (tambem conhecida como Balastro Electro-mecanico) e um iniciador (tambem conhecida como ignitor), esta é a opção mais antiga e usada hoje em dia em Argentina, tambem a mais INEFICIENTE.
  2. Reatância Electrónica (tambem conhecido como Balastro Electronico). Mesmo que esteja implementado na grande escala nas grandes empresas por ser  muito eficiente e contribuir na economia energetica, ao consumidor domestico quase que é desconhecido.

As lâmpadas florescentes têm um rendimento luminoso que pode estimar-se entre 50 e 100 lumens por watt (lm/w), dependendo das caracteristicas de fabricação de cada lâmpada.

Há no mercado diferentes modelos com diferentes temperaturas de cor. A sua temperatura de cor está compreendida normalmente entre os 3.000 K e os 6.500 K (do Branco quente ao Branco Frio). Não obstante, na atualidade pode-se conseguir tubos com uma grande grama de temperatura de cor, o que permite encontrar com relativa facilidade modelos que vão desde os 2.700K até os 10.000K.

O indice de rendimento de cor (Reprodução Cromatica) habitualmente vai de 62 a 93, sendo o valor de 100 a representação correta de cores nos objectos iluminados e 70 um valor considerado aceitável. Assim encontramos que a maioria das lâmpadas florescentes economicas reproduzem entre 62 ao 78% das cores, dando a sensação que os objectos iluminados sõa opacos ou apagados. A estas seguem as lâmpadas florescentes de 80 CRI (Color Rendering Index ou Indice de Reprodução Cromatica), que reproduzem entre o 80 ao 89% das coresm oferecendo uma sensação mais agradável das cores nos objectos que estamos iluminando. E por ultimo estão as lâmpadas florescentes de 90 CRI que reproduzem entre o 90 ao 98% das cores, sendo utilizadas em lugares onde é critico saber com exactitude com que cores dos objectos estamos a trabalhar, exemplos: Editorial de Revistas, Estudios de Fotografia, Museus, Galerias de Arte, Estudios de Filmagem, etc.

APLICAÇÃO LED: TUBOS, LÂMPADAS, GU10, DOWNLIGHT…..

Lâmpada de sodio de alta presão

Consiste de duas lâmpadas, uma interior onde presenta-se a descarga e contem os electrodos, sodio, mercurio e uma pequena quantidade de Zenon. A outra lâmpada é exterior, de vidro boroscilicato resistente à intemperie e como pontos chave têm:

  • Excelente rendimento luminico precisa balastro e iniciador. Longa vida util
  • Baixa reprodução das cores
  • Está indicado em aplicações em fachadas, vias publicas, instalações industriais, cenarios desportivos.

APLICAÇÃO LED: HIGH BAY, FOCOS E LUMINÁIRAS.

Lâmpada de halogénea

Metalico, tambem conhece-se com o nome de metal arc, mercurio halogéneo ou metal halide, o funcionamento é muito similar à lâmpada de sodio de alta pressão e como caracteristicas tem:

  • Melhor indice de reprodução da cor que as lâmpadas de sodio e mercurio
  • Menor vida util que as lâmpadas de sodio e mercurio
  • Sensivel às flutuações de voltagem
  • Está indicada tanto para aplicar em interiores como em exteriores assim como para a transmissão de eventos televisados.

A eficiencia luminosa alcança entre 20 e 25 lm/W (lumens por watt de consumo) em comparação com os 10 ou 18 lm/W que dá uma lâmpada incandescente. O principio de funcionamento de uma lâmpada halogénea é muito similar ao da lâmpada incandescente comum. Nos dois tipos de lâmpada a incandescencia que produz a luz visivel basea-se na altissima temperatura de aquecimento que alcança o filamento.

Temperatura de Cor «Baixa», tradicionalmente de entre 2800 K a 3400K, Luz quente.

Vantagens em comparação com as lâmpadas incandescentes comuns

  1. Emitem uma luz 30% mais branca e brilhante utilizando menos potência em watt.
  2. São muito mais pequenas comparadas com uma incandescente normal da mesma potência.
  3. Não perdem intensidade de luz com as horas de trabalho, pois os vapores de tungsteno não escurece o envoltório de vidro de quartzo.
  4. Prestam um maior número de horas serviço, vida util de umas 3.000 horas.
  5. A maioria dos modelos conectam-se diretamente à rede de distribuição electrica domestica de 110 ou 220 volts e noutros modelos a um transformador que reduz a tensão aos 12 volts que requer para funcionar.

Desvantagens

  1. Ao igual que passa com as lâmpadas incandescentes comuns, as halogéneas consomem mais energia dissipando calor ao meio ambiente que emitindo luz.
  2. Devido que o filamento encontra-se muito perto do envoltório de vidro de quartzo aquece-se excessivamente.
  3. Emite radiações ultravioleta junto com a luz branca visivel, pelo que para utilizar como lâmpada de leitura recomenda-se colocar à frente um vidro comum de proteção para que absorva essas radiações.
  4. Não pode-se tocar diretamente com os dedos, pois o suor ou a gordura das mãos altera a composição quimica do vidro de quartzo. Essa reacção, conhecida como «desvitrificação», deteriora a capsula ou o tubo de proteção, provocando que o filamento se funda.

APLICAÇÃO LED: HIGH BAY, FOCOS E LUMINÁRIAS

Lâmpada de mercurio

Tambem consiste de duas lâmpadas uma no interior de quartzo ou tubo de arco onde presenta-se a descargar e contem os electrodos, vapor de mercurio e gas argon e outro exterior de vidro borosilicatado, resistente ao calor.

O espaço entre as lâmpadas esta cheio de nitrogeno e como caracteristicas principais precisa:

  • Balastro para funcionar
  • Custo inicial alto
  • Baixo custo de manutenção
  • Longa vida util
  • Alta depreciação luminica
  • Esta indicado em vias publicas, instalações industriais, cenarios desportivos.

Você sabia que o modelo da sua lâmpada pode interferir no valor da sua conta de luz? Saiba qual é a mais econômica entre a incandescente, fluorescente e led.

Comparação entre lampadas de led e incandescentes

Se a conta de luz está mais cara do que você esperava, saiba que trocar as lâmpadas é uma alternativa para reduzir bastante esse gasto. Existem três tipos de lâmpadas no mercado: as incandescentes, as fluorescentes compactas e as de LED. Mas a escolha vai depender tanto do preço quanto da durabilidade de cada uma.

Antes de comparar os valores, vale a pena entender um pouco sobre os modelos:

Comparação entre lampadas de led e incandescentes
Incandescente
Até 2014, este tipo de lâmpada era o mais comum e também o de menor preço. Atualmente, sua utilização está bem reduzida, por causa do seu alto consumo de energia comparado às outras opções. A versão de 60 W, que era a mais procurada, não é mais fabricada. Hoje é possível encontrar as versões de 25 W e 40 W, que podem ser dimerizadas (reguladas).
Fluorescente compacta
Esta lâmpada é mais econômica do que a anterior porque a versão da fluorescente com 15 W ilumina da mesma forma que a incandescente de 60 W. Isso significa uma economia de até 80% na conta de luz. O preço é maior, como você verá abaixo, mas se somados o preço da lâmpada com o gasto de energia de um ano, a fluorescente sai quase três vezes mais barata.
Comparação entre lampadas de led e incandescentes
Comparação entre lampadas de led e incandescentes
LED
A lâmpada de LED consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 10 W você deixa um ambiente iluminado com a mesma intensidade que a incandescente de 60 W ou a fluorescente compacta de 15 W. Quando esta opção começou a ser usada, o seu preço era bem superior ao das outras lâmpadas. No entanto, como o seu uso foi ampliado, é possível encontrá-la com um preço mais acessível.

Os gastos de cada lâmpada

Comparamos os preços destes três tipos de lâmpada, todos vendidos na mesma loja online – a Leroy Merlin. Confira abaixo quais os modelos escolhidos e as potências de cada um:

As lâmpadas comparadas

Incandescente (40 W)

Produto: Lâmpada Bolinha Luz Amarela 40 W, da Kian Preço: R$ 5,79 na loja online Leroy Merlin

Característica: Pode ser dimerizada.

Fluorescente compacta (15 W)

Produto: Lâmpada Fluorescente 3U Luz Branca 15 W, da Lexman Preço: R$ 8,99 na loja online Leroy Merlin

Característica: Não pode ser dimerizada.

LED (11 W)

Produto: Lâmpada LED Bulbo Luz Neutra 11 W, da Lexman Preço: R$ 14,99 na loja online Leroy Merlin

Características: Não dimerizável

Qual delas você economiza mais

A última coluna da tabela abaixo, chamada de Gasto total, mostra o custo que você terá com cada lâmpada somando o preço do produto e o gasto na conta de energia durante um ano. Confira:

Comparação entre lâmpada incandescente, fluorescente e led

Tipo da lâmpada Watts (potência) Preço Gasto total em um ano
Incandescente 40 R$ 5,79 R$ 36,12
Fluorescente compacta 15 R$ 8,99 R$ 20,36
Led 11 R$ 14,99 R$ 23,33

*A tarifa usada no cálculo dos valores foi a tarifa residencial plena, cobrada de pela Enel, e que tem valor de R$ 0,25971 kWh (com impostos incluídos).

Importante: Consideramos que a lâmpada será utilizada durante 8 horas por dias nos 365 dias do ano para compará-las igualmente.

Segundo a tabela, a opção mais econômica é a fluorescente compacta.

Mas afinal, qual lâmpada comprar?

Escolher a fluorescente faz você economizar no valor final da conta de luz porque ela gasta 80% menos energia do que a incandescente. A LED diminui ainda mais a conta de luz, mas como o preço do produto é muito maior, você não economiza tanto em um ano ou dois.

A conclusão: prefira a fluorescente compacta.

Quando a LED valeria a pena: se você encontrar lâmpadas de LED com durabilidade de cinco anos e que tenham garantia por esse período. Como a fluorescente dura menos tempo, você demoraria mais para trocar a lâmpada de LED e, dessa forma, economizaria dinheiro em um prazo maior.

Veja também!