Andressapaulosp6gdz8 @Andressapaulosp6gdz8
October 2019 4 2K Report
4. considere o enunciado ao lado:. a). levante hipótese: por que , entre os quatros substantivo que compõem o enunciado , apenas é substantivos horários está empregada no plural? b) como ficaria o enunciado , caso o anunciante tivesse optado por empregar artigo antes de cada substantivo? c) como ficaria o enunciado , caso o anunciante tivesse optado por empregar artigo antes de cada substantivo? 5. com base nas respostas da questão anterior , conclua:. a) como se forma o plural dos substantivos horário , rotina , pressão , estresse? b) em nossa língua o conceito de gênero , isto é, de masculino e feminino , tem relação com o sexo dos seres ? por que? 6. releia o enunciado ao lado:. a) rescreva o enunciado substituído surf por surf e volei e empregando no plural os demais substantivos. b) o plural da palavra qualquer é formado de maneira especial explique por que.
b. Como ficaria o enunciado, caso o anunciante tivesse optado por empregar todas as palavras no plural? Resposta: Horários, rotinas, pressões, estresses.c. Como ficaria o enunciado, caso o anunciante tivesse optado por empregar artigo antes de cada substantivo?
Resposta: Os horários, as rotinas, as pressões, os estresses. 5. Com base nas respostas da questão anterior, conclua:
a. Como se forma o plural dos substantivos horário, rotina, pressão, estresse?
Resposta: horário, rotina, estresse: acréscimo de -s; pressão: substituição de -ão por -õesb. Em nossa língua, o conceito de gênero, isto é, de masculino e feminino, tem relação com o sexo dos seres? Por quê?
a. Reescreva o enunciado, substituindo surfe por surfe e vôlei e empregando no plural os demais substantivos.
Resposta: Surfe e vôlei são desafios iguais a quaisquer profissões.b. O plural da palavra qualquer é formado de maneira especial. Explique por quê.
Resposta: O plural ocorre no interior da palavra, ou seja, pela flexão, no plural, da sílaba qual.
Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões de 7 a 10.
FONTE: (Folha de S. Paulo, 5/3/2014.) CRÉDITOS: Fernando Gonsales
7. No 1º quadrinho da tira, a legenda faz referência a "mundo fashion" das joaninhas.
a. O que o estrangeirismo fashion normalmente designa?
Resposta: Designa a moda de uma época e, consequentemente, as roupas consideradas de bom gosto nessa época.
b. A que se refere a expressão "mundo fashion", no contexto? Resposta: Refere-se às "roupas" usadas pelas joaninhas, isto é, à aparência do desenho que elas têm na carapaça. 8. Na tira, há emprego de substantivos no diminutivo e no aumentativo.
a. Quais são formados por derivação? Como se dá a formação de cada um?
Resposta: bolinhas (bola + inhas), bolonas (bola + onas), além de joaninha (Joana + inha).Compartilhe com seus amigos:
Page 2
|
1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 318
Português 2WAY TO GO 2 ano Manual do Professor
Índices para catálogo sistemático: 1. Português : Ensino médio 469.07 Diretora editorial: Lidiane Vivaldini Olo Gerente editorial: Luiz Tonolli Editor responsável: Noé G. Ribeiro Editores: Fernanda Carvalho, Mônica Rodrigues de Lima, Paula Junqueira Preparação de texto: Célia Tavares Gerente de produção editorial: Ricardo de Gan Braga Gerente de revisão: Hélia de Jesus Gonsaga Coordenador de revisão: Camila Christi Gazzani Revisores: Carlos Eduardo Sigrist, Larissa Vazquez, Patrícia Cordeiro Produtor editorial: Roseli Said Supervisor de iconografia: Sílvio Kligin Coordenador de iconografia: Cristina Akisino Pesquisa iconográfica: Camila Losimfeldt, Rodrigo S. Souza Licenciamento de textos: Erica Brambila Coordenador de artes: Aderson Oliveira Design e capa: Sergio Cândido com ilustrações de Nelson Provazi Edição de arte: Josiane Batista Diagramação: Benedito Reis, Josiane Batista Assistente: Jacqueline Ortolan Ilustrações: Andressa Honório, Nelson Provazi, Rico, Sonia Vaz Tratamento de imagens: Emerson de Lima Protótipos: Magali Prado 077619.001.001 Impressão e acabamento O material de publicidade e propaganda reproduzido nesta obra está sendo utilizado apenas para fins didáticos, não representando qualquer tipo de recomendação de produtos ou empresas por parte do(s) autor(es) e da editora. SAC 0800-0117875 De 2ª a 6ª, das 8h às 18h www.editorasaraiva.com.br/contato Avenida das Nações Unidas, 7221 - 1º andar - Setor C - Pinheiros - CEP 05425-902 3Caro estudante Como muitos jovens que cursam atualmente o ensino médio, você participa de práticas diversas de leitura e escrita nos mais variados contextos: na escola, em casa ou em outros ambientes que frequenta; por meio do celular, do tablet ou do computador; por meio do velho e bom papel em seus mais diferentes tipos e formatos. Da mesma maneira, você interage oralmente em situações variadas, produzindo falas ora mais curtas, ora mais longas, em situações descontraídas ou formais. Lidamos com linguagens o tempo todo: para opinar, para pedir, para ceder, para brincar, para brigar, para julgar, e assim vamos construindo nossas identidades e sendo construídos pela realidade que nos cerca, pelos outros sujeitos com quem interagimos, pelos textos que lemos, ouvimos e produzimos. Neste livro, tomamos como base essa relação que você já tem com a linguagem para apresentar e discutir diferentes questões sobre a nossa língua, sobre nossas produções literárias e culturais e sobre os textos que produzimos em nossa vida. Ao adentrar o estudo da literatura, você lerá textos de diversos momentos da história da humanidade e perceberá que os textos literários e as artes em geral (entre elas a pintura, a escultura, a música, o cinema) estão intimamente conectados à realidade social de cada época, surgindo como uma espécie de resposta artística ao seu contexto de produção: refletem, assim, muito da visão política, social e artística do momento em que estão sendo produzidos. Você verá também que mesmo textos escritos muitos séculos atrás guardam relações próximas com obras atuais, confirmando a ideia de que a literatura e seus temas não se encerram em um determinado período, mas transformam-se ao longo do tempo, em um fluxo contínuo, à medida que a sociedade e os sujeitos igualmente se modificam. Nesse percurso, você conhecerá também nuances da língua na leitura e na produção textual, ao analisar e elaborar textos escritos e orais que circulam em situações de comunicação variadas: relatórios, currículos, poemas, crônicas, reportagens, cartazes, anúncios, seminários, debates, entre muitos outros. Pretendemos, com isso, que você desenvolva ainda mais a sua capacidade de ler e produzir textos de modo eficiente, compreendendo criticamente os sentidos construídos por diferentes escolhas e contextos de circulação e se fazendo entender por meio de um uso reflexivo da língua, que lhe permita trabalhar sobre as diversas formas de produção de sentidos quando é você o autor do texto. Entendemos ainda que, para além das práticas cotidianas de uso da leitura e da escrita, também faz parte das práticas do estudante do ensino médio a participação em situações bem específicas de linguagem, vividas por quem se prepara para a entrada na universidade e no mercado de trabalho. Por isso, você terá contato com textos específicos dessas esferas, a fim de que esteja bem-preparado para esse novo momento da sua vida. Os conceitos e conteúdos aqui trabalhados têm, portanto, o objetivo principal de munir você para fazer um uso cada vez mais consciente e reflexivo das estruturas e possibilidades da língua, quaisquer que sejam as situações de comunicação nas quais você venha a se engajar, como leitor ou como produtor de textos. Esperamos que esse caminho seja tão interessante e motivador para você quanto foi, para nós, a elaboração deste livro. Um abraço, Os Autores. 4 CONHEÇA SEU LIVRO Compartilhe com seus amigos:
|
1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 318
©bemvin.org 2022
enviar mensagem