Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicogênio e a celulose.

Já sabe como melhorar a sua nota?

A AIO te ajuda a alcançar a aprovação da maneira mais rápida

Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes. Eles podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que liberam esses compostos quando sofrem o processo de hidrólise (quebra de uma molécula por água).

Os carboidratos são as biomoléculas mais predominantes no planeta e exercem as mais variadas funções. Dentre elas, destacam-se seu papel energético, sua atuação na composição dos ácidos nucleicos, das paredes celulares e da carapaça dos insetos e a participação em processos de interação célula-célula.

Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a seguinte fórmula geral: (CH2O)n. Graças a essa fórmula, também são denominados de hidratos de carbono. Vale destacar que alguns carboidratos fogem da fórmula geral e apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

Podemos classificar os carboidratos em três grupos principais:

Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.

Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. De acordo com essa classificação, há trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e assim por diante. Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.

Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).

Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas. O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.

Existem ainda os chamados glicoconjugados, que são compostos formados pela ligação de moléculas de carboidratos a lipídios e proteínas. Quando unidos a proteínas, recebem o nome de glicoproteínas; e quando se unem a lipídios, são chamados de glicolipídios. Essas formas são bastante comuns nas membranas das células onde atuam como receptores e sinalizadores. 

 As plantas realizam reações de fotossíntese, em que a água, o gás carbônico e a energia do sol retida pela clorofila produzem oxigênio e glicose, que é um carboidrato classificado como monossacarídeo:

6 CO2(g) + 6 H2O(ℓ) + luz solar 1 C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

As moléculas de glicose combinam-se formando polissacarídeos, que são polímeros de condensação naturais. Quando essa união ocorre por unidades de β-glicose, há a formação da celulose:

Cada molécula de celulose é formada por 10 000 ou mais unidades de β-glicose

A celulose constitui a parede celular de todas as plantas, sendo um reforço externo das células vegetais. A ligação β faz com que esse polissacarídeo tenha uma estrutura bem rígida. Diferentemente do amido e do glicogênio que são polissacarídeos formados pela união de moléculas de α-glicose.

Por essa razão, os seres humanos não conseguem digerir a celulose ingerida. Alguns animais, como os ruminantes, o que inclui o veado e o boi, conseguem digerir a celulose porque possuem bactérias em seus tratos digestivos que produzem enzimas capazes de metabolizar esse polímero. O cupim também é capaz disso porque ele possui protozoários que produzem as enzimas que realizam esse trabalho.

No entanto, mesmo não conseguindo metabolizar a celulose, a ingestão dessas fibras, por meio de saladas de folhas verdes, por exemplo, é importante para a dieta diária do ser humano, porque a celulose serve de meio de desenvolvimento de bactérias benéficas e também ajuda no bom funcionamento do intestino e excreção das fezes, estimulando a produção de saliva e suco gástrico.

A planta que mais possui celulose é o algodoeiro (Gossypium sp.), com 98% em massa, sendo usado pela indústria na produção de tecidos e materiais de higiene pessoal e de estética, tais como rolos de algodão e cotonetes. A madeira possui 50% de celulose que é usada principalmente na produção de papel.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Carboidratos, ou glicídios, são moléculas formadas predominantemente por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Podem ser monossacarídeos, quando possuem entre 3 e 7 carbonos em sua constituição; dissacarídeos, quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação denominada glicosídica; ou polissacarídeos, compostos por centenas, ou milhares de monossacarídeos. Essas moléculas exercem funções de suma importância para a manutenção da vida, já que pertencem ao principal grupo de substâncias de reserva energética; e exercem importante função estrutural.

Mapa Mental: Carboidratos

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Conheça, abaixo, os carboidratos mais estudados em Ciências e Biologia:

Glicose (monossacarídeo)

É um monossacarídeo composto por seis carbonos, sendo por isso classificado como uma hexose. Ela é a principal molécula desse grupo responsável pelo fornecimento de energia aos seres vivos, sendo sintetizada por organismos autotróficos, por meio da fotossíntese, e armazenada em moléculas mais complexas, que serão discutidas mais adiante.

Ribose (monossacarídeo)

A ribose, composta por cinco carbonos (pentose), é parte constituinte do ATP, responsável por desempenhar papéis relacionados aos processos energéticos nas células. Além disso, também participa da composição de moléculas de ácidos nucleicos.

Sacarose (dissacarídeo)

De gosto extremamente doce, está bastante presente em nosso dia a dia, já que este carboidrato é o nosso açúcar comum. É o resultado da união de uma molécula de glicose e outra de frutose, sendo encontrada em alguns vegetais, como a cana-de-açúcar e beterraba.

Lactose (dissacarídeo)

Formado por glicose e galactose, essa molécula é encontrada no leite, sendo a principal fonte alimentar de bebês. Algumas pessoas têm intolerância a esta substância, em razão da ausência ou mau funcionamento da enzima responsável pela sua digestão: a lactase.

Amido (polissacarídeo)

Formada por diversas unidades de glicose, é armazenado pelas plantas e algas, funcionando como uma reserva energética para estas. Assim, quando há demanda, o amido sofre hidrólise, liberando moléculas desta hexose. O amido é parte integrante de nossa dieta alimentar, estando presente em alguns grãos, raízes e tubérculos.

Glicogênio (polissacarídeo)

É a molécula de armazenamento energético dos animais, sendo o fígado o responsável por unir unidades de glicose, formando esse polissacarídeo; e também por provocar a quebra destas, em curtos períodos de falta de glicose.

Celulose (polissacarídeo)

É o carboidrato mais abundante da natureza, presente em células vegetais, conferindo rigidez e resistência. Formada por moléculas de glicose, em conformação um pouco diferente da dos polissacarídeos já citados, não é digerida pelos animais, já que estes não possuem a celulase – sua enzima específica. A celulose é o principal componente da madeira e, consequentemente, do papel.

* Mapa Mental por Vanessa Sardinha

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

01) (UEMA/2014) Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídios, oligossacarídios e polissacarídios, de acordo com o tamanho da molécula. Polissacarídios são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídios mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.

As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente

A) estrutural, reserva, estrutural, reserva. B) reserva, reserva, estrutural, estrutural. C) reserva, estrutural, reserva, estrutural. D) estrutural, estrutural, reserva, reserva.

E) reserva, estrutural, estrutural, reserva.

02) (UDESC/2016.2) Na composição química das células, um constituinte de extrema importância são os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos.

Analise as proposições com relação a estas moléculas.

I. Algumas são a fonte primária de energia para as células, e outras atuam como reserva desta energia. II. Alguns glicídios são importantes para a formação dos ácidos nucleicos. III. Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicogênio e a celulose.

IV. Além de função energética, elas podem ter papel estrutural em algumas células.

A) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. C) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. D) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

03) (UEA/2014) A tabela lista três glicídios e seus componentes.

Glicídio Componente
Maltose glicose + glicose
Sacarose glicose + frutose
Lactose glicose + galactose

Sobre os glicídios da tabela, é correto afirmar que

A) a maltose é um monossacarídeo resultante da digestão do amido. B) a sacarose é um dissacarídeo encontrado em abundância na cana-de-açúcar. C) a lactose é um polissacarídeo que não pode ser digerido pelo ser humano. D) a maltose, a sacarose e a lactose são classificados como polissacarídeos.

E) os três glicídios são dissacarídeos encontrados no vegetais.

04) (UEPA/2014) No Jornal nacional foi comunicada a seguinte notícia: “Temos várias opções para escolher a forma em que queremos o açúcar que pode ser no seu estado sólido – em pó, mascavado, granulado – ou líquido – caramelizado. Agora, existe uma nova possibilidade: o açúcar (1) gaseificado. Um grupo de pesquisadores espanhóis da Universidade do País Basco, conseguiu vaporizar a substância conhecida como ribose (2), um açúcar composto por uma série de moléculas que fazem parte da composição celular, sendo portanto essenciais à vida”.

Disponível em https://www.cienciahoje.pt/30

Quanto às palavras em destaque, leia as afirmativas abaixo:

I. (1) é conhecido como carboidrato e possui função energética e estrutural. II. (2) participa da constituição estrutural dos ácidos nucléicos RNA e DNA. III. (2) possui cinco átomos de carbono e é classificado como uma pentose.

IV. (1) quando possui seis carbonos é uma hexose como a glicose, que participa da respiração celular.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

A) I, II e III B) I, II e IV C) I, III e IV D) II, III e IV

E) I, II, III e IV

05) (UNIPAC/2011) Muitas pessoas possuem “intolerância à lactose” e, por isso, não podem ingerir o leite “in natura”. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:

A) A lactose é um polissacarídio presente no leite e em seus derivados e, para ser absorvida, precisa de sofrer hidrólise. B) As pessoas que possuem intolerância à lactose não possuem a enzima lactase e, com isso, o polissacarídio não é quebrado, não sendo possível sua absorção pelas células intestinais. C) Normalmente as pessoas que apresentam intolerância à lactose toleram bem o iogurte, visto que boa parte do dissacarídio foi quebrada pelos micro-organismos durante o processo de fermentação. D) As pessoas que possuem intolerância à lactose não possuem o receptor de membrana nas células do jejuno-íleo, onde a lactose deveria se ligar para ser absorvida. Com isso, a pressão osmótica do intestino aumenta e ocorre acúmulo de água na luz intestinal, ocasionando a diarreia.

E) A quebra da lactose libera exclusivamente glicose, um monossacarídio que provoca uma descarga súbita de insulina, ocasionando tonturas e até desmaios.

06) (UERN/2015) A ribose e a desoxirribose são os componentes estruturais dos ácidos nucleicos e exemplos de monossacarídeos que compõem as moléculas de DNA e RNA. O nome dado aos monossacarídeos diz respeito ao número de átomos de carbono da molécula. Desse modo, a ribose e a desoxirribose são monossacarídeos constituídos por quantos átomos de carbono em suas moléculas?

A) 3. B) 5. C) 6.

D) 7.

07) (FUVEST/2010)

Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada

A) armazenada no vacúolo presente no citoplasma. B) em todos os órgãos, como componente da parede celular. C) apenas nas folhas, associada ao parênquima. D) apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz.

E) apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema.

Gabarito das Questões sobre Carboidratos

01) O glicogênio é um polissacarídio de reserva energética para os animais (encontrado no fígado e nos músculos) e também para os fungos. A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais apresentando, portanto, papel estrutural. O amido é a principal reserva energética dos vegetais. A quitina é um polissacarídio com papel estrutural, entrando na composição do exoesqueleto dos artrópodes, da parede celular de fungos e nas cerdas dos anelídeos.

Resp.: C

02) I. Verdadeira. A glicose, por exemplo, é fonte primária de energia, enquanto o amido é uma reserva energética. II. Verdadeira. É o caso da ribose e da desoxirribose, que entra na composição do RNA e do DNA, respectivamente. III. Verdadeira. IV. Verdadeira, como a celulose, que é integrante da parede celular dos vegetais.

Resp.: E

03) Todos os açúcares citados na tabela são dissacarídios (açúcares formados pela união de 2 monossacarídios), sendo a sacarose o conhecido açúcar da cana-de-açúcar.
Resp.: B

04) I. Verdadeira. II. Falsa. A ribose é integrante somente da molécula de RNA. III. Verdadeira. IV. Verdadeira.

Resp.: C

05) A lactose é um dissacarídio comum no leite e seus derivados. Sendo dissacarídio, precisa de sofrer hidrólise (quebra) para liberação dos monossacarídios galactose e glicose, que serão absorvidos. No caso da intolerância à lactose, as pessoas têm deficiência na produção da enzima lactase. Com isso o dissacarídio não é hidrolisado e não ocorre absorção intestinal. No caso dos iogurtes, parte da lactose é quebrada pelas bactérias durante a fermentação.

Resp.: C

06) Ribose e desoxirribose são exemplos de duas pentoses, portanto, com 5 átomos de carbono na estrutura.
Resp.: B

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

07) A celulose é um polissacarídio encontrado na parede celular de todos os órgãos vegetais.
Resp.: B