Como é feito a comparações de preço pelo google

Competir com empresas grandes e já estabelecidas no mercado pode ser um grande desafio para um novo empreendedor. No entanto, se o seu negócio tiver como diferencial a prática de preços baixos e promoções, há uma ferramenta que pode destacá-lo em relação a qualquer grande varejista: as plataformas de comparação de preços.

A seguir, explicamos o que são essas plataformas e que vantagens essa parceria pode trazer para a sua loja virtual. Confira!

O que são as plataformas de comparação de preços?

Os comparadores de preços são sites que apresentam ao consumidor as melhores ofertas de um determinado produto. Isso é feito por meio da busca das palavras-chave, solicitadas pelo usuário num banco de dados composto pelos produtos das lojas parceiras.

Com o auxílio dessa ferramenta, o consumidor não precisa mais pesquisar os preços do produto que deseja nos sites de cada loja que conhece, uma por uma. Além disso, ele encontrará mais facilmente os produtos de e-commerces pequenos, que não costumam ser privilegiados nos buscadores.

Para cadastrar os seus produtos nos comparadores, as lojas pagam taxas que costumam ser calculadas principalmente de duas formas: a cobrança por clique (CPC) e a cobrança por ação (CPA). No primeiro caso, a cada clique feito em produtos da loja cadastrada, um valor é cobrado. No segundo, são cobradas apenas as compras efetuadas.

Os principais comparadores de preço

Há alguns grandes nomes nesse setor. Talvez você já tenha ouvido falar do Buscapé, do Shopping Uol, do Zoom e do JáCotei. A Google, como é dona do buscador mais utilizado na Internet, não podia ficar de fora e também criou o Google Shopping.

Por que utilizar essas plataformas?

Ficou fácil entender como os comparadores de preço facilitam a vida do consumidor? Então você deve estar se perguntando como eles poderiam facilitar a sua, não é? Veja abaixo as principais vantagens que essas plataformas podem oferecer a sua loja virtual!

Funciona como um canal de venda

Os comparadores de preço são mais um meio pelo qual o consumidor pode encontrar os seus produtos e se relacionar com a sua marca. Com o auxílio desses sites, a prática de preços baixos é recompensada com bons rankeamentos nas pesquisas de compradores em potencial, destacando a sua oferta em relação às dos outros lojistas.

Transmite credibilidade

A credibilidade ainda é um fator decisivo para o consumidor na hora de realizar uma compra online, o que acaba criando um grande desafio para quem está começando agora e ainda não estabeleceu sua marca. Ao se tornar parceiro de um comparador de preços a sua loja virtual acaba emprestando um pouco da credibilidade do site, ajudando a conquistar o consumidor.

Aumenta o tráfego da sua loja virtual

Por fim, a presença em comparadores de preço também pode aumentar o tráfego da sua loja virtual. Afinal, diferente dos marketplaces, os comparadores redirecionam os usuários para as páginas das lojas, onde as compras serão de fato realizadas. Além disso, satisfeito em encontrar um bom preço, o consumidor pode se interessar em conhecer melhor a sua marca e checar os outros produtos do seu e-commerce.

Tendo em vista essas vantagens, vale a pena pesquisar sobre como funcionam os sites de comparação de preços que indicamos e pensar qual ou quais parcerias combinam melhor com o seu negócio.

Agora que você já entende sobre plataformas de comparação de preços, que tal aprender sobre outros canais de venda online? Clique no link e confira nossas dicas!

A proximidade do fim de ano trouxe consigo uma super novidade do Google no Brasil. O comparador de preços do Google Shopping chegou como a grande promessa para os consumidores que pretendem fazer compras online neste fim de ano.

O recurso, conhecido como Product Search no exterior, já era utilizado em outros países e está sendo lançado em uma data estratégica no país. Além dos recursos que facilitam as buscas do consumidor, o comparador de preços do Google Shopping também pode oferecer vantagens e funcionar como uma ferramenta nova para lojistas.

As novidades do comparador de preços do Google Shopping

Desde outubro, os novos recursos do Google Shopping estão disponíveis para comparação e rastreamento de preços. Antes do lançamento, outras plataformas, como Zoom e Buscapé, já estavam a serviço do consumidor que desejasse comparar preços e buscar ofertas.

A grande novidade é que agora o próprio Google Shopping oferece um comparador de preços que pode ser facilmente acessado na busca. Ao pesquisar por um produto nesta aba específica, o usuário pode filtrar os resultados dos e-commerces de acordo com o seu interesse: por relevância ou preço (do mais barato para o mais caro ou ao contrário).

Uma ferramenta para lojistas e consumidores

O comportamento do consumidor, que consome cada vez mais no varejo online, foi reforçado pela pandemia. O e-commerce é um dos setores que obteve grande crescimento em meio à crise do COVID-19 e o Google está atento a isso. A empresa encomendou uma pesquisa, realizada pela Provokers, para investigar a intenção de compra do consumidor na Black Friday. Os resultados revelaram que 62% dos brasileiros têm a intenção de pesquisar e comprar, com pelo menos 30 dias de antecedência, um ou mais produtos em oferta.

Esta alta demanda faz com que as lojas virtuais que já usam o Google Shopping possam se beneficiar ainda mais com o uso do comparador de preços, principalmente através do anúncio de seus produtos. Isso pode atrair muitos clientes que navegam em busca de promoções e descontos.

Como usar o comparador de preços do Google Shopping

Para utilizar o comparador de preços, basta acessar o Google Shopping e realizar a pesquisa do produto desejado a partir de uma ou mais palavras-chave. A ordem apresentada sempre prioriza as lojas virtuais mais relevantes no ranqueamento, mas com uma visualização rápida é possível identificar os melhores preços.

Ao clicar no link do produto, o usuário é redirecionado para a página do e-commerce, onde deve encontrar mais informações e os meios para finalizar o pedido.

Principais recursos do comparador de preços do Google Shopping

Entre os recursos do comparador de preços do Google Shopping você encontra:

Pesquisa no maior buscador web

O fato de o Google ser o maior buscador web já é uma vantagem que garante a maior varredura de preços na rede para apresentar ao consumidor.

Filtros

Os filtros do comparador de preços proporcionam uma busca personalizada, que pode ser feita a partir da localização geográfica ou de detalhes específicos do produto.

Alerta de ofertas

O sistema de alerta de ofertas do Google Shopping permite que o usuário ative notificações para ofertas futuras, onde o produto buscado esteja com o preço desejado.

O ano de 2020 foi bem atípico, e apesar da queda em vários setores da economia, as compras online estão em alta. E com a Black Friday cada vez mais próxima, espera-se que esses números aumentem ainda mais. Talvez de olho nisso, chegou no Brasil o serviço de comparação e rastreamento de preço Google Shopping, que promete tornar mais fácil a vida dos consumidores, principalmente daqueles que estão em busca de promoções e vantagens.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Provokers e encomendada pelo Google, cerca de 62% dos brasileiros tinham o intuito de pesquisar sobre compras um mês antes ou até mais, para a Black Friday. Dentre os novos recursos oferecidos pela gigante da tecnologia estão comparações e rastreamento de preços, além das informações do produto. Essa ferramenta é extremamente útil e benéfica para o consumidor, que evita casos de enganação ou situações em que seja lesado. Porém, há outras alternativas de compra na internet, como os jogos online gratuitos e apostas esportivas, que são notoriamente confiáveis e não necessitam de um investimento inicial – por exemplo, você pode aproveitar que sacar bônus sem depósito é seguro nesses sites de aposta, não necessitando comparação de preços. Já com o serviço do Google Shopping, o consumidor poderá analisar se o preço dos itens pesquisados está em alta ou em baixa, ou se não houve alteração nos últimos dias ou meses, além de poder compará-los com outros endereços na web e lojas próximas.

Como utilizar

Para utilizar a novidade basta ir até a aba de busca Google Shopping e digitar o item que procura. Automaticamente, a página irá mostrar várias opções do item desejado em diversas lojas. Outro recurso também presente na ferramenta é o alerta de ofertas, que podem ser enviados para seu e-mail ou no app do Google. Caso queira saber quais produtos você selecionou para serem monitorados ou quiser cancelar o monitoramento, basta acessar sua conta e ir na aba “Minha atividade” para realizar as alterações desejadas.

Concorrentes

Apesar de ser uma ferramenta interessante, a Google Shopping não é a primeira nem a única a oferecer este tipo de serviço no mercado nacional. No Brasil, há alguns sites de comparação de preços tão populares quanto o da gigante da tecnologia, então vamos listar alguns deles.

1 – Zoom: Um dos diferenciais do Zoom é que somente lojas com boas avaliações podem vender na plataforma. Além disso, eles contam com a garantia, “receba seu produto ou seu dinheiro de volta”. Ademais, o site ainda dá algumas dicas relacionadas a produtos no “Entenda antes de comprar”, e o “Zoom indica” sugere opções mais adequadas a cada categoria. Eles ainda dispõem resenhas sobre alguns itens, como smartphones e tablets.

2 – Buscapé: Talvez você nunca o tenha utilizado, mas provavelmente já ouviu a propaganda “dá um busca! buscapé”. É um dos veteranos no ramo, e está em funcionamento há 20 anos, estando presente tanto na web quanto em app. O site é um dos mais completos do ramo, dividindo os produtos dentro de várias categorias, além de dar algumas sugestões.

3 – BondFaro: Este é bastante parecido com o Buscapé, porém tem em suas páginas um visual mais limpo. Oferece um guia de produtos com alguns filtros para ajudar na seleção do item desejado.

4 – Trivago: Este é um dos mais utilizados quando o assunto é viajar. Ele compara o valor da estadia em mais 700.000 hotéis e hospedarias presentes em cerca de 200 sites de compra ou reserva.

5 – Melhor Plano: Para realizar qualquer uma das buscas anteriores é essencial ter um bom plano de internet ou celular – e o Melhor Plano está aí para te ajudar nessa escolha. A plataforma compara vários planos ofertados no Brasil, e mostra as principais operadoras que dispõem o serviço perto de você.

Última postagem

Tag