Como comparar dados de uma tabela

A solução proposta hoje com este tutorial permitirá que você compare duas tabelas no Excel em muito pouco tempo. Para aplicá-lo, usei três soluções, incluindo o macro do Excel. Não sei se você é prático, mas se não está familiarizado com fórmulas em VBA ou Excel, vou te ajudar explicando os passos a seguir. Não se preocupe, você não precisa ser um especialista em Excel, não se assuste e leia com atenção o que estou prestes a dizer.


Acontece muito freqüentemente ter tabelas em planilhas diferentes no Excel que contêm os mesmos títulos, mas campos diferentes. Imagine ter uma tabela de registro com muitos registros obsoletos e ter que combiná-la com uma tabela de registro atualizada. Fazê-lo manualmente seria um grande empreendimento.


Aqui está o objetivo deste tutorial. Eu vou revelar a você como compare duas tabelas no Excel com um simples clique e economizando seu tempo precioso. Você escolhe o modo que é mais confortável para você.

Como comparar duas tabelas no Excel

Como comparar dados de uma tabela

Se você tem duas tabelas no Excel e deseja comparar suas colunas, uma ótima solução é usar o Formatação condicional. Em primeiro lugar, destaque a primeira coluna começando na segunda linha e no menu superior, suba Fórmulas e próximo a Gestione nomes, toque em Definir nome.

Como comparar dados de uma tabela

Na janela que aparece, atribua um nome à coluna, por exemplo Tabela 1e pressione Ok confirmar. Faça o mesmo para a outra coluna que deseja comparar, nomeando-a Tabela 2.

Como comparar dados de uma tabela
Como nomear células no Excel

Então clique em Gestione nomes para ver o resultado e verificar a presença das duas tabelas cujos nomes você definiu.

Como comparar dados de uma tabela

Então sobe Página inicial> Formatação condicional> Nova regra.

Escolha a voz Use uma fórmula para determinar quais células formatar. No campo Formate os valores para os quais esta fórmula retorna Verdadeiro insere esta linha de código:

= CONTAGEM.SE (Tabela 2; A2) = 0

Então pressione Formato e escolha uma cor de preenchimento. Confirme tudo pressionando o botão OK.

Como comparar dados de uma tabela

Faça o mesmo para a outra coluna, mas no campo Formate os valores para os quais esta fórmula retorna Verdadeiro digite o código:

= CONT.SE (Tabela 1; C2) = 0

Então pressione Formato e escolha uma cor de preenchimento diferente da que você escolheu para a outra coluna. Confirme tudo pressionando o botão OK.

O resultado será o seguinte:

O Excel irá colorir células diferentes em cores diferentes, deixando as células correspondentes incolores. Simples, não é?

Como comparar dados de uma tabela
Como visualizar as fórmulas de uma planilha Excel

Como comparar duas colunas e células no Excel

Para uma solução mais rápida e fácil, você pode comparar duas colunas e células no Excel usando a Fórmula SE.

O que você precisa fazer é inserir na coluna D, começando com a célula D2 a seguinte fórmula:

= SE (A2 = C2; ”VERDADEIRO”; ”FALSO”)

Arraste ou selecione as outras células também e clique com o botão direito para escolher Colar especial e Colar Fórmula (o ícone com Fx).


Como comparar dados de uma tabela

Desta forma, você identificará imediatamente quais células são incompatíveis e quais devem ter valor VERDADEIRO.

Como comparar dados de uma tabela
Excel: a fórmula inserida não retorna nenhum resultado

Como comparar duas tabelas no Excel com VBA

Apri sobressair e vá para o menu Desenvolvimento> Visual Basic (alternativamente, você pode pressionar Alt + F11) O console de Edição de aplicativos do Microsoft Visual Basic.


Se você não encontrar o menu no Excel desenvolvimento, você pode adicioná-lo acessando Arquivo> Opções> Personalização da Faixa de Opções. No menu suspenso de Escolher comandos da (na coluna da esquerda), selecione desenvolvimento e então pressione o botão Adicionar para inseri-lo em sua fita. aperte o botão OK e voltando para a pasta de trabalho do Excel você deve encontrar o menu desenvolvimento.

No console de Edição de aplicativos do Microsoft Visual Basic, da coluna esquerda, em Projeto VBA, insira em This_work_folder as seguintes linhas de código:

Private Sub Workbook_Open () Chame RunCompare

End Sub

No menu superior, clique em Inserir> Formulário e copie / cole as linhas que encontrar abaixo:

Sub RunCompare () Comparação da planilha de chamada (InputBox ("Insira o nome da primeira planilha"), InputBox ("Insira o nome da segunda planilha"))

End Sub


A função proposta acima serve para fazer você indicar os nomes das planilhas a serem comparadas.

Sub comparafogli (NomeFoglio1 As String, NomeFoglio2 As String) Dim myCell As Range Dim diferenças como inteiro Para cada myCell em ActiveWorkbook.Worksheets (NomeFoglio2) .UsedRange If Not myCell.Value = ActiveWorkbook.Worksheets (NomeFoglio1) .Cells (myCell.Row, myCell.Column) .Value Then myCell.Interior.Color = vbYellow diferenças = diferenças + 1 Outro myCell.Interior.Color = vbWhite Se acabar Próximo Diferenças de MsgBox e "diferenças encontradas", vbInformation ActiveWorkbook.Sheets (NomeFoglio2) .Select

End Sub

Salve o código que você acabou de inserir indo para Arquivo> Salvar nome do arquivo e escolha o formato .xlsmou pressionando CTRL + S no teclado ao mesmo tempo.


Inicie a macro que você acabou de definir pressionando F5 no teclado ou no console VBA, Executar> Executar Sub / UserForm.

Como comparar dados de uma tabela

No final, uma mensagem informará quantas diferenças foram encontradas, enquanto as planilhas comparadas destacam em amarelo todas as células em que o conteúdo difere de uma página para outra.

Como comparar duas tabelas do Excel com software de terceiros

Ok, entendo que você não é um especialista em Excel e tem dificuldade em aplicar as sugestões que indiquei nas linhas anteriores. Então você só tem que recorrer a Comparar planilhas. É um software fácil de usar que não requer instalação.

Como comparar dados de uma tabela

Usar Comparar planilhas, crie uma nova pasta de trabalho e selecione a primeira tabela para comparar, incluindo os títulos das colunas. Copie a tabela selecionada e cole-a em uma nova pasta de trabalho, colocando-a na Planilha1 fazendo Colar especial para colar apenas os valores.

Faça o mesmo com a segunda tabela, coloque-a na mesma pasta de trabalho, mas na Planilha2 (Colar Especial> Colar Valores)

Tente fazer os títulos das colunas das duas tabelas idênticos para comparação.

Salve a nova pasta de trabalho com o nome que você deseja, mas no formato Excel 97-2003.

Abra uma nova pasta de trabalho em Comparar planilhas.

Digite o nome do arquivo no campo "Arquivo de resultado”Para ter o resultado em um arquivo separado ou salvá-lo em uma nova planilha para o arquivo atual.

Compare as tabelas.

Aqui, veremos como podemos comparar as colunas de duas tabelas diferentes em SQL. Daremos alguns exemplos para ver como podemos fazer isso de maneiras diferentes.

Visão geral:
neste, vamos entender a visão geral da consulta SQL para a operação necessária para executar Como comparar colunas em duas tabelas diferentes em SQL. Vamos entender cada conceito com a ajuda de exemplos. 

Etapa 1: Criando o banco de dados:
Para criar o banco de dados, use a seguinte consulta SQL da seguinte maneira.

Sintaxe -

create database_name;

Exemplo -

create STUDENTS_DATA

Etapa 2: Usando o banco de dados:
Para usar este banco de dados da seguinte maneira.

Sintaxe -

use database_name;

Exemplo -

use STUDENT_DATA

Etapa 3: Criando a tabela:
Criando uma tabela para fazer consultas da seguinte maneira.

Tabela 1: Sintaxe - 

create table table_name ( column1 type, column2 type, ... );

Exemplo -

create table studentData1 ( roll_number int primary key, firstname varchar(100), lastname varchar(100), marks int );

Passo 4: Inserindo registros: Inserindo registros na tabela studentData1 como segue.

Sintaxe -

insert into table_name(column1, column2 ...) values (value1, value2 ...);

Inserindo na tabela studentData1 -

insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (1, 'albert', 'einstein',356); insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (2, 'isaac', 'newton',412); insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (3, 'marie', 'curie',436); insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (4, 'philip', 'jsam',389); insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (5, 'tom', 'jsam',452); insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (6, 'tucker', 'jose',412); insert into studentData1 (roll_number, firstname, lastname, marks) values (7, 'drawn', 'csate',389);

Etapa 5: Criando a tabela2:
Aqui, criaremos o studentData2 usando a consulta SQL da seguinte maneira.

create table studentData2 ( id int primary key, firstname varchar(100), lastname varchar(100), marks int );

Passo 6: Inserindo registros:
Inserindo registros na tabela studentData2 como segue.

insert into studentData2 (id, firstname, lastname, marks) values (2, 'isaac', 'newton',412); insert into studentData2 (id, firstname, lastname, marks) values (3, 'marie', 'curie',436); insert into studentData2 (id, firstname, lastname, marks) values (6, 'tucker', 'jose',412); insert into studentData2 (id, firstname, lastname, marks) values (4, 'philip', 'jsam',389);

Exemplo-1: Usando a cláusula where para comparar colunas de duas tabelas diferentes. Ele não pode lidar com os valores nulos.

Sintaxe:


(para selecionar todos os registros com todas as colunas) select * from table1, table where table1.col1 = table2.col2 and table1.col1 > someValue;

Sintaxe (alternativa):
(para selecionar colunas específicas das tabelas)

select t1.col1, t2.col2,t3. col3 ...., t2.col1, t2.col2, t2.col3.... from table1 t1, table t2 where t1.col1 = t2.col2 and t1.col1 <> t2.col2;

Consulta -

select * from studentData1, studentData2 where studentData1.roll_number = studentData2.id;

Saída:
Resultado baseado na comparação de roll_number e id como segue.

roll_numberprimeiro nomeúltimo nomemarcasEu iria
2isaacNewton4122
3mariecurie4363
4Philipjsam3894
6comerJose4126

Exemplo-2:
Usando junções para comparar colunas por prioridade entre a tabela. Por exemplo, a junção à esquerda retorna todos os valores da primeira tabela e o valor nulo para os registros não correspondentes da segunda tabela. Da mesma forma, podemos usar right join, inner join, full join e self join de acordo com nossos requisitos. No exemplo abaixo, comparamos duas tabelas com base nas colunas roll_number e id usando a junção à esquerda.

Sintaxe -

select t1.col1, t1.col2... , t2.col1, t2.col2... , from table1 as t1 left join table2 as t2 on tabe1.col1 = table2.col1;

Consulta -

select a.roll_number, a.firstname, b.id from studentData1 as a left join studentData2 as b on a.roll_number = b.id;

Saída:
Junte - se com base na tabela à esquerda, ou seja, sutdentData1 da seguinte maneira.

roll_numberprimeiro nomeEu iria
1Albert 
2isaac2
3marie3
4Philip4
5Tom 
6comer6
7retirou 

Exemplo-3:
UNION nos permite comparar dois mesmos tipos de tabelas ou conjuntos de dados. Podemos usar união para comparar as colunas uma vez que podemos ter a união de ambas as tabelas. Ele pode verificar rapidamente quais são os dados ausentes ou alterados em qualquer uma das tabelas. Ele é capaz de manipular valores nulos que não podem ser manipulados pela cláusula where.

Nota - 
Isso só é usado quando temos o mesmo tipo de tabelas.

Sintaxe -

select col1, col2, col3 .... from (select col1, col2, col3 ... from Table1 union all select col1, col2, col3 ... from Table2) cmpr order by ID;

Exemplo -

select * from (select * from studentData1 where roll_number > 4 union all select * from studentData2 where id < 6) cmpr order by marks;

Saída:
mesmos registros comparados onde roll_number> 4 e id <6 como segue.

roll_numberprimeiro nomeúltimo nomemarcas
retiroucsate389
4Philipjsam389
6comerJose412
3mariecurie436
5Tomjsam452