Como começar a estudar para vestibular de medicina

Depois de passar pela difícil tarefa de escolher o que quer estudar, muitas questões continuam preocupando quem vai ingressar na graduação. Por isso, é comum estudantes se pegarem pensando: “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?”.

Um dos cursos mais concorridos e complexos, a Medicina realmente exige um preparo especial por parte do estudante, tanto no que se refere ao vestibular quanto em relação aos principais aspectos da graduação em si. Desse jeito, fica mais fácil garantir a vaga na universidade e começar a jornada no ensino superior com calma.

Pensando nisso, traremos neste post algumas informações que vão ajudar a entender o que você precisa fazer para alcançar o objetivo de estudar Medicina, além de conhecer melhor esse curso tão interessante. Então, continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

Conheça a estrutura do curso

Cada curso apresenta particularidades que fazem bastante diferença no dia a dia do universitário. No caso da graduação em Medicina, uma dessas características é o fato de ser um curso de período integral, ou seja, que pode ter aulas em qualquer um dos turnos — matutino, vespertino e noturno. Assim, é preciso ter uma boa disponibilidade de tempo.

Além disso, a duração do curso é de, no mínimo, 6 anos, os quais são divididos em 3 ciclos, como você vai entender melhor a seguir.

Ciclo básico

O 1º ciclo do curso de Medicina, que acontece ao longo dos 2 primeiros anos da graduação, introduz o estudante nesse novo mundo, apresentando os conteúdos básicos da área. Embora tenha um viés mais teórico, essa etapa é fundamental no preparo do aluno para os próximos ciclos.

Entre os conteúdos que compõem o ciclo básico, destacam-se:

  • Anatomia;
  • Biologia Celular;
  • Biofísica;
  • Bioquímica;
  • Embriologia;
  • Epidemiologia;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Imunologia;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia.

Ciclo clínico

O 3º e o 4º ano do curso de Medicina são dedicados ao ciclo clínico, no qual o estudante já começa a ter uma visão prática da área. Nessa fase, os estudos focam nas doenças e seus respectivos tratamentos, o que permite aprender a realizar exames clínicos nos pacientes e compreender exames laboratoriais e de imagem.

Para tanto, as aulas são ministradas em espaços que vão além da universidade, como os ambulatórios e hospitais, e abordam temas como:

  • Patologia Médica;
  • Psiquiatria Clínica;
  • Saúde do Adulto;
  • Saúde da Criança;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde da Mulher.

Ciclo do internato

Nos últimos 2 anos da graduação, é hora de realizar os estágios e colocar os conhecimentos em prática. No decorrer dessa experiência, conhecida como internato, é que o estudante realmente vai consolidar as habilidades necessárias para se tornar um médico.

Seja no hospital-escola da universidade, seja em hospitais públicos, o graduando deve passar por várias áreas da Medicina, como as que listamos:

  • Clínica Cirúrgica;
  • Clínica Médica;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina da Família;
  • Pediatria;
  • Saúde Mental;
  • Urgência e Emergência.

Com a conclusão do curso, o novo médico deve se registrar no Conselho Regional de Medicina, o que é indispensável para que possa exercer a profissão. Depois disso, já é possível atuar como clínico geral em hospitais, clínicas e demais órgãos de saúde.

Prepare-se para o vestibular

Como mencionamos no início deste post, o curso de Medicina é bastante concorrido. Diante disso, se você é um dos muitos estudantes que estão pensando “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?”, tenha em mente que, antes de se preocupar com os desafios do curso, é melhor focar em ser aprovado no vestibular.

Por isso, preparamos algumas dicas valiosas pensando em ajudar você a alcançar esse objetivo tão importante para trilhar a sua jornada na carreira médica. Acompanhe nos próximos tópicos!

Tenha uma rotina de estudos

Uma vez que não são poucos os conteúdos que você precisa focar para o vestibular, não é recomendável estudar de forma desorganizada. Se fizer isso, provavelmente não dará tempo de assimilar a matéria toda. Então, defina horários de estudo, providencie um ambiente adequado para se concentrar e siga o planejamento com muita disciplina.

Com o objetivo de ajudar a manter a rotina de estudos organizada e ter certeza de que vai conseguir absorver todos os conteúdos, uma boa ideia é estabelecer metas acerca de cada matéria. Assim, monte um cronograma no qual fique especificado o que deve ser estudado em cada dia ou semana e se esforce para se manter dentro dos prazos.

Resolva exercícios

Uma ótima maneira de se preparar para o vestibular é praticar o tipo de prova que será aplicada. Se for fazer o Enem, por exemplo, o ideal é tentar responder às provas de anos anteriores, tanto como forma de testar os conhecimentos quanto de se familiarizar com o estilo das questões. A mesma estratégia vale a respeito dos outros vestibulares.

Confira os assuntos que mais caem

O vestibular pode cobrar qualquer um dos assuntos abordados durante todo o ciclo básico: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Assim, são diversos anos de estudos a serem revisados. No entanto, existem alguns temas que caem com frequência, e você deve voltar a sua atenção a eles.

Seja no Enem, seja em um vestibular próprio da universidade desejada, é importante pesquisar quais são os assuntos de cada disciplina que mais caem nas provas. Por exemplo, em Matemática, temas como Geometria Plana, Geometria Espacial, Probabilidade, Estatística, Funções, Razão e Proporção, Progressões e Matemática Financeira são bem recorrentes.

Aprenda a gerenciar seu tempo

O maior perigo de ser vestibulando é encarar o tempo como um vilão. Na verdade, essa é a ferramenta que pode ser usada ao seu favor para organizar os seus estudos. Contudo, aprender a gerenciá-lo não é tão intuitivo assim.

Primeiro, é importante analisar o seu dia a dia. Se ele é muito atarefado, certamente vai precisar seguir fielmente os horários de seu cronograma. Essa dica é válida também a quem tem bastante tempo livre, pois vai permitir que se acostume com a rotina, embora nesse caso seja possível ter um pouco mais de flexibilidade.

A fim de ajudar a gerenciar melhor o seu tempo disponível para estudar, vale a pena utilizar uma agenda ou planner. Além disso, faça cronogramas semanais com todos os compromissos que precisa realizar nesse período de 7 dias. É interessante ainda montar uma lista reunindo todas as tarefas diárias, a fim de não deixar nenhuma de lado, nem esquecer de nada importante.

Como começar a estudar para vestibular de medicina

Evite passar muitas horas estudando

Gerenciar o seu tempo e montar um cronograma de estudos é uma maneira de evitar passar muitas horas realizando uma mesma atividade. Ao se dedicar por um longo período para uma mesma tarefa, é possível notar que a produtividade cai e o cansaço chega muito rapidamente.

Como é preciso absorver muitos conteúdos, tanto para passar no vestibular de Medicina quanto durante a graduação, levar essa regra a sério é imprescindível se não quiser ter perda de desempenho em nenhum momento.

Uma ferramenta que evita passar um longo período realizando a mesma atividade é a técnica Pomodoro. Ela consiste em se concentrar plenamente por 25 minutos e tirar 5 de descanso. Depois de 4 blocos, a pausa é ainda maior para recuperar a energia. Dessa forma, é possível alternar entre horários de concentração e de relaxamento.

De todo o modo, é fundamental descobrir qual é o seu limite de horas para estudar e quais técnicas favorecem o seu rendimento. Além disso, lembre-se de organizar o cronograma reservando um tempo para se cuidar e descansar, assistir a uma série, praticar um hobby, sair com os amigos, entre outras atividades prazerosas.

Diversifique as formas de estudo

Como você costuma estudar no seu dia a dia? Já pensou nisso? Muitas pessoas travam na hora de responder essa pergunta, pois nunca prestaram, de fato, atenção no que fazem para aprender um conteúdo.

Ler um conteúdo e grifá-lo ajuda a absorver a matéria? Ou, então, assistir uma videoaula é o que realmente faz compreender um assunto? Talvez, prefira fazer anotações para se lembrar melhor do conteúdo estudado.

Todas essas formas de estudo e várias outras podem ser feitas em conjunto. Em cada matéria, é possível apostar em uma ou mais técnicas que ajudam a absorver melhor o conteúdo. Sendo assim, não tenha medo de testar várias estratégias e diversificar na hora de estudar.

Cuide da sua saúde

Muitas vezes, quando estamos focados em um objetivo, acabamos esquecendo de dar atenção para nós mesmos. Entretanto, lembre-se de que o seu sonho é se tornar um profissional que cuida da saúde das outras pessoas, então, não tem como deixar o seu próprio bem-estar de lado, não é mesmo?

Desse modo, cuide bem da sua alimentação, beba muita água durante o dia, pratique exercícios físicos, vá ao médico pelo menos uma vez por ano, faça exames de rotina e se trate.

É importante ressaltar que não é só a sua saúde física que merece atenção. O bem-estar mental também precisa ser priorizado. Portanto, pegue leve com você mesmo, saiba reconhecer a hora de descansar, peça ajuda quando necessário e, se preciso for, procure um psicólogo para fazer acompanhamento terapêutico.

Durma bem

Dormir bem, isto é, por cerca de 8 horas ininterruptas, é fundamental para diversas ações em seu corpo, como:

  • descanso físico e mental;
  • regulação do humor;
  • melhora do aprendizado e da concentração;
  • aumento da disposição no dia seguinte.

A quantidade de horas necessárias por noite é, em média, 8 horas. No entanto, isso depende das necessidades de cada organismo. O estudante pode precisar de algum tempo a mais ou a menos de sono para descansar totalmente e acordar com disposição para aguentar outro dia de estudos.

Aprenda a fazer leitura dinâmica

Já ouviu falar da leitura dinâmica? Essa é outra forma de estudos que pode beneficiar bastante o seu aprendizado e ajudar a ler de uma maneira muito rápida. Trata-se de extrair as informações mais importantes de um texto e usá-las a seu favor.

Primeiro, é importante ter em mente que nem sempre é possível compreender todo o texto. Com isso, evitar voltar nas frases que você não entendeu é uma maneira de deixar a sua leitura dinâmica. Pelo contrário, retorne nos trechos confusos apenas quando terminar todo o artigo ou página. Assim, poupa-se tempo e energia.

Tente também utilizar as técnicas de skimming e scanning. Apesar de serem muito utilizados no aprendizado de inglês, esses métodos podem ajudar na leitura de textos de qualquer assunto.

Dessa forma, procure as informações básicas de um artigo (skimming), como título, autor, data de publicação, editora, entre outras, de modo a saber do que se trata no geral — aproveite bem essa dica na hora de responder questões de interpretação de texto. Depois, passe os olhos pelas linhas a fim de identificar os termos mais relevantes do conteúdo (scanning).

Escolha a instituição de ensino correta

Algo que faz muita diferença na qualidade da formação é a instituição de ensino onde estudará. Logo, é importante levar alguns fatores em conta na hora de escolher a sua universidade. A seguir, conheça os principais.

Nota do MEC

Regularmente, o Ministério da Educação avalia as Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Como resultado, cada uma delas recebe uma nota que pode variar de 1 a 5, de modo que apenas notas iguais ou acima de 3 são satisfatórias. Diante disso, uma maneira de saber se uma instituição está preparada para receber os alunos é verificar a nota do MEC atribuída a ela.

Grade curricular

Apesar de os cursos de Medicina apresentarem grades curriculares semelhantes, ainda assim essa estrutura pode variar de uma instituição para outra. Por esse motivo, vale a pena comparar as grades a fim de saber qual universidade oferece uma formação mais completa.

Infraestrutura

Os cursos da área da saúde incluem muitas aulas de laboratório que exigem uma infraestrutura adequada. Desse jeito, é essencial observar as condições físicas da instituição de ensino, não só nos laboratórios, mas nas salas de aula e biblioteca.

Após vermos todas essas informações, a questão “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?” já não deve mais ser um problema — e escolher uma das melhores faculdades também não, certo? A Unipar, por exemplo, é referência na área e reúne todos os requisitos que você procura. Então, dê início à sua jornada e realize o seu objetivo de estudar Medicina.

Tem interesse em saber mais sobre o nosso curso de Medicina? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Como começar a estudar para vestibular de medicina

Como começar a estudar para vestibular de medicina