Como calcular MPa de um corpo de prova

Resistência Característica do Concreto à Compressão

O  cálculo  de  uma estrutura de concreto é feito com base no projeto arquitetônico da obra e no valor de algumas variáveis, como por exemplo, a resistência do concreto que será utilizado na estrutura.

Portanto, a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo:

Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força.

Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm².

Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².

O valor desta resistência (fck) é um dado importante e será necessário em diversas etapas da obra, como por exemplo:

Para cotar os preços do concreto junto ao mercado, pois o valor do metro cúbico de concreto varia conforme a resistência (fck), o slump, o uso de adições, etc. 

No recebimento do concreto na obra, devendo o valor do fck, fazer parte do corpo da nota fiscal de entrega, juntamente o slump.

No controle tecnológico do concreto (conforme normas da ABNT), através dos resultados dos ensaios de resistência à compressão.

Neste ensaio, a amostra do concreto é "capeada" e colocada em uma prensa. Nela, recebe uma carga gradual até atingir sua resistência máxima (kgs). Este valor é dividido pela área do topo da amostra (cm²). Teremos então a resistência em kgf/cm². Dividindo-se este valor por 10,1972 se obtém a resistência em MPa.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), descreve com exatidão os ensaios de Resistência à Compressão e de Slump Test, através de suas normas.

Como calcular MPa de um corpo de prova

O concreto, dentro das variáveis que podem existir nos projetos estruturais, foi o item que mais evoluiu em termos de tecnologia. Antigamente muitos cálculos eram baseados no  fck 18 MPa e hoje, conseguimos atingir no Brasil, resistências superiores a 100 MPa.

Isto é uma ferramenta poderosa para os projetistas e para a engenharia em geral. Implica na redução das dimensões de pilares e vigas, no aumento da velocidade das obras, na diminuição do tamanho e do peso das estruturas, formas, armaduras, etc.

Como calcular MPa de um corpo de prova

A amostra é colocada numa prensa e recebe uma carga graduada até alcançar o seu limite máximo de resistência; O valor obtido na prensa é dividido pela área do topo da amostra, em cm²; Resultando na resistência em kgf/cm²; O valor em kgf/cm² é dividido por 10,19172 para chegarmos na resistência em MPa.

O que é o MPa do concreto?

Portanto, a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo: ... Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².

Como calcular o FCK de um concreto?

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.

Qual a resistência do concreto 25 MPa?

Na maioria dos casos, a unidade utilizada para o Fck é o MPa (megapascal). De forma simplificada, dizer que o concreto possui Fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm². Com o passar dos anos foi possível desenvolver concretos com resistências altíssimas.

Como calcular o MPa de um corpo de prova?

A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.

Quanto vale 1 MPa em kg?

O pascal e o megapascal são a medida mais comum equivalente ao kgf/cm^². Um megapascal é igual a 10,197162 kgf/cm^² e um kgf/cm^² é igual a 0.98066 megapascals. É possível converter entre os dois valores utilizando uma calculadora.

Qual o MPa do concreto para laje?

30 MPa Assim, cada parte da construção exige um traço (proporção cimento, areia, pedra e água) diferente. Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa.

Qual a resistência do concreto aos 7 dias?

Da tabela acima, vemos que, os ganhos concretos de 16 por cento da força em um dia, 40 por cento em três dias, 65% em 7 dias, 90% em 14 dias e resistência de 99% em 28 dias. ... Embora haja também algum método rápido de testar a resistência do concreto que dá a relação entre os métodos de testes rápidos de força e 28 dias.

Como calcular a resistência de um concreto?

A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.

Quanto maior o FCK mais resistente e a estrutura?

Quanto maior o Fck do concreto, maior sua resistência à compressão. Isso normalmente se traduz em prédios maiores e estruturas mais esbeltas e que vencem maiores vãos que, até tempos atrás, eram completamente inadmissíveis.

Qual a altura da massa de concreto depois de assentada?

  • Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Retiramos o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medimos a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada (figura abaixo).

Como determinar a consistência do concreto?

  • Conforme modificamos o grau de umidade que determina a consistência, alteramos também suas características de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformação do concreto perante aos esforços. Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test.

Como fazer o teste de resistência do concreto?

  • Pense no teste para a verificação da resistência do concreto, onde é preciso colocar um corpo de prova em uma prensa e aplicar uma carga gradualmente. Um prédio não está em uma prensa, mas a própria gravidade, o movimento das pessoas no seu interior e peso dos móveis contribuem para que ele esteja constantemente sofrendo pressões.

Qual o concreto ideal para a sua obra?

  • Na hora de comprar o concreto ideal para a sua obra, podem surgir algumas dúvidas que vão fazer toda a diferença para o aproveitamento dos materiais e para o seu resultado final. Existem vários tipos de concreto, e eles se diferem pela sua composição e também por siglas muito utilizadas na engenharia civil: o Fck do concreto e o MPA.

Para se obter a Resistência a compressão é necessário ter os corpos de prova moldados segundo a NBR 5738/2015 e  estes corpos de prova devem conter as seguintes informações: 

◦ Número de identificação do corpo de prova; 

◦ Data da moldagem; 

◦ Idade do corpo de prova; 

◦ Data do ensaio; 

◦ A resistência à compressão expressa com aproximação de 0,1MPa; 

◦ Tipo de ruptura do corpo de prova

A prensa de ensaio deve estar com sua aferição feita e com um certificado que tem validade de um ano, veja um certificado de uma prensa:

De acordo com a NBR 12655/2015, a amostragem do concreto para ensaios de resistência à compressão deve ser feita dividindo-se a estrutura em lotes que atendam aos limites da tabela 02 da norma. 

De cada lote deve ser retirada uma amostra, com número de exemplares de acordo com o tipo de controle. 

Cada exemplar é composto por 2 corpos de prova e adota-se como resistência do exemplar o maior dos valores obtidos.

Como calcular MPa de um corpo de prova

Resistência à compressão dos corpos de prova: Resistência à compressão =  Carga da Ruptura  (Kg) /Área da seção transversal (cm²) onde:
  • Carga de ruptura é a leitura da prensa corrigida com a tabela de aferição (em Kg )
  •   Área da seção transversal  (em cm² ) seja para exemplificar utilizando os corpos de prova  de  10 x 20 cm, então temos como área 
Área=Pi()*d*d/4= 3.1416*10*10/4=  78.54 cm² Como o resultado deve ser expresso em Mpa e com aproximação de 0,1MPa é necessário fazer a transformação de Kg/cm² para Mpa onde 1Mpa é igual aprox a 10 Kg/cm²

A formula ficaria assim para termos o resultado em Mpa:




Resistência à compressão =  Leitura da prensa corrigida/10 /78.54 = Leitura prensa corrigida /785.4 (Mpa) Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra