Assinale a alternativa em que a palavra não tenha sido formada pelo mesmo processo que saturnianos:

Não encontrou acolhida a hipótese de conservar tudo como estava, pelo recurso de batizar de "planetas clássicos" os nove planetas tradicionais e fechar as portas da família aos intrusos. (L.26-29)

No trecho acima, a palavra acolhida foi flexionada corretamente, para concordar com o termo a que se refere (hipótese). Assinale a alternativa em que a concordância não se fez segundo a norma culta.

  • A.

    A moça disse: "Obrigada."

  • B.

    Ele pediu emprestado dez reais.

  • C.

    Eles são tais qual o pai.

  • D.

    Eram motivos o mais interessantes possível.

  • E.

    Ela ficou meio atormentada com a notícia.


Page 2

Assinale a alternativa em que a palavra não tenha sido formada pelo mesmo processo que saturnianos:

"Assim, a cautela do BC tem lá sua serventia, já que posterga a corrida certa dos bancos em busca da rentabilidade perdida." (L.14-15) O termo grifado pode ser substituído, na frase acima, sem prejuízo de sentido, por:

  • A. despreza
  • B. conduz
  • C. pretere
  • D. procrastina
  • E. negligencia


Page 3

"...por outro lado, a taxa-Selic continuará a ser reduzida a partir do patamar de 16,5% a que chegou no fim do ano passado..." (L.38-40) Os termos grifados no trecho acima classificam-se, respectivamente, como:

  • A.

    artigo − artigo − preposição − preposição

  • B.

    preposição − artigo − preposição − artigo

  • C.

    artigo − preposição − preposição − artigo

  • D.

    artigo − preposição − preposição − preposição

  • E.

    preposição − preposição − artigo − artigo


Page 4

Responda as questões de 01 a 15.

Assinale a alternativa em que a palavra não tenha sido formada pelo mesmo processo que saturnianos:

Permanente é o país e suas escolhas. (L.92) Embora a palavra permanente se refira a país e suas escolhas, a concordância se fez corretamente com o mais próximo.

Assinale a alternativa em que tenha havido inadequação à norma culta da língua no que tange às regras de concordância.

  • A.

    As alegrias da casa era ele.

  • B.

    Compramos caras blusas e sapatos.

  • C.

    Ele pediu emprestado os livros com as anotações.

  • D.

    Cheguei eu e ele para a festa.

  • E.

    Marcamos ao meio-dia e meia.


Page 5

Do Contrato Estimatório

Art. 534. Pelo contrato estimatório, o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada.

Pela leitura do texto II, percebe-se a importância do uso correto dos pronomes oblíquos. Assinale a alternativa em que isso NÃO tenha ocorrido.

  • A.

    O chefe encontrou a secretária no corredor e pagou-a ali mesmo.

  • B.

    Cabia-lhe o direito de reaver o documento.

  • C.

    Os pacientes esperavam que o médico os assistisse com urgência.

  • D.

    Ele não lhe perdoou a dívida.Ela lembrava-lhe a boa infância.

  • E.

    Ela lembrava-lhe a boa infância.


Page 6

"...por outro lado, a taxa-Selic continuará a ser reduzida a partir do patamar de 16,5% a que chegou no fim do ano passado..." (L.38-40) Substituindo-se o verbo grifado no trecho acima por outro, assinale a alternativa em que NÃO se cometeu erro de regência verbal.

  • A.

    de que se estava no fim do ano passado

  • B.

    a que se aludiu no fim do ano passado

  • C.

    que se falava no fim do ano passado

  • D.

    de que se esperava no fim do ano passado

  • E.

    que se referia no fim do ano passado

Companhia Potiguar de Gás Concurso Público 2006 Prova Objetiva Auxiliar de Escritório e Escriturário Instruções + Você receberá do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas das questões formuladas na prova; b) este caderno com o nome do cargo a que você está concorrendo e o enunciado das 50 questões, sem repetição ou falha.

+ Verifique se o material está em ordem, se seu nome e seu número de inscrição são os que aparecem na folha de respostas; caso contrário, notifique imediatamente o fiscal.

+ Ao receber a folha de respostas, é obrigação do candidato: + + + + + a) ler atentamente as instruções para a marcação das respostas; b) conferir seu nome e número de inscrição; c) assinar, no espaço reservado, com caneta esferográfica azul ou preta, a folha de respostas.

As questões são identificadas pelo número que se situa acima do seu enunciado. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. Quando terminar, entregue a folha de respostas ao fiscal.

O tempo disponível para esta prova será de 3 (três) horas. 3URYD2EMHWLYD_$X[LOLDUGH(VFULWyULRH(VFULWXUiULR 3 LÍNGUA PORTUGUESA Segundo o texto I, a "perda" de Plutão representa: Texto I O céu na gaveta Perdemos Plutão? A União Astronômica Internacional (UAI) expulsou-o da família de planetas, mas ele continua lá fora, gélido e silencioso como antes. Ciência é investigação, segundo um método, criatividade e arte.

10 15 20 25 30 35 40 45 Quando expurgou Plutão, a UAI não fez ciência: produziu uma definição, entre outras possíveis, com a finalidade de classificar e nomear. Nomear é um ato de poder. É um gesto de apropriação intelectual, com repercussões simbólicas. A UAI não descobriu nenhuma característica nova dos planetas nem ofereceu alguma teoria inovadora acerca do Sistema Solar. Ela optou por uma ordem simbólica, excluindo outras.

multiplicação de planetas. A conseqüência disso seria destruir a figuração popular de um sistema compacto, que aprendemos a reconhecer na infância e que nos conecta à vastidão do cosmo. Ao rejeitar essa destruição, a UAI estava dizendo que o céu deve caber na gaveta.

Sistema Solar apresenta-se como figuração de uma ordem perfeita. São quatro planetas interiores, pequenos e rochosos, separados de quatro planetas exteriores, grandes e gasosos, pela vasta faixa de fronteira de um cinturão de asteróides. A UAI pretendeu sublinhar a gênese comum do Sistema. Mas, na sua lancinante simetria, o modelo adotado tem propriedades estéticas que sugerem um arranjo divino.

como estava, pelo recurso de batizar de "planetas clássicos" os nove planetas tradicionais e fechar as portas da família aos intrusos. Essa solução não pareceu "científica" o suficiente, pois desafiava a lógica cartesiana: como justificar a condição planetária de Plutão, negando-a a astros "similares" recentemente descobertos? (A) a solução científica para evitar que as crianças, em seu processo educativo, entendessem o Sistema Solar de modo cartesiano.

reconfiguração do Sistema Solar, em que se fugiu de uma ordem estática e aceitável pela harmonia do modelo em busca da simetria do conjunto. (C) a intenção de se readaptar o modelo antigo com a inserção de novos planetas à semelhança de Plutão, com o intuito de garantir uma idéia de perfeição em sua figuração.

da imperfeição do antigo modelo e buscando-se uma simetria de constituição "divina". (E) a exclusão de um astro que erroneamente fora classificado de "planeta", pondo-se uma ordem no Sistema Solar, cujo modelo não satisfazia o imaginário da população.

4 Assinale a alternativa em que a palavra não tenha, no texto I, valor adjetivo. (A) gélido (L.3) (C) nenhuma (L.9) (E) essas (L.39) (B) outras (L.6) (D) nove (L.28) 5 Quando expurgou Plutão, a UAI não fez ciência: produziu uma definição, entre outras possíveis, com a finalidade de classificar e nomear. (L.5-7) Os dois-pontos, no trecho acima, introduzem uma: (A) explicação.

(E) análise. (B) enumeração. (D) exemplificação. 6 A figuração do Sistema Solar tem, essencialmente, funções de divulgação e educação. A força sugestiva dos nomes mitológicos dos planetas alia-se a imagens poderosas, como os anéis saturnianos, para capturar a imaginação das crianças e conduzi-las ao labirinto de curiosidades no qual podem deparar com o discurso das ciências. O Sistema Solar deposto cumpria melhor essas funções.

Assinale a alternativa em que a palavra não exerça a mesma função sintática que uma frase inconclusa (L.47). (A) Plutão (L.1) (B) Plutão (L.5) (C) Plutão (L.40) (D) um sistema (L.40) (E) Plutão (L.42) Não perdemos Plutão. Perdemos um sistema que, além de compacto, apresentava-se como ordem imperfeita e sugeria um ponto de fuga para a complexidade. Esse ponto era Plutão.

parecido com o de um cometa e sua órbita divergente, indagava a simetria do conjunto e desarmava os espíritos. Ele nos alertava para as limitações do modelo, como quem aponta uma frase inconclusa. Foi isso que perdemos.

A conseqüência disso seria destruir a figuração popular de um sistema compacto, que aprendemos a reconhecer na infância e que nos conecta à vastidão do cosmo. (L.13-16) (Demétrio Magnoli. Folha de S. Paulo, 31/08/2006) 1 7 As duas ocorrências da palavra QUE no trecho acima exercem, respectivamente, a função sintática de: (A) objeto direto e sujeito.

(C) sujeito e sujeito. (D) objeto direto e objeto direto. (E) objeto indireto e objeto direto. O texto I deve ser classificado como: 8 (A) descritivo. (C) dissertativo.

No texto I, por lancinante (L.24) entende-se: (B) narrativo. (D) epistolar. 2 A relação semântica do quarto parágrafo, em relação ao terceiro, é de: (A) oposição.

(E) adição. (B) conseqüência. (D) exemplificação. (A) bela. (C) complexa. (E) pontiaguda. (B) aflitiva. (D) insegura. 9 Assinale a alternativa em que a palavra não tenha sido formada pelo mesmo processo que saturnianos (L.36).

(C) expurgou (L.5) (E) rochosos (L.20) (B) investigação (L.3) (D) definição (L.6)  &RPSDQKLD3RWLJXDUGH*iV_&RQFXUVR3~EOLFR 10 Assinale a alternativa em que o vocábulo tenha sido acentuado por regra distinta da dos demais.

(B) (C) (D) (E) família (L.2) ciência (L.5) possíveis (L.6) conseqüência (L.13) asteróides (L.22) 16 Perdemos um sistema que, além de compacto, apresentava-se como ordem imperfeita e sugeria um ponto de fuga para a complexidade. (L.40-42) Assinale a alternativa em que, alterando-se a ordem dos termos no trecho acima, não se infringiu a norma culta.

12 (A) Perdemos um sistema que se apresentava, além de compacto, como ordem imperfeita e sugeria um ponto de fuga para a complexidade. (B) Perdemos um sistema que apresentava-se, além de compacto, como ordem imperfeita e sugeria um ponto de fuga para a complexidade.

imperfeita e, além de compacto, sugeria um ponto de fuga para a complexidade. (D) Perdemos um sistema, além de compacto, que apresentava-se como ordem imperfeita e sugeria um ponto de fuga para a complexidade.

apresentava-se como ordem imperfeita e sugeria um ponto de fuga para a complexidade. Assinale a alternativa em que se tenha cometido equívoco na associação do pronome grifado ao termo a que se refere.

Texto II 11 Ao rejeitar essa destruição, a UAI estava dizendo que o céu deve caber na gaveta. (L.16-17) No período acima, há: (A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E) seis orações.

quatro orações. três orações. duas orações. expulsou-o (L.2) – Plutão Ela optou (L.11) – UAI sua lancinante simetria (L.24) – Sistema conduzi-las (L.37) – imagens seu núcleo (L.43) – planeta 13 (Adão Iturrusgarai. La Vie em Rose. http://www2.uol.com.br/adaoonline/) Mas, na sua lancinante simetria, o modelo adotado tem propriedades estéticas que sugerem um arranjo divino.

Assinale a alternativa em que, alterando-se a oração grifada no trecho acima, não foi mantida adequação à norma culta da língua. (A) (B) (C) (D) (E) a que nos referimos como um arranjo divino a que aludimos como um arranjo divino que nos lembramos como um arranjo divino que lembram um arranjo divino de que falamos como um arranjo divino 14 Não encontrou acolhida a hipótese de conservar tudo como estava, pelo recurso de batizar de "planetas clássicos" os nove planetas tradicionais e fechar as portas da família aos intrusos.

No trecho acima, a palavra acolhida foi flexionada corretamente, para concordar com o termo a que se refere (hipótese). Na tirinha acima, o terceiro quadrinho contém, em relação ao segundo, uma: (A) explicação.

(E) explicitação. (B) contradição. (D) ratificação. 18 Assinale a alternativa em que foi feita corretamente a transposição da fala do primeiro quadrinho para o discurso indireto.

(B) (C) (D) (E) Ele perguntou qual caminho deve tomar. Ele perguntou qual caminho deverá tomar. Ele perguntou qual caminho devia tomar. Ele perguntou qual caminho deveria tomar.

19 Assinale a alternativa em que a concordância não se fez segundo a norma culta. No segundo quadrinho, com maturidade e responsabilidade apresenta circunstância de: (A) (B) (C) (D) (E) (A) meio.

(E) tempo. A moça disse: "Obrigada." Ele pediu emprestado dez reais. Eles são tais qual o pai. Eram motivos o mais interessantes possível. Ela ficou meio atormentada com a notícia.

Assinale a alternativa em que o prefixo não tenha o mesmo valor semântico que o da palavra imperfeita (L.41). (A) importar (C) anormal (E) insatisfação (B) instrumento.

20 O humor provocado pela tirinha se estabelece pela leitura: 15  17 (B) indeciso (D) átomo (A) (B) (C) (D) (E) do primeiro quadrinho, somente. do segundo quadrinho, somente.

do primeiro e do terceiro quadrinhos. do segundo e do terceiro quadrinhos. 3URYD2EMHWLYD_$X[LOLDUGH(VFULWyULRH(VFULWXUiULR 29 MATEMÁTICA Se quatro homens encadernam quatro livros em quatro horas, em quantas horas seis homens encadernam seis livros? 21 Quantos mililitros há em um centímetro cúbico? (A) 0,001 (C) 1 (E) 1 000 (B) 0,1 (D) 10 Quatro tijolos pesam o mesmo que quatro quilos mais meio tijolo. Quantos quilos pesam sete tijolos? (B) 4 (D) 6 Em dois anos, o patrimônio de José aumentou de 50%. Se no primeiro ano o aumento foi de 25%, de quanto foi o aumento no segundo ano? (A) 15% (C) 25% (E) 35% (B) 20% (D) 30% 31 23 Se um carro faz, em média, 13km com um litro de gasolina e um litro de gasolina custa R$ 2,60, o custo médio de combustível desse carro, em reais por quilômetro percorrido, é de: (A) 0,10.

(E) 0,80. (B) 4 (D) 6 30 22 (A) 2,5 (C) 4,5 (E) 8 (A) 3 (C) 5 (E) 8 (B) 0,20. (D) 0,50. A negação da proposição “todas as pessoas boas gostam de animais” é: (A) (B) (C) (D) (E) todas as pessoas más gostam de animais.

todas as pessoas más não gostam de animais. existem pessoas boas que não gostam de animais. existem pessoas más que não gostam de animais. 24 32 O número de soluções inteiras do sistema de inequações ­2x+3 < 4x  1 é: ® ¯ 3x+2 > x+4 Assinale o número que é termo da progressão aritmética 2, 9, 16,...

(A) 0. (C) 2. (E) infinito. (B) 1. (D) 4. 25 As diagonais de um losango medem 30cm e 40cm. O perímetro do losango: (A) (B) (C) (D) (E) não pode ser determinado somente com essas informações.

vale 100cm. vale 140cm. vale 160cm. 26 Sabendo que log10 2 # 0,30, assinale a melhor aproximação da solução da equação 2x 40. (A) 5,1 (C) 5,5 (E) 5,9 (B) 5,3 (D) 5,7 27 Um artigo é vendido, à vista, por R$ 150,00 ou em dois pagamentos de R$ 90,00 cada um: o primeiro, no ato da compra, e o segundo, um mês após a compra. Os que optam pelo pagamento parcelado pagam juros mensais de taxa igual a: (A) 10%.

(E) 60%. (B) 20%. (D) 50%. 28 Quantos subconjuntos de A {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8} contêm exatamente dois números ímpares e dois números pares? (A) 16 (C) 21 (E) 36 (B) 18 (D) 24 (A) (B) (C) (D) (E) 1003 1004 1005 1006 1007 33 A hipotenusa de um triângulo retângulo mede 13, e um dos catetos mede 5. A tangente do menor ângulo desse triângulo vale: (A) 5/12.

(E) 13/5. (B) 5/13. (D) 12/13. 34 A ordenada do vértice da parábola y = x2  6x é igual a: (A) 9. (C) 3. (E) 3. (B) 6. (D) 0. 35 Dois jogadores de igual habilidade disputam uma série de partidas, nas quais não há empates. Para o jogador A, basta ganhar uma partida para vencer a série, e, para o jogador B, duas partidas. Qual é a probabilidade de o vencedor da série ser A? (A) (B) (C) (D) (E) 0,25 0,40 0,50 0,60 0,75 36 Em uma turma, o número de homens é 25% do número de mulheres. A porcentagem de homens nessa turma é igual a: (A) 20%.

(E) 40%. (B) 25%. (D) 33%.  &RPSDQKLD3RWLJXDUGH*iV_&RQFXUVR3~EOLFR 37 Para resolver as questões 43 e 44, observe a figura a seguir, que mostra uma tela do Excel 2000 em português.

A solução de |2x  1| < 3 é: (A) (B) (C) (D) (E) x < 2. 1 < x < 1. 1 < x < 2. 2 < x < 1. 3 < x < 3. 38 O número de soluções inteiras de x2 d 8 é igual a: (A) 3.

(E) 7. (B) 4. (D) 6. 39 O número de soluções reais da equação 3x+2  3x+3  3x + 3 = 0 é igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 0. 1. 2. 3. 4. 40 Qual é o coeficiente de x2 no desenvolvimento de (x+2)6? (A) (B) (C) (D) (E) 120.

180. 240. 360. NOÇÕES DE INFORMÁTICA 41 Em relação aos recursos para inserção de cabeçalhos e rodapés, no Microsoft Word 2000 em português, analise as afirmativas a seguir: I. Não é possível incluir uma tabela dentro do cabeçalho.

III. Não é possível formatar o cabeçalho em múltiplas colunas. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) A planilha mostra o consumo de um carro durante um intervalo de 5 dias.

43 Com relação a essa situação e ao Excel 2000, analise as afirmativas a seguir: I. O resultado da fórmula =C3+B5 é #VALOR! II. O resultado da fórmula =SOMA(C3:C7) é 72 III. O resultado da fórmula =MÁXIMO(C3:C7) é 25 IV. O resultado da fórmula =DIAS360(B4;B7) é 3 V. O resultado da fórmula =B7-3 é 07/07/2006 Quantas afirmativas estão corretas? (A) (B) (C) (D) (E) 0 1 2 3 4 44 Após selecionar a região que compreende as células A2 até C7, o usuário seleciona o menu Dados e a opção Classificar... .

se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

42 Em relação ao Microsoft Word 2000 em português, analise os itens a seguir: I. Um documento com várias seções pode possuir numeração de página independente para cada seção.

combinam um texto-padrão com informações obtidas em uma base de dados. III. Senhas de proteção podem ser atribuídas a um documento para impedir que outro usuário possa visualizá-lo.

(A) (B) (C) (D) (E)  se somente o item I estiver correto. se somente o item II estiver correto. se somente o item III estiver correto. se somente os itens I e III estiverem corretos.

Se o usuário clicar no botão OK com as opções mostradas na caixa acima, qual será o novo valor da célula C3? (A) (B) (C) (D) (E) 9/7/2006 3 25 2 8/7/2006 3URYD2EMHWLYD_$X[LOLDUGH(VFULWyULRH(VFULWXUiULR 45 49 Observe a figura a seguir a respeito do Internet Explorer: Assinale a alternativa correta a respeito da Varig, empresa aérea que esteve em recuperação judicial por mais de um ano.

funcionários, que contaram com um empréstimo do BNDES para realizar os primeiros depósitos. (B) A companhia foi arrematada pela VarigLog, que disputou o leilão com a Cooper Data (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Processamento de Dados e Informática).

constituindo a "nova Varig" e mantendo a marca Varig. A marca Rio Sul ficou como a "velha Varig". (D) A "nova Varig", agora de propriedade da ex-subsidiária da Varig, ficou com as rotas domésticas e internacionais. A "velha Varig" ficou com um avião, a linha São Paulo – Porto Seguro e as operações da Nordeste.

US$ 53 milhões. 50 Correlacione as colunas: n o p q r ( ) barra de endereços ( ) barra de status ( ) barra de rolagem ( ) barra de menus ( ) barra de botões padrão A seqüência correta dos números entre parênteses, de cima para baixo, é: (A) 1, 2, 3, 4, 5 (C) 1, 4, 5, 2, 3 (E) 5, 4, 3, 2, 1 O último relatório Doing Business, do Banco Mundial, revelou que o Brasil: (A) é um dos piores países do mundo para fazer negócios.

(C) ostenta uma posição comparável à do México e da Espanha. (D) está entre as trinta melhores economias em facilidade para fazer negócios. (E) ficou abaixo de Haiti e Angola.

(B) 5, 1, 3, 2, 4 (D) 2, 4, 5, 1, 3 ATUALIDADES 46 Após o Primeiro de Maio boliviano, quando as tropas do Exército ocuparam as instalações da Petrobras na Bolívia, o presidente Evo Morales: (A) afirmou que se desligaria do partido MAS.

(C) declarou que, após a nacionalização do gás e de petróleo, viriam a da mineração e dos recursos florestais. (D) decretou um aumento do imposto sobre o gás de 50% para 77%.

estrangeiras aceitarem as medidas da nacionalização. 47 Atualmente, a Potigás atende, no Rio Grande do Norte, a quantos postos de abastecimento? (A) 41 (C) 43 (E) 45 (B) 42 (D) 44 48 De acordo com o potencial de crescimento do mercado de gás no Rio Grande do Norte e os projetos de expansão previstos, a possibilidade de vendas de gás natural da Potigás pode atingir, em cinco anos: (A) (B) (C) (D) (E) cento e cinqüenta mil metros cúbicos por dia.