As pinturas rupestres são consideradas um patrimônio cultural brasileiro o que elas expressam

A representação artística possivelmente foi uma das primeiras formas de expressão utilizadas pelos seres humanos para expor situações vividas no cotidiano. A arte da Pré-História da humanidade, denominada de arte rupestre, como forma de expressão, provavelmente surgiu conjuntamente, ao longo de milhares de anos, à linguagem oral. O termo oral foi aqui utilizado para diferenciá-la da linguagem pictórica, da linguagem das imagens, na qual se inclui a arte rupestre.

O que conhecemos como mais antigo na arte rupestre são as imagens pintadas em paredes, rochedos e estalactites de cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Representação das pinturas e sua função mística

Um erro comum é associar as pinturas rupestres aos desenhos feitos pelas crianças contemporâneas. Hoje em dia, é aceito por quase a totalidade dos pesquisadores que as pinturas rupestres são uma forma de expressão artística, carregadas de significados e de técnicas complexas de produção.

Em razão da longa distância temporal, é extremamente difícil para os pesquisadores apontar um significado preciso a respeito das produções artísticas dos seres humanos primitivos. Uma hipótese de significado ligada às cenas de caça, por exemplo, é a de que, ao pintar-se como um caçador e também imprimir na parede o animal que seria seu alvo, o homem primitivo já estaria atacando sua presa.

Possivelmente, para ele, a pintura não era apenas uma imagem, era o próprio animal que estava ali presente. Ao desenhar a caça e o abatimento da presa, ele já estaria atacando o animal e enfraquecendo-o. Logo, quando os encontrasse, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao poder desses caçadores. Nesse sentido, a pintura rupestre tinha um caráter místico, que transcendia o próprio ato da pintura, ligando-a às manifestações da vida real.

Exemplos de produção artística

A complexidade das pinturas não se limitou apenas ao significado. As técnicas de pintura eram complexas. Um exemplo pode ser encontrado nas pinturas da Caverna de Chauvet, na França, feitas entre 30 mil e 15 mil anos atrás.

Leões representados em pintura rupestre na caverna de Chauvet, na França

Nessas imagens é possível perceber técnicas de sombreamento das figuras que seriam usadas novamente apenas na época do Renascimento. Noções de perspectivas e de movimento dos grupos animais também impressionaram os pesquisadores que descobriram a caverna na década de 1990.

Produções esculturais

Esculturas também estiveram presentes nas formas de manifestações da arte rupestre. As descobertas arqueológicas indicam que tais tipos de produção artística foram mais comuns durante o período Neolítico.

Vênus de Willendorf, uma das mais antigas esculturas conhecidas, representando a mulher e, possivelmente, a fertilidade

O lento processo de sedentarização teria proporcionado um tempo maior às pessoas da época para dedicarem-se às expressões artísticas, resultando inclusive no aprimoramento de técnicas de produção, utilizando cerâmicas, entalhando madeira e outros materiais, polindo-os, entre outros procedimentos, o que demonstraria outros níveis de abstração. Um dos exemplos mais conhecidos dessas esculturas é a chamada Vênus de Willendorf, uma figura feminina possivelmente utilizada como símbolo da fertilidade.

Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas em rochas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre.

Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré-colombianas da época do Neolítico (de até 8.000 a.C.).

Essas imagens podem ser vistas em todos os continentes e provavelmente surgiram após o aparecimento de objetos artísticos móveis, como utensílios e esculturas em pedras, ossos, chifres, etc.

Pintura rupestre encontrada na Argélia (África)

A idade exata das imagens ainda é um mistério, haja vista que apenas 5% delas são datadas com precisão.

A datação por carbono, o método mais comum, pode levar a erros se a amostra for contaminada. Assim, as explicações para essas criações também não são consensuais.

Todavia, afirmam que ao menos há 30 ou 40 mil anos o ser humano adquiriu a capacidade intelectual e artística para criar símbolos. Isso permite o conhecimento dos hábitos e da cultura dos povos da antiguidade pelos pesquisadores modernos.

Principais características da Arte Rupestre

As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados.

Tipos de Arte Rupestre

Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres.

A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.

Gravura rupestre localizada na Pedra do Ingá, Paraíba (Brasil)

Ademais, é preciso salientar que o nome dado ao tipo de arte encontrada no interior das grutas e cavernas recebe o nome de arte parietal, sendo portanto uma "vertente" da arte rupestre.

A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos.

Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.

Materiais Utilizados na Pintura Rupestre

Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.

Para esse fim, triturava-se os elementos sólidos e se adicionava clara de ovo, sangue, excrementos (principalmente de morcegos), gordura animal, bem como ceras e resinas vegetais.

Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre

As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos em pó sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.

Mãos em negativo na Cueva de las Manos, Argentina

Mais tarde, outras formas de representação surgiram até que eles dominassem elaboradas técnicas claro-escuro e pinturas policrômicas, ou seja, com várias nuances de cores distintas.

Representação rupestre de animal encontrado em Altamira (Espanha) apresentando pintura policrômica

Nessa época, começam a retratar animais, sobretudo bisões, cavalos, cervos. Também é possível encontrar imagens do cotidiano, com cenas de caça, dança, luta e sexo.

Exemplo de arte rupestre representando cena do cotidiano

Leia mais sobre o assunto:

  • A arte no Período Paleolítico
  • A arte no Período Neolítico

Arte Rupestre no Brasil e no Mundo

As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram as primeiras a serem apresentadas ao mundo oficialmente cerca de 150 anos atrás.

Após esta, outras surgiram em todo o globo. Porém, as mais preservadas e estudadas localizam-se na França e no norte da Espanha, em Portugal, na Itália, na Alemanha, nos Balcãs, no norte mediterrâneo da África, na Austrália e na Sibéria.

Arte Rupestre no Brasil

Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre:

  • Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)
  • Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
  • Cariris Velhos (Paraíba)
  • Lagoa Santa (Minas Gerais)
  • Rondonópolis (Mato Grosso)
  • Peruaçu (Minas Gerais)
O Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior sítio arqueológico da América e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO

Arte Rupestre na Europa

Algumas demonstrações de arte rupestre encontradas no continente europeu:

  • Caverna de Les Trois-Frères, França (pinturas rupestres do Paleolítico Superior)
  • Complexo de Cavernas de Lascaux, França (uma das mais conhecidas do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO)
  • Caverna de Altamira, Santander, Espanha (arte rupestre do período Paleolítico Superior)
  • Arte Rupestre do Vale Camonica, Itália (pinturas feitas na Idade do Ferro)

Curiosidades sobre a Arte Rupestre

  • Na pintura rupestre, alguns desenhos sugerem que os povos primitivos possuíam conhecimentos de astronomia.
  • Há também trabalhos em escultura feitos pelos povos pré-históricos desde o Paleolítico Superior, no qual as figuras femininas eram predominantes.
  • Foi a partir da arte rupestre que se originou a primeira forma de escrita, a chamada escrita pictográfica, no período Neolítico.
Pedra com escrita pictográfica da cidade mesopotâmica Kish (hoje localizada no Iraque), data de 3.500 a.C.

Exercícios de Vestibular sobre Arte Rupestre

1. UEL (1ª fase) - 2018

Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa CORRETA.

Filme "A caverna dos sonhos esquecidos"

a) A pintura feita com guache é uma característica desse período, que consiste na mistura de alguns tipos de terra, tais pinturas serviam para catalogar o que haviam caçado, garantindo a diversidade de espécies nas caças seguintes.

b) As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.

c) As pinturas funcionavam como oferendas aos deuses e, pelas dimensões, é possível perceber o nível de reverência; os artistas desse período empenhavam-se na produção de uma arte religiosa com fins lucrativos.

d) As pinturas e os desenhos encontrados nas grutas eram feitos como afrescos e representam figuras híbridas, metade humana e metade animal; os mitos gregos têm suas origens nessas imagens da pré-história.

e) Nos registros encontrados nas cavernas, as figuras de destaque remetem à flora; para os povos paleolíticos esses desenhos caracterizaram o momento em que deixaram de ser nômades e, para a história, foi o início das catalogações de todas as espécies.

Esconder RespostaVer Resposta

A resposta correta é a alternativa b) As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.

A resposta a) está incorreta porque na época em questão não existia a tinta guache.

A alternativa c) apresenta a ideia de que as populações pré-históricas possuíam relações com fins lucrativos através da religiosidade, o que está incorreto.

Na resposta d) há a argumentação errada de que os homens pré-históricos representavam figuras híbridas e de que os gregos se inspiravam nesse aspecto.

A alternativa e) também exibe diversas incorreções, pois as figuras na arte rupestre remetem à vida cotidiana e à caça. Esses desenhos não tem relação com o momento em que essas populações deixaram o nomadismo e tampouco com as catalogações das espécies.


2. Enem (2017)

Pintura rupestre da Toca do Pajaú

A pintura rupestre, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

Esconder RespostaVer Resposta

A alternativa correta é a c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

A alternativa a) está incorreta porque a arte rupestre data de um período anterior à chegada dos europeus no Brasil.

A alternativa b) também apresenta inconsistência pois não era representada na arte rupestre a hierarquia daquelas sociedades.

Na alternativa c) a incorreção se dá porque nunca houve contato entre os seres humanos e os dinossauros, pois esses grandes animais foram extintos antes do surgimento de vida humana na Terra.

A resposta d) apresenta incorreção pois a arte rupestre existiu antes do período colonial.


3. UECE (2015)

Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período:

a) Glacial b) Paleolítico c) Mesolítico

d) Neolítico

Esconder RespostaVer Resposta

A resposta correta é a b) Paleolítico.

A arte rupestre teve início durante o período pré-histórico do Paleolítico Superior, a aproximadamente 40.000 a.C.


Quiz da História da Arte

🔽

Talvez você se interesse também por: História da Arte: definição, aspectos e períodos.

Última postagem

Tag