As alternativas a seguir relaciona alguns autores estudados e as epistemologias correspondentes

Página 1 de 20 - Cerca de 192 ensaios

  • 1459 palavras | 6 páginas

    e pai: empirismo. b. Mãe: empirismo; pai: inatismo. c. Mãe: inatismo; pai: empirismo. d. Mãe e pai: inatismo. e. Mãe e pai: interacionismo. 0 pontos Pergunta 4 1. Imagine esta fala: “Este aluno é muito fraquinho... sua média fica sempre abaixo de cinco. Ele não aprende mesmo! É muito lento e distraído e, desse jeito, não vai passar de ano...”. De acordo com a abordagem comportamental, como deve agir o professor? Resposta a. Chamar os pais imediatamente. b. Escutar empaticamente o aluno. c. Aplicar punições mais efetivas. d. Aumentar as lições para o aluno. e. Reforçar o aluno com prêmios. Pergunta 1 1. Analise a seguinte citação de Macedo (2002), autor de referência de nosso curso: “Inteligência é um todo, composto por um conjunto de estruturas ou esquemas que possibilitam nossos modos de compreensão ou realização conforme as características determinadas por seu nível ou estádio. Quanto ao todo, o trabalho da inteligência é manter sua organização, em constante mudança, no contexto de suas transformações. Quanto às partes, considerando a natureza complementar das relações, o trabalho da inteligência é assimilar, ou seja, compreender ou interpretar o que passa a fazer parte do sujeito e ao mesmo tempo acomodar suas estruturas ou esquemas às características das coisas assimiladas.” (MACEDO, 2002, p. 7). Esta definição corresponde à qual das seguintes abordagens? Resposta a. Inatismo. b. Interacionismo. c

  • 1045 palavras | 5 páginas

    a. Inatismo. b. Interacionismo. c. Empirismo. d. Comportamentalismo. e. Humanismo. 0,3 pontos Pergunta 2 Analise a seguinte situação em uma sala de alfabetização: “Jobson adora escrever e mostra, orgulhoso, para a professora o nome de seu pai, que ele acabou de escrever: EIE (Henrique). Ela reage prontamente: ‘Não é assim que se escreve o nome do seu pai, Jobson! Está errado. Veja como é!’ Ela escreve o nome corretamente do lado do nome que ele…

  • 914 palavras | 4 páginas

    compartilhou o conhecimento com o aluno. b. Diretiva, pois ela foi empática com seu aluno. c. Relacional, pois ela foi empática com seu aluno. d. Diretiva, pois ela se ateve a corrigir o aluno prontamente. e. Relacional, pois ela deu valor à tentativa e à forma de escrever do aluno. 0,3 pontos Pergunta 3 As alternativas a seguir relacionam alguns autores estudados e as epistemologias correspondentes. Analise-as e assinale a incorreta: a.…

  • 1707 palavras | 7 páginas

    composto por um conjunto de estruturas ou esquemas que possibilitam nossos modos de compreensão ou realização conforme as características determinadas por seu nível ou estádio. Quanto ao todo, o trabalho da inteligência é manter sua organização, em constante mudança, no contexto de suas transformações. Quanto às partes, considerando a natureza complementar das relações, o trabalho da inteligência é assimilar, ou seja, compreender ou interpretar o que passa a fazer parte do sujeito e ao…

  • 1868 palavras | 8 páginas

    Ao longo da história, tanto a filosofia como a psicologia exerceram grande influência nos procedimentos pedagógicos adotados pelas escolas. O que é epistemologia? É a parte da filosofia que estuda o conhecimento. Os epistemólogos buscaram responder, desde a Grécia Antiga até os tempos atuais, a seguinte questão: como o homem chega ao conhecimento? Diferentes correntes epistemológicas respondem a essa pergunta de maneira distinta: 1) Inatismo ⇒ a origem do conhecimento é…

  • 507 palavras | 3 páginas

    FACULDADE SUMARÉ Disc.: Psicologia da Educação Curso: Pedagogia Profa. Ms. Vânia T. Nogueira CONCEITOS INATISMO AMBIENTALISMO INTERACIONISMO HOMEM - experiência é a projeção do mundo real e das ideias, que são incompletos e imutáveis; - incompleto, imperfeito, mas tem a capacidade de conhecer a verdade; - busca o ¨eu universal¨ e interage por fins pré-fixados. - decorrente de sua evolução ordenada por lei…

  • 1287 palavras | 6 páginas

    Reflexão sobre o caso “Genie” através das três linhas epistemológicas: Empirismo, Inatismo e Interacionismo. O caso Genie O documentário “O caso Genie” apresenta a história de uma menina que foi encontrada com 13 anos em meados de 1970, e que durante todos os anos da sua existência até o momento que foi encontrada se viu privada totalmente de todo tipo de contato social, sendo criada num quarto escuro, com pouco espaço para se movimentar e com ausência de qualquer tipo de…

  • 703 palavras | 3 páginas

    1.Leia com atenção as alternativas abaixo, sobre os modelos epistemológicos estudados: (certa)I. Os principais modelos epistemológicos estudados foram: empirismo, apriorismo e o construtivismo; II. O modelo epistemológico empirista considera que o aluno conhece o mundo a partir da ação sujeito-objeto; III. O modelo relacional considera que o professor ensina e o aluno aprende. 2. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I - O modelo…

  • 625 palavras | 3 páginas

    Ao longo da história, tanto a filosofia como a psicologia exerceram grande influência nos procedimentos pedagógicos adotados pelas escolas. O que é epistemologia? É a parte da filosofia que estuda o conhecimento. Os epistemólogos buscaram responder, desde a Grécia Antiga até os tempos atuais, a seguinte questão: como o homem chega ao conhecimento? Diferentes correntes epistemológicas respondem a essa pergunta de maneira distinta: 1) Inatismo ⇒ a origem do conhecimento é…

  • 2732 palavras | 11 páginas

    disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem ministrada pela professora Monica Soares REFERÊNCIA: BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos Ao longo da história, tanto a filosofia como a psicologia exerceram grande influência nos procedimentos pedagógicos adotados pelas escolas. O que é epistemologia? É a parte da filosofia que estuda o conhecimento. Os epistemólogos buscaram responder, desde a Grécia Antiga até os tempos atuais, a…

Analise a seguinte situação em uma sala de alfabetização: “Jobson adora escrever e mostra, orgulhoso, para a professora o nome de seu pai, que ele acabou de escrever: EIE (Henrique). Ela reage prontamente: ‘Não é assim que se escreve o nome do seu pai, Jobson! Está errado. Veja como é!’ Ela escreve o nome corretamente do lado do nome que ele havia escrito e pede ao aluno: ‘Agora, copie 10 vezes que assim você vai aprender a escrever o nome dele do jeito certo.’ Jobson fica bravo, joga a folha de papel longe e exclama: ‘Eu sou burro mesmo, nem sei escrever o nome do meu pai!’”. Analisando a ação da professora, percebemos que ela se baseou numa pedagogia: a. Não diretiva, pois ela compartilhou o conhecimento com o aluno. b. Diretiva, pois ela foi empática com seu aluno. c. Relacional, pois ela foi empática com seu aluno. d. Diretiva, pois ela se ateve a corrigir o aluno prontamente. e. Relacional, pois ela deu valor à tentativa e à forma de escrever do aluno. 0,3 pontos Pergunta 3 As alternativas a seguir relacionam alguns autores estudados e as epistemologias correspondentes. Analise-as e assinale a incorreta: a. Aristóteles – Empirismo. b. Sócrates – Inatismo. c. Piaget – Interacionismo. d. Kant – Inatismo. e. Skinner – Empirismo. 0,3 pontos Pergunta 4 De acordo com qual tipo de epistemologia nossa inteligência é compreendida como o somatório das aprendizagens que tivemos oportunidade de adquirir, daquilo que internalizamos a partir da ação do meio sobre nós? a. Construtivismo. b. Empirismo. c. Apriorismo. d. Ambientalismo. e. Inatismo. 0,3 pontos Pergunta 5

Imagine a seguinte cena: “Ana chama a mãe de um de seus alunos, o Felipe, para conversar sobre as grandes dificuldades de aprendizagem que observa no menino. Inicia a conversa assim: ‘ Sabe, D. Joana, eu tenho 30 anos de experiência dando aulas e