A importância do inglês no século atual

Quer queira ou não o mundo se tornou globalizado. Globalizar-se significa transitar entre línguas e culturas. Graças à tecnologia isso acontece de maneira muito mais fácil do que antes. Mas, para que se torne real a comunicação, nos diferentes mundos, precisamos entender a importância da língua inglesa nos dias atuais e como ela é fator decisivo na troca de experiências entre os povos.

Seria muito difícil aprender todas os idiomas para conseguir adentrar o universo de outros países, costumes e entender suas histórias. É com este intuito que adotamos o Inglês como padrão de aprendizado. Se pararmos para pensar, não temos uma língua universal que nos permita compreender a tudo e todos.

A língua inglesa desempenha esse papel fundamental na comunicação do mundo. Ela está tão presente em nossas vidas e tão culturalmente introduzida que é possível vê-la em diversos lugares durante o dia. Seja na tecnologia, nas lojas, nos supermercados, nos negócios, nas pesquisas ou nas viagens falar inglês é imprescindível quando o assunto é comunicação.

Saiba a importância da língua inglesa para as profissões.

ORIGEM DA LÍNGUA INGLESA

10 motivos para você aprender falar inglês.

Como o objetivo é saber a importância da língua inglesa nos dias atuais vamos começar por sua origem. Tudo começou a cerca de 2000 anos atrás quando os povos Germânicos resolvem invadir a região da Grã-Bretanha e instalar moradia. Estima-se, portanto, que houve 3 importantes períodos de evolução da língua.

Datada de 500 a 1100 d.C, a língua inglesa começou a se desenvolver a partir do Anglo-Saxão. Com o tempo e com a junção de vários outros dialetos ocorreram mudanças significativas na pronúncia e na gramática. Hoje em dia, 12% das palavras ainda usadas no idioma são relacionadas a essa origem. Para ouvir um pouquinho de como era, dê só uma espiada no vídeo abaixo.

A influência francesa começou a aparecer a partir dos anos 1100 d.C até 1500 d.C. Muitas guerras aconteceram neste período, mas a maior das batalhas foi a resistência da língua inglesa sobre as diferentes culturas introduzidas no território. Apesar de diversificada o inglês resistiu e só somou novos vocabulários vindos dos estrangeiros.

A partir do século XVI houve uma padronização na língua inglesa, lembrando-se de que há variações no sotaque e vocabulários da região. Mas, a mudança mais importante deste período foi a unificação da linguagem.

4 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS

Saiba o que acontece no seu cérebro quando você fala inglês. 

Países como Austrália, Oceania, Estados Unidos, Irlanda, Reuno Unido, Nova Zelândia e Maurícia têm como língua materna a língua inglesa. Adotada como idioma global, outros países, completamente diferentes dos listados no parágrafo, introduzem o inglês como segunda língua falada.

Muitas pessoas se perguntam o porquê de aprender o idioma na escola. O fato é que existem diversos motivos positivos que se agregam ao aprender o inglês. Observe as vantagens ao dominar a língua e como ela pode mudar a sua vida para melhor.

Viagens

Em primeiro lugar, por se tratar de uma língua global, o inglês abre portas quando o assunto é explorar o mundo e conhecer culturas. Saber se comunicar com pessoas de outros países só é possível com este aprendizado. Nunca foi tão fácil ter amizades e experiências, além do espaço de origem, quanto nos dias de hoje.  E é por meio do inglês que podemos estabelecer a comunicação entre os povos.

Mercado de trabalho

Quando o tema é “Mercado de Trabalho” fica aquela pulga atrás da orelha na hora de mostrar o diferencial. Em um mundo onde as fronteiras foram rompidas por meio da tecnologia e da globalização, falar inglês é o diferencial nos negócios. A busca por expansão nas empresas e nas relações se tornou prioridade e para isso é necessário ter profissionais preparados para atender os variados tipos de clientes possíveis.

Entretenimento

Já reparou que quase tudo que consumimos no mundo do entretenimento é em inglês? Filmes, séries, músicas, livros, dentre outros, estão sempre traduzidos na língua universal. E, convenhamos, há algumas traduções que não expressam de fato o que quer dizer a língua original. Portanto, aprender inglês permite consumir todos esses produtos sem as famigeradas legendas, compreendendo afinal todos os sentidos pensados pelos autores.

Mundo Acadêmico

Um dos pré-requisitos para seguir carreira acadêmica é ter fluência no inglês. Algumas obras e pesquisas não possuem tradução para a língua do pesquisador, somente para a língua inglesa. Portanto se quiser ter acesso às informações e também transmitir os seus resultados de estudos na comunidade científica é preciso ter este domínio. Caso não invista no aprendizado prepare o bolso, pois irá gastar rios de dinheiro com profissionais da tradução.

Agora, se você ainda está entrando para a universidade e tem o sonho de investir em um intercâmbio, o primeiro passo é realmente aprender inglês. Esta vai ser a principal ferramenta para ingressar outras culturas e trazer para a vida novos conhecimentos. Não há maneira melhor que a convivência para sentir na pele o quão rico e grandioso é o mundo e sua diversidade.

Gostou do nosso blog?

Fale conosco.

No século 21, a globalização ganhou uma nova “face” e transformou o perfil desejado de profissionais para o mercado de trabalho. Novos pré-requisitos foram acrescentados ao processo de garimpagem do candidato adequado a uma determinada vaga ou posição. Um desses pré-requisitos  é o conhecimento da língua inglesa, visto que o profissional  precisa atender à expectativa do mercado em um sistema que hoje é global. Isso se dá, principalmente, pela força econômica norte-americana e porque o inglês foi “escolhido” para ser a língua de comunicação entre nações, indivíduos, corporações e empresas espalhadas por todo mundo. Nesse contexto, o inglês acaba sendo, até mesmo para nós brasileiros que estamos longe de nativos e países que tenham o idioma como primeira língua, uma ferramenta de transformação pessoal e profissional, e não apenas um “conhecimento extracurricular”.

Por isso, hoje nós estamos aqui para falar mais sobre o poder do inglês para quem quer mudar aspectos importantes de sua vida, sejam eles pessoais, profissionais ou até mesmo de ordem cultural. Veja: 

Transformação profissional O inglês pode e deve ser encarado como uma ferramenta de transformação profissional. De acordo com diferentes pesquisas, ele é fundamental não apenas para encontrar novas possibilidades no mercado de trabalho, mas também para alavancar carreiras.

Segundo a Catho (site brasileiro de classificados de emprego), por exemplo, saber inglês garante a chance de aumentar em até 52% o seu salário.

Outras pesquisas indicam que o número de brasileiros fluentes no inglês ainda é muito baixo. Mais especificamente, uma pesquisa do British Council calculou que apenas 5,1% da população brasileira afirma ter algum nível de conhecimento da língua inglesa.  

 

Levando em consideração os resultados das pesquisas mencionadas acima, podemos dizer que, além de existir uma enorme lacuna a ser preenchida por profissionais que dominem o inglês no mercado de trabalho brasileiro, o profissional já fluente no  idioma acaba garantindo um diferencial e saindo na frente na corrida por uma vaga de emprego.

Mudança pessoal
 

No entanto,  a transformação através do inglês não se limita apenas ao âmbito profissional. A vida pessoal de um indivíduo também é transformada pelo processo de aquisição da língua, principalmente em termos de saúde mental, autoestima e conhecimento sócio-cultural. O inglês, enquanto ferramenta de transformação pessoal,  permite, por exemplo, envelhecer com mais saúde. Sim, isso mesmo! O exercício mental envolvendo a língua,  além de estimular o cérebro, fortalece a memória e desenvolve o senso criativo. Um poliglota ou uma pessoa bilíngue, enfatizando aqui, principalmente, aquelas pessoas que possuem conhecimento no inglês, são pessoas com uma melhor autoestima. Isso porque, aprender um novo idioma e, assim, conseguir se comunicar com pessoas de outras partes do mundo, aumenta as possibilidades de socialização; traz um sentimento de autorrealização e deixa as pessoas mais confiantes em si mesmas. Sem falar que, ao dominar o inglês, o indivíduo também potencializa o acesso ao conhecimento, levando em consideração, primeiramente,  que boa parte de artigos acadêmicos e científicos, livros e a maioria dos conteúdos disponibilizados na internet são produzidos na língua inglesa.

Conhecimento cultural 

Como já foi dito aqui, saber inglês possibilita um vasto acesso ao conhecimento, seja em áreas específicas ou de modo geral. Além disso, as pessoas que dominam o inglês também acabam adquirindo mais conhecimento sobre a história, comportamento e cultura dos falantes nativos do idioma. Cada país e seu povo - considerando, principalmente, países que tenham o inglês como primeira língua, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Irlanda e Austrália, entre outros - têm na língua a ferramenta primordial de expressão -  tudo que acreditam e cultivam é veiculado através do idioma. Ao estudar a língua deles, você entrará nesse universo e o seu jeito de ver e se relacionar com o mundo não será mais o mesmo. É o conhecimento alargando os horizontes de quem o detém.  Inclusive, esse processo pode se consolidar em viagens e intercâmbios, em eventos culturais e artísticos ou até mesmo através de produtos de entretenimento nas suas mais variadas formas - seriados, filmes, teatro, dança, e assim por diante.  Tudo é mais e melhor aproveitado quando se tem conhecimento da língua inglesa.

Conclusão

Considerando os aspectos pontuados no conteúdo de hoje, podemos afirmar que o inglês não deve mais ser encarado apenas como um diferencial, conhecimento extracurricular ou algo que vimos rapidamente durante os anos de escola. Hoje, o inglês é fundamental para uma boa comunicação, para melhores oportunidades no mercado de trabalho e para desbravar novas chances de crescimento pessoal. Investir no aprendizado do idioma também é investir no próprio futuro.  É por isso que aqui no blog da TopWay, nós produzimos diversos conteúdos voltados a  ajudar a aprender o idioma. Confira outros conteúdos que podem te ajudar nesse processo:

- Por que começar a aprender inglês agora
- Como conciliar a falta de tempo com o estudo do inglês
- A importância do inglês para um futuro melhor

Lembrando que, além de conteúdos, a TopWay também oferece uma metodologia imersiva focada em fazer com que seus alunos tenham contato e pratiquem o inglês desde a primeira aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, e ninguém pode ficar de fora, né?