A importância de valorizar a população indígena redação

Redação enviada em 04/05/2019

De forma geral, quando proferimos (Sem vírgula) a expressão ´´Povos Indígenas´´ logo vem o pensamento de cultura brasileira. Muito se sabe que no Brasil a população Indígena sofre com invasões de terras e falta de reconhecimento. A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas vai além de sobressaltar leis que os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) têm garantidas, mas assegurar que as mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) sejam devidamente aplicadas. (Reestruture as discussões inciais. Melhore a construção de sentido)

Preservar a população Indígena no Brasil, (Sem vírgula) faz com que, (Sem vírgula) não deixe morrer a cultura brasileira. Presentes desde o primórdio (Evite expressões clichês) do Brasil, possuem direitos que garantem seu espaço nas áreas em que habitam. Se por um lado se fala muito em preservação e conservação de terras indígenas (Vírgula) por outro vê-se o progresso do desenvolvimento chegar cada vez mais rápido. Conciliar a preservação e o desenvolvimento causa conflitos por parte da população urbana e os povos indígenas, deixando o Estado em uma situação embaraçosa. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões)


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Regularizar e registrar terras ocupadas pelas nações indígenas (Reformule essa ideia), promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e reduzir possíveis impactos ambientais promovidos por agentes externos em suas terras garantem aos povos indígenas direitos que permitem mostrar a devida importância voltada a quem é um símbolo no Brasil. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio),órgão criado pelo Governo para garantir de forma justa os direitos dos Índios no Brasil, vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento e garantindo um acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania indígena. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias)

Em suma, é de extrema importância valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas (Use sinônimos)(Sem vírgula) que ao manterem a tradição, garantem o patriotismo no país. Pois eles são o símbolo de cultura para a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) nação, além de manterem a preservação ambiental do espaço onde habitam. (Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Elabore um projeto de texto capaz de promover a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200

A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis. [Brasil Escola] Leia o texto na íntegra

Os grupos indígenas podem se diferenciar segundo o nível de contato com a civilização branca. Eles podem ser considerados como isolados (contatos raros e acidentais), integrados (falam em português ou trabalham nas cidades) e contato intermitente (contato permanente com os brancos).

Se comparar a quantidade de índios desde o período do descobrimento fica evidente que essa minoria foi praticamente dizimada, a ocupação foi instituída através das sociedades indígenas que aqui habitavam, bem antes dos homens chamados ‘civilizados’ chegarem.

Diante disso, as principais causas do restrito número de índios no Brasil são basicamente a expropriação de suas terras para ceder à ocupação rural e urbana, grande quantidade de índios mortos em lutas contra brancos e, principalmente, por doenças que até então eram desconhecidas, já que esses não possuíam anticorpos contra doenças como gripe e sarampo, que foram contraídas através do contato com os brancos. Houve períodos que essas e outras promoveram epidemias avassaladoras.  [Brasil Escola] Leia o texto na íntegra

“Se a floresta, ou a natureza de maneira geral, é nosso passaporte, enquanto País, para algum futuro, os povos que vivem nela são seus verdadeiros guardiões”, diz André Villas-Bôas, secretário-executivo do ISA. “Temos que valorizar a enorme contribuição destas comunidades para o equilíbrio ecológico do planeta”. A campanha é uma resposta da organização e seus parceiros históricos aos retrocessos, desmanches e violações da Constituição, nas políticas socioambientais e na garantia dos direitos humanos que estão em curso no Brasil.

“Nós, povos da floresta, somos uma comunidade global de pessoas e é muito importante estarmos juntos em aliança. Assim ficamos mais fortes para enfrentar os ‘brancos’ que estão nos cercando”, afirma Davi Kopenawa, liderança e grande xamã do povo Yanomami, um dos protagonistas da campanha. “A sociedade não-indígena não nos conhece e essa campanha do ISA vai levar nossa palavra até ela”, completa Davi Kopenawa. [Estadão] Leia o texto na íntegra

 A Constituição Federal define as Terras Indígenas como todas as áreas permanentemente habitadas pelos índios, sendo elas utilizadas para suas atividades produtivas e também para a preservação de suas culturas e tradições. Portanto, mais do que simplesmente a área de moradia direta, as terras indígenas devem envolver todo o espaço usado pelos índios para garantir sua sobrevivência, incluindo áreas de caça e extrativismo. [Brasil Escola] Leia o texto na íntegra

A primeira geração do modernismo possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil, além de sofrerem diversos preconceitos quais?. Desta forma, essa é uma problemática resultante da falta de projetos do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um preconceito retrógrado da sociedade. tente problematizar mais o tema antes de apresentar as teses.

Em primeira análise, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade. Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas para serem escravizados além de um apagamento cultural, o que acarretou uma desvalorização e um desrespeito desses cidadãos. Desta maneira, o Estado atualmente não promove nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena fazendo-se que ela se perca e seja esquecida, o que intensifica a falta de representatividade e reconhecimento da população indígena. IDEIAS CONFUSAS NOS DESENVOLVIMENTOS E FALTA DE ARGUMENTOS TENTE PROBEMATIZAR MAIS A SUA TESE QUE FOI A FALTA DE PROJETOS POR PARTE DO GOVERNO.

Em segundo plano OUTROSSIM, o estigma enraizado presente na sociedade brasileira sobre os indígenas dificultam o reconhecimento desse povo. Segundo o filósofo Tomás de Aquino "todas as pessoas de uma sociedade democrática têm a mesma importância", pois todos os cidadãos são iguais e deverão ter os mesmos direitos. Entretanto, a população hodierna baseada em pensamento passadista que alimenta um preconceito de estigmas ditam os indígenas como inferiores e incapazes em algumas funções, o que segrega os índios de terem uma participação ativa sociedade. TENTE PROBLEMATIZAR MAIS A SUA TESE QUE FOI O PRECONCEITO RETRÓGRADO

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério das Comunicações por meio de investimentos, promover comerciais animados em rede abertas de televisão diariamente sobre a importância de valorizar e incluir a população indígena na sociedade para conscientizar a população. Com essa medida, a população indígena será finalmente valorizada no Brasil. FALTOU O DETALHAMENTO DA PROPOSTA ALÉM DISSO TENTE RETOMAR ALGUMA CITAÇÃO QUE USOU NO SEU TEXTO.