A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios

O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.

Os neurônios são formados por prolongamentos e um corpo celular, conhecido também como pericário. É no corpo celular que estão localizadas as informações genéticas em um grande núcleo e de onde partem os prolongamentos. No Sistema Nervoso Central (SNC), essa parte do neurônio é localizada na substância cinzenta, enquanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP) está localizada nos gânglios e em órgãos dos sentidos.

Os prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e o axônio. Os dendritos são prolongamentos mais curtos, quando comparados ao axônio, e apresentam-se bastante ramificados e numerosos. Eles estão relacionados com a função de receber estímulos (terminação aferente).

Já os axônios normalmente são únicos, com ramificações geralmente em sua extremidade. Esse prolongamento pode atingir até 1 metro de comprimento e está relacionado com a transmissão do impulso nervoso (prolongamento eferente). Na maior parte dos casos, essa estrutura está envolta por uma bainha de mielina, que é formada por oligodendrócitos ou células de Schwann. Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier.

Entre a porção final do axônio e a superfície de outra célula, encontramos pequenos locais chamados de sinapse. É nas sinapses que são lançadas substâncias (neurotransmissores) que permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra.

Mapa mental: Neurônios

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Os neurônios podem ser classificados em quatro tipos básicos, levando em consideração sua forma:

- Neurônios multipolares - Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo.

- Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio.

- Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio.

- Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios

Observe a classificação dos neurônios segundo a sua forma

Quando levamos em consideração a sua função, os neurônios podem ser divididos em:

- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente.

- Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

- Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os neurônios, também chamados de células nervosas, são células do sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação do impulso nervoso, sendo consideradas as unidades básicas desse sistema.

Leia também: Tecido nervoso

Estrutura dos neurônios

Os neurônios apresentam três partes básicas: os dendritos, o axônio e o corpo celular. Veja as características de cada um desses componentes no quadro a seguir:

Componentes do Neurônio

Dendritos

Os dendritos são prolongamentos do neurônio que garantem a recepção dos estímulos, levando o impulso nervoso em direção ao corpo celular. A grande maioria dos neurônios apresenta uma grande quantidade de dendritos.

Axônio

Prolongamento que garante a condução do impulso nervoso. Cada neurônio possui apenas um axônio, o qual é, geralmente, mais longo que os dendritos. Envolvendo o axônio, está um isolamento elétrico chamado de bainha de mielina. Essa bainha é formada por dois tipos celulares: oligodendrócitos, no sistema nervoso central, e células de Schwann, no sistema nervoso periférico. Os locais onde há falha nessa bainha são chamados de nódulos de Ranvier.

Corpo celular

Local do neurônio onde está presente o núcleo, grande parte das organelas celulares e de onde partem os prolongamentos dessa célula.

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios
Observe as principais partes do neurônio.

A sinapse é uma região onde há a comunicação entre os neurônios, entre neurônios e músculos e entre neurônios e glândulas. Na grande maioria das sinapses, a transmissão de informação é possível graças à presença de neurotransmissores, que são mensageiros químicos. Nesse tipo de sinapse, chamada de sinapse química, o impulso nervoso (sinal elétrico) de um neurônio pré-sináptico é transformado em sinal químico, que atua na célula pós-sináptica. É importante salientar que existem ainda as chamadas sinapses elétricas. Nessas sinapses, as correntes elétricas fluem diretamente de um neurônio a outro.

Leia também: Nervos

Função dos neurônios

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios
Os neurônios são células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

Os neurônios são células excitáveis, ou seja, conseguem responder a estímulos com modificações da diferença de potencial elétrico na membrana celular. A modificação desse potencial pode propagar-se pela membrana, fenômeno conhecido como impulso nervoso. É por meio do impulso nervoso que os neurônios conseguem transmitir informações de um neurônio para outro ou, ainda, para as glândulas ou músculos. Assim sendo, o neurônio atua garantindo a recepção e transmissão de informações.

O impulso nervoso é um fenômeno complexo que envolve alteração no potencial elétrico da membrana da célula nervosa. Para entender melhor como o impulso nervoso ocorre, acesse nosso texto específico: Impulso Nervoso.

Os neurônios podem ser classificados, de acordo com sua morfologia, em neurônios multipolares, neurônios bipolares e neurônios pseudounipolares.

Tipos de neurônios

Neurônios multipolares

Esse tipo de neurônio possui mais de dois prolongamentos celulares. É a ocorrência mais comum.

Neurônios bipolares

Possui apenas um axônio e um dendrito. Pode ser encontrado na mucosa olfatória, na retina e nos gânglios coclear e vestibular.

Neurônios pseudounipolares

Possui um prolongamento único, que se divide em dois. Esse tipo de neurônio pode ser observado nos gânglios espinais.

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios
Observe os principais tipos de neurônios existentes.

Os neurônios também podem ser classificados de acordo com sua função. Veja

Tipos de neurônios

Neurônios motores

São responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos efetores, como músculos e glândulas.

Neurônios sensoriais

Recebem estímulos, os quais podem ser provenientes do próprio organismo ou do meio ambiente.

Interneurônios

Garantem a conexão entre neurônios.

Substância branca e substância cinzenta

O cérebro e a medula espinal apresentam duas regiões bem marcadas denominadas de substância branca e substância cinzenta. A substância branca é um agrupamento de axônios e apresenta essa denominação por causa de sua cor esbranquiçada, proveniente da quantidade de mielina nesse local. A substância cinzenta, por sua vez, é formada, principalmente, pelos corpos celulares dos neurônios. Na medula espinal, a substância branca está localizada na região mais externa; no cérebro, a substância branca está localizada mais internamente.

1) A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios.

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios


Os neurônios apresentam formas variadas, mas todos eles têm algo em comum: A) São células do tecido epitelial. B) São células do tecido muscular. C) São células do tecido nervoso. D) São células do tecido conjuntivo.

2) Saúde não significa apenas ausência de doenças, mas também envolve qualidade de vida, considerando um bem-estar geral tanto físico, quanto psicológico e emocional.

Alguns hábitos alimentares contribuem para uma vida saudável. Dentre eles, comer alimentos:


A) Com elevada taxa de colesterol.

B) Ricos em fibras.

C) Ricos em gordura trans.

D) Transformados industrialmente.

3) Observe a figura:

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios

A conexão estabelecida entre os neurônios se chama:

A) articulação.

B) sinapse.

C) sinóvia.

D) fenda

Resposta: b

4) O trajeto que, em geral, um impulso nervoso segue ao longo de um neurônio é:

A) dendrito ----> corpo celular -----> axônio.

B) corpo celular ----> axônio ----> dendrito.

C) axônio ----> dendrito -----> corpo celular.

D) dendrito ----> axônio ----> corpo celular.

Resposta: a

5) Observe, no detalhe ampliado, na figura do exercício três, que não existe contato físico entre os dois neurônios. Como se chama o microespaço ??

A) fenda articulada.

B) fenda sinovial.

C) fenda sensorial.

D) fenda sináptica.

Resposta: d

6) Identifique o órgão do sistema nervoso central associados à atividade citada:

aumentar ou diminuir o ritmo das pulsações cardíacas.

A) cérebro.

B) bulbo.

C) cerebelo.

C) medula espinhal.

Resposta: b

7) As células apresentam formas e estruturas diferentes para cada tipo de especialidade celular. 

Axônio e dendritos são estruturas pertencentes a células do tecido:

A) muscular.

B) epitelial.

C) nervoso.

D) ósseo.

Resposta: c

8) Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, a adrenalina produzida nas glândulas suprarrenais é liberada na corrente sanguínea e o organismo fica pronto para enfrentar a situação de perigo ou alerta.

Um dos efeitos imediatos da ação da adrenalina é

A) a inibição dos batimentos cardíacos.

B) o aumento da frequência respiratória.

C) a diminuição da frequência respiratória.

D) a aceleração do desenvolvimento da musculatura.

Resposta: b

9) A situação que não apresenta um ato voluntário é somente a representada pela alternativa:

A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios

Resposta: b

10) (Fuvest) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso? A) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa. B) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente. C) Piscar com a aproximação brusca de um objeto.

D) Preencher uma ficha de identificação.

Resposta: d

11) (Mack) O esquema dado representa alguns órgãos que constituem o sistema nervoso central. As funções de controle de coordenação motora e equilíbrio, controle da tireoide e controle dos ritmos cardíaco e respiratório são exercidas, respectivamente, por:
A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios

A) 5, 1 e 2. B) 4, 2 e 4. C) 3, 1 e 2. D) 5, 2 e 3.

Resposta: d