A cortr brasileira nao é tipica por que

A forma mais prática para economizar em seu roteiro de viagem: com ingressos e restaurantes. Você paga 1 e leva 2.

  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto

Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata!

Quando você viajar ao Rio Grande do Sul, saiba que além das comidas típicas da Região Sul, você pode aproveitar muitas coisas: culturas diferentes, sobretudo as relacionadas à Alemanha, Itália e Portugal. Além disso, você pode se apaixonar pelo visual de um estado cuja natureza é tão abundante.

Mas não tem jeito, pois tem algo que vira a cabeça de muita gente: a gastronomia local.

Com todas as origens que deram à história gaúcha sua tão rica estrutura, as informações vão muito além das descobertas e colonizações. Aliás, a cultura de toda a região está nos diversos pratos que a tornaram referência gastronômica em todo o país.

Desta forma, viajar ao Rio Grande do Sul significa aproveitar todas as refeições conhecendo os pratos típicos do Sul e os temperos que os compõem.

Por isso, preparamos uma lista completa com as 16 comidas típicas da Região Sul para você chegar lá pronto para degustar!

As 16 Melhores Comidas Típicas da Região Sul

Lembrando que as opções não estão categorizadas ‘da melhor para pior’ ou vice-versa. Afinal, culinária é uma opção muito pessoal.

A lista está seguindo a linha da memória – à medida que lembrei de cada opção.

1. Arroz Carreteiro

Nascido nos Pampas gaúchos, o Arroz Carreteiro é um prato tradicional que se espalhou por todo o país, ganhando novas versões e diferentes temperos.

Originalmente com arroz e carne seca, ou carne de charque, hoje é possível experimentar esse prato acompanhado com pimenta e vinagrete, o que gera uma combinação sensacional.

Quem diria, então, que uma mistura feita por vaqueiros décadas atrás se tornaria preferência nacional?

2. Vovó Sentada

Um dos pratos típicos da região Sul, este biscoito em formato de “V” tem o nome de Vovó Sentada, talvez porque sua silhueta pareça a de uma senhora na beira da cadeira, como se estivesse apenas observando os netos brincarem.

Com a liberdade poética à parte, é fato que o biscoito é famoso como um dos principais petiscos do estado, feito em suas casas seguido de um bom café, ou possivelmente comprado em qualquer supermercado.

3. Costela Assada

Um dos grandes orgulhos entre as comidas típicas da Região Sul, é a sua gastronomia pautada nas carnes e seus respectivos cortes, o que torna a experiência de qualquer viajante algo único.

Não é à toa que a costela, bovina, suína ou de carneiro, se tornou um prato típico tão amado, pois tanto os animais quanto os cortes e o modo de preparo são regionais.

Temperada basicamente com sal grosso, ela pode ser preparada do jeito tradicional, ou na brasa, a fogo lento, tornando a carne suculenta e simplesmente deliciosa.

4. Matambre Recheado

Eis uma carne que é extraída da costela bovina, recheada, assada em fogo lento, ou no bafo, e servida junto a especiarias, como chimichurri ou vinagrete.

Deu água na boca? Esse é o Matambre Recheado, outro prato típico do Rio Grande do Sul, mas desta vez incomum em outras regiões do país. Ou seja, se for para lá, será comum encontrar o corte nos açougues locais.

O recheio pode ser diversificado, mas geralmente inclui queijo, cebola, pimenta ou outra variação de carne, como linguiças regionais. Tudo para manter a suculência e estimular o aroma.

5. X-Gaúcho

O X-Gaúcho é uma das comidas típicas da Região Sul, mas pode ser encontrado em outras regiões do país com nomes como X-Tchê. Independente de como for, é no sul do país que o gosto é insuperável.

Isso porque o lanche é um pão prensado, cujo recheio normalmente inclui uma de suas três variações: picanha assada, hambúrguer e carne desfiada, ou carne de panela.

Além disso, os temperos incluem o simples sal grosso, mas os acompanhamentos deixam a experiência ainda melhor: vinagrete, maionese temperada e uma cerveja artesanal.

6. Espeto Corrido

O Espeto Gaúcho é nada mais do que aquele gigantesco espeto que é encontrado em churrascarias e rodízios, ou seja, é uma das comidas típicas do Sul do Brasil, ou especificamente de Londrina, no Paraná.

Mas a fama do churrasco gaúcho levou esse espeto para todos os lugares do país, fazendo com que seu reconhecimento seja para esse lado, assim como o rodízio.

Ou seja, independente de onde foi a sua criação, o espeto se transformou em uma representação da qualidade do churrasco gaúcho. Não perca a oportunidade de comer em um rodízio por lá.

7. Capeletti

De origem italiana, este tipo de massa é uma das opções mais pedidas por quem visita um restaurante gaúcho, pois a influência italiana trouxe consigo a inspiração que o brasileiro precisava para temperar ainda mais o prato.

Ou seja, em cantinas gaúchas você vai encontrar um capeletti servido com molhos e recheios variados, sejam eles inspirados na Itália ou não.

Sua origem é curiosa: ele se baseia na palavra “capellos”, ou chapéu, em italiano, mais especificamente os encontrados na era medieval.

8. Tainha na Taquara

Típica da região Sul, a tainha é um peixe encontrado geralmente em águas salgadas ou temperadas, apesar de haver variações em rios da mesma região.

Neste caso, a Tainha na Taquara é o preparo do peixe nesse que é um tipo de espeto feito de bambu, colocado para assar como se fosse um churrasco.

O material do bambu faz com que os sabores do peixe permaneçam, assim como sua suculência, permitindo que você saboreie tudo o que essa proteína tem a oferecer.

9. Rodízio de Galeto

O Rodízio de Galeto é uma das especialidades gaúchas, pois traz consigo um hábito italiano de consumir pequenas aves, o que no Brasil se transformou em frangos abatidos no décimo dia de vida. É como se fosse a vitela das aves.

Por isso, é imperdível experimentar esse rodízio, pois não inclui só a ave, a qual é feita na brasa, permitindo que sua carne continue tenra e suculenta, mas também é acompanhada de sopas, massas e saladas.

Quando estiver no Rio Grande do Sul, experimente esse prato típico do jeito que eles gostam de fazer: com a fartura de um rodízio especializado.

10. Polenta

Outro prato típico italiano, a polenta se transformou em uma queridinha no Sul e no Sudeste do Brasil, pois sua versatilidade a possibilita ser um prato principal ou um petisco.

No Sul, é muito comum encontrar a polenta em sua versão cremosa, a qual é acompanhada por um molho de tomate com carne moída, ou carne desfiada, transformando o prato em uma suculenta viagem à Itália.

Mas, em alguns bares, pode ter sua versão frita, em tiras ou em cubos, acompanhando uma boa cerveja artesanal em Gramado, por exemplo.

11. Café Colonial

Por falar em fartura, o Café Colonial é uma refeição completa que inclui dezenas de variedades de comidas, incluindo pratos doces e salgados, quentes e frios, e bebidas de diversos tipos.

Suas origens partem da conhecida colonização alemã no sul, a qual se adaptou à fartura de ingredientes brasileiros, transformando esta oportunidade em uma excelente forma de começar o dia – ou tomar um café da tarde reforçado.

Pães, bolos, tortas, frios, queijos, biscoitos, cafés, sucos, embutidos. Um pouco do que você vai encontrar, além dos toques gaúchos e, aqui e ali, italianos e portugueses também.

12. Paçoca de Pinhão com Carne Assada

Este é um dos pratos mais regionais do Rio Grande do Sul, ou seja, é uma opção que você vai encontrar somente por lá, por ser feita com ingredientes locais.

A Paçoca de Pinhão com Carne Assada é simplesmente única: como o pinhão é típico do Sul, por crescer no frio, a sua textura combina perfeitamente com lombo de porco, salsichão, bacon e outros tipos de carnes.

Desta forma, a combinação pode ser encontrada em restaurantes com o sistema de buffet, ou em bares, acompanhando uma boa cerveja ou vinho produzidos na região.

13. Joelho de Porco (ou Eisben)

Você já disputou um joelho de porco com a sua família? Acredito que não. Mas uma das comidas típicas do Sul é justamente um dos pratos típicos da Alemanha: joelho de porco, também chamado de Eisben.

A iguaria é preparada de forma lenta, levando horas para ser cozida. Depois, pode ser servida com uma conserva de repolho ou chucrute, tradicionalmente alemão.

Se o joelho de porco nunca teve a preferência em sua mesa, você vai sair de lá querendo repetir a receita em sua casa. Aposte nisso!

14. Barreado

A culinária da região Sul traz alguns nomes curiosos para quem não é sulista. Barreado é uma panela de barro onde é colocado uma massa à base de farinha de mandioca.

Em seguida, a panela recebe a carne bovina bem temperada, cujo cozimento é bem lento, para que ela possa se desmanchar.

Essa comida típica da região Sul do país pode ser acompanhada com farinha de mandioca e banana da terra. É de dar água na boca!

15. Marreco recheado

Um prato tradicional da Alemanha direto para a mesa do sulista. Esse é o marreco recheado, uma iguaria deliciosa, porém, nada fácil de preparar.

Isso porque a carne do marreco é dura, demora um bom tempo para cozinhar, mas vale a pena, viu? O recheio tem miúdos da ave e fica uma delícia. Difícil sair da região Sul sem experimentar um dos pratos típicos alemães.

16. Fondue

A Fondue não é um prato típico brasileiro, mas foi aqui que ganhou notoriedade por agregar ingredientes em suas diferentes versões.

Seja doce ou salgada, é uma oportunidade para os casais mais românticos curtirem o relacionamento, sobretudo nos rodízios, bastante comuns em cidades gaúchas durante o inverno.

Acompanhada de diversos tipos de carnes e pães em sua versão salgada, de queijo, a fondue se torna o prato principal à luz de velas, com um bom vinho e, em seguida, degustada em sua versão doce, com chocolate acompanhado de frutas. Essa é, então, a diferença que torna a Fondue gaúcha tão boa.

Bônus: Cuca, famosa sobremesa da região Sul

Não dá para terminar essa lista de comidas típicas da região Sul sem citar a cuca, uma sobremesa também trazida da culinária alemã.

Cuca é um pão doce bastante comum na região Sul do Brasil. Ele pode ser feito com chocolate, goiabada ou algumas frutas, como banana e abacaxi.

Tem muito mais pratos típicos da região Sul do Brasil para saborear!

Arroz carreteiro, pinhão, paçoca, espeto corrido, churrasco, polenta, cuca – essas não são as únicas comidas típicas do Sul.

Você ainda pode experimentar frutos do mar, pirão, doces como a ambrósia (de origem portuguesa) e o sagu de vinho, ou a bebida mais famosa dos gaúchos: o chimarrão!

Tudo bem que o chimarrão (feito de erva mate) não é uma comida típica da região, mas é uma bebida que vale muito a pena conhecer.

Portanto, se você está pensando em planejar uma viagem para a terra dos gaúchos, então é só seguir nossas dicas de culinária e saborear o melhor das comidas típicas da região Sul do Brasil!

Última postagem

Tag