Qual a importância do transporte marítimo

Através dos portos de Lisboa, Leixões e Sines, as Pequenas e Médias Empresas fazem os seus produtos chegar aos quatro cantos do mundo.

Durante largos anos, Portugal não reconheceu a grande importância do mar para a economia nacional e muitas das exportações eram realizadas por terra.

Atualmente, as exportações realizadas por transporte marítimo voltaram a adquirir a devida importância e o sector marítimo-portuário tem um papel fundamental para a chamada «economia do mar», mas também para a economia nacional.

transporte marítimoGrande parte das mercadorias que Portugal importa, chega por transporte marítimo e, ao nível das exportações, a quota de mercado do transporte marítimo tem vindo a aumentar. Portugal exporta, principalmente, por via marítima, para países como Angola, Moçambique e Cabo Verde.

O Grupo TIBA tem vindo a apostar no transporte de mercadorias por via marítima, porque este permite transportar um maior número de produtos e com menores custos associados, comparativamente com o transporte aéreo ou terrestre. Este grupo tem acordo com os principais portos asiáticos, permitindo importar mercadorias diretamente até Portugal, com tarifas bastante competitivas.

A TIBA também exporta elevados volumes de produtos alimentares e materiais de construção para a Ásia, América do Sul e África, nomeadamente para Angola, Moçambique e Cabo Verde.

A importância do transporte marítimo para a economia nacional

Nos últimos anos, houve uma aposta generalizada em melhorar as infraestruturas dos portos portugueses. Estas são determinantes para a economia nacional e desempenham um importante papel na exportação por via marítima.

Os serviços portuários oferecidos são, atualmente, de elevada qualidade, tendo capacidade para concorrer com a oferta estrangeira, nomeadamente com Espanha.

Os portos nacionais adquiriram uma importância gigantesca na exportação de produtos nacionais, levando a que grandes empresas, como a Autoeuropa, se instalassem na proximidade de um porto, minimizando o tempo entre a produção e a colocação do produto no mercado.

Esta nova realidade permite reduzir os custos associados à colocação de produtos em mercados estrangeiros.

Desde que foi concluída a construção do Terminal XXI, o porto de Sines é responsável pela maior parte do tráfego internacional a nível marítimo-portuário, sendo que, em 2010, este porto atingiu cerca de 5 milhões de toneladas em carga de exportação, tornando-se o principal porto exportador do país.

Portos nacionais beneficiam de uma localização estratégica

A movimentação de mercadorias registada nos portos portugueses cresceu 24 por cento entre 1999 e 2009.

A localização geoestratégica de Portugal contribuiu em muito para o aumento do tráfego marítimo nos portos portugueses, uma vez que, muitos navios não têm de se desviar das suas rotas para vir aos portos portugueses. No entanto, o fator geográfico não é suficiente para os atrair, pois os principais fatores de escolha do porto para realizar a escala é existir uma quantidade significativa de mercadorias para carregar/descarregar.

O interesse dos grandes navios porta-contentores em escalar nos portos portugueses ainda é reduzido, porque o volume de cargas a movimentar é demasiado baixo, uma vez que, os portos portugueses são, essencialmente, de natureza local/regional.

Portugal deve reunir esforços para concentrar a movimentação de cargas nos principais portos portugueses – Lisboa, Leixões e Sines – para atrair grandes navios porta-contentores. O ideal é o porto ser de águas profundas e o único que existe até ao momento nestas condições é o porto de Sines.

Poderiam ser construídos outros portos em território nacional, mas é necessário atrair os investidores para um grande porto português, sendo preferível concentrar os esforços em Sines. A TIBA é um transitário de mercadorias entre o porto de Sines e os principais portos mundiais. Ao utilizar o transporte marítimo, este grupo está a contribuir para uma diminuição significativa da poluição.

Sines apresenta melhor porto português

Não existem condições naturais para Sines concorrer diretamente com os portos do norte da Europa, pois estes encontram-se muito mais perto dos grandes centros de consumo europeus. No entanto, este porto alentejano consegue captar uma boa parte da carga, que atualmente é movimentada por esses portos europeus, e tem como destino a Península Ibérica.

Se o porto de Sines conseguir atrair grandes navios, é possível reduzir significativamente os custos de transporte, nas ligações de Portugal ao resto do mundo.

Através do grupo TIBA, os produtos da sua empresa podem chegar aos quatro cantos do mundo

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 944 palavras | 4 páginas

    A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 15 de novembro de 2011 Márcio Rogério Silveira Deixe um comentário Go to comments Nelson Fernandes Felipe Junior Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. O sistema de transportes e, em especial, o hidroviário marítimo é, por um lado, um reflexo da economia regional/nacional e, por outro, um fator que impulsiona o desenvolvimento. Além disso, o modal é imprescindível para a circulação das mercadorias e para o ganho de escala, sobretudo, internacional. O transporte marítimo é essencial para as importações e exportações brasileiras, gera repercussões macroeconômicas positivas e acelera a reprodução do capital. O setor marítimo contribui com o processo de internacionalização da economia brasileira, bem como reflete o aprimoramento da logística e as novas lógicas organizacionais e operacionais do setor. Os portos são “nós” do escoamento de mercadorias e fundamentais para a economia nacional. O sistema marítimo assegura a articulação inter-regional, os fluxos e as redes no espaço, a intermediação entre produtor e mercado, assim como a satisfação das demandas econômicas, sociais (consumo) e corporativas. O transporte marítimo apresentou crescimento de 130% nos últimos trinta anos e, atualmente, representa 80% do comércio global. Este modal se caracteriza pela relação entre a natureza (mar/oceano) e os sistemas de movimento, visto que

  • 2987 palavras | 12 páginas

    apresentando como fonte suprema de recursos naturais e minerais, e principalmente como via de transporte. Proveniente da necessidade de navegar, é correto dizer que o universo do comércio internacional se dá, no mundo atual, pelo transporte marítimo. Se impedirmos a navegação em escala global, por certo que o comércio mundial também para. Se a navegação entra em crise, teremos uma crise em escala mundial, visto que a principal via de fluxo do comércio internacional,foi, e continua sendo…

  • 850 palavras | 4 páginas

    A importância dos Transportes Marítimos • O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte fluvial usa os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinónimo. • Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda…

  • 2046 palavras | 9 páginas

    Meio de transporte aquático Disciplina: Geografia A Ano letivo 2013/2014 Geografia A Introdução Neste trabalho iremos apresentar o conceito do meio de transporte aquático apresentando a caraterização dos seus modos de transporte bem como a importância que têm no transporte de mercadorias e passageiros, por via marítima e/ou fluvial. Referiremos ao longo do trabalho as vantagens e desvantagens que este modo apresenta e apresenta-lo na rede marítima em Portugal. Ano…

  • 1611 palavras | 7 páginas

    TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DO BRASIL Aluno 1 Aluno 2 Wilson Roberto Dias da SILVA RESUMO: Desde o princípio da história da humanidade o ser humano utilizou a navegação marítima como meio de difusão comercial e cultural. As pequenas e grandes embarcações possibilitaram a conquista e descoberta de povos desconhecidos e continentes “escondidos” além dos mares. A partir dessa afirmação, podemos perceber a importância, e, acima de tudo, a presença histórica, do transporte aquaviário,…

  • 4151 palavras | 17 páginas

    Ademir Pereira Eliene Pereira Gerson Paulino A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA MARITIMA E ATUAÇÃO DA SEGURANÇA PATRIMONIAL Professor: Valter Trabalho realizado para A matéria de Logística. Santo André 2012 SUMARIO Parte • Introdução 1 …

  • 1746 palavras | 7 páginas

    Ana Paula Vitorino Secretária de Estado dos Transportes A intermodalidade e o transporte marítimo 27 A dinâmica da política de transportes, global e europeia, e a posição geoestratégica de Portugal justificam e exigem uma visão ambiciosa para o sector marítimo-portuário que assente no reforço da centralidade euroatlântica de Portugal, no forte aumento da competitividade do sistema portuário nacional e do transporte marítimo, bem como na disponibilização, ao sector produtivo…

  • 11483 palavras | 46 páginas

    UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A IMPORTÂNCIA DO SEGURO MARÍTIMO NA LOGÍSTICA BRASILEIRA RAQUEL ROCHA Piracicaba, SP Dezembro/2013 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A IMPORTÂNCIA DO SEGURO MARITIMO NA LOGÍSTICA BRASILEIRA RAQUEL ROCHA…

  • 3646 palavras | 15 páginas

    Artigo sobre Transporte Aquaviário Resumo O transporte é uma das principais funções logísticas, representando a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações. Sendo assim, este artigo aborda o transporte aquaviário/marítimo, já que não é muito explorado no Brasil. O artigo traz algumas características desse meio de transporte, como é utilizado atualmente, e alguns benefícios que podem ser melhor aproveitados com a consciência e expansão desse setor. Também é…

  • 1699 palavras | 7 páginas

    INTERNACIONAL: A importância do transporte marítimo no Brasil Objetivos O presente trabalho tem por objetivo demonstrar, resumidamente, a importância do transporte marítimo para o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro, importações e exportações. Visa também falar um pouco sobre o porto de Santos, principal porto do país e de maior volume de cargas. Introdução Como principal motor da globalização, o comércio internacional tem se desenvolvido e ampliado cada…

Última postagem

Tag