A cidade de uberlandia chama assim por que

Na época, entretanto, a via férrea passava pelo meio do cerrado e os caminhos que ligavam a cidade eram conhecidos por "Estradas".O crescimento de Uberabinha obrigou o desenvolvimento do parque ferroviário, com a construção de novas estações de embarque de passageiros e mercadorias. A primeira modificação se deu em 1941, sendo construída a nova estação onde hoje está o viaduto da Avenida João Naves de Ávila, sobre a Av . Afonso Pena
.

A cidade de uberlandia chama assim por que
Ao lado: Foto Mogiana Av. Floriano Peixoto esquina c/ Av: João Naves de Ávila

Dessa forma, a estrada de ferro arrastou a cidade para o norte, sendo responsável pela urbanização do que hoje é o centro de Uberlândia e na época era apenas a "cidade nova", mas acabou sendo a barreira de seu desenvolvimento urbanístico.

 A cidade cresceu até as portas da Mogiana e ultrapassou seus limites, continuando a crescer para o norte, fazendo-se necessária a mudança da estação. Inaugurada em 1970, nas proximidads do Aeroporto de Uberlândia, trevo da rodovia BR -050, que se dirige a Brasília e à Cidade Industrial. No ano seguinte deixou de ser Mogiana para ser FEPASA (Ferrovia Paulista S/A). Mudou de nome, mas sua importância ainda permanece. Nos caminhos do progresso a cidade se beneficiava com melhoramentos que foram condicionantes da urbanização. Em 1894, se deu a construção do primeiro matadouro e, em 1897, era editado o primeiro jornal da cidade, "A Reforma"; Em 1909 , foi inaugurado o serviço de fornecimento de energia elétrica, construída a Ponte Afonso Pena, ligando Uberabinha a Goiás, inaugurada a primeira sala de exibição, o Cinema São Pedro, e construída a Praça da Liberdade, no local do antigo cemitério onde, mais tarde, se edificou o Paço Municipal. 

A cidade de uberlandia chama assim por que
Theatro São Pedro- exterior

A cidade de uberlandia chama assim por que
 Theatro São Pedro - interior

A cidade de uberlandia chama assim por que
 Praça dos Bambus

No início da década de 40, na gestão do Prefeito Vasco Gifone, a praça foi remodelada pelo paisagista Júlio Steinmetz passando a chamar-se Praça Benedito Valadares, nome que não foi bem aceito pela população, retornando, após o final do mandato de Vasco Gifone, seu antigo nome. Em 1959, passa a chamar-se Tubal Vilela, sendo remodelada pelo projetista e engenheiro uberlandense João Jorge Cury, com uma concepção mais voltada para um espaço de convívio e de encontro. 

A cidade de uberlandia chama assim por que
 anos 80 Tubal Vilela

A Praça Tubal Vilela, além de ser um conjunto arquitetônico representativo na identidade cultural da cidade, abrigou ao seu redor construções, como: HOTEL

A cidade de uberlandia chama assim por que
 Zardo e Colombo; edifício do Fórum (1922); Escola Estadual Bueno Brandão, construída em 1915, demolida e reconstruída em 1967; a Igreja Matriz de Santa Terezinha, de 1941 . A praça constituiu-se também, em um importante referencial para a comunidade.

A cidade de uberlandia chama assim por que
 Forúm ( 1922) 


Em 1929, através de um plebiscito, Uberabinha passou a chamar-se Uberlândia, nome sugerido por João de Deus Faria. Ao longo do caminho do desenvolvimento procurou -se reavivar a memória recuperando alguns elementos do núcleo urbano.
 

29 de maio de 2020 em  Empreendimentos

A cidade de uberlandia chama assim por que

Localizada um dos maiores estados do Brasil, Uberlândia é uma potencialidade mineira ainda desconhecida para muita gente. 

Como já é garantido por seus nome, Uberlândia é terra fértil: “uber” (do latim “uberi”), que significa fertilidade e “lândia” (do germânico “land”), que significa terra. E a cidade é mesmo “terra fértil” para vários setores da sociedade, como os de serviços, entretenimento, lazer e gastronomia, tendo como alicerce uma infraestrutura moderna e, muitas vezes, referência para outras localidades.

Com uma área de 4.115,206km², seis vezes maior que a de Ribeirão Preto (SP), mas com uma população de tamanho semelhante, segundo o censo do IBGE de 2018, a cidade foi a primeira do país a ter 100% de seu transporte público urbano acessível, reconhecimento garantido por meio de um prêmio do Governo de Dubai e pela ONU Habitat. 

Em 2011, também recebeu, da Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Mérito Municipalista de melhor transporte do Brasil, o qual ainda foi apontado, junto com o de Curitiba (PR), como um dos melhores transportes públicos da América do Sul. Outro destaque no sentido mobilidade é o aeroporto municipal, que desponta como o 2º maior do estado em movimentação de passageiros.

Atrações

Toda essa infraestrutura garante uma rede de atrações diversa, dentre as quais algumas se destacam pelo estilo, pela relevância no cenário econômico ou, simplesmente, por agradar munícipes e turistas. 

A cidade de uberlandia chama assim por que

É o caso do Complexo Parque do Sabiá, que, assim como a cidade em si, chama atenção pelo seu tamanho e o número de possibilidades que oferece, especialmente para atividades de lazer e práticas esportivas. 

Com um bosque de 350.000m² de área verde, o complexo possui três nascentes que abastecem sete represas e originam um grande lago, uma praia artificial com 300m, uma pista de corrida de 5km, cinco quadras poliesportivas, vários campos de futebol e um parque infantil com mais de 100 brinquedos. Afora isso, o local ainda dá acesso ao Zoológico, com cerca de 200 animais de 50 espécies – muitas típicas do Cerrado −, e ao Aquário.

A cidade também é sede do Estádio Municipal Parque do Sabiá, com capacidade para mais de 50 mil pessoas − um dos maiores do interior do Brasil e o 2º maior de Minas Gerais, perdendo apenas para o Mineirão, em Belo Horizonte.

Para o cenário cultural, o grande destaque de Uberlândia é o Teatro Municipal criado por Oscar Niemeyer, o que confere a ele um grande valor arquitetônico. Por sua vez, o centro de tecelagem “Fios do Cerrado” possui impacto na cultura e na economia regional ao incentivar o ofício da tecelagem que tem como resultado um produto reconhecido por turistas e estudantes de todo o país.

Vale lembrar que a cidade está inserida no Circuito Turístico da Alta Mogiana, do qual fazem parte 29 municípios das regiões nordeste de São

Paulo e do Triângulo Mineiro. Por meio dele, a tradição de Uberlândia é mantida viva a partir de um programa que incentiva o turismo histórico, cultural, gastronômico, ecológico, rural, de aventura, de negócios e de lazer.

Liberdade 1226 em Uberlândia 

A cidade de uberlandia chama assim por que

Por esse e outros motivos, a Perplan decidiu investir em Uberlândia em 2020, com o Liberdade 1226. Um projeto assinado pelo renomado arquiteto João Armentano e com projeto paisagístico de Eduardo Mera. 

Cheio de requinte e sofisticação, o empreendimento está  localizado no bairro mais nobre da cidade, próxima a importantes pontos de referência em Uberlândia, seguindo a tendência de reduzir o deslocamento e facilitar o dia a dia na cidade. E com toda a infraestrutura necessária, para promover encontros intimistas e privativos para toda a família. 

Gostou do novo empreendimento? Acesse agora o site do Liberdade 1226, confira todos os detalhes e invista nessa cidade que é a terra fértil de Minas Gerais. 

A cidade de uberlandia chama assim por que