A agua esta retornando a caixa de descarga por que

5 ago

O vazamento de água é um problema grave em qualquer ambiente, seja residencial ou até mesmo grandes ambientes comerciais e industriais. O vazamento, mesmo que pequeno, pode gerar um grande problema e um enorme prejuízo no fim do mês. Assim diz o encanador de registro vazamento.

Um pequeno vazamento em alguma torneira ou até na descarga de um vaso é o suficiente para causar centenas de reais em gastos desnecessários. Em muitos casos é possível que esse gasto chegue aos milhares.

Um ponto em que há vários vazamentos e que passam despercebidos é o registro fechado e vazando água.

Registro fechado e vazando água, o que fazer

Assim como as torneiras, os registros possuem uma série de peças que podem dar defeito e acabar causando o vazamento.

Ao notar o vazamento, a primeira coisa a se fazer é tentar trocar o reparo do registro, quando é possível.

Para trocar o reparo do registro você precisa:

  • Desligue o registro geral da residência e feche o registro da caixa d’água.
  • Primeiro retire o acabamento da cruzeta (peça com a marca da fabricante). Essa pecinha parece com uma tampinha e é possível de ser removida sem o auxílio de ferramentas.
  • Embaixo dessa peça haverá um parafuso, ele pode ser retiro com chave fenda ou Philips.
  • A partir deste ponto é possível remover a manopla com facilidade.
  • Abaixo da manopla fica o reparo. Ele pode ser removido completamente com um alicate bomba d’água ou chave de grifo.
  • Basta trocar o reparo e realizar a remontagem para o vazamento cessar.

Em alguns outros tipos de registro o reparo não pode ser substituído. Sendo assim é necessário realizar a substituição completa da peça.

Para isso, você pode contar com a Esgotecnica para garantir um serviço de qualidade e ágil a qualquer momento!

Testes de vazamento em torneiras e vasos

Muita gente pode até não perceber, mas o vazamento nesses locais são alguns dos mais comuns e mais prejudiciais em qualquer imóvel. Esses vazamentos são problemáticos porque são bem pequenos.

Assim, eles passam despercebidos por muito tempo, até mesmo durante meses. Esse problema é ainda pior quando acontecem em vasos sanitários, já que o vazamento é ainda menos visível.

Por isso, além de observar os vazamentos em registros, é importante também realizar o teste nesses outros elementos.

Com isso em mente, é importante garantir uma vistoria nesses dois importantes fatores do encanamento.

Confira como você pode fazer um teste rápido:

Testado as torneiras

No caso de o registro estar fechado e a água vazando, a primeira coisa que é preciso fazer é dar uma boa olhada em todas as torneiras.

Essa é uma vistoria simples, basta ir até todas as torneiras do imóvel e observar quais estão pingando. Veja também se não há vazamento pela conexão da torneira com a parede ou até mesmo a manopla onde é feita a abertura da torneira.

Ao observar todas as torneiras do local e não ter observado nenhum vazamento, podemos seguir os testes.

Aliás, é recomendado fazer os outros testes mesmo que algumas torneiras estejam vazando, para identificar outros problemas que podem estar afetando a tubulação.

Testando o vaso sanitário

O vaso sanitário, de qualquer modelo, está propenso a ter vazamentos. É difícil saber se há algum tipo de vazamento nesses locais. Por isso é importante fazer esses testes em todos os vasos em um ambiente, mesmo quando em grande quantidade.

Como fazer o teste:

  • O primeiro teste consiste em esvaziar a água do vaso sanitário – Com um copo descartável ou qualquer outro recipiente, retire toda a água de dentro do vaso sanitário. Espere por cerca de uma hora e veja se o nível da água voltou a subir. Caso tenha subido, então há um vazamento na descarga do vaso.
  • Teste com pó de café ou cinzas – Um teste mais rápido, porém não tão preciso, é jogar um pouco de pó de café ou cinzas dentro do vaso. Caso as partículas fiquem “se movimentando” então tem água caindo dentro da bacia.

Um terceiro teste, mais recomendado para residências, é colocar um pouco de suco em pó de cor forte dentro da caixa do vaso. Se houver vazamento, logo a cor da água dentro da privada vai trocar de cor.

Ao notar o vazamento no vaso ou na torneira, é importante realizar o reparo da peça defeituosa ou então contratar uma empresa para realizar o reparo.

Vazamentos em canos

Esse já é um problema muito mais difícil de ser descoberto, já que os canos geralmente ficam escondidos em paredes ou no subsolo. Porém, é muito comum o surgimento de vazamentos nesses locais.

Para garantir que você está completamente livre dos vazamentos, recomendamos que você contrate um serviço de caça vazamento profissional para que o problema seja encontrado e solucionado.

Com a Esgotecnica você encontra serviço de encanador em São Paulo e também com sistemas de caça-vazamentos.

Isso nos torna a empresa mais completa para achar a solução do seu problema e realizar o reparo!

Escrito por: Lee Morgan

Escrito em: November 20, 2021

A agua esta retornando a caixa de descarga por que

Esgoto retornando do vaso sanitário para o chuveiro é, obviamente, um problema que você deve corrigir imediatamente. Um retorno desta natureza pode indicar uma obstrução na linha de esgoto principal que conecta todas as suas redes de canalizações, logo, pias e torneiras acabarão por fazer o retorno também. Outra possibilidade é que o entupimento seja em um tubo de drenagem compartilhado conectado aos drenos do vaso sanitário e chuveiro. Neste caso, o problema continuará a ser específico para o sua ducha e o sanitário.

O entupimento local afeta apenas o chuveiro e vaso sanitário. O bloqueio na linha está em algum lugar entre o local onde as duas linhas de drenagem se unem e a linha principal.

Use um desentupidor para forçar a saída do bloqueio, de acordo com o site Hometime.com. Se você tiver um, use um desentupidor canelado projetado para usar em vasos sanitários. Se você quiser, pode utilizar um segundo desentupidor padrão e usá-lo fora do dreno do chuveiro para aumentar a ação impulso da ferramenta.

Force o desentupidor no vaso sanitário para cima e para baixo várias vezes e, em seguida, quebre rapidamente a vedação dele puxando-o para cima. Você pode precisar fazer isso várias vezes para fazer com que o bloqueio saia completamente.

Use uma sonda se o desentupidor não funcionar. Ela é, muitas vezes, suficiente para romper obstruções locais.

Acesso à linha principal

Se o seu entupimento está na linha de esgoto principal, você deve determinar o melhor lugar para ter acesso à ela. Como é possível que o equipamento vá gerar alguma bagunça insalubre, é preferível começar a limpeza do lado de fora. Se sua casa não tem um acessível exterior para limpeza, encontre a caixa de esgoto da sua casa ou dê descarga no vaso sanitário para ter acesso às linhas, de acordo com o site 411plumb.com.

Alugue, compre ou peça emprestado um equipamento adequado de dreno para limpar a linha bloqueada. O comprimento do cabo é importante, porque se for muito curto, não vai chegar à obstrução, e se for grande demais, poderá ficar embaraçado na fossa séptica ou sistema de esgoto da cidade, de acordo com 411Plumb.com.

Você vai precisar da uma sonda, assim como luvas que lhe permitirão colocar o cabo para dentro do cano.

Procedimento de desentupimento com sonda

Depois de conseguir as luvas e os equipamentos, fazer o desentupimento é bastante simples. Ligue a sonda rotativa e coloque o cabo suavemente no ponto de acesso na tubulação. Uma vez que o cabo chegar à obstrução, você vai sentir a resistência. Permita que a cabeça da sonda force a obstrução e passe por ela, em seguida, pare a máquina e reverta-a, deixando a sonda fazer outra passagem. Se você se sentir mais resistência, repita quantas vezes for necessário. Quando o tubo ficar desobstruído, inverta o movimento para trazer a sonda de volta para o carretel.

Com a linha principal agora limpa, seu banheiro e chuveiro devem drenar corretamente sem retorno de esgoto. Muitos encanadores profissionais podem realizar essa tarefa e já tem o equipamento necessário, se você não quiser fazê-lo sozinho.

Em épocas de escassez de água, qualquer vazamento, por menor que seja, leva a prejuízos enormes. Afinal, se em cada empresa tiver um problema, no final serão milhares de litros de água jogados fora.

Vamos explicar os 5 vazamentos comuns que podem aparecer em sua empresa e que são fáceis de serem resolvidos. Confira:

1 - Descarga

Se o vaso possui caixa acoplada, remova a tampa e escute se há algum som sibilante. Caso ocorra, é porque há vazamento. Procure a origem do barulho para saber exatamente onde é o vazamento. Se não houver barulho e você quiser ter certeza, pingue algumas gotas de corante na caixa. Se o vaso ficar colorido dentro de alguns minutos é porque está vazando água do obturador, deixando a água escoar para o vaso.

Se não for uma descarga com caixa, jogue borra de café no vaso sanitário. Se não houver vazamento, ela ficará depositada no fundo.

2 - Torneiras

Verifique se há gotejamento mesmo depois de fechá-la bem. Mas mesmo que não fique gotejando continuamente, o vazamento pode existir. Outros testes podem mostrar problemas nos canos e não necessariamente na torneira em si.

Esse é um dos desperdícios mais sérios: uma torneira pingando pode desperdiçar 13.260 litros de água por mês.

3 - Canos alimentados pela rede de distribuição

Com o registro fechado, abra a torneira até que a água pare de correr (para evitar desperdício, armazene essa água). Quando não sair mais nada, feche-a e coloque um copo bem cheio de água na boca da torneira. Caso ela comece a fazer sucção do líquido no copo, é porque há vazamento em algum ponto do ramal interno de canos, alimentados diretamente pela rede de distribuição.

4 - Canos alimentados pela caixa d'água

Feche o registro e desligue tudo que possa gastar água — e não se esqueça de fechar bem a torneira da boia. Marque na caixa d'água o nível em que ela se encontra, aguarde uma hora e verifique novamente. Se o nível tiver baixado, é porque há algum vazamento ou nas paredes do reservatório, nos canos internos ou em algum dispositivo que é alimentado pela caixa.

5 - Cabeças de chuveiro

Alguns chuveiros continuam pingando mesmo após desligados, mas esse vazamento pode ser contínuo ou intermitente. Para testar, deixe um balde debaixo do chuveiro por algumas horas depois de seu uso. Se tiver chuveirinho, coloque a sua ponta também direcionada para o balde. Verifique se houve acúmulo de água depois dessas horas. Se sim, é porque o chuveiro está vazando.

Como saber se há vazamento se não for nenhuma das outras opções?

Alguns vazamentos ocorrem apenas no período da noite. Por isso, anote os números que aparecem no hidrômetro, tanto os em vermelho, quanto os na cor preta. Antes de qualquer pessoa utilizar a água, anote novamente. Se não houve alteração, é porque não há vazamento.

Se o hidrômetro não é independente, verifique se as paredes estão ficando úmidas ao longo do dia, principalmente aquelas próximas da cozinha e dos banheiros. Nesses casos, pode ser que haja vazamento dentro dos canos internos.

Algumas dicas importantes

Se você suspeita de algum problema em que seja necessário cavar, tome cuidado. Sem a localização exata do vazamento é melhor não arriscar. Atenção ao tentar consertar certos vazamentos sozinho, você pode acabar descobrindo que não era tão simples assim e ter prejuízos. Só faça isso se tiver certeza de que dá conta, caso contrário chame um encanador.

Com essas dicas, além de evitar o desperdício você economiza também na conta de água. Conhece outras dicas legais? Deixe um comentário pra nós!

A agua esta retornando a caixa de descarga por que