Tendo o trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha como referência inicial, julgue o item

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Tendo o trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha como referência inicial, julgue o item

aos cabelos, pena e pena, com19 uma confeição branda como cera (mas não o era), de maneira que a cabeleira ficava mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar.22 Silvio Castro. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L&PM Pocket, 1985 (com adaptações). Tendo o trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha como referência inicial, julgue os itens de 17 a 25 e assinale a opção correta no item 26, que é do tipo C. 17 A Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada o texto inaugural da literatura brasileira devido ao caráter inventivo de seu autor no que se refere às descrições e aos eventos narrados. 18 O texto de Caminha é relevante tanto por seu caráter histórico — o registro da chegada dos portugueses ao Brasil —, quanto por apresentar certa qualidade literária, presente, por exemplo, na exposição da subjetividade do autor, das suas impressões e surpresas. A linguagem da Carta extrapola a linguagem usualmente empregada em um relatório. 19 A chamada literatura de informação, apesar de produzida sob a perspectiva do colonizador, apresenta forte empatia com os povos nativos, sendo essa produção considerada a origem ideológica do que mais tarde resultaria no nacionalismo literário. 20 Tendo advindo do processo de colonização, a literatura brasileira se constituiu contraditoriamente como fruto da imposição dos valores da metrópole e como expressão do local. 21 Os sujeitos das orações iniciadas por “Andam nus” (R.3) e “E andavam tosquiados” (R.13) possuem o mesmo referente. 22 Na linha 20, a oração “mas não o era” expressa uma oposição em relação à possibilidade de a cabeleira de penas que um dos habitantes do novo mundo trazia ser de “confeição branda como cera”. Na organização da informação do texto, a referida oração consiste em um comentário considerado relevante por parte de Caminha. 23 A ideia de literatura como ficção é incapaz de abarcar parte da produção literária calcada em textos que se ancoram nas memórias individuais ou em relatos de viagem, como a Carta de Caminha. 24 No século XVII, as reduções jesuíticas tinham como objetivos dificultar a aproximação entre os indígenas e os portugueses e marcar a presença portuguesa em pontos afastados do território brasileiro. 25 Na dinâmica social dos grupos indígenas, o objetivo do uso da terra é a produção do valor de troca. 26 O trecho da Carta de Caminha apresentado é predominantemente A argumentativo. B descritivo. C injuntivo. D narrativo. Quando pouco se falava em sustentabilidade, os irmãos Campana a conjugaram com um espírito inovador e inconformista e se lançaram no mundo do design criando, em 1989, o Estúdio Campana, cuja especialidade era mobiliário. Hoje, são os designers brasileiros de maior destaque na atualidade. Seus trabalhos atualmente não se restringem mais a móveis. As obras dos irmãos recorrem à reutilização de matérias cheias de significados ligados à cultura brasileira — como a cor e a referência folclórica. Internet: <www.obviousmag.org> (com adaptações). Tendo como referência o texto e a figura apresentados acima, julgue o seguinte item. 27 Para o desenvolvimento de peças exclusivas e dignas de exposição artística, os irmãos Campana, conforme exemplificado na figura, recorrem a materiais reutilizáveis — como plástico bolha, cordas e bonecos de pelúcia —, para o design de móveis preenchidos de ressignificação de objetos utilitários. Vestibular de 2016 1.º DIA – 9 – WWW.RECICLAGEMEDUCACIONAL.COM.BR | | (61) 3554-2137 77 ||218VEST2016_001_01N192082|| CESPE | CEBRASPE – VEST 2016 Eu vivo sozinha, ninguém me procura!1 Acaso feitura Não sou de Tupá! Se algum dentre os homens de mim não se esconde:4 — “Tu és”, me responde, “Tu és Marabá!” — Meus olhos são garços, são cor das safiras,7 — Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; — Imitam as nuvens de um céu anilado, — As cores imitam das vagas do mar!10 Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “Teus olhos são garços”, Responde anojado, “mas és Marabá:13 “Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “Uns olhos fulgentes, “Bem pretos, retintos, não cor d’anajá!”16 (...) — Meus loiros cabelos em ondas se anelam, — O oiro mais puro não tem seu fulgor; — As brisas nos bosques de os ver se enamoram19 — De os ver tão formosos como um beija-flor! Mas eles respondem: “Teus longos cabelos,22 “São loiros, são belos, “Mas são anelados; tu és Marabá: “Quero antes cabelos bem lisos, corridos,25 “Cabelos compridos, “Não cor d’oiro fino, nem cor d’anajá,” (...) E as doces palavras que eu tinha cá dentro28 A quem nas direi? O ramo d’acácia na fronte de um homem Jamais cingirei:31 Jamais um guerreiro da minha arazoia Me desprenderá: Eu vivo sozinha, chorando mesquinha, 34 Que sou Marabá! Gonçalves Dias. Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998. Tendo por referência o fragmento acima, do poema Marabá, de Gonçalves Dias, julgue os itens de 28 a 33. 28 Na primeira fase do Romantismo brasileiro, a figura do índio é apropriada como índice de nativismo e símbolo da afirmação nacional após a independência política, em 1822. 29 O indianismo da obra poética de Gonçalves Dias e o da produção romanesca de José de Alencar têm em comum a pesquisa linguística e etnográfica dos povos nativos, de que resulta uma representação literária isenta de idealizações. 30 No século XIX, logo após a independência política, as elites brasileiras pretendiam consagrar, no imaginário coletivo, heróis e narrativas fundadoras capazes de promover a unidade do país, projeto do qual o indianismo fez parte. 31 No Brasil do século XIX, especialmente no período regencial e no Segundo Reinado, a preocupação em se construir uma identidade nacional teve como símbolo expressivo, entre outros, a criação de instituições, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Colégio Pedro II. 32 Marabá é um típico poema indianista que conjuga elementos descritivos das culturas autóctones a um encaminhamento épico, sem a preponderância da lírica amorosa encontrada em outras composições de Dias. 33 Marabá é rejeitada por ter olhos com “cor das safiras” (v.7) e cabelos loiros e anelados, características que subvertem o padrão de beleza metropolitano, uma vez que ela não atende ao tipo comum dos nativos brasileiros, com “olhos bem pretos, luzentes” (v.14) e “cabelos bem lisos, corridos” (v.25). No universo artístico, existe a possibilidade de diferentes linguagens artísticas relacionarem-se entre si, possibilitando mestiçagens e hibridismos estéticos e poéticos. A redescoberta, sob outros signos, tornou-se característica do teatro do século XX. Em relação ao encontro do teatro com a técnica cinematográfica, o primeiro passo à frente foi o da fantasia e do truque, alcançado por Georges Méliès; o segundo, a farsa burlesca; e o terceiro, o action tableau (quadro vivo), que se originou no teatro do século XIX. No entanto, os passos dados pelo teatro em direção ao cinema acabaram por gerar, na classe dos teatrólogos, uma necessidade de distinção dessas duas artes. Tal preocupação está presente, por exemplo, no discurso de René Clair, que rejeitou qualquer aproximação entre teatro e cinema, os quais considerava irmãos díspares, argumentando que ambos são governados por leis artísticas claramente diferentes. Margot Berthold. História mundial do teatro. 5. a ed. São Paulo: Perspectiva, 2011, p. 523-524 (com adaptações). Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue os itens que se seguem. 34 Na Antiguidade Clássica, o teatro desempenhou papéis diferentes: na Grécia, as peças eram de cunho religioso, sem qualquer conotação de ordem política ou moral; em Roma, as encenações obedeciam ao roteiro estabelecido pelas autoridades imperiais, o que as restringiam à temática da paz, além da condenação à escravidão. 35 O trabalho de ator (ou seja, o atuar) é,

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