Quem estuda todas as religiões?

O que pensar sobre a teologia? As religiões são importantíssimas na história da humanidade. Elas guiaram (e ainda guiam) as relações entre as pessoas e povos por milhares de anos, elas interferem no jeito como você interpreta a ação de um amigo, ou então na época e motivo pra reunir a família e comemorar.

Diversas atrocidades já foram cometidas em nome da religião e não merecem ser mencionadas aqui, já que vamos falar das coisas boas que as religiões e o estudo delas podem proporcionar.

A Teologia é o estudo das religiões, mas indo além disso, é o estudo científico das religiões. Ou seja, a relação entre o homem e a religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.

Religião e ciência juntos, quem diria? Einstein diria!

“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega”.

Albert Einstein

Quem estuda todas as religiões?

Hoje em dia, sabemos que as verdades absolutas não existem. Vivemos em tempos em que o conhecimento deve ser provado, testado e validado, logo, o estudo das religiões não poderia ser diferente.

A Teologia usa de ciências como a Antropologia e a Sociologia, por exemplo, como base para o estudo do impacto das religiões na sociedade e no desenvolvimento humano. Essa é a função de um teólogo.

O profissional da Teologia não precisa ter uma religião definida, a não ser que deseje seguir uma carreira de pastor ou padre em uma determinada doutrina.

O teólogo pode ser até ateu!

Vários deles, inclusive, seguem na área de pesquisa, cruzando religião e ciência em suas rotinas.

Quem estuda todas as religiões?

Pra estudar Teologia tem que curtir aquela leiturinha bacana, sem medo do número de páginas, já que vai analisar e interpretar vários livros e escrituras sagradas antigas, que usam uma linguagem diferente e são bem grandinhas.

Quem estuda todas as religiões?

Mas a principal característica de um teólogo deve ser o respeito. Respeito por todas as religiões, seus fiéis e a importância que cada um dá pra sua religião. O profissional não pode julgar comportamentos, crenças e cultos, assim como um médico ou advogado não pode julgar as escolhas de um paciente/cliente.

O Curso de Teologia

O curso de Teologia dura 4 anos.

Atenção: O foco do curso pode mudar de acordo com a universidade, portanto PESQUISE antes de fazer a matrícula, pra não cometer o erro de entrar no curso certo, mas com o foco errado.

Algumas universidades oferecem o curso de Teologia mais voltado pra pesquisas e análises sociológicas e antropológicas. Outras focam nos estudos dos textos sagrados, então veja certinho qual é a faculdade certa antes de se jogar de cabeça no curso.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos vão encontrar na faculdade de Teologia são:

  • História do Pensamento Religioso na Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea;
  • Procedimentos Hermenêuticos;
  • Mitologia e História das Religiões;
  • Antropologia Religiosa;
  • Fenomenologia da Experiência Religiosa;
  • Psicologia Geral e da Religião;
  • Sociologia da Religião;
  • História da Filosofia;
  • Metafísica;
  • Axiologia;
  • Teologia e Sistemas Simbólicos da Religiosidade Indígena e Afro-Brasileira;
  • Metodologias e Procedimentos de Investigação em Ciências da Religião;
  • História e Desenvolvimento dos Ritos, Símbolos e Expressões Religiosas Brasileiras;
  • Teologia e Práticas em Capelania, Aconselhamento e Retórica;
  • Religião, Arte e Cultura;
  • Gestão de Pessoas e de Processos;
  • Liderança;
  • Relações Humanas nas Organizações Religiosas;
  • Procedimentos de Mediação e Diálogo Inter-Religioso;
  • Ética nas Tradições Religiosas;
  • Meio Ambiente;
  • Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Pra conseguir o tal do diploma, os alunos precisam de estágio e do querido do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Áreas de Atuação

Consultoria

O teólogo pode trabalhar ajudando empresas que usam a religião no seu trabalho. Desde ONGs que atuam nessa área até lojas de produtos relacionados a uma determinada religião.

Ensino

Além de dar aulas sobre religião e ética no Ensino Fundamental e Médio, o profissional da Teologia também pode atuar no desenvolvimento de materiais didáticos, trabalhando com ensino de uma forma direta e indireta.

Nas universidades, pode atuar como pesquisador ou professor em cursos de teologia, letras, antropologia, ciências sociais, etc. Com possibilidades, também, de elaborar, revisar ou avaliar livros que falam de assuntos religiosos ou ainda prestando consultoria a escritores.

Pesquisa

O teólogo também atua nos estudos dos fenômenos religiosos e nas suas relações e impacto no comportamento humano e na sociedade como um todo.

Quem estuda todas as religiões?

Sacerdócio

Essa área é pra quem quer seguir na carreira de pastor ou padre. Em algumas religiões, são necessários alguns cursos antes de começar de fato.

Literatura

O teólogo também pode atuar na produção de conteúdos religiosos. Os livros religiosos só ficam atrás de livros didáticos em relação às vendas.

A rotina de um profissional formado no curso de Teologia varia de acordo com a área em que ele atua.

Se for pra área do sacerdócio, o profissional vai ter uma rotina de padre ou pastor, conduzindo cultos, palestras e todo o resto que essas funções envolvem.

Quem estuda todas as religiões?

Se escolher seguir carreira na área de literatura, o teólogo vai ser um escritor. Nessa rotina vão rolar muitas leituras, escritas e pesquisas.

Ler e escrever vão ser as maiores tarefas para quem quiser seguir a carreira de escritor, além do contato com editoras, pra poder vender os livros e ganhar uma grana, claro.

Já a área de pesquisa engloba muita análise do impacto das religiões na sociedade. Nessa área, o profissional da Teologia também vai ler muito, além de produzir artigos com as conclusões de cada estudo/análise.

A rotina da área de ensino já é mais conhecida. Nesse caso, o profissional vai ter muito contato com alunos, que mudam de turma pra turma, além de levar uma parte do trabalho pra casa, na hora de corrigir provas e trabalhos ou então de planejar as aulas do dia, semana ou mês seguinte.

Mercado de Trabalho

A grande maioria dos formandos do curso de Teologia tem o objetivo de seguir a carreira de padre/pastor, propagando as ideias da sua religião, evangelizando e prestando assistência aos seus fiéis.

Mas se essa não for a sua pira, O teólogo pode se dedicar também, à pesquisa na área da Religião, Antropologia, Sociologia ou outras Ciências Humanas. Ao ensino em escolas e universidades, ou a atividades em igrejas, grupos religiosos e comunidades.

As forças armadas, também conhecidas como Exército, Marinha e Aeronáutica, contratam muitos profissionais da Teologia pra atuarem como capelães, que são tipo padres/pastores dentro dessas corporações, ministrando cultos e prestando assistência espiritual aos militares.

A área da literatura é quentíssima para os teólogos, tendo em vista que as obras religiosas só perdem em vendas para os livros didáticos. Com tanta gente comprando, por que parar de produzir esses materiais?

Um fator em particular da área de literatura é que boa parte dos profissionais são autônomos, ou seja, não possuem um salário fixo. O dinheiro vem conforme os livros são vendidos, a não ser que o teólogo trabalhe em uma empresa desse segmento, nesse caso, vai ter um dinheirinho todo mês.

E OS SALÁRIOS?

Os salários na área de Teologia variam muito. Por exemplo, existem pastores que ganham vários dinheiros e outros que recebem salários “normais”.

A média salarial de um pastor da Assembleia de Deus, por exemplo, é de R$3300,00, mas você sabe que tem pastor que ganha muito mais do que isso, assim como existem pastores que ganham menos.

Na área de pesquisa, a bolsa varia de acordo com a universidade, já que isso é determinado pela verba de cada uma.

Sobre a literatura você já viu. Como grande parte dos teólogos escritores são autônomos, fica difícil dar uma média de salário. A grana aqui depende de quantos livros foram vendidos.

Mitos e Verdades

“Teologia é curso de padre/pastor”

MITO.

Você acabou de ler sobre isso, logo, sabe que existem várias opções de trabalho para o teólogo além de se tornar um padre ou um pastor.

“Todo teólogo precisa acreditar em um deus”

MITO.

Quem estuda todas as religiões?

Existe até ateu no curso de Teologia. O principal fator é ter interesse nas religiões na sua importância histórica e social.

“Eu preciso do curso de Teologia pra virar padre ou pastor”

DEPENDE.

Depende muito da doutrina religiosa que você planeja entrar, mas o normal é passar por um seminário e ter feito o curso de Teologia ou de Filosofia.

E aí, o Curso de Teologia é pra você?

Fica se perguntando sobre questões de vida e morte? Acha incrível entender e aprender mais sobre religiões e o próprio Deus? Já tem decorado alguns livros sagrados? Então bora fazer teologia?

Se ainda não tem certeza disso, FAÇA O NOSSO TESTE VOCACIONAL!