Quando um homem quer terminar o que ele faz

Publicado 18 Out 2016 – 12:00 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT

A falta de interesse no outro e no casal, a ausência de projetos em comum, a falta de comunicação e sexo ruim são sinais inequívocos de que algo está errado na relação. Se a paixão vem como um tsunami, o amor de um casal estável responde a um “fazer” dia a dia. 

Dessa forma, ao deixar de lado qualquer um desses pilares (amizade, carinho, construção do dia a dia e da sexualidade) pode ser um sinal de falta de amor. Os indícios estão relacionados à falta de comunicação, sexualidade pobre, rotina e incapacidade de projetar novas metas em conjunto, além de não respeitar a individualidade do outro, sendo infiel ou faltando com o compromisso. Veja como lidar com três situações bastante comuns:

1. Vocês caíram na rotina
Alguns casais permanecem juntos, ainda que internamente estejam passando por uma ruptura silenciosa. Isso acontece, quando alguns temas importantes e significativos dentro da relação geram conflito de maneira habitual e, depois de discussões recorrentes, chegam a um ponto onde não se avança e não se resolve. Há uma espécie de vácuo ou resignação que distancia o casal. Seria esse o momento de buscar ajuda externa, se houver disposição de ambas as partes para resolver a situação. 

Quando um homem quer terminar o que ele faz

Quando um homem quer terminar o que ele faz

Quando um homem quer terminar o que ele faz

Quando um homem quer terminar o que ele faz

2. Existem conversas pendentes
Quando se vê o outro a partir de uma perspectiva na qual não há nada a se fazer se reforça a ideia de que o problema é outro. E, se alguma coisa tem que mudar, deveria ser a outra parte. Assim, a relação caminha em direção a uma posição em que só resta a espera. E essa espera é, frequentemente, o anúncio da renúncia. "Não é problema meu", "ninguém pode planejar nada com você", "não há nada que se possa fazer”.

3. Falta transparência
Investir em uma pessoa consiste em fazer público para ela aspectos bem íntimos que você não mostraria para todo mundo. O casal permite abrir a porta para uma parte da intimidade que não mostrou para as demais pessoas, de modo que é necessário haver um espaço íntimo e agora “bipessoal”. O amor é aceitar ao outro como legítimo outro em sua privacidade, sem medo de julgamento.

As pessoas costumam enviar pistas ao par quando estão com um pé fora do relacionamento. Algumas são óbvias, outras nem tanto. “A pessoa transmite suas intenções sem perceber na postura corporal, na expressão facial, em determinadas mudanças de atitude”, afirma a psicoterapeuta e terapeuta de casais Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo (SP). 

Mas não se precipite! "Muitas vezes, nossa interpretação vai de acordo com a fase que estamos vivendo”, avisa a coach de relacionamento Miria  Kutcher, Alguns sinais merecem atenção, mesmo que seja só para ter uma conversa e melhorar a relação. Veja:

Leia mais

1. Desinteresse pela sua rotina

A pessoa simplesmente para de perguntar como foi o seu dia, se está bem, se aquela reunião deu certo, se gostou do livro que acabou de ler, coisas assim. É um dos principais (e mais doídos) sintomas do distanciamento emocional do outro.

2. Silêncio

A pessoa fica mais calada e introspectiva, um indício forte de que pode estar ruminando pensamentos sobre o que vai fazer da vida –no caso, quando e se quer se separar.

3. Conversas não engatam

Você tenta puxar conversa, mas a pessoa é monossilábica ou encerra logo o papo. Os assuntos entre vocês parecem definhar.

4. Olho no olho é coisa rara

“Quando estamos num relacionamento com alguém temos muita necessidade de olhar no olho da pessoa e ‘viajar’ nesse olhar. Quando esse olho no olho começa a ficar mais curto ou passa a não existir, significa que cada um está indo por um caminho diferente”, diz Miria.

5. Críticas começam a pipocar

Tudo o que você faz parece chatear o outro ser humano, que passa a se mostrar mais implicante. Em todo relacionamento “normal” sempre acontece de um dar bronquinhas no outro e vice-versa, mas, nesse caso, a irritação é mais evidente.

6. Falar no futuro vira um tabu

Segundo Carmen, as conversas sobre projetos de viagens, de trocar de carro, mudar de casa ou até mesmo sobre planos mais simples e imediatistas, como onde vão jantar no fim de semana, começam a escassear.

7. As brigas param

Parece contraditório, mas, de acordo com a psicóloga Marina Simas, quando as pessoas querem terminar, preferem não criar caso nem discutir. “Elas ficam indiferentes porque acham que não vale a pena gastar energia para fazer um acordo em uma relação que não vai durar muito”, explica ela, que atua como consultora de relacionamento do Match Group  LatAm.

8. Ficar a sós é difícil

Tudo leva a crer que o par está mais interessado nos próprios hobbies e em compartilhar a vida com os amigos. Pode ser uma espécie de fuga da realidade: manter-se ocupado é uma forma de não encarar a incômoda verdade de que não quer mais ficar ao seu lado.

9. Falta de paciência para ir a eventos sociais e familiares juntos

“Quando a pessoa não deseja mais estar na relação, não tem mais paciência e nem deseja sentir que pertence àquele grupo de pessoas, principalmente quando o evento é na família do outro. É comum inventar mil desculpas para não comparecer”, fala Marina.

10. Sexo morno, beijos na boca cada vez mais raros

Podem ser sinais óbvios, mas na correria do dia a dia nem sempre há tempo, energia ou atenção para perceber que o sexo ficou burocrático, sem grandes emoções. E o beijo na boca vai ficando raro e sem muita emoção. “Quando a pessoa opta pelo término, na maioria das vezes interrompe de alguma forma a entrega total que tinha antes e vai se posicionando de forma mais distante, sem paciência e com limites mais rígidos, fugindo do que resulta em intimidade”, explica Marina.

As razões para que o amor nasça entre duas pessoas são muitas. Algumas delas nem sequer chegamos a entender realmente. Da mesma maneira, um relacionamento acaba por diversos motivos que, em parte, também não chegamos a compreender totalmente. O complicado ocorre quando um dos dois quer terminar a relação, mas o outro não.

Trata-se de uma situação complexa para ambos, especialmente para quem não quer terminar. No entanto, não se deve entrar em pânico, nem começar a agir desesperadamente. Essa é a primeira coisa que se deve fazer: manter a calma. Não fale e não aja deixando-se levar pelos impulsos.

“O amor não reivindica a posse, e sim dá liberdade”.
-Rabindranath Tagore-

A próxima coisa a fazer é analisar a situação. É preciso examinar as razões que levaram ao outro a querer que a relação acabasse. Verificar se, efetivamente, estão em uma fase final. E então, tomar decisões e agir. Mas vamos ver isso com mais detalhes.

A relação realmente acabou?

Uma relação estável não acaba da noite para o dia, uma instável sim. Deve-se iniciar então classificando tal relação. Havia um compromisso já estabelecido e aceito por ambos? Ou se tratava de um vínculo indefinido, que alternava sinais de aproximação com gestos de distância? No primeiro caso, vale a pena examinar o que aconteceu. No segundo, é melhor não desperdiçar o seu tempo.

Quando um homem quer terminar o que ele faz

Quando um relacionamento acaba, sempre há sinais que anunciavam o término. Basicamente, são três aspectos que definem se o vínculo é forte ou se já há indícios de que o amor acabou. Esses três elementos são:

  • O compromisso. Tem a ver com a disposição voluntária de compartilhar a vida com o outro. Implica tempo, interesse, escuta e disponibilidade. Se cada um for para o seu lado, se não se compartilha ou se a vida do outro não gera interesse, trata-se de um sinal de que tudo está acabando.
  • A intimidade. Refere-se à confiança, comunicação e aceitação mútuas. Nunca são perfeitas, mas quando algum desses aspectos está quebrado, constitui-se um sinal de que a relação está chegando ao fim.
  • A paixão. Implica uma sexualidade saudável, satisfatória para ambos. Também compreende as demonstrações físicas de afeto. Quando isso não está presente, o relacionamento está com problemas.

Se você examinar a relação e perceber que existem dificuldades nos três aspectos, a melhor opção é reconhecer o fato de que tudo acabou. Por mais difícil que pareça, chegou a um ponto de desgaste que torna muito difícil buscar e encontrar soluções.

Quando somente um dos dois quer terminar a relação

Às vezes também ocorre que o relacionamento tenha problemas, por vezes graves, mas que sobrevivam muitos aspectos fortes nele. Apesar disso, um dos dois quer terminar a relação, enquanto o outro, objetivamente, vê que há possibilidades de repensar as coisas e seguir adiante. O que fazer então?

Quando um homem quer terminar o que ele faz

Como sempre em um casal, não há nada melhor que o diálogo, assim como nada pode substituí-lo. Pode ser, e costuma acontecer, que esse seja precisamente o aspecto que está falhando. A comunicação foi quebrada, mas o amor continua presente. No entanto, um dos dois pode ser menos tolerante a essa situação e se apressar em acabar tudo.

Sob essas condições, não se pode propiciar um diálogo trivial a qualquer momento. É necessário escolher as circunstâncias adequadas para que possam conversar tranquilamente e sem pressões. Não busque resolver tudo de uma vez, mas sim, a princípio, simplesmente recuperando a possibilidade da conversa. Um jantar especial ou um passeio são bons momentos.

E se não houver mais nada a fazer?

Ocasionalmente, embora ainda haja amor e os dois busquem todos os meios para o diálogo, o outro insiste que quer terminar. Então, não há nada que se possa fazer. Não se pode pressionar o parceiro para que esse veja as coisas de outro modo. Fazer isso gera distâncias e causa um desgaste desnecessário para ambos.

Deve-se deixar ir quem quiser ir. Por mais que não se entenda as razões ou acredite que a pessoa está errada. A permanência em uma relação não é algo a se forçar. Isso é um erro grave que somente leva à deterioração do vínculo. Nesse momento, chegou a hora de se despedir. Não pense no que vai acontecer em uma semana, nem em um mês, nem em um ano. Concentre-se somente no agora.

Quando um homem quer terminar o que ele faz

Chegou o momento de você se concentrar em si mesmo, unicamente. Não se culpe, não se antecipe no futuro e não tome decisões. Preocupe-se somente em cuidar de você e em fazer coisas de que gosta. Retome amizades que havia esquecido, mude sua rotina. O amor surgirá em sua vida novamente.

This might interest you...