Qual melhor turno para estudar

Na hora de programar seu primeiro intercâmbio, há muitos detalhes que precisam ser pensados. Mas um detalhe que muitas pessoas acabam não dando tanta importância é a respeito do horário de estudos durante o intercâmbio.

As escolas e instituições que os alunos podem escolher, normalmente, oferecem aulas nos períodos da manhã e tarde. Algumas escolas ainda oferecem a opção de aulas à noite para seus estudantes.

O turno das aulas vai ser definido logo quando você estiver planejando seu pacote de intercâmbio com um dos especialistas da Optima Intercâmbio. E aí surge a dúvida: qual é o melhor horário para estudar no intercâmbio?

Neste post, nós vamos te dar os prós e contras de estudar nos três períodos do dia! Confira abaixo e escolha o período que mais tem a ver com o seu estilo de vida no intercâmbio!

Estudar de manhã no intercâmbio

Qual melhor turno para estudar

Mesmo que você seja uma pessoa que não gosta muito de acordar cedo, estudar pela manhã ainda pode ser uma excelente escolha!

Lá fora, nas escolas e instituições que recebem estudantes intercambistas, as aulas costumam começar só a partir das 9h da manhã. Então, você pode acordar em um horário tranquilo e se preparar com calma para assistir às aulas!

Outro fator que pode ser bastante positivo para escolher um curso matutino é o fato de você já ficar livre o resto do dia para fazer o que você quiser! Por isso, se você quer aproveitar para conhecer pontos turísticos do seu destino, ter aulas pela manhã pode ser a escolha certa!

Além disso, fazer aulas pela manhã é favorável principalmente para aquelas pessoas que são mais ativas pela manhã! Nós entendemos que todos nós temos um horário em que nosso corpo e a nossa mente funcionam melhor e, por isso, se você for uma pessoa que faz da manhã o turno perfeito para pensar e aprender, as aulas pela manhã são ideais!

Estudar pela manhã nos dá a sensação de dever cumprido, uma vez que suas obrigações já foram realizadas logo de manhã! Assim, você pode curtir o resto do dia sem preocupações!

Qual melhor turno para estudar

Contras

Nem sempre ter aulas pela manhã pode trazer benefícios. Um dos contras de ter aulas pela manhã no intercâmbio é se você realmente for uma pessoa que não gosta ou não consegue acordar cedo. Mesmo que as aulas comecem às 9h da manhã, é natural que alguns estudantes escolham um horário mais tarde, uma vez que não funcionam tão bem nas primeiras horas do dia.

Outro fator que pode influenciar nas aulas da manhã é se você trabalhar à noite durante o seu intercâmbio. É muito comum que os estudantes intercambistas trabalhem em restaurantes, bares, pubs e baladas à noite. Então, trabalhar durante à noite e ter aulas pela manhã pode ser algo que não ajude no seu desempenho acadêmico, uma vez que você poderá dormir poucas horas por dia.

Além disso, os valores de pacotes de intercâmbio com aulas matutinas costumam ser um pouco mais elevados, dado a maior procura de outros estudantes por este turno.

Estudar à tarde no intercâmbio

Qual melhor turno para estudar

Bom, se você quer pagar um valor um pouco mais baixo no seu intercâmbio ou se você realmente não quer levantar cedo todos os dias, estudar à tarde vai ser a escolha perfeita para você!

Além disso, esse horário é perfeito para aqueles estudantes que têm um emprego noturno ou matutino. Aliás, as vagas de emprego pela manhã são relativamente menos concorridas, uma vez que a grande maioria dos intercambistas preferem estudar pela manhã, logo, não podem trabalhar nesse horário!

Outro fator que pode influenciar a sua escolha por um intercâmbio vespertino é o fato de você ter a manhã livre para descansar, fazer suas coisas pessoais e trabalhar à noite. O que é muito positivo também!

Qual melhor turno para estudar

Contras

O principal lado contra para fazer um intercâmbio em que as aulas são à tarde é o fato de você quebrar o seu dia com um compromisso. Algumas pessoas preferem fazer tudo de uma vez só e ficar com a vida resolvida durante o resto do dia. Então, ter aulas à tarde faz com que você, possivelmente, tenha suas tarefas diárias divididas em dois períodos do dia.

Outro fator que vai influenciar contra a escolha de um intercâmbio à tarde é o funcionamento do seu corpo e mente! Se você é uma pessoa que não está mais tão ativa à tarde, definitivamente, fazer um curso neste horário não vai ser a melhor escolha!

Estudar à noite

Qual melhor turno para estudar

Estudar à noite é melhor para quem quer trabalhar ao longo do dia. Com isso, você pode ter mais flexibilidade de horários, principalmente se o seu trabalho não tem um horário regular. Então, você pode escolher em qual turno trabalhar ao longo do dia.

Além disso, as chances de boas vagas aumentam, uma vez que você pode escolher qualquer tipo de vaga no horário comercial.

Os cursos disponíveis para quem estuda à noite costumam ser os mais em conta, uma vez que não há uma grande procura por eles.

Contras

Mas nem tudo são flores para quem decide estudar à noite. Este é um horário que, geralmente, as pessoas estão mais cansadas. Então, o rendimento de estudos nesse horário pode não ser o melhor.

Além disso, estudar à noite faz com que você não participe de alguns programas com os seus amigos, principalmente se eles estudarem em um turno diferente do seu. Já pensou não conseguir acompanhar seus amigos em uma balada na sexta-feira? Ou, então, chamar o/a crush para pegar um cineminha à noite?

Além disso, não são todas as escolas e destinos que disponibilizam esse horário de curso. Por isso, você precisa contar com a ajuda de um especialista da Optima para encontrar um curso neste horário, uma vez que eles não são tão comuns.

Qual melhor turno para estudar

É possível mudar o horário do meu curso?

Qual melhor turno para estudar

Nós sabemos que os planos mudam, não é mesmo? Então, é preciso estarmos preparados para isso!

Se você contratar seu pacote de intercâmbio com a Optima, nós garantimos que a sua experiência será a melhor em todos os sentidos e, mesmo que você queira trocar o seu turno do curso depois do pacote já contratado, é bem simples.

Mas nós recomendamos que você já escolha algo definitivo, uma vez que essa troca pode gerar custos adicionais para o seu intercâmbio. Por exemplo: imagine que você tenha contratado um intercâmbio no turno da tarde, mas depois resolveu trocar para o turno da manhã.

Como nós falamos, os cursos da manhã têm um valor mais elevado do que os cursos da tarde e noite. Então, para essa troca, você deverá investir a diferença de valor entre os cursos.

Se isso não for um problema para você, ótimo! Mas muitas pessoas precisam se planejar financeiramente ao longo do intercâmbio e um custo como esse pode impactar de alguma forma os seus orçamentos.

Além disso, o estudante também estará sujeito às vagas da escola contratada, principalmente se você já estiver com a data de início do curso já marcada! Se você deixar para fazer alterações como essa muito em cima da hora, você pode não conseguir!

Outro fator que você deve levar em conta sobre isso é o fato de muitas escolas não permitirem a troca de turno quando você já está assistindo às aulas do curso. Então, se você quiser trocar o turno, você deverá terminar o período contratado primeiro e, depois, adquirir um novo período com o turno diferente!

Qual melhor turno para estudar

Precisa de ajuda para escolher o melhor horário para estudar?

Aqui na Optima você tem a consultoria completa e personalizada na hora de escolher o pacote perfeito para o seu intercâmbio! Se você ainda não sabe qual horário é o melhor para você estudar, o nosso time de especialistas vai te ajudar a escolher a melhor opção!

A Optima é uma agência de intercâmbio que está há mais de dez anos no mercado. Somos uma agência de qualidade, que preza pela transparência e segurança para os viajantes. Não é à toa que somos uma Agência Selo Belta, um dos selos mais importantes na área de intercâmbio no Brasil!

Clique aqui e marque um horário para falar com nossos especialistas em intercâmbio! A Optima Intercâmbio é a agência que você merece e precisa para fazer um intercâmbio de sucesso!

Pensar num horário padrão para os estudos é sempre uma boa ideia, pois a rotina faz com que o cérebro habitue-se a determinada situação e foque suas energias para o aprendizado, mas não existe qualquer comprovação científica que nos assegure que em determinado horário do dia estamos mais predispostos a aprender do que em outro. O que a ciência realmente nos ensina é que somos seres humanos únicos, que temos sim ciclos biológicos e até mesmo nossos próprios ritmos e que ter o conhecimento desses ciclos pode ser uma ferramenta extra na hora de colocar os neurônios para trabalhar.

Ciclo circadiano. Você já ouviu falar? 

Ciclo circadiano, do latim circa (cerca de) e diem (dia), é o período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia. O ritmo circadiano é influenciado pela luz, temperatura, movimento das marés, ventos, dia e noite. Ele regula a atividade física, química, fisio e psicológica do organismo, influenciando o horário de sono, apetite, temperatura corporal, níveis hormonais, estado de alerta, pressão sanguínea, metabolismo e muito mais. 

Isso acontece porque do ponto de vista biológico, o corpo é feito para dormir durante a noite. É por isso que a humanidade não tem adaptações como visão noturna e olfato e audição aprimorados como os dos animais noturnos. Então, por mais que seja possível adaptar seu organismo a diferentes horários, é sempre importante manter em mente que o nosso corpo possui ritmos e composições biológicas pré-programadas e que nem sempre será possível manter a produtividade sobre o nosso controle.

Como usar o ciclo circadiano ao seu favor? 

Ter conhecimento sobre o assunto já é um grande primeiro passo. A segunda e também muito importante etapa a seguir é a auto-observação. reserve 3 ou 4 dias para observar seu organismo e anotar todas as sensações que você sente ao longo do dia. A que horas você se sente mais desperto? Que horas normalmente o sono costuma chegar? Você sente mais fome no período da manhã ou à noite? Ao acordar você se sente disposto ou cansado? Reúna toda as anotações e observe se existe um padrão entre elas. Você se sentiu mais ativo em algum momento do dia? Teve dificuldades para dormir? Sentiu fome ao despertar? Tudo isso são indícios da sua melhor rotina. E o melhor jeito de montar uma rotina produtiva de estudos é dar ao seu organismo o que ele precisa no momento. 

Por exemplo, vamos entender que um estudante X percebeu em suas anotações que acorda animado, sente mais energia pela manhã, começa a sentir fome só depois das 11h e na parte da tarde sente que precisa se movimentar. Qual seria a rotina mais adequada a essa pessoa? Provavelmente reservar o período da manhã para os estudos, correto? Mas este é apenas o primeiro passo, há muito mais itens que o nosso estudante precisa se atentar. 

 Criar um ritual do sono. 

Fatores externos que interferem no ritmo circadiano costumam ser a exposição à luz azul de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores em horários inadequados, drogas e cafeína. Portanto fique atento a maneira como você age antes de ir dormir. O ideal é começar a se preparar algumas horas antes diminuindo o contato com aparelhos eletrônicos, evitando o consumo de cafeína e se possível criando um ambiente com menor iluminação e mais silêncio. Você pode por exemplo reservar as duas últimas horas antes de dormir para tomar um banho relaxante e fazer a leitura de alguma literatura ou livro mais leve que também esteja no seu plano de estudos. 

 Prestar atenção na influência do ambiente 

O ambiente externo também influencia na regulação do seu ciclo e na sua produtividade: o fator externo que mais influencia nosso ciclo biológico é a luminosidade.  A luz natural do sol faz com que nosso corpo produza hormônios que nos ajudam a manter alerta e bem dispostos, ao contrário das luzes artificiais que estressam o nosso organismo. Já um ambiente escuro, libera melatonina, hormônio responsável pela indução do sono, portanto preste atenção na luminosidade do seu ambiente de estudo. O local onde você estuda também pode ser decisivo para te ajudar a aumentar a concentração. Estar em um ambiente barulhento e movimentado, independentemente da hora do dia, irá contribuir para desviar sua atenção, por isso busque sempre por lugares mais calmos e silenciosos. Lembre-se a temperatura do lugar também faz toda diferença na sua concentração, tente estudar num local confortável, com boa circulação de ar e longe de extremos de frio ou calor. 

 Conhecer os benefícios de cada horário  

Manhã

Prós: boa luminosidade natural, temperaturas mais agradáveis, cérebro inicia as atividades descansado e possivelmente mais focado. 

Contras: algumas pessoas podem demorar para se sentirem mais alertas e despertas, sentindo-se sonolentas durante boa parte da manhã. 

Tarde

Prós: Minimizam-se os efeitos do sono, luminosidade alta, período do dia pode ser considerado mais longo dependendo da estação do ano. 

Contras: É um período de maior incidência de  calor também costuma se fazer mais presente. Logo após o almoço, algumas pessoas  podem se sentir sonolentas. 

Noite

Prós: a noite costuma ser mais silenciosa e calma, as interrupções são menos frequentes e as temperaturas voltam a ficar mais amenas. 

Contras: A luminosidade das lâmpadas e das telas geralmente causa um efeito negativo e estressante no corpo. O período é o mais curto do dia visto que virar  madrugada estudando não é uma boa ideia já que pode desregular o sono, tornando a concentração e o aprendizado ainda mais difícil.

Podemos concluir que conhecer seu corpo é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida e para melhorar seu desempenho em atividades. É fundamental destacar que o melhor horário para estudar é aquele em que você encontra-se mais ativo, e essa informação é completamente individual. Assim, não existe um horário “mágico” para todos. Além disso, independente da hora de estudo, é fundamental estar bem alimentado e respeitar os limites do seu corpo.

Aqui no Blog estamos sempre conversando sobre ótimos assuntos. Fique ligado.