Qual e a diferença entree adjetivo superlativo e comparativo

Ao nos referirmos acerca desta classe gramatical, identificamos uma característica peculiar: o fato de ela ser passível de flexão. Contudo, quando se refere ao grau, se apresenta diferentemente dos substantivos, ou seja, não se trata apenas de acrescentar um sufixo para demarcá-lo, há alguns pormenores aos quais devemos estar atentos. Assim sendo, analisaremos os pontos de maior relevância, no intuito de nos inteirarmos efetivamente destes. Eis que são: A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau comparativo e o superlativo. O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma:

* Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.

* Comparativo de superioridade: Lucas é mais extrovertido (do) que seu irmão.

Observações passíveis de nota:

* Há formas sintéticas para o grau comparativo de superioridade no que se refere aos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”, as quais são representadas por “melhor”, “pior”, “maior” e “menor”.

Exemplos:

Este procedimento é melhor (do) que o outro. Meu desempenho foi pior (do) que o seu.

A falta de segurança é maior (do) que a de saneamento básico.

* As formas analíticas representadas por “mais bom”, “mais mau”, “mais grande” e “mais pequeno”, apenas devem ser utilizadas quando se comparam duas características de um mesmo ser.

Exemplos:

Pedro é mais bom (do) que esforçado. O garoto é mais mau (do) que esperto.

Aquele cão é mais pequeno (do) que bravo.

Já no grau superlativo, a característica que se atribui ao adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. Em virtude disso, analisemos: No que tange ao grau superlativo relativo, a intensificação é feita em relação a todos os demais seres de uma coletividade, sendo este assim subdividido:

* Superlativo relativo de superioridade:

Aquele aluno é o mais participativo de todos.

* Superlativo relativo de inferioridade:

Aquele aluno é o menos participativo de todos.

A intensificação a que se refere o grau superlativo absoluto é demarcada pela ideia de excesso, subdividido em analítico e sintético.

* O superlativo absoluto analítico, geralmente, se constitui de um advérbio.

Exemplos:

Esta garota é muito educada.
Carlos é demasiadamente gentil.

* O superlativo absoluto sintético é expresso por meio de sufixos, os quais, na maioria das vezes, se manifestam por “-íssimo”.

Todos os ambientes são agradabilíssimos.

Interaja-se mais com o assunto em evidência, compartilhando com outro link que o complementa:

O grau superlalivo dos adjetivos -  Apreenda um pouco mais acerca de suas peculiaridades.

Dominar comparativos e superlativos é fundamental para ganhar fluência em inglês. Essas ferramentas ajudam a descrever pessoas, objetos, lugares e acontecimentos. As comparações facilitam a compreensão, tornam a comunicação mais clara.

Mas qual é a diferença entre eles? Veja a seguir:

COMPARATIVOS

Os adjetivos comparativos são usados, como o próprio nome diz, para comparar as diferenças. Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados.

Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto)

O segundo item da comparação pode ser omitido, caso esteja claro pelo contexto.

SUPERLATIVOS

Os adjetivos superlativos indicam que algo está acima ou abaixo de todos os outros itens comparados, ou seja, são utilizados para descrever uma pessoa, um objeto, lugar ou acontecimento que se encontra no extremo superior ou inferior de uma qualidade.

Substantivo (sujeito) + verbo + the + adjetivo superlativo + substantivo (objeto)

FORMAÇÃO

Em inglês, é fácil formar o comparativo e o superlativo dos adjetivos. A forma depende do número de sílabas.

ADJETIVOS DE UMA SÍLABA

1. Basta adicionar –ER para o comparativo e –EST para o superlativo.

2. Se o adjetivo terminar na sequência consoante + vogal + consoante, a consoante final é duplicada, só depois acrescentamos uma das terminações no item 1.

Veja a seguir alguns exemplos:

ADJETIVOS DE DUAS SÍLABAS

Para formar o comparativo, acrescentamos –ER ao adjetivo ou usamos a palavra MORE antes do adjetivo e o termo THAN depois.

Para o superlativo, usamos o artigo definido THE antes do adjetivo e acrescentamos –EST ao mesmo, ou usamos a expressão THE MOST antes do adjetivo.

Em muitos casos, ambas as formas são usadas, embora uma delas seja mais comum que a outra. Se tiver dúvidas sobre qual forma usar, opte pela segurança e use MORE e THE MOST.

Para adjetivos terminados em Y, temos de mudar o Y por um "i" antes de incluir a terminação.

ADJETIVOS COM TRÊS OU MAIS SÍLABAS

Para formar o comparativo dos adjetivos com três ou mais sílabas, acrescentamos more (adjetivo) than / less (menos) than. Para construir o superlativo, acrescentamos the most (adjetivo) / the least. Veja exemplos:

COMPARATIVOS E SUPERLATIVOS IRREGULARES

Como toda regra, esta aqui também tem exceções. Aqui estão algumas delas:

Que tal exercitar esses conhecimentos? O artigo abaixo, publicado no site da CNBC, sobre a trajetória superlativa de Jeff Bezos, traz alguns usos de comparativos e superlativos, destacados em negrito, além de adjetivos que demonstram intensidade, grandeza, sinalizados em vermelho. Observe as palavras destacadas, tendo em vista as regras mencionadas:

Inside Jeff Bezos' $84.9 billion empire

Jeff Bezos, founder and CEO of Amazon, is roughly $4 billion away from becoming the wealthiest man alive. Bezos is currently worth $84.9 billion, thanks to his 78.9 million shares of Amazon stock and his broad portfolio of investments.

The most recent addition to Amazon's universe is Whole Foods, which the company made a $13.7 billion bid for earlier this month. The grocer is by far Bezos' largest purchase. His second largest acquisition was in 2009, when Amazon purchased online shoe merchant Zappos for a measly-by-comparison $1.2 billion.

The Whole Foods acquisition is not the first time Bezos has attempted to disrupt the grocery industry. In 1999, Amazon invested in a grocery delivery service called HomeGrocer.com. The company crumbled during the dot-com meltdown, but many of his other investments have led to huge success.

In 1998, Bezos became one of Google's earliest investors with a $1 million investment in the search giant. According to Crunchbase, he has also personally invested in tech companies like Uber, Airbnb and Everfi. Bezos also makes personal investments through venture capital vehicle Bezos Expeditions, which has backed impressive companies across a wide range of industries, including Twitter and Juno Therapeutics.

These strategic investments, on top of the massive success of Amazon, have helped Bezos climb his way up the list of wealthiest people alive.   

Lígia Velozo Crispino é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Também é autora do livro de poemas Fora da Linha e organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.

Veja também

Qual e a diferença entree adjetivo superlativo e comparativo

by Roberto M.

Já vimos, em outros artigos, as diferenças existentes entre os substantivos (palavras que dão nome aos seres) e os adjetivos (palavras que modificam o substantivo).

Sabemos que os adjetivos são palavras variáveis que se flexionam em gênero, número e grau.

Sobre a flexão de grau do adjetivo, vimos que essa variação pode ser: grau comparativo ou superlativo.


Vamos explicar as diferenças entre esses dois graus, dando exemplos de cada um dos casos.

Se um adjetivo é usado para estabelecer uma relação entre duas comidas, por exemplo, o grau é comparativo:

“A lasanha da Telma é mais gostosa que (do que) o macarrão do Roberto”.

O advérbio “mais” coloca o adjetivo “gostosa” no grau comparativo de superioridade e a estrutura comparativa é fechada com o “que” ou “do que”.

Se fosse comparação de inferioridade seria “... menos.....que...”.

Se a comparação fosse de igualdade seria “...tão...quanto...”.

“A lasanha da Telma é menos gostosa que o macarrão do Roberto”.

“A lasanha da Telma é tão gostosa quanto o macarrão do Roberto”.

Agora, se a intensão é afirmar que uma das comidas é a mais gostosa entre todas as outras comidas, o adjetivo estará no grau superlativo relativo:

“A lasanha da Telma é a mais gostosa do almoço”.

“O macarrão do Roberto é o mais gostoso do jantar”.

Desse modo, estabeleceu-se uma relação entre um elemento de um conjunto e todos os outros elementos do mesmo conjunto.

A mesma situação ocorreria em casos como:

“A música mais bonita do disco”; “O time mais regular do torneio”; etc.

Além de relativo, o superlativo também pode ser absoluto. Isso ocorre quando se eleva ao extremo a qualidade de um ser (substantivo) sem relacioná-lo direta e explicitamente com a qualidade de outros seres.

“O macarrão do Roberto é muito gostoso”.

“A lasanha da Telma é gostosíssima”.