Qual carro é mais potente 1.8 ou 2.0 por que

Todo mundo ouve falar que tal carro é 2.0, 1.0 ou 1.4, mas, você sabe o que realmente significa isso? Engana-se quem pensa que esses números são apenas enfeite.

Os números em questão representam a quantidade de cilindradas que o motor possui. E quanto mais alto for o número, maior será a potência do veículo.

Entendendo o motor

Os automóveis são movidos através da conversão do combustível em energia mecânica, dessa conversão se obtém a combustão, que faz com que a energia mecânica movimente as rodas.

Todo carro é movido por um motor à combustão, a diferença de um motor para o outro é quantidade de cilindradas. Quando falamos que um carro é 2.0, isso quer dizer que ele tem 2000 cilindradas. O mesmo acontece com o 1.0 (1000 cc), 1.4 (1400), 1.6 (1.600) e 1.8 (1800).

O que é cilindrada

Cilindrada é um termo que vem da palavra cilindro. Todo motor à combustão possui cilindros, e cada cilindro é uma espécie de câmara onde acontece a combustão entre ar, combustível e faísca. Com essa combustão, os cilindros movimentam os pistões para dar força motriz ao automóvel.

Podemos dizer que cilindrada é o volume de combustível e ar que o pistão movimenta. Sendo assim, quanto maior for o número de cilindradas, mais potência terá o motor, e por consequência, mais caro será o automóvel.

Qual a melhor opção

Para você que está em dúvida sobre qual tipo de motor optar ao comprar o seu automóvel, veja a seguir uma explicação para cada tipo de motor:

1.0

O carro com a menor potência tem a vantagem de consumir menos combustível. Quem opta por um carro de 1000 cilindradas, abre mão da potência para gastar menos combustível. Esse tipo de motor é indicado para quem usa o veículo em perímetro urbano.

1.4

Já o motor 1.4 é indicado para quem deseja economia aliada com desempenho. Ele permite o uso do ar condicionado sem comprometer a utilização do combustível, coisa que não acontece com o motor 1.0. Além disso, com esse motor o motorista não precisa esticar a marcha para aproveitar o torque.

1.6

Com 1600 cilindradas de potência, o motor 1.6 oferece agilidade nas ultrapassagens, melhor arranque e menos trocas de marchas.

1.8

Motor indicado para quem realiza viagens de média e longa distância. Ele equipa carros de médio porte e modelos esportivos. Não sendo ideal para uso em perímetro urbano.

2.0

Qualquer pessoa torce o nariz quando vê que o carro é 2.0, afinal de contas, ninguém deseja tornar-se “sócio” do posto de combustível. A vantagem do 2.0 é a sua potência. Pra ele não existe ultrapassagem difícil, mesmo em ladeira. É o famoso carro do “se cutucar, acha”. Para quem gosta de dirigir rápido e aprecia a performance do veículo, esse é o motor indicado.

Prós e contras

Pelo que vimos, todo tipo de motor tem as suas vantagens e suas desvantagens. O motor mais potente encarece o carro e sua manutenção, enquanto que um motor 1.0 é mais barato e econômico. Tudo vai depender do que você vai precisar do carro.

Na hora de comprar um carro, uma dúvida pode ser bastante pertinente: qual o motor ideal para o carro? Os carros com motores de 1.0 ao 2.0, têm as suas particularidades de potência e conforto que devem estar alinhadas às expectativas do motorista. Para saber qual o melhor para você alguns pontos devem ser analisados. Vamos explorá-los de acordo com cada motorização?

Afinal, o que significam esses números?

Antes, vamos explicar um pouco sobre o que significam esses números que representam a potência do motor. Esses números, que podem ser do 1.0 ao 2.0 como vamos abordar neste artigo, representam uma medida que chama-se cilindrada, também representada pela sigla ‘cc’. Um carro com um motor 1.0, por exemplo, possui 1.000 cilindradas (cc). Por isso esse motor é popularmente conhecido como ‘carro mil’. Já o carro 1.4 possui 1.400 cilindradas e assim por diante.

Mas então, o que é uma cilindrada?

Cilindrada é o nome que se dá ao volume máximo de ar e combustível (em litros) admitido por cilindro do motor num ciclo completo de pistão. A maioria dos carros brasileiros, possuem motores de 3 e 4 cilindros. Portanto, um carro 1.0, admite uma mistura de 1 litro de ar e combustível por ciclo de pistão.

Qual carro é mais potente 1.8 ou 2.0 por que

Agora vamos aos motores:

Carros com motores 1.0: o queridinho econômico

Os veículos com motorização 1.0, muito presentes nos carros populares, são conhecidos pela economia que proporcionam. Alguns desses veículos podem fazer uma média de até 17 km/l (quilômetros por litro) na estrada, fazendo com que seu combustível – e consequentemente o seu dinheiro – renda muito mais.

O ponto negativo desses motores é a potência. Para subidas muito íngremes, quando o carro está muito cheio ou o ar condicionado está ligado, o motorista pode sentir dificuldades ou atrasos na resposta do carro. Na estrada, para ultrapassagens, por exemplo, as retomadas são muito mais frequentes e lentas, fazendo com que o motorista tenha de reduzir muito o câmbio para conseguir forçar o motor a subir a velocidade mais rápido. É recomendado para a cidade, justamente por não precisar desenvolver muito e ser econômico. Se você quer economizar, esse é o motor ideal para você.

Carros com motorização 1.4 e 1.6: potência aliada à economia

Os carros com motores 1.4, surgiram como uma alternativa para quem queria a economia de um 1.0, mas com um pouco mais de potência. Os veículos mais novos equipados com motores 1.4, possuem um bom desempenho na cidade e na estrada e proporcionam um bom custo-benefício de economia de combustível em comparação ao 1.0.

Já quem gosta de correr um pouco mais ou de arrancadas mais rápidas, deve optar pelo 1.6 como seu motor ideal. Esse é um velho conhecido e muito querido pelo brasileiro, pois apresenta uma boa configuração de injeção para a realidade do país. Hoje em dia, alguns motores 1.6 conseguem fazer até 12 km/l na cidade, o que antes era impensável para motores desta categoria.

Qual carro é mais potente 1.8 ou 2.0 por que

Motores 1.8 e 2.0: muito mais potência e resposta

Quem não quer abrir mão do conforto e da potência, vê nos motores 1.8 e 2.0 o seu motor ideal. Esses motores apresentam uma resposta excelente de aceleração e torque, proporcionando arrancadas mais rápidas e bom desenvolvimento, tanto na cidade quanto na estrada.

Consomem mais combustível do que todos os outros que destacamos anteriormente, logo, quem opta por essa motorização deve estar disposto a passar mais vezes no posto de combustível para manter o tanque cheio e o carro sempre pronto para andar.

Pronto para decidir?

Agora que você já sabe o que significam esses números de motores, já consegue avaliar qual o melhor para o seu uso. Leve em conta o seu dia a dia e para que você utiliza o veículo. Quem costuma viajar mais, um carro com um motor mais potente pode ser uma excelente escolha. Quem transita só na cidade, por exemplo, tem no 1.0 um excelente custo-benefício. Avalie e pense bem para fazer a melhor escolha.

E não esqueça da 101 Veículos para comprar seu carro!

A 101 Veículos disponibiliza centenas de veículos no seu estoque com as mais variadas motorizações para você escolher o melhor para você. As condições são facilitadas e você pode até mesmo comprar sem entrada e sem CNH! Visite o nosso site e confira o nosso estoque para fecharmos negócio!

Na hora de comprar um carro, seja ele novo ou usado, umas das primeiras coisas que precisamos pensar é na relação entre a potência do motor e a economia. Veja aqui qual é a diferença entre os tipos de motor e qual deles é o mais recomendado para quem busca carros mais potentes e também para quem precisa de carros mais econômicos.

Ei! Está pensando em comprar um carro usado?

Além de estar atento à potência do motor e à economia, você deve saber qual é a situação do veículo, antes de comprar!

Os carros usados, mesmo que sejam vendidos em concessionárias ou por amigos e parentes, podem ter restrições ou pendências que você nem imagina. Com a consulta veicular completa, você poderá saber se o carro tem débitos, restrições, passagem por leilão, batidas , histórico de roubo e furto, se teve quilometragem adulterada e muito mais.

Para consultar, você só precisa saber o número da placa! 

Qual carro é mais potente 1.8 ou 2.0 por que

Agora vamos ao tema:

Por que associam os cavalos à potência do motor?

Você provavelmente já sabe que a potência de um carro é medida em cavalos. O conceito de medição da potência dos carros associada à força dos cavalos, foi criado por James Watt. O uso dos cavalos como referência para explicar a relação entre força e tempo, se deu porque esse era o exemplo mais adaptado à sociedade daquela época.

No documento do carro, é possível encontrar a quantidade de cavalos que um veículo tem. Normalmente, essa informação está no campo que fica localizado logo abaixo de onde está a informação do modelo do veículo.

Qual é a relação entre a quantidade de cilindros e a potência do motor?

Os motores de carro a combustão têm dentro deles um bloco de metal com alguns furos. Esses furos são chamados de cilindros e dentro deles há pistões que funcionam como se fossem seringas. Esses pistões injetam o combustível com ar dentro do motor.

Dessa forma, o oxigênio entra em contato com a faísca que é gerada pelo atrito do pistão com o cilindro e queima junto com o combustível. Essa queima provoca uma expansão. Com essa expansão, o pistão se mexe, empurra o virabrequim e a rotação faz o motor girar e gerar movimento, fazendo o carro se deslocar.

Então, quanto maior o volume de ar que entra nos cilindros, maior é a quantidade de oxigênio disponível, o que gera mais queima de combustível e, consequentemente, aumenta a potência do motor.

Qual é a diferença entre os motores 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0?

Basicamente, a diferença entre a numeração dos motores está associada ao volume de combustível e ar que os cilindros do motor comportam. Sendo o motor 1.0 referente a 1L, o motor 1.4 referente a 1L e 400ml e assim por diante, até chegar ao motor 2.0, que comporta 2L.

Sendo assim, os pistões dos motores 1.0 conseguem “aspirar” 1L de ar e combustível para dentro dos cilindros. Mas, isso não é feito por um único cilindro, esse 1L de capacidade, nesse caso, é dividido entre 4 cilindros, ou seja, cada um com 250 ml (ou metros cúbicos). 

Há carros com motor 1.0 que são mais potentes do que os outros? 

Sim! Porque a potência de um motor também depende da tecnologia utilizada. Sendo assim, a comparação real entre motores só pode ser feita quando os veículos fazem parte de um mesmo modelo e têm a mesma tecnologia empregada em sua fabricação.

Quais são os motores mais econômicos e quais são os mais potentes?

Os motores mais econômicos são os que têm cilindros menores, como é o caso dos motores 1.0 e 1.4. Os mais potentes, são os que têm cilindros maiores, ou seja, os motores de 1.6 em diante. 

Quando um motor tem cilindros maiores ou em maior quantidade, ele tem mais capacidade volumétrica. Isso faz com que entre mais combustível no motor. Por esse motivo, os carros com mais cilindros, apesar de serem mais potentes, consomem uma quantidade maior de combustível e, por isso, não são muito econômicos.

Veja agora as vantagens e desvantagens de cada tipo de motor: 

Primeiramente, na hora de escolher um carro para comprar, é preciso pensar em qual será o seu uso diário e quais são as coisas das quais você não pode abrir mão. Pensando em te ajudar, vamos mostrar qual é o tipo de motor mais adequado para quem precisa economizar e para quem quer um carro com mais potência.

Carros com motor 1.0

São mais econômicos, mas tem uma potência menor. Esse tipo de carro é recomendado para quem precisa andar em cidades que não tenham muitas subidas. 

O carro 1.0 também é ideal para motoristas que não se incomodam de abrir mão do uso do ar-condicionado, não precisam carregar muitas coisas no porta-malas e nem andar com muitos passageiros.

Cuidado: ao tentar usar carros 1.0 com o ar-condicionado ligado, com um número excessivo de bagagem e muitas pessoas a bordo, há a possibilidade de danificar a embreagem do carro ao longo do tempo, além de ter um gasto bem maior com combustível. E isso vai fazer com que eles deixem de ser econômicos.

Carros com motor 1.4

Economia aliada a desempenho. Esse tipo de carro permite o uso de ar-condicionado ou uma carga maior de bagagens e passageiros. Isso sem perder muita potência e sem gastar muito combustível. Sendo assim, é o tipo de carro ideal para quem busca conforto e custo/benefício.

Carros com motor 1.6

São mais potentes, tem melhor arranque, são melhores nas ultrapassagens, mas não são  muito econômicos. São recomendados para pessoas que não querem abrir mão do conforto e precisam de um carro com um nível médio de potência.

Carros com motor 1.8 e 2.0

São muito mais potentes e ágeis, mas gastam mais combustível. Esses tipos de carro são recomendados para pessoas que podem investir uma quantidade maior de dinheiro e não abrem mão de conforto e agilidade.