Quais são as festas populares da?

Festa, cultura e diversão… Assim são as festas populares que acontecem em muitas regiões do Brasil e também pelo mundo afora.

A principal característica dessas festas é a demonstração dos aspectos culturais de uma região com a participação de um número maior de pessoas. Acontecem ao ar livre, nas ruas, praças ou estádios, envolvendo muitas vezes uma cidade inteira. São marcadas também pela demonstração das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas.

Como nestas festas há muita diversidade e riqueza de cultural, vale a pena conhecer algumas delas!

O Brasil, sem dúvida é campeão na organização de festas populares! Como tem uma área territorial extensa e cada região apresenta características diferenciadas, há muito que festejar! Veja só:

Bumba-meu-Boi ou Boi-Bumbá: é a festa mais popular no estado do Maranhão. Acontece entre os meses de junho e julho e leva pessoas de todas as idades para a rua. Essa festa é tradicional desde o Séc. XVIII e, conforme conta a lenda, tudo começou quando um escravo chamado Pai Francisco teve que ressuscitar o boi mais bonito que tinha sido morto, por ele mesmo, para satisfazer o desejo de sua esposa que estava grávida. Isso rendeu muitos problemas para ele porque o boi era de seu patrão. Essa história virou brincadeira e depois se transformou em uma festa tão famosa que pessoas de todos os cantos para participar. Saiba mais sobre essa festa aqui.

Festa do Divino: é uma festa relacionada à igreja católica que acontece em várias regiões do Brasil, sendo as características são diferentes de uma região para a outra. Esta festa é realizada no domingo de Pentecostes, que é a simbologia da igreja que representa a descida do Espírito Santo nos apóstolos de Jesus. Fazem parte da festa as missas católicas, procissões, novenas e shows com fogos de artifício. O símbolo dessa festa é a pomba branca, que representa o Espírito Santo.

Cavalhada: esta festa tem características trazidas da Europa, e inclui apresentação de cavalos, corridas de cavaleiros, jogos e brincadeiras diversas. É uma festa característica dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Festa de Paritins: é uma festa folclórica realizada todos os anos no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O motivo da festa é a apresentação de duas associações (ou grupos): o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Existe até um Bumbódromo especial para essa festa que chega a ter 35 mil espectadores. São três noites de apresentação em que os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local. Essa festa ocorre desde 1965. Conheça mais sobre essa festa seguindo por aqui.

Festas Juninas: ocorrem praticamente em todo país no mês de junho. São caracterizadas por danças, comidas típicas, bandeirinhas, barracas com jogos, etc. Geralmente tem início no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras. Essa tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de santos populares. Na região Nordeste essas festas são bem animadas! Muitos dizem que não perdem nem para o Carnaval.

Carnaval: não dá para esquecer dessa festa que é muito, mais muito popular mesmo no Brasil. Há Carnaval em várias partes do mundo, mas muitos dizem que nenhum ganha do nosso! Ele tem origem nas celebrações da colheita dos povos da Antiguidade. Chegou até o Brasil através dos portugueses e aqui chegou para ficar, pois combina com o ritmo alegre e festeiro dos brasileiros. Há muito que conhecer sobre o Carnaval, por isso o mais indicado é que você siga por aqui.

Folia de Reis: ocorre em várias cidades do país, mas as de Sabará, Minas Gerais e Parati (Rio de Janeiro) são as mais conhecidas. Durante os dias entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), grupos de músicos andam pelas ruas da cidade, cantando canções que fazem referência à viagem dos reis magos em direção a Belém.

Em vários países do mundo as festas populares também seguem “à todo vapor”…

Festival Yi Peng e Loi Krathong, Tailândia: para homenagear Buda, todo mês de novembro ocorre o Festival das Luzes (Yi Peng) e o Festival das Lanternas (Loi Krathong) no primeiro as lanternas são soltas no ar e no segundo em barcos. Acontecem em várias cidades e os participantes aproveitam para fazer pedidos especiais.

Las Fallas, Valência - Espanha: é um festival que começa no dia 1° de março, com a preparação de enormes estátuas e alegorias, conhecidas como fallas, feitas em madeira, papelão e outros materiais, que disputam um concurso de arte e são expostas nas ruas de toda a cidade entre os dias 15 e 19. O ponto alto do evento ocorre na noite de San José, no dia 19, quando os participantes incendeiam as fallas, criando um grande fogaréu pelas ruas.

Mardi Gras,** New Orleans - Estados Unidos:** é o carnaval de New Orleans, cuja tradução é “terça gorda”. A festa que começou em Louisiana em 1699, foi trazida pelos colonizadores franceses. A festa tem cores significativas: roxa, que representa a justiça, dourada, que é o poder, e verde para a fé. O Madri Gras inclui desfile de carros alegóricos, hinos de carnaval e muitas máscaras de gesso, fantasias e colares de contas.

Holi, Índia: é a festa das cores que começa em março e marca o início da primavera na Índia. É uma das festividades mais importantes do país e, segundo a tradição hindu, comemora a vitória do bem sobre o mal. Durante a celebração, as pessoas se pintam e atiram umas nas outras um pó colorido chamado de “gulal”, unindo pessoas de diferentes castas, religiões, origens e classes sociais, com o único objetivo de se divertirem e comemorarem a chegada da primavera.

Fasnacht, Suíça: é o Carnaval da Suíça, considerado a maior festa do país. Tem como característica o desfile de 20 mil foliões mascarados desfilando pelas ruas, além de grupos de gaiteiros e bateristas também fantasiados. A folia começa às 4 da manhã de uma segunda-feira de Carnaval e acaba somente após a quarta-feira de cinzas.

Dá vontade de participar de todas, não é mesmo?!?!?!

Curiosidade

Na Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares durante o solstício de verão, que marcavam o início da colheita. Nelas, ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos vários deuses em que o povo acreditava. Um deles era Juno, esposa de Júpiter, que era considerada a deusa da fertilidade. Nessas festas, chamadas “junônias”, as pessoas dançavam e faziam fogueiras para espantar os maus espíritos. (fonte: Guia dos Curiosos)

Dicas para o Professor

Há muitas curiosidades nas festas populares brasileiras e também nas internacionais, que vale a pena ser aprofundada com os alunos. Para que eles tenham essa oportunidade, organiza uma pesquisa em grupos, distribuindo um evento para cada grupo para que eles procurem informações detalhadas sobre cada uma delas.

Ao final poderão apresentar os resultados através de um painel ilustrativo ou mesmo com uma breve dramatização de cada uma delas pelos grupos. Vale a pena também pesquisar as festas populares que ocorrem na sua cidade, fazendo com que os alunos busquem a história por trás de cada uma delas e possam trocar informações.

Em nosso site você encontrará também muitas atividades que poderão enriquecer sua aula sobre festas populares. Aproveite!

Bom trabalho!

Por Lígia Saba 

Diversão, cultura e originalidade marcam as festas populares brasileiras que agitam e compõem a identidade cultural do país. De Norte a Sul, em diferentes épocas do ano das celebrações religiosas e folclóricas, passando por eventos culturais e chegando às festividades regadas a muita cerveja, há opções para todos os tipos de crenças e expectadores. A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo. Pensando nisso, listamos 10 festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diferentes formas. Vem conhecer um pouco mais sobre cada uma delas!

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

10. Lavagem do Bonfim 

LEIA TAMBÉM

• Cavalhadas de Pirenópolis vence prêmio internacional Passaporte Aberto 2022• Lula e Bolsonaro ficam lado a lado em debate marcado para 28 de agosto• Agenda cultural: Goiânia tem final de semana para rir, cantar e se emocionar

Celebrada por católicos e praticantes do candomblé, a Lavagem do Bonfim é uma das maiores manifestações populares e religiosas de Salvador, na Bahia, e acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira de janeiro. A procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e arrasta uma multidão vestida de branco que caminha por 7 km até a Basílica do Senhor do Bonfim. Chegando lá, aproximadamente 200 baianas vestidas a caráter lavam as escadarias do templo com água-de-cheiro em homenagem a Oxalá, um dos orixás mais importantes do candomblé e da umbanda.

9. Festival Folclórico de Parintins 

Também conhecido como Festa do Boi Bumbá, o Festival Folclórico de Parintins acontece em junho, no Amazonas. As pessoas se reúnem no estádio, que tem formato de uma cabeça de boi, conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas. Nele, há o combate entre dois bois: o Garantido, representado pela cor vermelha, e o Caprichoso, azul. O Festival de Parintins é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo.

8. Festa do Peão de Barretos

É a maior festa sertaneja do Brasil, muito tradicional da região sudeste, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece em agosto e é organizada pela Fundação de “Os Independentes”. A Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias, por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração. Com atrações como rodeios e shows sertanejos, atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.

7. Folia de Reis 

De tradição católica, a Folia de reis é uma festa folclórica também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis. Comemorada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, celebra a ocasião em que, segundo a história, os Reis Magos conheceram o Menino Jesus. A festa é marcada pela presença de: um mestre, um contramestre, os reis magos, foliões e palhaços. Todos se vestem a caráter e saem pelas ruas cantando os versos criados e tocando instrumentos como acordeões, violas, pandeiros e sanfonas. A festa acontece em inúmeras regiões do país, mas é em Muqui, no Espírito Santo, que acontece o maior encontro nacional de Folia de Reis.

6. Congada

Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações da fé e mística, a Congada representa as crenças angolanas e católicas, com musicas, danças e encenações. A festa se tornou famosa principalmente em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná. Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica e simbólica.

5. Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil, registrado desde 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Trata-se de de uma procissão católica que acontece em Belém, no Pará, no segundo domingo do mês de outubro, há mais de dois séculos. O objetivo dessa comemoração é homenagear Nossa Senhora de Nazaré, um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus. A caminhada começa na Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta por 15 dias, para os fiéis venerarem e fazerem seus pedidos. São cerca de 2 milhões de seguidores todos os anos.

4. Bumba meu Boi

Típica das regiões norte e nordeste, a festa do Bumba meu boi realiza-se entre os meses de junho e julho e inclui muita dança, desfiles e encenações teatrais da lenda, que conta como a ressurreição de um dos bois preferidos do patrão de Mãe Catirina e Pai Francisco deu origem a essa tradicional comemoração brasileira. No Maranhão, a sua comemoração remonta ao século XVIII, onde vários grupos de bumba meu boi se apresentam em vários arraiás. O bumba meu boi maranhense carrega os títulos de Patrimônio Cultura do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

3. Cavalhadas 

De origem portuguesa, a Cavalhada mais popular do país realiza-se em Goiás, há cerca de 200 anos. Com duração de três dias, a festa consiste em desfiles a cavalo ao som de muita música. Vestindo trajes típicos, de veludo, muito coloridos e brilhantes , os participantes encenam batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (vestidos de vermelho). A encenação representa as batalhas ocorridas entre os séculos IX e XV durante a ocupação de Portugal e Espanha pelos mouros.

2. Festa Junina 

Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas. Realizada ao longo do mês de junho, mês dos santos populares – Santo Antônio, São João e São Pedro, é uma festa carregada de vários tipos de tradições, desde a culinária, à típica dança da quadrilha e as brincadeiras – pescaria, correio elegante e boca do palhaço, por exemplo. Na culinária, não podem faltar os pratos que têm o milho como ingrediente principal, tais como bolo de fubá, pipoca e pamonha. Apesar de acontecer no pais inteiro, o São João de Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior do mundo e recebe mais de 3 milhões de visitantes em 31 dias de festa.

1. Carnaval 

O Carnaval é uma das festas brasileiras mais conhecidas no mundo. De origem pagã, desde o início o carnaval cativou as pessoas, que podiam se divertir escondendo a sua identidade e trocando os papéis sociais mediante o uso de máscaras, tradição que surgiu em Veneza. Comemorado em todo o país, entre fevereiro e março, cada região apresenta as suas particularidades. A festa começou a ser comemorada na época colonial, com o festejo dos escravos nas senzalas, aos poucos, foram surgindo os frevos, afoxés e enredos de samba que conhecemos hoje.

Última postagem

Tag