Provérbios populares sobre a água

1. Água dá, água leva.2. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.3. Água pelo São João tira azeite e não dá pão.4. Águas passadas, não movem moinhos.5. Em Abril, águas mil.6. Gato escaldado, de água fria tem medo.7. Geada na lama, água na cama.8. Nunca digas 'desta água não beberei'.9. Quando Deus quer, água fria é remédio.10. Sol na eira, água no nabal.11. Quando Deus queria, do norte chovia.12. A água da vizinha é sempre melhor que a minha.13. Quem não tem água, caça com gato.14. A água dada não se olha o dente.15. A água não faz o monje.16. A água faz a força.17. Casa assaltada, águas na porta.18. Em casa de ferreiro, espeto de água.19. Água velha não aprende línguas.20. Cada água no seu galho.21. De Espanha, nem bom vento, nem boa água.22. Devagar se vai à água.23. De pequenino se torçe a água.24. Deus escreve certo por águas tortas.25. Em terra de cegos, quem tem olho é água.26. Entre marido e mulher não se mete a água.27. Há males que vêm por água.28. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de água.29. A união faz a água.30. O pote tanto vai à bica que um dia fica.31. Pela boca morre o peixe.32. Quem água ama, bonita lhe parece.33. Longe dos olhos, longe da água.34. Mais vale água que nunca.35. Filho de peixe sabe nadar.36. Água prevenida vale por dois.37. Três foi a água que Deus fez.38. Sorte ao jogo, água ao amor.39. Quem vê água não vê corações.40. Quem corre por água não cansa.41. Quem avisa, água é.

42. Pela água morre o peixe.

Page 2

Cerca de 6045 proverbios Famosos água

Um poema como um gole d'água bebido no escuro. Como um pobre animal palpitando ferido. Como pequenina moeda de prata perdida para sempre na [floresta noturna. Um poema sem outra angústia que a sua misteriosa condição [de poema. Triste. Solitário. Único.

Ferido de mortal beleza.

Mario Quintana

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próxima >

Todos sabemos que dos provérbios transparece a sabedoria popular, fruto da experiência de vida, sabedoria essa que tem sido transmitida, geralmente, por via oral, das gerações mais velhas às mais novas, passando-lhes, deste modo, ensinamentos para as mais diversas situações. Os provérbios funcionam, portanto, como um conselho verbalizado através de uma situação que pretende ser exemplificativa.

Atento aos cuidados com a saúde e ao bem-estar, o povo preocupou-se em passar as suas lições através dos provérbios, usando, sobretudo, as qualidades preventivas e curativas da água e de algumas plantas. Sobre isto, Alexandre Parafita e Isaura Fernandes, em Os Provérbios e a Cultura Popular (Vila Nova de Gaia, Gailivro, 2007), esclarecem-nos, quando nos dizem que, «tal como a medicina popular é o resultado de vivências acumuladas do homem do povo na sua relação com a observação e a cura dos seus males e mazelas, também os provérbios procuram traduzir, de uma forma sintetizada, todo esse caudal de saberes terapêuticos consolidados no tempo».

Tratando-se a água de um elemento natural, a sua presença e do seu culto é bastante comum, estando nos provérbios realçadas as suas propriedades curativas, a par dos cuidados a ter com esta dádiva da natureza. Por isso, nos provérbios em que surja como referência, há «como que um aviso de que a água, não sendo pura, é prudente fervê-la, pois, para além dos atributos que ganha nesse estado, tem boas garantias de haverem sido eliminadas bactérias ou microrganismos nocivos à saúde». A exemplificar o conselho da necessidade de se ferver a água como prevenção para a saúde e a longevidade há vários provérbios muito semelhantes: «Água fervida aumenta a vida», «Água fervida tem mão na vida», «Água quente dá saúde ao ventre».

Tal como o hábito de se ferver a água, as qualidades da água corrente como símbolo de higiene – a contrastar com os perigos da água parada (que não se move e, por isso, é geradora de impurezas e de bactérias nocivas à saúde, razão pela qual não deve ser bebida) – demonstrando que «tudo o que fica parado se deteriora» (Josué Rodriques de Souza, Provérbios & Máximas em 7 Idiomas, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2001, p. 4), são evidenciados nos ditos populares, como se pode verificar em dois dos provérbios apresentados pela consulente – «Água corrente não mata a gente» e «Água detida, má para a bebida» – e, também, em outros menos conhecidos: «Água corrente esterco não consente» e «Água de lagoa nunca é boa».

O conselho de que se deve recorrer às ervas conhecidas pelas suas qualidades e à água (ou a outros elementos naturais de reconhecidas virtudes) para se tentar resolver problemas de saúde, alertando para o cuidado de se ter de guardar (de se ter «à mão» para qualquer eventualidade) está explícito no quarto provérbio da lista da consulente – «Com malvas e água fria, faz-se um boticário num dia».
Por sua vez, o provérbio «Quem se lava e não enxuga, toda a pele se lhe enruga» avisa-nos para não sermos imprevidentes nem descuidados, porque mesmo algo que seja bom e higiénico – como o hábito de nos lavarmos – pode trazer-nos mal e provocar-nos danos, se não soubermos ter os cuidados necessários.

O valor de determinadas atitudes é, também, tema de muitos provérbios. A importância da determinação e da perseverança (qualidade que tem o poder de transformar as situações mais difíceis) surge, por isso, em alguns, de que se destaca o último indicado pela consulente – «Água mole em pedra dura, tanto dá/bate até que fura».

Sobre este provérbio, R. Magalhães Junior, no seu Dicionário de Provérbios e Curiosidades (São Paulo, Cultrix, 1960), explica-nos a sua origem, identificando-o como um provérbio de origem latina, «enunciado num verso de Lucrécio, da seguinte forma: Stillicidi casus lapidem cavat (A água que tomba gota a gota fura o rochedo). A mesma coisa afirmou o poeta Ovídio, nestes versos da Arte de Amar: Quid magis est durum saxo? Quid mollius unda?/Dura tamen molli saxã cavantur aqua (O que é mais duro do que uma pedra? O que é mais mais mole do que a água? Contudo, a água mole cava a pedra dura). Fruto de uma sabedoria milenar, que remonta aos clássicos, significa, portanto, que «a constância e a tenacidade sempre vencem onde a força pode falhar» (Provérbios & Máximas em 7 Idiomas, ob. cit., p. 226).

Com o mesmo sentido de que «somente com esforço e persistência se logra o êxito», ainda outros provérbios: «Com trabalho e perseverança, tudo se alcança», «Quem não padece não merece», «Quem não faz sacrifícios não alcança benefícios», «A primeira machadada não derruba o pau».

A palavra água está presente em muitas expressões do cotidiano e até em provérbios usados para dar conselhos. Acompanhe exemplos desse uso:

Imagem: Freepik.

1. Águas passadas não movem moinhos

Definição: não adianta remoer acontecimentos do passado, pois ele está fora do nosso alcance.

Exemplo: Não adianta ficar relembrando esse problema, pois águas passadas não movem moinhos.

2. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

Definição: insistir até que dê certo.

Exemplo: Você precisa continuar ligando para sua amiga até que ela queira te escutar. Já dizia o ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

3. De dar água na boca

Definição: delicioso.

Exemplo: Essa sua feijoada está de dar água na boca.


4. Tempestade em copo d’água

Definição: exagerar.

Exemplo: Não é para tanto, você está fazendo tempestade em copo d’água.

5. Desta água não beberei

Definição: não fazer algo.

Exemplo: Nunca se sabe o dia de amanhã, então não diga dessa água não beberei.

6. Dar com os burros n’água

Definição: falhar.

Exemplo: Mariana tentou várias vezes falar com ele, mas no fim deu com os burros n’água.

7. Cargas d’água

Definição: enfatizar espanto ou raiva.

Exemplo: O que cargas d’água você fez!

8. Marinheiro de água doce

Definição: marinheiro/pessoa sem experiência.

Exemplo: João acha que é só pegar o barco e sair por aí, é um marinheiro de água doce mesmo.

9. Peixe fora d’água

Definição: sentir-se deslocado ou desconfortável.

Exemplo: Aquela festa era muito formal, estava me sentindo um peixe fora d’água ali.

10. Como água e óleo

Definição: que não se dão bem.

Exemplo: Aquelas irmãs são como água e óleo, estão sempre em pé de guerra.

11. Tirar a água do joelho

Definição: urinar.

Exemplo: Estou muito apertado, preciso tirar a água do joelho.

12. Só fala água

Definição: pessoa que só fala bobagem. Alguém superficial.

Exemplo: Aquele seu amigo é lindo, mas só fala água.

13. Gato escaldado tem medo de água fria

Definição: quem já sofreu não quer passar pela mesma situação.

Exemplo: Ela já confiou demais em pessoas que não conhecia e se deu mal. Agora não faz mais isso, pois gato escaldado tem medo de água fria.

14. Até debaixo d’água

Definição: indica a força de algo. Serve para enfatizar uma situação.

Exemplo: Você é linda até debaixo d’água.

15. Ir por água abaixo

Definição: dar errado.

Exemplo: Nossos planos foram por água abaixo.

16. Gota d’água

Definição: chegar ao limite.

Exemplo: Essa sua atitude foi a gota d’água, vou me retirar dessa sala.

17. Lá vem água

Definição: aviso sobre chuva.

Exemplo: Leve o guarda-chuva que lá vem água.

Veja também:

Expressões populares com nome de cores

Expressões populares com números na Língua Portuguesa

Expressões populares com nome de partes do corpo humano


Última postagem

Tag