Porque a geografia é importante para entendermos os primeiros fluxos migratórios

A geografia humana é uma parte da ciência geográfica que trabalha com questões ligadas ao estudo da sociedade. A história da geografia humana está ligada ao conceito de espaço geográfico e sua aplicação como a expressão da transformação do espaço natural pela sociedade.

Essa área do saber é fundamental para entender os diferentes processos econômicos, políticos e sociais que ocorrem no mundo. São áreas de estudo da geografia humana a população, a urbanização e a industrialização. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra diversos conteúdos de geografia humana, com destaque para questões atuais e interdisciplinares.

Leia também: Conceitos importantes no estudo da Geografia

Resumo sobre geografia humana

  • A geografia humana é o campo da Geografia que tem como enfoque os estudos da sociedade e sua relação com a natureza.

  • São ramos importantes da geografia humana a geografia urbana, a geografia agrária, a geografia econômica, a geografia da população e a geografia política.

  • A geografia humana tem como enfoque os estudos da sociedade enquanto a geografia física se debruça sobre os estudos da natureza.

  • Os estudos geográficos têm grande importância na criação de políticas públicas e no planejamento territorial do espaço.

  • A história da geografia humana perpassa o desenvolvimento de conceitos como espaço geográfico, paisagem, região, território e lugar.

  • O Brasil possui uma geografia humana bastante diversificada, marcada por questões como a ampla desigualdade social.

  • Temas como urbanização, industrialização, geopolítica e problemas ambientais são comumente cobrados na geografia humana do Enem.

O que é a geografia humana?

Porque a geografia é importante para entendermos os primeiros fluxos migratórios
O espaço geográfico é recorrentemente modificado pelas ações humanas.

A geografia humana é a área da ciência geográfica que tem como enfoque os estudos do aspecto humano da relação entre a sociedade e a natureza. Logo, essa parte da Geografia concentra-se em entender as ações humanas, por meio da transformação promovida pela sociedade no espaço geográfico.

A geografia humana contempla uma grande quantidade de áreas que vislumbram o entendimento da relação entre sociedade e natureza com enfoque na ação do homem em relação à transformação do espaço geográfico. Nesse sentido, são grandes áreas da geografia humana:

Além dessas grandes áreas, são objetos de estudo comumente abordados na geografia humana as fontes de energia, os meios de transporte, as organizações internacionais, entre outros temas que trabalham a relação do homem com o espaço geográfico.

Leia também: Cartografia — ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas

Geografia humana e geografia física

A Geografia é uma ciência síntese da relação homem-natureza, logo, estuda as transformações ocasionadas pelo homem no espaço geográfico. Nesse sentido, a Geografia divide-se em dois grandes campos de estudo: a geografia humana e a geografia física.

Na geografia humana, enfoca-se nos estudos da sociedade. Desse modo, são enfatizadas questões relacionadas à transformação espaço geográfico, como o entendimento dos processos urbanos, industriais, políticos e culturais.

Já na geografia física o enfoque está no estudo dos aspectos da natureza do espaço geográfico. Assim, esse campo da Geografia contempla as questões naturais do espaço geográfico, como relevo, geologia, clima, vegetação e hidrografia.

Importância da geografia humana

A geografia humana tem grande importância na caracterização dos processos e dinâmicas da ação humana no espaço geográfico. Desse modo, ela possibilita o entendimento de questões relacionadas aos aspectos humanos da ciência geográfica, como o crescimento da população, o processo de urbanização, o fenômeno da industrialização, entre outras.

Por meio desses estudos, a geografia humana contribui diretamente para ações e políticas públicas voltadas para questões como planejamento urbano e territorial, crescimento econômico, políticas agrárias, relações internacionais, entre outras questões que são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

História da geografia humana

A Geografia é uma ciência que vem sendo desenvolvida desde os séculos passados, inicialmente com o intuito de descrição da paisagem, mas que evolui bastante conceitualmente ao longo dos anos. Nesse contexto, destaca-se o conceito de espaço geográfico, que trabalha justamente a ideia da relação entre a sociedade e a natureza.

Com o advento dessa concepção, os estudos em geografia humana tomaram forma, visto que o homem é o principal ator de intervenção no espaço natural, estabelecendo uma relação de troca mútua com a natureza. Assim, foi institucionalizada a geografia humana, com enfoque nos estudos da sociedade, por meio da conceituação de espaço geográfico.

Depois disso, foram estabelecidos outros termos-chave entre os estudos geográficos, com destaque para paisagem, região, território e lugar. Houve ainda um amplo desenvolvimento de novas correntes geográficas, desde a clássica até a crítica, que contribuíram decisivamente para a fundação dos conceitos que são abordados na Geografia.

Os ramos da geografia humana evoluíram com os processos geográficos pelo mundo, com destaque para o avanço de processos como a urbanização e a industrialização, além da globalização, que justificaram a necessidade e a emergência dos estudos humanos em Geografia.

Geografia humana no Enem

A geografia humana é muito cobrada em provas de processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aborda questões relacionadas aos aspectos da sociedade e sua relação com o espaço geográfico. Desse modo, destacam-se as seguintes temáticas da geografia humana que são recorrentemente cobradas no Enem:

  • a urbanização e os problemas urbanos;

  • os principais conceitos de população;

  • as implicações dos processos migratórios;

  • os impactos do comércio mundial;

  • a globalização da economia mundial;

  • as disputas geopolíticas globais;

  • os aspectos da estrutura agrícola brasileira;

  • as dinâmicas espaciais das cidades brasileiras;

  • as questões ambientais.

As avaliações do Enem têm como destaque a interdisciplinaridade e a atualidade dos temas cobrados. Logo, quando trata-se de geografia humana, é importante atentar-se aos temas atuais, especialmente em áreas como geopolítica e globalização. A prova de Geografia do Enem faz uma relação entre questões humanas e físicas do planeta. Nesse sentido, questões como problemas ambientais, que envolvem a geografia física e a humana, são muito cobradas nesse exame.

Leia também: Geografia ambiental — área que se preocupa em compreender a ação do homem sobre a natureza

Exercícios resolvidos sobre geografia humana

Questão 1

(Uece 2021) Pelo fato de a Geografia ser uma ciência, é correto afirmar que seu estatuto científico decorre do

a) seu caráter técnico imprescindível para cartografar os objetos visíveis na paisagem geográfica em suas relações passadas e atuais que compõem o espaço geográfico em sua multidiversidade.

b) estudo sistemático da natureza não alterada pela ação antrópica, da abordagem da articulação entre os sistemas geológicos, climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e botânicos, por meio da síntese do geossistema.

c) seu caráter teórico e científico universal, que combina as escalas mais simples dos fenômenos em suas relações, das singulares às mais abstratas e complexas da totalidade, indo do singular ao particular e ao geral, até a síntese do pensamento abstrato, que é do domínio da ciência.

d) estudo limitado do conjunto de elementos naturais e humanos que o olhar pode abarcar, isto é, da parte visível da superfície terrestre onde se dá a relação entre sociedade e meio geográfico.

Resolução: Alternativa C

A Geografia é uma ciência de síntese. Logo, ela busca nos seus estudos, por meio da relação entre sociedade e natureza, realizar uma relação entre os aspectos físicos e humanos do espaço geográfico.

Questão 2

(UFU 2010) A Geografia se expressou e se expressa por meio de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita por meio dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, por meio do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico em que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Resolução: Alternativa A

A paisagem não é formada apenas pelos elementos físicos da natureza, mas também pelos elementos humanos da sociedade, como casa, ruas e indústrias. A Geografia aborda justamente a relação entre sociedade e natureza.