Por que ovo de pascoa

Data: 16 de abril de 2019

O nome “Páscoa” vem da palavra hebraica “Pessach” (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.

Para os cristãos, a Páscoa simboliza alegria, recomeço e sentido do sacrifício, em razão de outra passagem: a ressurreição de Jesus Cristo.

Mas por que o ovo virou um símbolo da Páscoa?

O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Povos da antiguidade, como os romanos e os persas, acreditavam que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo e por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Logo estabeleceu-se o hábito de presentear uns aos outros com ovos de galinha. Na Europa e na China, as pessoas trocavam ovos pintados no Equinócio da Primavera, comemorado no dia 21 de março para celebrar o fim do inverno.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa, pois para os cristãos, virou um símbolo da ressurreição de Cristo.

Já a tradição dos ovos de chocolate, começou na França. E a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. Nesta mesma época, também surgiu o símbolo do coelho na Páscoa, que representa a fertilidade e a renovação da vida, pelo fato dos coelhos se reproduzirem rapidamente e terem muitos filhotes.

E as brincadeiras? Ainda existe a tradição da “caça aos ovos”, em que as pessoas escondem os ovos para as crianças acharem. Já na Alemanha, os ovos são pendurados nos galhos das árvores, como se fossem bolas de Natal.

Agora que você já sabe o porque o ovo é um símbolo da Páscoa, aprenda a fazer ovos decorados para presentear a família e os amigos:

  1. Quebre a base do ovo, fazendo um círculo, mas com muito cuidado, para não rachar toda a casca.
  2. Retire a gema e a clara. Você pode fazer incríveis receitas com os ovos caipira Label Rouge!
  3. Depois de retirar a gema e clara, lave a casca com bastante água. Em seguida, lave com álcool para esterilizar . Deixe secar.
  4. A decoração fica por sua conta! Use tinta guache, purpurina ou canetinha. Deixe secar.
  5. Agora é só rechear. Vale tudo: amendoim, chocolate, balinhas , jujubas.
  6. Feche com uma forma de docinho ou com um círculo de papel (crepom, de seda, de presente)
  7. Boa Páscoa!

Fontes
//g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-ovos-e-coelhos-sao-simbolos-da-pascoa.ghtml

//www.terra.com.br/noticias/por-que-ovos-e-coelhos-sao-simbolos-da-pascoa,4f7d89a25385fb26d99fab4d008e29c1v6bw296h.html//www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml

//diariosm.com.br/por-que-ovos-e-chocolate-s%C3%A3o-s%C3%ADmbolos-da-p%C3%A1scoa-1.2020520

//www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/pascoa/

A Páscoa é, primeiramente, o termo equivalente a Ostara, deusa escandinava da primavera. Nessa época do ano, os dias e as noites duravam o mesmo tempo. Os últimos sinais de inverno davam lugar à primavera, e Ostara era representada com animais em sua volta, especialmente os coelhos (simbolizando a fecundidade) segurando um ovo na mão (símbolo do renascimento).

» Descubra o significado da Páscoa

» Saiba quais são os benefícios dos ovos de Páscoa

» Conheça a Santa Ceia, os apóstolos e signos correspondentes

» Saiba como foram a crucificação e a ressurreição de Jesus

» Entenda o significado espiritual da Quaresma

As pessoas que cultuavam a deusa, em sua homenagem esvaziavam os ovos e os pintavam com cores brilhantes, chamando-os então de "Ovos de Ostara". Este costume era muito comum, principalmente entre as mulheres que desejavam engravidar. Depois de pintá-los, fazia-se a troca. São esses ovos que deram origem aos atuais ovos de Páscoa.

O cristianismo acabou dando outro significado a este costume, relacionando-o com a festa de ressurreição de Jesus Cristo que, como a vida latente no ovo, despertou e ressuscitou para uma nova vida.

A Páscoa e o domingo

Jesus era identificado como o próprio sol da primavera, que desperta em toda a sua glória depois de uma prolongada morte de inverno; uma das provas mais íntimas da relação existente entre o cristianismo e o culto ao sol.

Este foi o fato que levou a Igreja Romana a fixar a festa da Páscoa da Ressurreição no domingo, que é o Dia do Sol. Nessa época começa a colheita dos frutos da terra. Esta data também é celebrada solenemente pelos judeus, 50 dias após a Páscoa.

Peregrinação por sete igrejas

Desde os tempos primitivos, os ovos são simbólicos e representam o nascimento cósmico humano, celeste e terrestre. Eram pendurados nos templos egípcios e até hoje podemos vê-los suspensos nas mesquitas maometanas. Na tradição católica, o dia da Páscoa é de peregrinação por sete igrejas, representando a Via Crucis, como uma forma de purificação e respeito ao Cristo.

Ritual de renascimento da Páscoa

Este é um ritual que representará o renascimento para você e sua família fazerem no domingo de Páscoa. Se vista com uma peça de roupa na cor amarela ou laranja, pois estas cores representam, ao mesmo tempo, o fim do inverno, luz e calor. Junto a seus familiares, reze o Salmo 22. Foi este o salmo recitado por Jesus quando estava entregando Seu espírito ao Senhor.

Misticamente, ele representa limpeza, purificação e renovação de tudo que precisa ser limpo e purificado. A soma 2 + 2 = 4 representa a força da família unida. O Salmo 22 é o seguinte:

Salmo 22O Senhor é meu pastor, nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos,Guia-me mansamente às águas tranquilas.Refrigera minha alma.Guia-me pelas veredas da justiça, por amor a Seu nome.Ainda que eu andasse pela sombra da morte,Não temeria mal nenhum,Porque tu estás comigo. A Tua vara e o Teu cajado me consolam.Preparas uma mesa perante mim,Na presença dos meus inimigos.Unge a minha cabeça com óleo,O meu cálice transborda.Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirãoTodos os dias de minha vida:

E habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Essas palavras vêm sendo lembradas pelas pessoas há muitos anos e a razão disso é que elas são a chave secreta cabalística que pode desmanchar qualquer feitiço feito contra você ou contra qualquer pessoa de paz.

Coloque um pouco de azeite de oliva, como lembrança do Jardim das Oliveiras, e faça o sinal da cruz na testa de seus familiares. A testa representa a responsabilidade e a bênção. Encha um cálice de água mineral e beba para representar a purificação do espírito.

Boa Páscoa a todos!

Quer saber mais sobre o trabalho de Monica Buonfiglio, ou entrar em contato com ela, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra

Se os coelhos certamente não põem ovos, porque é que tanto os coelhos como os ovos são dois grandes símbolos da Páscoa, uma celebração Cristã que festeja a ressurreição de Jesus? Numa altura em que muita gente aproveita esta época para viajar, importa perceber como é que estes dois símbolos são vistos noutras partes do mundo.

Maria Dryfhout | Dreamstime.com

Os ovos são, desde a antiguidade, um símbolo de “fertilidade”, de “renascimento” e de “começo”. Escrituras Hindus relatam que o mundo terá surgido a partir de um ovo e na mitologia Egípcia a ave fénix renasce das cinzas a partir de um ovo deixado por ela. Com o aparecimento do Cristianismo na Europa ocidental, a igreja adotou o ovo como símbolo da Ressurreição. Assim, de uma perspectiva cristã, os ovos da Páscoa representam a Ressurreição de Jesus Cristo.

A decoração dos ovos da Páscoa parece ser uma tradição que remonta ao século XIII. Uma explicação para este costume poderá ser o facto da igreja proibir à época o consumo de ovos durante a quaresma, pelo que as pessoas pintavam e decoravam os ovos durante o período de penitência e jejum e comiam-nos depois, como parte da celebração Pascal.

Em muitas culturas mantém-se o hábito de tingir e decorar os ovos da Páscoa. E porque as crianças, em particular, apreciam esta atividade, a tradição evoluiu para o costume de oferecer ovos da Páscoa como presente às crianças.

Nos séculos XVII e XVIII surgiu o fabrico de brinquedos em forma de ovo. Os vitorianos forravam os ovos com cartão, pelúcia e cetim e recheavam-nos de pequenos presentes para oferecer na Páscoa. Mas os derradeiros presentes em forma de ovo são, provavelmente, as fabulosas joias criadas pelo joelheiro Carl Fabergé para o Czar e Czarina russos durante o século XIX e que hoje são peças de museu.

Os ovos de chocolate surgiram na Europa no início do século XIX, particularmente na Alemanha e na França, originando uma nova forma de confeitaria artística. Atualmente, ovos de chocolate são vendidos em todo o mundo e são presença habitual nas decorações de primavera.

Coelho da Páscoa

A história do coelho da Páscoa tem algo em comum com os ovos, já que os coelhos são procriadores profícuos,  geralmente dando à luz grandes ninhadas, são também símbolos antigos de “fertilidade” e “novas vidas”.

A origem do coelho da Páscoa remonta ao século XIII, na Alemanha pré-cristã, quando as pessoas oravam a vários deuses e deusas. Eostre ou Ostara era o nome da deusa da primavera, a estação do “renascimento” e da “renovação” e o seu símbolo era um coelho, devido às suas elevadas taxas de reprodução. Realizavam-se festividades em honra da deusa durante o equinócio vernal, que marca o início da primavera. Como, por norma, a celebração da Páscoa coincide com o princípio da primavera, no século XV quando o a igreja católica romana se tornou na religião dominante na Alemanha, esta misturou-se com os ritos e crenças pagãs já enraizados.

A primeira lenda relacionada com o coelho da Páscoa foi documentada nos anos de 1500 e em 1680 foi publicado o primeiro conto sobre um coelho que punha ovos e os escondia num jardim. Terão sido os emigrantes alemães que levaram essas lendas para os Estados Unidos no século XVIII, o que explica a tradição existente na América do Norte de fazer ninhos (agora substituídos por cestos decorados) nos quais os coelhos podem “pôr” os seus ovos.

Quem sabe se a razão pela qual tanto os ovos como os coelhos foram convertidos em guloseimas, não virá do facto de depois dos 40 dias da quaresma, durante os quais as pessoas são incentivadas a jejuar, se tornar necessário ingerir algumas calorias extra!

Última postagem

Tag