Por que o titulo do mapa é triplice fronteira

A região de Foz do Iguaçu é conhecida como “Tríplice Fronteira” por apresentar uma característica geopolítica de fronteiras, que está presente em poucos lugares no mundo. Em Foz do Iguaçu, o Brasil, o Paraguai e a Argentina fazem uma tríplice fronteira, com cidades fronteiriças.

Por que o titulo do mapa é triplice fronteira

Os três países se encontram em um mesmo ponto, a foz do Rio Iguaçu. Neste local está localizado o Marco das 3 Fronteiras, um dos pontos turísticos mais historicamente importantes da região: em cada país há um marco que representa o encontro e a proximidade entre as nações.

Por que o titulo do mapa é triplice fronteira

Embora Foz do Iguaçu não seja a única tríplice fronteiras do mundo, é uma das mais peculiares por ser uma região turística, e pela proximidade das cidades em cada país, já que Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este encontram-se há poucos quilômetros da fronteira.

Dessa forma, a integração da região é bastante visível, existe uma troca cultural, econômica e social entre as 3 cidades que tornam o ambiente dinâmico e interessante como uma experiência de vida. É comum utilizar moedas de outros países nas cidades, assim como há o costume de ouvir diferentes sotaques do espanhol e pessoa falando guarani pelas ruas.

Visitar Foz do Iguaçu é uma oportunidade de trocas, de conhecimento cultural e geopolítico. O turismo se beneficia desta condição já que o turista pode conhecer 3 países em 1 mesmo dia. Já pensou em tomar café no Paraguai, almoçar no Brasil e jantar na Argentina?

Entre os pontos turísticos de Foz do Iguaçu, destacam-se as Cataratas do Iguaçu que ficam na fronteira entre Brasil e Argentina, e a Usina de Itaipu que fica na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Resumo Português:Esta tese apresenta como foco de interesse compreender as Representações Sociais sobre o espaço geográfico em que vivem os jovens escolares, na faixa etária dos 15 aos 18 anos, residentes na área da Tríplice Fronteira, composta pelas cidades de Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). A partir da ideia de verificar como os jovens ao término da educação básica atribuem ao turismo uma importante influência no cotidiano de suas existências – ainda que com diversas maneiras de representar e significar essa influência – teve-se como objetivo principal analisar as Representações Sociais e Espaciais da Tríplice Fronteira, caracterizado pela forte presença do fenômeno turístico e de interações entre as populações dos três países, e, acima de tudo, de que forma o ensino da Geografia contribui para uma aprendizagem significativa presente em um contexto repleto de identidade e diversidade cultural, multiculturalismo dos educandos. Para concretizá-la, utilizou-se de aportes teóricos da Geografia Humanista e das Representações Sociais, por possuírem como filosofia a Fenomenologia, ao abordarem a subjetividade dos indivíduos. A presença de atrativos turísticos reconhecidos internacionalmente entre as cidades da Tríplice Fronteira fazem com que uma parcela da população residente se perceba como excluídos sociais e economicamente distantes, em ampla parcela dos benefícios que o turismo da fronteira proporciona. Neste intento, ao ensino da Geografia cabe a destreza de ressignificar a forma dos seus processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao maior aprimoramento dos sujeitos em análise. A partir dos questionários e das reflexões dos mapas mentais, reafirmou-se o distanciamento das práticas sociais do cotidiano vivido pelos educandos, aos conteúdos estruturantes que conferem significados aos conceitos geográficos, estando o cotidiano mais presente na vida do que na escola.
Resumo inglês:This thesis aims to understand the Social Representations on the geographic area in which young students in the age of 15 to 18 years old, who reside in the Tri-Border area, consisting of the cities of Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brazil), and Ciudad del Este (Paraguay). Starting from the idea of checking how the students at the end of basic education see tourism as a major influence in their everyday lives – even though with different ways to represent and signify this influence – we sought to analyze the Social and Spatial Representations and the Triple border, characterized by the strong presence of the tourism phenomenon and interactions between populations of the three countries previously mentioned and, first and foremost, in what way the teaching of geography contributes to a significant learning on a full identity and cultural diversity context, multiculturalism of learners. In order to carry it out, we used the theoretical framework of Humanistic Geography and Social Representations, for approaching the philosophy of phenomenology, to address individuals' subjectivity. The presence of internationally recognized tourist attractions among the cities of the Tri-Border area make a portion of the resident population find themselves as socially and economically excluded, in large share of the benefits that the tourism provides the border. In this attempt, the teaching of geography, it is the skill of reframing the form of their teaching and learning processes with a view to further refinement of the subjects under review. From the questionnaires and the reflection of mental maps, we reaffirmed the detachment from social practices of everyday life experienced by learners to the structuring content that gives meaning to geographical concepts, as the everyday life has become more present to their lives as it is the school.

Por que o titulo do mapa é triplice fronteira

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
SAUS Quadra 05 Lote 06 Bloco H – Asa Sul, Brasília, DF, 70070-912

Por que o titulo do mapa é triplice fronteira

A Tríplice Fronteira é o principal conjunto de fronteiras da América do Sul, é formada pela união dos limites territoriais e políticos de três países diferentes Brasil, Argentina e Paraguai. No qual formam um território rico em cultura e biodiversidade, que contêm algumas relíquias do meio natural e moderno. Do modo moderno temos a maior geradora de energia renovável, mais conhecida como Itaipu Binacional que faz fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Já no modo natural, temos a uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo, mais conhecida como as Cataratas do Iguaçu, que faz a divisa entre Brasil e Argentina.

CURIOSIDADES DA ARGENTINA

• O nome Argentina vem da palavra em latim “ argentum”, que significa prata. Os colonizadores europeus deram esse nome à essa região, pois eles criam que naquela região havia uma enorme montanha de prata.

• A Argentina é considerada como o oitavo maior país do mundo em quesito territorial, localizado na América do Sul. Também é conhecida por ter a montanha mais alta da América que se chama Aconcágua, que tem aproximadamente 7 mil metros de altitude está localizado na Cordilheira dos Andes, próximo à cidade de Mendoza na Argentina.

• Curiosidades da Argentina, a associação ao tango, afinal o país foi onde nasceu o estilo de música e a dança que se tornou um sucesso mundial. Conhecida por um gênero que expressa melancolia e muita paixão em seus passos e suas letras musicais, com isso se tornou a dança mais tradicional da Argentina.

• A comida típica é a carne, pois a qualidade da carne bovina argentina é famosa mundialmente. Um dos pratos mais consumidos é conhecido como o Bife de Chorizo, um corte de carne especial retirado do miolo da carne. Por ser um corte de carne nobre, pelo grande consumo e por ter caído no gosto dos visitantes, o Bife de Chorizo, é considerado um dos principais pratos típico do país.

• Outra curiosidade da Argentina é sobre o Parque Nacional do Iguazú. Outro ponto importante do País, pois abriga as Cataratas do Iguazú, poucos sabem que grande parte das quedas d’água ficam em território argentino, o que resulta numa visão espetacular no lado Brasileiro, o Parque oferece a mesma variedade de passeios que o lado brasileiro. Vale muito a pena conhecer os dois lados do atrativo. Algumas vantagens do lado argentino é poder chegar bem perto da maior queda d’água conhecida como Garganta do Diabo, no passeio tradicional. A passarela te leva bem próximo a enorme cratera, na qual desaguam mais de 1,5 milhão de litros d’água por segundo.

CURIOSIDADE DO PARAGUAI

• Sua cultura é rica em diversidade cultural e linguística. O guarani ainda é falado por muitas pessoas que vivem no Paraguai, pois grande parte da população é descendente dos índios guaranis. O espanhol é o outro idioma oficial do país.

• Ciudad Del Este é uma das cidades mais movimentadas do país, afinal de contas, quem visita a Tríplice Fronteira acaba passando pelo Paraguai para fazer umas comprinhas, afinal a possibilidade de produtos nos lugares é infinita, os shoppings são enormes e todos tem um preço ótimo.

• A culinária do país é rica em legumes e carnes, que combinam e tem muita influência com as tradições das comidas espanholas e italianas. Mas tem vários pratos que fazem parte da culinária paraguaia que são a sopa paraguaia e a chipa, são comida típicas do país. Outra opção que é muito consumida pelo povo local é a bebida conhecida como tereré, que chama atenção por ser uma bebida refrescante, pois é tomado com água bem gelada.

• Outra das curiosidades do Paraguai que chama muita atenção é sobre a Itaipu Binacional que é um outro ponto importante do país, pois a usina é considerada a maior geradora renovável do planeta. Foi construída no Brasil, mas foi financiado por grandes empresas do mundo. Uma das empresas é paraguaia que disponibilizou alguns territórios para a construção da Usina, sendo assim, resultou-se no acordo entre os dois países Brasil e Paraguai.

• Outras curiosidades do Paraguai: É um país bem conhecido por ter um dos centros comerciais mais visitados do mundo, por causa da sua imensa possibilidade de compras de produtos importados e eletrônicos com um preço bem próximo ao dos Estados Unidos, por exemplo. Sendo considerada como a Miami da América Latina.

Curiosidades do Brasil

• O Brasil é conhecido como o maior país da América do Sul, seu território é enorme, com vários grupos étnicos presentes na cultura. É conhecido também pelo país do futebol, da música, e do carnaval.

• Outras curiosidades do Brasil são sobre o território, ele abriga vários monumentos e uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, que fica na cidade de Foz do Iguaçu, que é considerada o segundo destino mais procurado do Brasil. Também conhecida por fazer parte da Tríplice Fronteira, pois sua principal atividade econômica é o turismo. A cidade de Foz do Iguaçu, é vista por muitos, como cidade grande, mas não é. A cidade é completa em todos os quesitos, oferece uma estadia impecável aos visitantes, hotéis de alta qualidade, e diversas opções de atrativos para serem visitados.

• A culinária da região paranaense é a que mais chama atenção dos visitantes. Conhecida pelo seu tempero, e pela sua forte influência na cultura indígena, europeia e asiática. Entre diversos pratos, os que mais se destacam é o pão de queijo, o feijão tropeiro, o churrasco, etc. Todos os pratos citados acima, são especialidades da culinária do país, e que é muito conhecida e elogiada pelos visitantes.

• As Cataratas do Iguaçu são sem dúvidas o que mais chama a atenção dos turistas assim que chegam na cidade, o Parque Nacional do Iguaçu é principal atrativo, no qual oferecem, diversos passeios para quem adora uma aventura. O lugar conta também com um restaurante requintado, lojas de souvenir e muito mais.

As curiosidades do Brasil, que foram citadas acima mostram um pouco mais das curiosidades sobre o país para te deixar com vontade de conhecer Foz do Iguaçu e também aproveitar para conhecer um pouco da Argentina e Paraguai na mesma viagem. Assim, vocês têm a oportuinidade de conhecer ou provar pessoalmente cada uma das curiosidades que citamos no texto.

COMBO IGUASSU

Gostou dessas curiosidades dos países da Tríplice fronteira? Para acompanhar mais sobre, fique ligado no nosso blog que toda semana é postado um conteúdo novo e diferenciado.

HOTEL TAROBÁ

Leia também

FOZ DO IGUAÇU: UM FINAL DE SEMANA CHEIO DE AVENTURA COM FAMÍLIA NA TERRA DAS CATARATAS!

KATTAMARAM: UM DOS MELHORES PASSEIOS DA ITAIPU EM FOZ DO IGUAÇU!

SAIBA COMO FAZER UMA VIAGEM PARA FOZ DO IGUAÇU GASTANDO POUCO!