Por que o sol ta vermelho

Moradores do litoral oeste dos Estados Unidos, em especial lugares como a baía de São Francisco e a Califórnia, tiveram um dia bastante incomum na última quarta-feira (9). É que, logo após o amanhecer, ninguém viu a luz solar do jeito normal de sempre. Em vez disso, o céu estava alaranjado, até mesmo em tons de vermelho em algumas regiões. Não só isso, a própria luz tinha uma coloração que emprestou às cidades um aspecto surreal, comparado por muitos com imagens de outros mundos, e até mesmo com obras distópicas da ficção científica.

Mesmo durante o dia, carros tiveram que manter os faróis acesos. No norte da Califórnia, nuvens gigantes de fumaça se espalharam pela atmosfera, encobrindo o Sol. A fumaça é mais um fruto do chamado Bear Fire, parte de uma série de incêndios florestais que acontecem por lá desde do dia 17 de agosto. A maioria foi apagada, exceto este que se propaga com o vento desde o dia 8 de setembro. Agora, os estados da costa do Pacífico precisam lidar com um constante estado de alerta e com níveis perigosos de má qualidade do ar.

De acordo com Craig Shoemaker, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Sacramento, o volume de fumaça do Bear Fire subiu durante a noite de quarta-feira para 40.000 pés, altitude onde o ar é gélido. Isso resulta em uma “enorme nuvem de cinzas e gelo”, disse ele. As regiões de Washington, Oregon, Califórnia, Idaho, Nevada, Arizona e Utah estão ainda em risco de sofrer com mais uma onda de incêndios, de acordo com o National Weather Service.

O vídeo abaixo mostra a extensão da fumaça e algumas das regiões afetadas.

Em Oregon, foi decretado estado de emergência de incêndio florestal. Vários incêndios florestais se espalharam em áreas a leste de Salem, capital de Oregon, além de Eugene, o que resultou no preparo para vários níveis de evacuação em algumas comunidades do condado de Marion (da qual Salem faz parte). A Califórnia permanece em bandeira vermelha e o governador de Washington, Jay Inslee, disse que mais hectares foram queimados no de 7 de setembro "do que em 12 das últimas temporadas inteiras de incêndios no estado de Washington".

Por que o céu ficou vermelho nos EUA?

Imagens da última quarta-feira viralizaram rapidamente nas redes sociais, mostrando as cidades com ruas desertas e luz laranja ou vermelha, o que muitos compararam com o filme Blade Runner e séries como Stranger Things. O cenário é tão surreal que, inicialmente, muitas pessoas de outros países, ainda sem a total compreensão dos fatos, julgaram que as fotografias contavam com algum filtro de cor para dramatizar o evento.

Havia, sim, um filtro de cor, mas não nas câmeras fotográficas. O filtro acontece quando a luz solar tenta passar pela espessa camada de fumaça que cobre as cidades do oeste estadunidense. De acordo com a explicação da NASA, “as partículas de fumaça dos incêndios permitem que as cores de comprimento de onda mais longo da luz solar, como vermelho e laranja, passem, enquanto bloqueiam os comprimentos de onda mais curtos de amarelo, azul e verde”.

Para entender melhor o fenômeno, basta lembrar que todas as cores que enxergamos no mundo são compostas pelas cores presentes no espectro visível da luz — as chamadas “cores puras”. Quando usamos um filtro azul, por exemplo, todas as ondas de cores visíveis são bloqueadas, exceto as azuis. No caso da fumaça, ela bloqueia todas as cores da luz solar, exceto o vermelho e laranja. Como essas são as únicas cores que passam pelo gigantesco filtro natural que paira no céu do litoral dos EUA, as pessoas só podem enxergar as coisas nessas tonalidades.

Um fenômeno parecido acontece durante o nascer e o pôr-do-sol. Isso porque, quando o Sol está perto do horizonte, sua luz percorre um trajeto diferente na atmosfera da Terra, e passa por alguns filtros também naturais, mas, dessa vez, não causados por incêndios.

Nas imagens abaixo, podemos ter uma noção de como as nuvens de fumaça estão sobrevoando as cidades, filtrando a luz solar.

Confira mais algumas imagens que parecem cenas de Hollywood.

As fotos e os vídeos também podem ser comparados com mundos alienígenas como Marte ou Titã, a segunda maior lua do Sistema Solar, que fica na órbita de Saturno. Essa lua tem uma atmosfera composta principalmente de nitrogênio, muito densa, com uma pressão superficial 50% maior que o da Terra. Provavelmente seria bem difícil enxergar todo o espectro de cores visíveis se estivéssemos em Titã.

Vênus também possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor do Sol, resultando em temperaturas superiores a 470 graus Celsius, enquanto a parte superior das nuvens gira ao redor de todo o planeta a cada quatro dias terrestres. Se estivéssemos em Vênus, veríamos o céu sempre nublado.

Em Marte, também veríamos tudo avermelhado, mas por motivos bem diferentes. No Planeta Vermelho, a atmosfera é bem mais fina que dos mundos citados acima, e mais fina que a da própria Terra. Mas há uma grande quantidade de poeira que têm o hábito de passear pela atmosfera pegando carona em grandes tornados. Essa poeira tende a absorver a luz azul, o que dá ao céu a coloração vermelha.

O brasileiro que tirou um minuto para olhar para o céu nesta segunda-feira (19), deve ter notado um fenômeno curioso e inesperado: um Sol vermelho e o céu acinzentado. A beleza do tom avermelhado vem chamando a atenção em diversas cidades do nosso país, mas os motivos que levaram o astro-rei a exibir essa cor diferenciada não são nada positivos.

“Esse sol é divino. Não tem outra palavra para expressar. É Deus nos dando o privilégio de contemplar a sua obra. Nunca tinha visto algo parecido na minha vida. Fiquei encantada”, disse uma moradora da cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em entrevista ao portal G1.

Enquanto muita gente se encanta pelo fenômeno e aproveita para fotografar e compartilhar nas redes sociais, especialistas chamam a atenção para o fato de o Sol vermelho não ser um bom sinal.

O que faz o Sol vermelho aparecer?

O climatologista Vagner Camarini Alves esclarece, também em entrevista ao G1, que o excesso de poeira, fumaça e fuligens são a causa principal do Sol vermelho. Aliados às nuvens na atmosfera, a densidade dos poluentes no ar acaba dificultando a passagem da luz do Sol. Por isso, quem está no planeta Terra acaba tendo a impressão de que o astro ficou avermelhado.

O primeiro fator que leva o fenômeno a acontecer é o período de seca dos meses entre julho e agosto. A falta de chuva favorece queimadas e, consequentemente, a emissão de cada vez mais poluentes. Por isso, a ação do homem é o segundo fator que faz o Sol vermelho aparecer.

A coloração cinzenta do céu é explicada pelos mesmos motivos e, apesar de muita gente ter se animado, não significa que vem chuva por aí.

O assunto rapidamente repercutiu nas redes sociais e muita gente chegou a se desesperar. Alguns internautas acreditam que a coloração do Sol é o sinal do fim dos tempos. Outros, chegam a cogitar a “volta de Jesus Cristo”.

Confira algumas reações de usuários do Twitter:

alguém sabe me dizer se isso é real? é por isso que o céu tá assim mesmo? e se sim, POR QUE TÁ TODO MUNDO FALANDO DE SAULO E GABI EM VEZ DE ESTAR FALANDO SOBRE ISSO????? pic.twitter.com/pqiCOeDWF7

— ????? (@devekktra) August 19, 2019

o sol se converteu em trevas, jesus voltou
misericórdia

— gio (@coutgs) August 19, 2019

céu escuro e sol hiper vermelho da fumaça e poluição, ai vem o povo nos comentários “Jesus está voltando” minha filha isso aí não tem nada a ver com Jesus não, é o ser humano que ta conseguindo destruir tudo por conta da ganância mesmo

— Bruna (@opsluanjo) August 19, 2019

hoje eu acordei e vi o sol, tava mo vermelho aí eu pensei “porra de aquecimento global viu” uma pena qe eu não tava errada, é pura poluição, é culpa das queimadas e do desmatamento e como sempre só vamos aprender quando os desastres começarem pic.twitter.com/V0f3Zd079G

— Mademoiselle (@coeejulia) August 19, 2019

o sol tá assim na cidade de vocês também ?????????? pic.twitter.com/T9F8YhHxjG

— marida (@talinhete) August 19, 2019

Gente alguém me explica esse sol? pic.twitter.com/dwHlzmrnOM

— Mari (@immarisouza) August 19, 2019

O sol hj em Campo Grande nasceu estranho pic.twitter.com/ltlvYdNyWv

— Jimin-ssícara☕? (@mikookrosmos) August 19, 2019

Toda a cidade achando que o mundo ia acabar, que a Lua brilhava em pleno dia, mas aí vem o SPTV e…
É só o sol com neblina… pic.twitter.com/5ScIAAhhM9

— Nastacia ?️‍? (@NastaciaQueen) August 19, 2019

Hj os jovens de Londrina pararam varias aulas por desespero sobro a cor do sol pic.twitter.com/iMuUYxeiam

— fodah neh negah (@sereranha) August 19, 2019

Enquanto tem gente falando que o sol e o céu tava lindo aqui hoje, eu só consigo pensar no tanto de poluição que ta tendo pro sol ter ficado literalmente VERMELHO, ajudem o NOSSO planeta, não aplaudam um fenômeno desses, esse é o pedido de ajuda da Terra pic.twitter.com/ttmNBLTFSW

— Kayná Abel (@AbelKayna) August 19, 2019

Viu algum erro ou gostaria de colaborar com essa matéria? Clique aqui!

Última postagem

Tag