Por que o salario do pecado ea morte

“Porque o salario do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

Este versículo é sem dúvida a apresentação mais precisa do Evangelho em todas as Escrituras: nos leva a entender nossa natureza pecaminosa, enquanto recebemos a promessa de vida eterna em Cristo. 

Mas a verdade é que este texto tem ainda mais a nos ensinar. Veja no decorrer deste estudo:

Contexto bíblico de Romanos 6:23

Primeiro, qualquer versículo da Bíblia deve ser lido no contexto, na perspectiva do que está escrito ao seu redor. 

Nesse caso, estamos lendo as palavras de Paulo para a igreja em Roma, e no capítulo 6 ele está abordando os contrastes entre pecado e graça, morte e vida.

Nesta parte das Escrituras, Paulo está definindo que, quando encontramos a vida eterna em Cristo, simultaneamente nos tornamos mortos para o pecado.

Por causa da grande graça de Deus, nossos pecados estão cobertos e não precisamos mais viver sujos. 

Esta é a nossa esperança em Jesus, e esta é a esperança que Paulo proclama à igreja em Roma.

Paulo escreveu esta passagem na época que Roma não era apenas a capital do vasto império, mas também uma cidade diversa e influente, cheia de muitas culturas e crenças. 

O escritor sabia que era essencial que esta igreja tivesse um sólido fundamento da doutrina cristã, e, portanto, esta carta expressa a teologia que ainda hoje guia a igreja. 

“O salário do pecado”, entenda esta expressão

Por que será que Paulo usa o termo salário? Um salário é algo em que trabalhamos, algo que buscamos ativamente, quer o percebamos ou não. 

Quando vamos trabalhar e esperamos ser pagos por esse trabalho, estamos ganhando nossos salários. Da mesma forma, seremos pagos no final por nossos pecados. O pagamento é a morte, por tanto, o salario do pecado é a morte.

Quando nos esforçamos por um trabalho, esperamos receber o que merecemos. Entretanto, através da obra do pecado dentro de nós, conquistamos e merecemos a morte física e espiritual. 

Passamos muito tempo nos preocupando em conseguir o que merecemos na vida terrena, e isso pode nos deixar com direito, pensando que merecemos mais e que merecemos melhor. 

Mas olhando para vida espiritual o que merecemos não é bom. O que merecemos não é melhor. O que merecemos é a morte, pois todos nós somos pecadores, e aquele que se diz sem pecado engana a si mesmo, é mentiroso (1 João 1:8).

Como um espelho quebrado

A morte como a conhecemos não existia no mundo até que o primeiro pecado foi cometido. 

Isso significa que, embora o potencial para o pecado existisse, ele ainda não havia entrado ou afetado a experiência humana. Não fomos feitos para viver em pecado, mas em harmonia e relacionamento com Deus.

A Bíblia afirma em Gênesis 1:27  que as pessoas foram criadas ‘à imagem e semelhança de Deus’. Infelizmente, o pecado mudou completamente a imagem e a natureza da humanidade.

Nós fomos criados como uma imagem espelhada de Deus – um reflexo perfeito de quem ele é e como ele é. Mas, com a entrada do pecado, esse espelho foi quebrado. 

O espelho continua sendo um espelho; as peças ainda estão lá e ainda podem cumprir uma aparência de seu propósito original – refletir a imagem e a glória de Deus. 

No entanto, está rachado e distorcido. Um espelho, uma vez quebrado, não pode ser simplesmente colado novamente. Vidro quebrado é quebrado para sempre. 

Por mais que tentemos, não podemos fazer com que um espelho quebrado pareça novo outra vez. 

Ele precisa ser renovado, e nós também. Fomos nascidos em pecado , e para retornar a imagem e semelhança do Senhor nós temos que nascer de novo em Jesus. 

“O dom de Deus é vida eterna”, verdadeiro

Paulo diz que o salário que merecemos é a morte. É somente pela graça de Deus, através da morte e ressurreição de Cristo, que podemos esperar algo além da morte. 

Por meio de Cristo, recebemos o presente da vida eterna. A única maneira de escapar de nossos pecados é através de Cristo, e por ser um presente, é incrivelmente simples de receber:

“Se você declarar com a boca: ‘Jesus é o Senhor’, e acreditar em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo” (Romanos 10: 9).

Paulo faz um forte contraste entre o que merecemos e o que nos foi dado. O que merecemos e o que ganhamos é pecado e morte. 

Porém, um presente não é algo que merecemos, mas algo que nos é dado por amor e graça.

Só recebemos vida, esperança e paz em Cristo através de um presente dado gratuitamente chamado graça de Deus. Jesus pagou a pena de morte do pecado na cruz em nosso lugar. 

Isso muda nossa atitude de reclamar sobre o que merecemos para agradecer pelo que nos foi dado e que nunca poderíamos merecer. 

Por causa de Jesus, podemos conhecer como é o amor. Podemos descobrir como é a graça. Podemos saber como é a vida eterna. 

Podemos viver uma vida melhor do que poderíamos esperar e merecer, uma vida que é abundante independentemente das circunstâncias.

Leia também:

Pregação Evangélica: 5 Técnicas persuasivas para usar

7 Dicas de Como Preparar uma Pregação Evangélica

10 maiores erros na hora de pregar que muitos pastores cometem

O salario do pecado é a morte palavra finais

O salário do pecado é a morte, indica que nós devemos, estamos condenados a receber a morte pelos nossos trabalhos ou ações terrenas.

Onde isso começou? Desde o início, Adão e Eva foram condenados à morte por causa de suas ações. Eles não caíram imediatamente mortos fisicamente, então o significado era que havia uma sentença de morte espiritual que eles se apropriaram.

Adão e Eva duvidaram da palavra de Deus, desobedeceram ao comando de Deus, eles desejavam ser como Deus.

Assim, o pecado deles foi transmitido a todos, através da nossa natureza pecaminosa, trazendo a mesma morte espiritual ou separação de Deus. A morte física é apenas o resultado da morte espiritual. Esta é a ruína.

Mas, existe um Remédio para livrar-nos deste salário merecido, o Dom de Deus, a vida eterna através do que Jesus Cristo comprou com Sua Morte e Ressurreição.

A Obra de Jesus em nosso favor nos rendeu a Vida Eterna como um presente, se a aceitarmos. Nossos esforços ou trabalho apenas trazem morte, porque nunca seria suficiente para agradar ou satisfazer a exigência de Deus…

Então, pare de se dizer mais espiritual que seu irmão, mais merecedor que sua irmã…

Ora, se você não tiver pecado que atire a primeira pedra!

Em verdade lhe digo que nenhuma de suas obras lhe garantem o salario gratuito de Deus que é a vida eterna.

Espero que este estudo faça você repensar sobre qual é o verdadeiro significado por traz da expressão o salario do pecado é a morte.

Há uma necessidade muito grande de nos dedicarmos ao estudo da palavra. Ainda há uma carência enorme nas igrejas, de irmãos e irmãs aprofundados no conhecimento da Palavra.

Chega-se a pensar que só pastores e obreiros devem levar a sério o estudo da bíblia. Não podemos deixar a preguiça falar mais alto.

Erreis por não conhecer as escrituras, nem o dom de Deus. Deseja ir além nos estudos da Palavra? Então clique aqui e conheça o curso Manual Completo do Pregador Vocacionado e invista no seu chamado, faça seu ministério crescer!

23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Leia o capítulo completo: Romanos 6

Por que o salario do pecado ea morte

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Versão Almeida Revista e Atualizada

Por que o salario do pecado ea morte

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Por que o salario do pecado ea morte

Por que o salario do pecado ea morte

O salário do pecado é a morte! Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23 NVI

Desde o princípio com a queda do homem, podemos ver o Senhor nosso Deus agindo em favor do homem para redimi-lo do seu ato de rebelião.

O ato de rebelião do homem foi a desobediência a uma ordem direta de Jeová ao primeiro casal que estava no Jardim do Éden, Adão e Eva, para que não comessem do fruto da Árvore do bem e do mau.

Por má influência da serpente (Satanás), que induziu Adão e Eva a comerem o fruto proibido, o primeiro casal da humanidade foi manipulado a desobedecer a ordem do Senhor por satanás. Por este motivo Adão e Eva, o primeiro casal, errou o alvo, levando com eles toda a sua descendência ao estado de pecado.

Tópicos que iremos abordar

  1. O Salário do Pecado
  2. Significado o salário do Pecado​
  3. O salário do pecado é a morte mas o dom de Deus é a vida eterna

1. O Salário do Pecado

Como resultado da desobediência, a morte física passou a ser uma consequência para toda a humanidade. Como podemos ver na história bíblica pós queda, que a morte passou a fazer parte do curso da vida.

Entendemos que a morte não era parte natural do curso da vida, contudo a humanidade se adaptou e passou a considerar como natural a morte, que passou fazer parte do curso da vida por consequência do pecado original.

“Depois que gerou Sete, Adão viveu 800 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 930 anos e morreu.” Gênesis 5:4,5 NVI

2. Significado o salário do Pecado

O termo “salário”, significa remuneração ajustada pela prestação de serviços, em razão de contrato de trabalho. É o ordenado ou pagamento por uma atividade exercida por uma jornada de trabalho previamente combinada.

O Salário do pecado é a morte!

No caso o texto de Romanos utiliza o termo “salário” para ilustrar o pagamento ou ordenado pelo ato ou estado do pecado. O pagamento, ordenado ou recompensa a ser recebido pelo ato do pecado é a morte. O fim da vida a falência do corpo físico, mas podendo também ser a morte espiritual, onde a pessoa não pode reconhecer a Deus e nem glorificá-lo em sua glória e majestade.

Pecado no grego é αμαρτία (amartia). Um termo é derivado de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. É o fracasso em não atingir um padrão conhecido, mas antes, desviar-se do mesmo. Um equívoco, uma falta, um pecado, erro em julgamento, afastamento voluntário da justiça, da lei e do dever.

Segundo a Bíblia é o ato de desviar do curso proposto ou decretado por Deus, ou seja, pecado é tudo aquilo que fazemos contrário a vontade de Deus expressado em seus mandamentos ou na sua Lei.

A morte é  a falência da vida física ou espiritual, causado pelo ato do pecado. A morte física é a falência do corpo. Quando deixamos de existir neste mundo material, deixamos de interagir com o mundo e seus habitantes.

A morte espiritual acontece em dois casos:

Primeiro, ainda em vida por consequência do pecado, o morto espiritual não tem condições de reconhecer quem é Deus e nem glorificá-Lo.

O Salário do pecado é a morte!
Segundo, é um tipo de morte eterna, no qual a pessoa passará a eternidade em angustia e sofrimento no inferno.

3. O salário do pecado é a morte mas o dom de Deus é a vida eterna

É um presente recebido, neste caso um presente recebido do próprio Deus, mesmo nós não merecendo pelo estado que nos encontramos em pecado. O Senhor é misericordioso gracioso, nos concede este presente sem que nós merecemos de fato e não nos imputa nenhum tipo de pagamento.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

A vida Eterna é uma promessa feita pelo próprio Deus a todos os homens, pois haverá dois lugares para se passar a eternidade. Quanto aos homens que servem a Deus (Trindade), e creem na sua obra redentora, são justificados por Jesus Cristo e por isto passarão a eternidade ao  Seu lado.

Contudo, os descrentes passarão a eternidade no inferno.