Por que o sal conduz eletricidade

Água conduz eletricidade? Tem gente que acha que não, tem gente que jura de pé junto que sim! Neste artigo o Mundo da Elétrica tira todas as dúvidas sobre este tema, além de mostrar porque a combinação água e eletricidade pode ser tão perigosa! Bora descobrir se a água conduz ou não eletricidade, então vamos lá pessoal!

Aqui no site já fizemos um artigo mostrando que a terra conduz eletricidade, principalmente quando está úmida. Então vale a pena ler este outro artigo também, porque nele tem a explicação prática do que é a perigosa tensão de passo!

Água conduz eletricidade?

No primeiro teste usamos uma fonte de tensão 127V alternada, lâmpada, multímetro, sal e um recipiente com água potável. O circuito usado é bem simples! A lâmpada foi ligada direto na fonte de alimentação, e o cabo de fase foi seccionado para usar no recipiente com água.

Quando o circuito está fechado a lâmpada se acende, então se a água realmente conduz eletricidade, quando os cabos estão em contato com água a lâmpada deve acender, concorda? Porém a lâmpada não acendeu, assim como mostra a imagem abaixo. Será que isso mostra que a água não conduz eletricidade?

Para entender por que a água salgada conduz a eletricidade, primeiro precisamos entender o que é a eletricidade. A eletricidade é um fluxo constante de elétrons ou partículas eletricamente carregadas através de uma substância. Em alguns condutores, como o cobre, os próprios elétrons conseguem fluir através da substância, carregando a corrente. Em outros condutores, como a água salgada, a corrente é movida por moléculas chamadas íons.

Dissolvendo a água salgada

A água pura não é muito condutora, e apenas um pouquinho de corrente pode passar por a água. Quando o sal ou cloreto de sódio (NaCl) é dissolvido nele, no entanto, as moléculas de sal se dividem em dois pedaços, um íon de sódio e um íon de cloro. O íon sódio está faltando um elétron, o que lhe dá uma carga positiva. O íon de cloro tem um elétron extra, dando-lhe uma carga negativa.

Criando uma corrente elétrica

Uma fonte elétrica enviando uma corrente através da água terá dois terminais: um negativo que conduz elétrons para dentro do água, e um positivo que os remove. Cargas opostas se atraem, então os íons de sódio são atraídos para o terminal negativo e o cloro para o positivo. Os íons formam uma ponte, os íons de sódio absorvem elétrons do terminal negativo, passando-os aos íons de cloro e depois ao terminal positivo.

Page 2

 science >> Ciência >  >> Química

Como Deionizar a Água

A água desionizada é geralmente um solvente eficaz e dissolve muitos compostos. Essas substâncias freqüentemente se quebram em átomos carregados chamados íons, que permanecem na água. É freqüentemente desejável remover os íons de um aplicativo específico. A água desionizada é usada extensivamente em química orgânica, onde os íons podem interferir nas reações químicas. A água desionizada também é usada para propósitos mais comuns, como beber água e reabastecer a água em uma bateria de chumbo-ácido.

Compre um filtro de água deionizante. Este tipo de filtro de água conterá tanto resinas aniônicas (carregadas negativamente) quanto resinas com cátions (carregadas positivamente).

Use contas poliméricas porosas para a resina de troca iônica. Estas contas têm um peso molecular muito alto com um grupo funcional que tem uma carga positiva ou negativa. Esses grupos são conhecidos como sites de troca iônica.

Selecione a resina de troca iônica de acordo com os tipos de íons que você deseja remover. Íons com cargas mais altas, como o cálcio (Ca ++) tenderão a ser selecionados mais facilmente do que os íons com cargas mais baixas (Na +) em uma solução fraca. O oposto é verdadeiro em uma solução concentrada. Se as cargas forem iguais, os íons mais pesados ​​tendem a ser selecionados primeiro.

Regenere as resinas de troca iônica quando elas se esgotarem. Uma vez que as resinas não estejam mais removendo os íons de forma eficaz, elas precisam ser enxaguadas com uma solução que irá remover os íons da resina. A solução específica depende dos íons que precisam ser removidos. Por exemplo, uma resina catiônica com depósitos de cálcio deve ser enxaguada com uma solução de salmoura.

Última postagem

Tag