Por que o pelo do cachorro cai muito

A sujeira na casa e o possível aspecto não tão bonito são somente os menores problemas. O pelo do cachorro caindo pode revelar complicações que podem ser bem sérias. Podendo as vezes estar relacionadas a alimentação do seu cãozinho.

Por isso, é muito importante observar esse evento de perto e procurar saber o que está causado o problema. Portanto, conhecer as principais causas será uma grande ajuda para que você o reconheça e tome as providências corretas para recuperar a saúde do seu pet.

Pensando nisso, desenvolvemos este post que listará as principais causas da queda do pelo do cachorro e o que fazer para evitar o pelo do cachorro caindo. Continue lendo!

Quais as principais causas do pelo do cachorro caindo?

A melhor coisa a fazer quando se percebe a queda do pelo do cachorro é buscar ajuda profissional. Só um veterinário poderá identificar a verdadeira causa. Porém, é interessante as conhecer para que seja possível as prevenir, não é mesmo? Então, vamos a elas!

Troca de pelos

Essa é a troca de pelos considerada normal. É fisiológica e acontece para que os pelos envelhecidos sejam substituídos por outros novos. Geralmente os animais trocam o pelame 2 vezes ao ano, na entrada da estação fria e na entrada da estação quente, adaptando-se para a manutenção da temperatura corporal, com pelos mais finos ou mais grossos dependendo do caso. Não há nada de errado com o seu cãozinho se os pelos estiverem caindo ao mesmo tempo que os novos estiverem nascendo. Normalmente essa troca é no corpo todo e não apenas em algumas áreas definidas.  Ele não causa feridas, coceiras ou e normalmente não causa falhas na pelagem do animal, exceto em algumas raças. Então, nesse caso, você não tem com o que se preocupar, basta fazer escovação diária para que os pelos sejam removidos.

Alergias alimentares

Quando o pelo do cachorro caindo se torna excessivo em apenas algumas áreas específicas ou até mesmo em um único local, é hora de preocupar. As alergias alimentares podem ser as causadoras disso. Elas podem ocorrer em consequência da ingestão de alguma substância, geralmente de origem proteica, que compõe a ração, por exemplo. Nesse caso, é preciso consultar um veterinário e se isso for confirmado esse produto deverá ser substituído por um alimento hipoalergênico.

Deficiências nutricionais

Se o seu bichinho não recebe todas as vitaminas, minerais, aminoácidose a energia suficiente que necessita para se manter forte e saudável, ele pode ter queda de pelos também. Por isso, é fundamental oferecer a ele uma ração balanceada e adequada ao seu tamanho, raça e idade. Esse é um dos principais cuidados com a alimentação do pet.

Parasitas (pulgas, carrapatos e piolhos)

Os parasitas, como as pulgas, costumam provocar muito incomodo aos cães. O maior deles é a coceira, especialmente, na área do pescoço, ventre e dorso. Mas esse não é o único sintoma: a queda do pelo do cachorro costuma vir junto, sendo agravado quando o animal apresenta alergia a própria picada do inseto.

Estresse

Quando o cachorro está exposto a situações de estresse: ambientes quentes, úmidos, com pouco espaço, excesso de barulho, por exemplo, eles podem desenvolver comportamentos e hábitos que promovem a queda de pelo, tais como lamber as patas excessivamente, provocando a queda dos pelos nesse local, e até mesmo o andar sincronizado, fazendo o mesmo movimento repetidamente por um determinado tempo, conhecido pelo termo “andar de jaula”, que mostra um alto grau de stress do animal. Portanto, é preciso observar se algo incomodando o bichinho.

Fungos

Os fungos também podem provocar coceira, mas nem todos. Além disso, eles causam a queda de pelos formando círculos (áreas circunscritas) de falhas na pelagem do animal, podendo apresentar mau cheiro. Nesse caso a intervenção do veterinário é recomendada.

Sarna

É uma patologia parasitária muito comum em cães, que causam bastante desconforto aos animais e aos olhos dos proprietários, podendo apresentar diferentes formas de lesões na pele, localização e com grandes áreas de queda de pelos e também muito prurido (coceira). Vai variar de qual é o agente causal, pois existem várias espécies de ácaros causadores.

Se aparecer um problema de pele em seu animal procure de imediato um Veterinário de sua confiança.

Problemas endócrinos

 Os problemas endócrinos, quando não tratados adequadamente, podem ir bem além da simples queda generalizada de pelos, levando a criação de crostas e feridas que a princípio não coçam, mas depois de infecionadas podem causar bastante desconforto ao animal.

Como prevenir e amenizar a queda do pelo do cachorro?

 A melhor forma de prevenir a queda do pelo do animal é conhecer as suas possíveis causas e evitar as condições que levam a ela. Portanto, para manter o pelo do seu pet sempre saudável siga as dicas a seguir:

  • escolha rações de boa qualidade e o tipo de ração para cães adequadas às necessidades do cachorro;
  • sempre escove o pelo do seu cão;
  • passeie com ele todos os dias para evitar que ele fique entediado ou estressado;
  • faça check-ups com o veterinário periodicamente, manter um plano de saúde para pet é uma boa opção para isso;
  • utilize produtos para prevenir a infestação de parasitas.
  • Hábitos higiênicos com os cães e seus pertences fazem parte das prevenções.
  • Quando observar qualquer lesão de pele com queda de pelos procure imediatamente um profissional, pois quanto antes chegar ao diagnóstico mais rápido e eficiente será o tratamento

Como você viu ao longo deste texto, a alimentação do seu cãozinho tem um importante influência sobre a saúde dele e sobre a manutenção dos seus pelos saudáveis e bonitos.

Por isso, você precisa ter atenção redobrada na hora de escolher a ração que oferecerá ao seu filho de quatro patas. Opte sempre pelos alimentos cujo valor nutricional seja o mais recomendado para a idade do seu pet e cuja a qualidade do fabricante seja comprovada.

E por falar em ração de ótimo qualidade, está na hora de você conhecer os produtos da Matsuda Pet e, assim, ter acesso aos melhores alimentos para o seu cãozinho. Confira!

Quem ama dá dicas!

Confira nossas novidades

boas pra cachorro.

Seu cãozinho está soltando muito pelo, e você não sabe o que fazer? Calma! Independente da raça, todos os cães soltam pelo – alguns mais, outros menos. Mas quais seriam as possíveis causas da queda de pelo em cachorro?

Os cães perdem pelos todos os dias e novos nascem, não afetando a pelagem do animal. A duração das fases de crescimento determina a frequência que seu cachorro vai soltar pelo.

Cães também apresentam perda de pelo sazonal, que geralmente acontece em épocas de mudanças climáticas, do inverno à primavera. Assim, no verão os cães ganham uma pelagem mais curta e leve. Já no outono eles perdem os pelos curtos do verão e se preparam para o inverno, com uma pelagem mais espessa.

A queda de pelo em cachorro é normal quando acontece de forma uniforme em todo o corpo do animal e não há a manifestação de nenhuma sintoma, como coceira, vermelhidão, inchaço ou mudança comportamental. Por isso, tenha sempre o cuidado de observar cuidadosamente a pelagem do seu companheiro.

Para amenizar a queda de pelo natural dos cães é necessário manter uma dieta saudável, higiene adequada e uma rotina de escovação. A frequência será de acordo com o tipo de pelo do seu cachorrinho, mas é ideal para remover o pelo que já está solto, evitando que formem nós ou caia pela sua casa.

Porém, se seu cão está perdendo pelos mais que o normal e fora do ciclo da queda, é melhor ficar de olho! Saiba as possíveis causas da queda de pelo em cachorro:

Possíveis causas da queda de pelo em cachorro

  • - Parasitas (piolhos, pulgas ou carrapatos);
  • - Infecções fungais ou bacterianas;
  • - Reações alérgicas à comida;
  • - Alimentação desbalanceada;
  • - Problemas relacionados aos rins, fígado e tireoide;
  • - Desordens hormonais, como o hipotireoidismo;
  • - Doenças sistêmicas, como a doença do carrapato, anemias ou infecções;
  • - Trauma auto induzido com lambidas e mordidas à área;
  • - Câncer;
  • - Determinados medicamentos;
  • - Períodos de cio, gravidez, pós-parto e amamentação;
  • - Doenças imunológicas;
  • - Queda de pelo em cães causada por queimadura de sol;
  • - Contato com substâncias cáusticas ou que possam irritar a pele;
  • - Estresse agudo, como mudanças, viagens, ou perda do tutor.

Qual a raça de cachorro que solta menos pelo?

Você sabia que existem algumas raças de cachorro que não soltam tanto pelo? Esses pets são ideais para pessoas alérgicas ou para quem não tem tempo de fazer uma escovação diária, por exemplo. Conheça algumas opções:

  • Maltês
  • Cão D'Água Português
  • Bichón Frisé
  • Yorkshire Terrier
  • Lhasa Apso
  • Boston Terrier
  • Galgos
  • Schnauzer Mini
  • Poodle

Como evitar a queda dos pelos dos cães?

Para evitar a queda dos pelos dos cães recomenda-se a escovação semanal, além de banhos regulares para manter a higiene. Cachorros mais peludos devem tomar banho de 15 em 15 dias para evitar possíveis doenças causadas pela umidade. Se o seu pet possui pelo longo e volumoso, aposte na tosa, mas não exagere pois a pelagem funciona como proteção e é responsável por manter a temperatura corporal em equilíbrio. Qualquer alteração, leve-o ao veterinário.

O que é alopecia em cães?

A alopecia em cães é um tipo de dermatite que causa a queda de pelos em áreas específicas. Algumas raças possuem uma tendência maior para desenvolver essa doença, são elas: Chow-chow, Poodle, Husky Siberiano, Lulu da Pomerânia , entre outras. A alopecia pode ser causada por alergias, estresse, parasitas, ansiedade ou deficiência hormonal.

Sintomas associados à queda de pelo em cachorro

E como saber que seu cãozinho pode estar com algum desses problemas? Listamos alguns sintomas que normalmente estão associados à queda de pelo em cães para ajudar:

  • Irritação da pele, incluindo vermelhidão, inchaços, manchas ou cicatrizes;
  • Feridas abertas de qualquer tipo;
  • Carecas ou afinamento do pelo;
  • Pelo seco que cai facilmente;
  • Constantes lambidas no local onde o pelo caiu;
  • Coceira.

Sempre que notar qualquer coisa de diferente no comportamento do seu melhor amigo, leve-o para ser examinado por um médico veterinário! Assim, ele irá tirar todas suas dúvidas sobre as causas da queda de pelo em cachorro, e indicar o tratamento adequado!

Qual é a melhor ração para cães?

Escolher a melhor ração para cães não é uma tarefa fácil, pois existem diversas opções no mercado, certo? Para fazer essa escolha, é muito importante que você conheça as características do cachorro, como porte, idade e raça, por exemplo. Cada fase exige uma nutrição específica, desenvolvida com proteínas de fontes nobres e que ofereçam boa digestibilidade. A Max oferece uma linha completa de ração premium especial e contribui para a qualidade de vida do seu companheiro de todas as horas.

Conheça as melhores rações para cães:

  • Max Professional Line Performance Filhotes Cordeiro, Frango e Arroz
  • Max Professional Line Performance Raças Pequenas Cordeiro, Frango e Arroz;
  • Max Professional Line Performance Adultos Cordeiro,  Frango e Arroz;
  • Max Professional Line Adultos Light Frango e Arroz;
  • Max Professional Line Adultos Mature +7  Frango e Arroz.

Bastante esclarecedor e completo o post

Bem esclarecedor. Gostei muito.

Adorei as recomendações. Mas queria uma solução para a queda de pêlo da minha cachorrinha

Obrigada por todo o esclarecimento. Me tirou duvidas e me aumentou informacoes. Grata!

Gostei do post. Muito esclarecedor e de uma forma clara.

Gostei do post. Muito esclarecedor e de uma forma clara.

Muito bom este post. Agradeço pelas informações.

Foi muito útil as informações obrigada

Tirou minha dúvida, obrigado.

Amei ficar por dentro destas informações,pois meu cachorro não e de raça,tem pelagem curta mas cai muito pelo ate mes passado usavamos por coincidência a max premium frango e arroz,mas disseram que essa ração era muito incompleta acabei mudando,agora ja em posse dessa informação vou voltar ao uso da max premium de novo

Bem esclarecido, espero sempre da vossa ajuda.

Obrigada pelas informaçoes,muito bom.

Obrigada!esclareceu minha dúvida

Interessante este comentário tirou várias dúvida obrigado

Excelente, muito bem esclarecido.

Muito bem explicado, porém,com bastante simplicidade.

Muito obrigado, satisfeito.

esse esclarecimento de vcs é melhor do que ir a um veterinário.obrigado

Excelente, tirou minhas duvidas e me tranquilizou. Uso ração Maxdog pra cadelas e Maxcat pra gatas.

Última postagem

Tag