Por que messi nao canta o hino

13/12/2015 15h33 - Atualizado em 13/12/2015 17h23

Craque argentino confessa ficar irritado quando falam sobre falta de colhões e amor à camisa da seleção: "Somos os primeiros que queremos ganhar"

Por GloboEsporte.comBarcelona, Espanha

Este Lionel Messi a seguir é um que você provavelmente nunca viu. O craque do Barcelona desabafou em entrevista publicada neste domingo pelo canal de TV argentino “TyC Sports”. Deu declarações que fogem do seu padrão de bom moço e direcionou críticas àqueles que duvidaram de seu amor pela seleção, citando o fato de não cantar o hino antes dos jogos.- Não canto o hino de propósito. Quando começaram com isso (críticas) fiz de propósito. Quando toca eu sinto. A mim não me faz falta cantar para senti-lo, cada um vive à sua própria maneira. Os Pumas (jogadores de rúgbi) choram, vivem de forma diferente e está tudo bem.

Por que messi nao canta o hino
Messi alinhado com os companheiros durante a semifinal da Copa do Mundo contra a Holanda (Foto: Getty Images)

O camisa 10 pôs os pingos nos is e mostrou-se bastante irritado, sorrindo ironicamente durante o papo (clique aqui e assista a um trecho).

- Fico irritado quando dizem para ter colhão, que não temos amor à camisa. Chegamos à final da Copa do Mundo e da Copa América e parece que não fizemos nada. (Solta um palavrão) Não ganhamos, mas chegamos à final, não perdemos nas oitavas – disse, lembrando ainda de detalhes das decisões.- O futebol não se trata apenas de ter colhão. Somos os primeiros que queremos ganhar, festejar. Em um jogo acontecem diferentes situações. Nós perdemos a final da Copa contra a Alemanha que tem grandes jogadores e tivemos as melhores chances para ganhá-la. Com o Chile aconteceu o mesmo e perdemos nos pênaltis. Me dão raiva as pessoas que “te matam” sem pensar em nada.

Por que messi nao canta o hino
Lionel Messi durante a Copa América com a seleção argentina: ele não canta o hino propositalmente (Foto: Reuters)

Na mesma entrevista, Messi contou que costuma falar com Neymar e Suárez também sobre assuntos além do Barcelona:- Conversamos sobre as eliminatórias, os enfrentamos entre nós em competições de seleções. Agora um pouco menos, porque eu estava fora.Ele encerrou deixando claro mais uma vez o seu prazer em defender a seleção albiceleste.- Tudo o que jogo com a seleção é prioridade e quero ganhar. Vai ser linda a próxima Copa América.

Rafael Valente, do Rio de Janeiro (RJ)28 jun, 2019Leitura: 2 min.

Uma sensação dupla tomou os argentinos presentes no estádio do Maracanã, na tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, ao ver Lionel Messi cantando o hino da Argentina antes do confronto com a Venezuela pelas quartas de final da Copa América.

Alguns ficaram surpresos. Outros orgulhosos.

Apesar de já defender a equipe há quase 15 anos, o camisa 10 e craque do Barcelona não costuma cantar o hino antes dos jogos.

O gesto já rendeu inúmeras críticas ao comportamento dele. Alimentou polêmicos debates na Argentina, alguns até discutindo se Messi amaria verdadeiramente sua terra natal ou teria mais afeto pela Espanha, país onde foi morar muito jovem para defender o Barcelona.

O atacante também respondeu sobre o tema algumas vezes. Depois passou a ignorar.

“Não canto de propósito. Se você não mudar nada, a estupidez não vai embora. Cada um vive de uma maneira. Os Pumas [seleção argentina de rúgbi] choram na hora do hino, nós, não”, disse em 2015, em entrevista ao canal TyC Sports.

Messi é muito cobrado para quebrar o jejum de títulos da seleção principal argentina, que não vence nada desde a Copa América de 1993. A maior conquista do camsia 10 pela Albiceleste foi na base.

Venceu o Mundial sub-20 em 2005 e foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O gesto de Messi de cantar o hino nacional nesta sexta-feira foi antes do pontapé inicial no Maracanã, jogo que vale vaga na semifinal para enfrentar o Brasil, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Por que messi nao canta o hino
Por que messi nao canta o hino
Messi perfilado antes de Argentina x Venezuela pela Copa AméricaGetty

Ao longo de sua carreira, uma das críticas mais constantes feitas pelos argentinos a Lionel Messi era o fato de o camisa 10 não cantar o hino nos jogos da seleção. Isso mudou nesta sexta-feira (28), no Maracanã, antes do pontapé inicial contra a Venezuela, pelas quartas de final da Copa América.

Uma imagem que seguramente emocionou milhões de argentinos espalhados pelo mundo: pela primeira vez um dos maiores jogadores da história da Albiceleste cantando o hino.

O mais destacado

O camisa 10 jamais explicou exatamente por que não cantava o hino nacional. Em 2016, durante entrevista para a argentina TyC Sports, concedeu as declarações que mais dão a entender as suas motivações.

“Eu fico chateado quando por causa das pessoas que atiram sem pensar. Eu não vou cantar o hino de propósito”, afirmou em meio às críticas pelos vice-campeonatos no Mundial de 2014 e Copas América de 2015 e 2016. “Eu não preciso cantar para sentir. É algo que basta para mim, cada um vive isso de sua maneira. Os Pumas [time nacional de Rúgbi] choram, vivem de outra forma e está tudo bem”, afirmou.

Futebol Internacional/Argentina

Por que messi nao canta o hino
13/12 17:03 —
Por que messi nao canta o hino
13/12 17:04

Por que messi nao canta o hino
Messi não canta o hino argentino em repúdio as críticas que sofre atuando pelo país (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Ídolo no Barcelona, Lionel Messi não é tão bajulado na Argentina como é na Catalunha. Alvo de muitas críticas partindo tanto da imprensa quanto dos torcedores, o craque da camisa 10 afirmou não cantar o hino argentino de propósito, em resposta a todos os corneteiros de seu país. Cabe lembrar que Messi possui apenas uma conquista com a camisa alviceleste: as Olimpíadas de 2008.

“Não canto de propósito. Se você não mudar nada, a estupidez não vai embora. Cada um vive de uma maneira. Os Pumas (apelido da seleção argentina de rugby) choram na hora do hino, nós, não”, disse o candidato a melhor do mundo em entrevista ao canal TyC Sports.

Messi sofre com a falta de títulos pelo seu país. Recentemente o jogador do Barça esteve presente em duas decisões com a sua seleção, a final da Copa do Mundo e a final da Copa América, ambas terminando como vice-campeão, o que não é muito bem aceito pelos Hermanos.

“Chegamos à final da Copa do Mundo no ano passado e estivemos na decisão da Copa América. Foi como se não tivéssemos feito nada. Seguimos escutando críticas. Não ganhamos, mas não perdemos nas oitavas”, comentou Messi, reclamando de falta de reconhecimento.

Logo no ano que vem o argentino já terá outra oportunidade de título com sua seleção. Messi comentou que deseja jogar a Copa América de 2016, nos Estados Unidos, local que, segundo ele, oferecerá condições espetaculares.

“Escuto que não honramos a camisa, que não jogamos com raça. Não se trata só de dar raça. Te criticam sem pensar em nada. Somos os primeiros a querer ganhar e festejas. Em uma partida acontecem situações diferentes. Tudo que jogo com a seleção é prioridade. Quero ganhar algo pela seleção. A Copa América vai ser linda, com condições espetaculares”, finalizou.