Por que gato fica amassando

Afinal, por que gatos gostam de amassar superfícies com as patas? (Foto: Kaiwen Sun/Unsplash)

Você já viu seu gato apalpando o local em que vai deitar com as patas dianteiras antes de se acomodar? Ou já escutou algum apaixonado por felinos se referir aos seus amiguinhos como se estivessem “preparando biscoitos” ou “sovando uma massa”?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cientistas que estudam o comportamento dos gatos chamam essa ação de “amassar” e acreditam que esse é um sinal de relaxamento do animal. Meus próprios gatos amassam antes de tirar uma soneca perto de mim. E enquanto eles estão amassando, ronronam — um deles fica tão relaxado que chega a babar. O amassar acontece geralmente perto de uma pessoa de quem eles gostam.

saiba mais

Como veterinária, acho importante reconhecer os pequenos momentos em que seu gato diz como está feliz por estar perto de você.

Amassar quando filhotinho

Se você estiver perto de um gatinho recém-nascido, verá que ele começa a amassar logo depois do nascimento. O filhote amassa o abdômen da mãe para indicar que está com fome e pronto para mamar. Ao mesmo tempo, ele ronrona — som que surge com várias vibrações de certos músculos da garganta. Ronronar é um sinal de atenção.

Usando esses dois comportamentos, os filhotes indicam às suas mães — também conhecidas como rainhas — para permanecerem paradas a fim de poderem continuar mamando. Gatinhos recém-nascidos geralmente adormecem enquanto mamam.

Os filhotes param de beber leite materno por volta dos 2 meses de idade. Por que então continuam a massagear quando adultos?

Preparado para relaxar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amassar parece ser mais comum em alguns gatos do que em outros. Se o seu gato não amassa, isso pode significar que ele está um pouco estressado ou só não demonstra relaxamento ou afeto dessa maneira.

saiba mais

Muitos gatos, porém, continuam amassando até a idade adulta. É seguro afirmar que quando está amassando, o gato se sente calmo, contente e pronto para deitar, assim como um filhote que se prepara para mamar e dormir.

Quando está amassando, o gato se sente calmo, contente e pronto para deitar (Foto: Erda Estremera/Unsplash)

Você provavelmente já deve saber que quando seu gato dá algumas cabeçadinhas ou esfrega o corpo em suas pernas ou em um objeto, ele está colocando seu perfume nesses locais. Como os gatos têm glândulas odoríferas também entre os dedos das patas, algumas pessoas acreditam que eles estejam colocando cheiros familiares e reconfortantes em suas áreas de dormir quando amassam.

Mas não se preocupe em procurar essas glândulas em seus gatos. Elas não são facilmente visíveis.

Sinais sutis

Amassar também pode ser uma forma de comunicação entre os gatos e seus donos. Se você convive com cães, sabe que a maioria é bastante óbvia em fazer com que os humanos percebam se querem algo ou quando gostam de alguém. Por milhares de anos, as pessoas criaram cachorros para serem intencionalmente companhias divertidas, bem como para terem comportamentos muito úteis como pastorear, rastrear ou vigiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gatos e pessoas também viveram juntos por milhares de anos, e os humanos apreciaram suas incríveis habilidades naturais para caçar ratos. Apenas recentemente as pessoas tentaram criar raças de gatos principalmente pela aparência, e não pela utilidade de seus comportamentos.

A questão é que os gatos são muito mais sutis em sua forma de dizer a uma pessoa “eu gosto de você”. Amassar é uma dessas pistas.

saiba mais

*Professora associada de Medicina Veterinária na Universidade do Tennessee (EUA). Este texto foi originalmente publicado em inglês no site The Conversation.

Os gatos têm certos comportamentos instintivos que geralmente são sutis. Um dos mais corriqueiros é o movimento com as patinhas como se estivessem “amassando pão”. Você sabe por que os gatos afofam o nosso colo ou a cama onde dormem?

amogatinhos.wordpress.com

Por que os gatos afofam?

Os gatos agem assim por algumas razões. Confira:

  • Lembranças de filhotes: o movimento é o mesmo que fazem os filhotes enquanto mamam. Alguns gatos ainda chegam a “mamar” a coberta quando amassam pãozinho. O fato de, quando novinhos, receberem leite enquanto amassam pão traz a sensação de conforto, que é a lembrança que levam para a fase adulta. Ou seja, eles só afofam em momentos de tranquilidade e segurança, como quando filhotes.
  • Ativação de glândulas na região: há também a teoria de que, no momento de “tocar pianinho”, algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada e assim demarcar o local. Algo como “esse colo aqui é meu!”.
  • Cama fofinha: outra teoria é a de que esse comportamento (assim como a maioria deles) deriva do instinto selvagem de afofar o local onde vão dormir antes de deitar, o que, na vida selvagem, seria uma pilha com elementos naturais, como folhas. Se deparar com um colo ou uma coberta fofinha é um prato cheio para arrumar do jeitinho que eles querem!

De qualquer forma, nas três situações citadas, o gato está em plena calma e confiança e geralmente até ronronam. É uma troca de carinho, já que adoramos quando nosso gatinho nos demonstra amor!

Agora, caso as garras do gato cheguem a machucar quando ele amassa pãozinho no seu colo, lembre-se de mantê-las sempre cortadas, para evitar que haja conflito na cabeça do gatinho neste momento de harmonia e ninguém brigue com ele porque doeu!

Gatos são animais apaixonantes e sempre que descobrimos o motivo de cada comportamento exclusivo deles, se tornam mais especiais ainda! Eles possuem formas sutis de demonstrar carinho pelos seus humanos e mostrar que se sentem seguros com você. Portanto, na hora de amassar pãozinho, não o interrompa e fique feliz pela forma dele de mostrar que adora a vida que ele tem ao seu lado!

Posts relacionados:

10 provas de que os gatos NÃO são traiçoeiros

Vídeo: Gato brincando com golfinho

Por que a língua do gato é áspera?

Como escolher a melhor areia sanitária para gatos?

Leucemia Felina (FeLV)

Gato amassando pãozinho

Gatos fazem muitas coisas fofas que enchem de calor o coração dos tutores. Além do ronronar e daquela passada de bigode nas mãos das pessoas, uma das atitudes mais fofas é o gato amassando pãozinho.

Para quem não sabe, o “amassar pãozinho” é quando o gato movimenta as duas patas de forma intercalada em alguma superfície, como se estivesse manuseando uma massa de pão (daí a origem da expressão).

Pãozinho do bem

Filhotes usam movimento de amassar pãozinho na hora de mamar

Quem é novato na criação desses belos animais pode achar estranha essa mania. Mas isso não é motivo de preocupação. Isso porque não há nenhuma evidência de que “amassar pãozinho” seja algo nocivo, como um comportamento que indicasse estresse.

“Existem algumas teorias para explicar a origem desse simpático comportamento. A primeira remete a uma lembrança de quando eram recém-nascidos”, explica o biólogo Luiz Roberto Lisboa, da Educação Corporativa da Cobasi.

Ou seja, segundo essa hipótese, os gatos gostam de “amassar pãozinho” porque esse movimento é similar ao que faziam enquanto sugavam as mamas de suas mães. Quando mexiam assim, acabavam estimulando ainda mais a produção de leite da gata.

Hora da soneca

Outra explicação remete a tempos pré-domesticação. “Há quem defenda que o movimento instintivo provém de seus ancestrais, que viviam em um ambiente selvagem, e que utilizavam folhas e outros elementos ‘fofinhos’ encontrados na natureza para confeccionar suas próprias ‘caminhas’”, diz Lisboa.

Segundo essa vertente, os bichanos basicamente estariam afofando o local onde pretendem dormir, deixando essa “cama” ainda mais confortável – algo similar ao que os cães fazem quando raspam as patas na área em que querem tirar uma soneca.

Amassar pãozinho evita até brigas

Gatos amassam pãozinho na natureza também

Outra hipótese é menos fofa. “Estudos indicam que esse movimento específico de ‘amassar pãozinho’ ativa glândulas especializadas desta região, que passam a liberar secreções que serão utilizadas para demarcar território”, acrescenta o biólogo.

Ou seja, o gatinho fofo que dorme horas grudado em você estaria agindo como seu primo leão, indicando para outros gatos (e demais animais com faro apurado) que aquela área é dele, e só dele. Isso seria um aviso para os bichos de que a região está dominada.

Os tutores de gatos sabem como seus bichos são verdadeiros conquistadores. Então, essa explicação não causaria tanta estranheza.

Sendo assim, seja qual for a verdadeira motivação para o “amassar pãozinho”, o fato é que isso faz parte do comportamento natural do gato. E não há nada de ruim nisso!

Portanto, não se preocupe se seu bichano amassar sua cama ou sua barriga. Ele está apenas lembrando da mamãe dele, fazendo uma caminha ou indicando que você é só dele!

Veja outras curiosidades sobre o comportamento dos gatos:

Se você, assim como nós, ama os gatos, fique por dentro dos principais cuidados com esses pets no Blog da Cobasi!

Última postagem

Tag