Por que choramos quando oramos

Por que choramos quando oramos

“Jesus chorou” João 11.35

Introdução: O Messias veio ao mundo para levar as nossas dores e sofrê-las por nós. Lágrimas foi o que não faltou para Cristo. Ele se compadecia das pessoas e quando o seu amigo Lázaro morreu, Ele chorou por sua falta, mas pôde sorrir quando Ele mesmo chamou a Lázaro e o ressuscitou.

Vivemos em dias de crise por todos os lados, onde podemos encontrar com muita facilidade pessoas tristes, infelizes e que têm muitos motivos para choro e lágrimas, pois ainda não conhecem Àquele que venceu o mundo.

Vamos analisar á luz da Palavra de Deus, o choro, suas causas e solução:

O choro sempre tem um motivo e o motivo sua origem:

II Coríntios 4.8-10 – As tribulações, perseguições, abatimentos e problemas da vida são muitos motivos de tristeza para nós, mas isso não é capaz de nos derrotar.

Lamentações 3.49 e 50 – Quando precisamos muito de uma benção, e a queremos muito e reconhecemos que não podemos viver sem tal coisa, então choramos até ver solucionado.

Lucas 7.37-38 – Quando estamos com um problema, não há melhor coisa do que chorar aos pés do Senhor e derramar nossas lágrimas nos humilhando perante Ele.

Atos 20.19 – No serviço do Senhor, temos muitos motivos de lágrimas devido ás perseguições e dificuldades na obra (II Timóteo 3.12).

Joel 2.12 – Os líderes e ministros precisam chorar diante de Deus pedindo a benção para o seu povo, clamando pelos que sofrem e pelos que se desviam.

O sofrimento nos desperta para transformarmos a situação ou transformar a nossa vida.

II Coríntios 7.10 – o objetivo de Deus quando permite que nos venha a tristeza é que tenhamos arrependimento, vontade de mudar e melhorar a vida.

Joel 2.17 – Precisamos nos converter ao Senhor com choro, emoção e vontade de não errar mais. Isso é arrependimento.

Tiago 4.9 e 10 – Deus quer transformar o nosso prazer pelo pecado em choro de arrependimento.

João 16.7-13 – O Espírito Santo é que convence as pessoas de seus erros e Ele é consolador e conselheiro.

Em Deus há um consolo para toda tristeza.

Mateus 5.4 – Quando temos Jesus no coração, até quando choramos somos felizes porque seremos consolados pelo próprio Deus.

Apocalipse 7.17 – Quando conhecemos a Jesus, o cordeiro de Deus e somos apascentados por Ele, recebemos o consolo divino.

Salmo 58.8 – Deus conhece nossas lágrimas, os nossos sofrimentos, guarda tudo com Ele, por isso podemos derramá-las perante o Senhor, pois Ele ouve a voz do nosso choro (Salmo 6.8).

João 20.11 a 17 – Jesus nos pergunta: “Por que choras?” se o Senhor chorou por nós, morreu por nós e ressuscitou vencendo a própria morte. E hoje em Cristo somos mais que vencedores.

Isaías 25.8 e 9 – para aqueles que esperam em Deus há um fim para a tristeza e uma eternidade para a alegria.

Na vida de todos, crentes e não crentes há estas duas coisas: Alegria e tristeza (que são passageiras), pois uma pessoa feliz pode ter momentos de tristeza e uma pessoa infeliz pode ter momentos de alegrias. A diferença está na pessoa e não nos problemas que enfrenta porque quem vive com Deus reage de forma diferente de quem não tem o Senhor.

Eclesiastes 3.4 – Há tempo para chorar e há tempo para rir e tudo é passageiro, então quando estamos tristes podemos saber que virá o tempo da alegria e quando estamos felizes devemos vigiar para não provocar tristezas. Enquanto uma pessoa está bem, há sempre alguém que esta mal.

Romanos 12.15 – a vida cristã é cheia de lágrimas e sorrisos porque nos alegramos muito com as vitórias dos outros e também choramos quando vemos alguém sofrer, mas a paz permanece. Nós somos usados por Deus para consolar e alegrar outras pessoas.

Salmo 30.5 – o choro e a tristeza para o cristão é passageira como a noite, e a alegria tão linda como o amanhecer.

Provérbios 14.12- 14 - a alegria no mundo pode durar uma noite de festa, mas a tristeza, a ressaca, a dor de cabeça, o peso de consciência... vêm ao amanhecer.

João 16.20 e 33 – qualquer tristeza que soframos se transformará em alegria porque o Senhor venceu o mundo.

Há sempre uma recompensa para todos que choram.

Salmo 126.5 e 6 – aqui na terra, colhemos frutos que as nossas lágrimas regaram a semente, somos premiados com aquilo que tanto desejamos e choramos diante do Senhor e podemos ver “a bondade do Senhor na terra dos viventes” ( Salmo 27.13).

MATEUS 22.13 e 25.41  - o inferno é lugar de choro e ranger de dentes num fogo eterno como recompensa para quem se alegrou com o mundo e fez as pessoas chorarem.

APOCALIPSE 21.4 - quando chegamos ao céu da glória, lá não haverá nem choro, nem tristeza e nem dor e essa é a recompensa para aqueles que choraram buscando alegria do Senhor que é a nossa força.

   Este mundo insensível muitas vezes faz que nós também sejamos levados por este sentimento. Ainda assim, sempre passamos por situações onde nossa única reação é chorar. Todos têm motivos de tristeza em sua vida ou na vida de seus entes queridos.

Jesus nos avisou que a vida cristã não é um mar só de rosas, há espinhos também, mas apesar das lutas, dificuldades e provações o Senhor nos deu uma paz muito grande e muito diferente da pouca paz que o mundo pode dar. A paz de Deus prevalece mesmo na angústia.

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

#pregação #EstudoBíblico

Siga-nos nas redes sociais:


Instagram: instagram.com/pr.welfanynolasco

Facebook: facebook.com/pregacaoestudobiblico

Pinterest: pinterest.com/prwelfany/pregacao

Linkedin: linkedin.com/in/prwelfanynolasco

Youtube: youtube.com/c/PrWelfanyNolascoRodrigues

Twitter: twitter.com/PrWelfany

Amazon: amazon.com/author/welfanynolasco

“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados”. Mateus 5:9

“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126:5-6

De repente surge aquele sentimento forte, a voz embarga, as lágrimas teimam em sair, mesmo quando nos esforçamos para nos refazer, especialmente se estamos diante de pessoas com quem não temos um relacionamento tão estreito. É o choro.

O choro traduz muitos sentimentos: aqueles que são bons, como empatia, alegria, reconhecimento de nossa impotência diante de Deus ou de alguma situação em que Ele se fez presente de forma tão intensa. Há também os maus, sendo o pior deles o da manipulação, o choro falso, as famosas “lágrimas de crocodilo”.

Quero falar mais sobre os aspectos positivos do choro, afinal Jesus disse que aqueles que choram são muito felizes. Parece contraditório, mas não é.

No contexto de Mateus 5, Jesus afirma que aqueles que choram chegaram a um estágio onde reconhecem a sua miserabilidade e falência espiritual sem a presença de Deus. O choro aqui resulta do reconhecimento de como Deus é santo, justo e perfeito e o quanto nós, seres humanos, somos pecadores, maus e imperfeitos. Tal choro nos leva a buscar a presença de Deus, a Sua justiça, não a nossa, a nos lastimar pelos pecados, nossos e do mundo, a uma decisão de mudar, buscando a perfeição que existe somente em Deus.

O choro também pode resultar de um coração quebrantado diante do Senhor. Vejo este sentimento presente em alguns irmãos queridos, quando falam da grandeza, do poder, da perfeição do Senhor. Uma pessoa que se conhece bem e compara sua vida diante de Deus, ao apreciar o Senhor, é tomada por uma onda de emoções que o leva ao choro.

Também choramos quando sofremos junto com alguém a quem amamos que esteja sofrendo. Num velório é normal chorar, vi muito disto quando vários irmãos partiram. O amor por alguém nos faz chorar quando vemos essa pessoa sofrendo, algo natural e engrandecedor. Lembro de uma vez que o meu filho Josué foi internado. Eu sabia que ele iria ficar bem, porém, ao ver a Bárbara chorando pelo irmão, não resisti e também cai no choro.

Além disso, uma pessoa que ama ao Senhor e Sua igreja chora quando vê alguém se afastando de Deus e tomando decisões que certamente lhe farão mal. Hoje eu entendo as vezes que o Sr. Davi chorava durante os sermões, muito desse choro era por alguém rebelde, que não queria se arrepender. Jesus, diante de Jerusalém, conhecendo seu futuro terrível em razão da rebeldia, também chorou (Lucas 19:41). Paulo lembrou que seu trabalho entre os efésios foi regado por muito choro, de novo, choro de quem ama (Atos 20:31). E mais uma vez encontramos Jesus em João 10:35 chorando a morte de seu amigo Lázaro. Interessante que mesmo sabendo que o ressuscitaria em seguida.

Também o choro vem quando nos sentimos impotentes diante de uma situação difícil. Foi o que Ezequias sentiu quando o profeta Isaías o avisou que teria poucos dias de vida. A bíblia diz que ele chorou muito, olhando para a parede, numa atitude de desespero diante da morte iminente (2 Reis 20:1-3). Choros que comoveram o coração de Deus, que lhe concedeu mais 15 anos de vida. Chama a atenção que há vários exemplos na Bíblia, como esse de Ezequias, de Acabe, entre outros, que ao chorarem diante do Senhor dos Exércitos, foram por ele atendidos. Dá para entender. Nós, pais, diante do choro de nossos filhos amados, somos tocados. Precisamos até tomar cuidado para não sermos manipulados por eles. Daí dar para entender que o coração de Deus se enternece diante do choro dos seus filhos.

O choro incomoda a quem está por perto do chorão. Por que será? No passado o choro de alguém perto de mim incomodava. Hoje, diante de alguém chorando, não digo nada, no máximo seguro suas mãos, dou um abraço. Aquele choro certamente fará bem. Na realidade, chorar não é fraqueza, pelo contrário, é necessária uma força gigantesca para abrir o coração em lágrimas.

Assim, a Palavra de Deus diz que os que choram serão consolados. E, lá no céu, quando recebermos a coroa da vida, “Deus enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4).

Sim, bem-aventurados ou, muito felizes os que choram. Pois certamente serão consolados por Deus. Aleluia!

Por que choramos quando oramos