Por que a chave de energia cai

Você provavelmente conhece o disjuntor, não é mesmo? Essa é uma importante peça da rede elétrica, responsável por garantir a segurança e evitar acidentes. Ele possui um funcionamento bem característico. Um dos problemas mais comuns é do disjuntor geral desarmando sozinho ou com frequência.

Esse é um problema relativamente comum. Porém, ele traz sinais de que há algum problema maior com a sua rede elétrica, um problema que pode até ser perigoso para a sua saúde e para a estrutura do imóvel.

A Esgotecnica é uma empresa de eletricista 24 horas com mais de 20 anos no mercado está sempre pronta e preparada para oferecer os melhores serviços de reparo para rede elétrica em residências, prédios comerciais e de grande escala.

Por isso, estamos sempre por aqui dando dicas para nossos leitores sobre a importância da manutenção elétrica e ainda mais importante, sobre os cuidados que devemos ter com os disjuntores, principalmente quando eles estão desarmando.

Confira o que você precisa saber sobre quando há problemas com o disjuntor geral desarmando sozinho.

Disjuntor geral desarmando – E agora?

Se o seu disjuntor geral está desarmando, a melhor coisa a se fazer é buscar um eletricista profissional o quanto antes! Pode parecer exagero, mas o disjuntor está desarmando porque a rede pode estar em perigo.

O disjuntor é uma peça de segurança, feito especificamente para proteger a rede de sobrecargas de energia e de superaquecimento.

Pode até não parecer, mas dentro de um disjuntor existe um sistema complexo de passagem de energia e ainda mais importante, de desligamento em caso de problemas.

Os disjuntores mais antigos (geralmente na cor preta), trabalham de com uma peça que aquece e desarme o disjuntor. Os mais novos já possuem sistemas que funcionam de forma mais moderna, detectando outras alterações de funcionamento.

Apesar de ser recomendado trocar os disjuntores antigos, eles ainda funcionam muito bem e trazem proteção para a sua casa.

O ponto chave aqui, é que os modelos, antigos e novos, desligam quando há alterações na rede. Essas alterações são perigosas, já que elas podem causar incêndios graves.

O disjuntor pode desarmar à toa?

Existe uma possibilidade de que o disjuntor esteja desarmando por defeito no sistema de armação. Porém, esse não é um problema tão comum.

Para testar se o problema está no disjuntor ou na rede, apenas faça uma leve pressão na alavanca, se ela desarmar com muita facilidade, então há um defeito no disjuntor.

Nesses casos, basta trocar o disjuntor. Porém, como já dissemos, é um caso bem raro, na maioria das vezes, o problema está na rede elétrica e você precisa ficar de olho para evitar acidentes futuros.

O que fazer ao notar o disjuntor geral desarmando?

A melhor coisa a se fazer é sempre buscar ajuda profissional. De preferência, tente evitar o uso de qualquer equipamento que possa estar causando problemas na rede até que a causa do desligamento seja averiguada e corrigida.

Enquanto o disjuntor está desligando, o imóvel está seguro, já que o equipamento está cumprindo a sua função.

Porém, além de isso ser inconveniente, principalmente em ambientes comerciais, com o tempo o disjuntor pode falhar e pode haver o principio de incêndio.

Nunca, em hipótese alguma, negligencie um problema com um disjuntor desarmando.

Quando o problema começar a acontecer, não fique apenas armando novamente o disjuntor. Procure um profissional para oferecer o auxílio necessário e evitar um grande prejuízo no futuro.

Uma vez que a causa exata do superaquecimento seja descoberta, é necessário sanar o problema e, muitas vezes, trocar o disjuntor pois ele pode ter sido danificado com o aquecimento constante.

O que pode fazer o disjuntor desarmar?

Como informamos, o disjuntor desarma por causa do superaquecimento causado na rede elétrica. Esse aquecimento pode ser causado por diferentes motivos, mas o principalmente são os curtos ou a sobrecarga de equipamentos.

É bem comum que o disjuntor comece a apresentar problemas logo após a compra de novos equipamentos elétricos ou a instalação de chuveiros, por exemplo.

Isso quer dizer que, o novo equipamento pode estar exigindo mais tensão do que a rede pode suportar. Ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada também vai causar esse efeito no disjuntor.

Outro problema é a bitola dos fios serem menor do que o necessário para a atual situação da residência, algo como em imóveis mais antigos.

O superaquecimento de rede não é um problema incomum. Aliás, um simples parafuso mal apertado nos fios do disjuntor é o suficiente para causar um grande problema para a residência.

Chame a Esgotecnica Eletricista!

Está com problemas com disjuntor geral desarmando? Então não deixe de contar com ajuda profissional para identificar e resolver o problema!

Evite risco e dor de cabeça, conte com a Esgotecnica para garantir a segurança da sua residência, empresa ou comércio.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e condições. Atendemos na Grande São Paulo e em várias cidades do interior paulista. Além do mais, contamos com serviços de urgência 24 horas, prontos para lhe atender a qualquer imprevisto.

Por que a chave de energia cai

Você tem problemas com o sistema elétrico da sua casa e não consegue tomar um banho quente no inverno em paz? Ou até mesmo sofre com apagões misteriosos no seu prédio? Isso pode acontecer quando o disjuntor desarma!

Esse artigo vai te ensinar a como proceder nessas situações e vai te ajudar resolver seus problemas com eletricidade de uma vez por todas!

O que é um disjuntor?

O Disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma sempre que sua capacidade máxima é atingida. Se um disjuntor desarma ele interrompe a corrente elétrica, evitando o superaquecimento dos fios, que poderiam gerar curto circuitos e até mesmo incêndios.

Além disso os aparelhos elétricos e eletrônicos podem vir a queimar por causa da interrupção do fornecimento de energia. Por isso, é muito importante, que toda vez que for religar um disjuntor que desarmou, se desligue os aparelhos da tomada, para evitar que eles deem problema.

Então um disjuntor é o mesmo que um fusível?

Na verdade, não! Os disjuntores são os substitutos dos antigos fusíveis, que diferente dos disjuntores, queimavam toda vez que sua capacidade máxima era atingida. Eles precisam, assim, de reposição a cada ocorrência.

Já o disjuntor, tem uma mola que interrompe a corrente elétrica toda vez que é atingida a capacidade máxima suportada por ele. Sendo assim, quando o dispositivo desarma, basta ligá-lo novamente e a energia volta, sem necessidade de reposição do aparelho.

Seu disjuntor desarma? Veja os principais motivos:

O Disjuntor pode desarmar por diversos motivos, mas o principal e mais recorrente deles é a sobrecarga do sistema. Isso acontece geralmente em casas muito antigas, em que o sistema elétrico não foi feito para sustentar tantos aparelhos com potência elevada, como chuveiros elétricos.

Contudo, isso pode acontecer até mesmo em residências mais novas. Quando o projeto elétrico é mal dimensionado, esse tipo de problema pode aparecer. Por isso a importância de se procurar profissionais confiáveis e capacitados para realizar qualquer tipo de serviço.

Para resolver esse problema é necessário que se troque o disjuntor que desarma por um com capacidade maior. Porém, é preciso ficar atento: Na maioria dos casos, além de aumentar a capacidade do disjuntor, é preciso também trocar os fios!

Por que a chave de energia cai

Por que a chave de energia cai

Por exemplo: Imagine que você tem um disjuntor que suporta uma corrente de 30A, mas os fios ligados a esse disjuntor suportam apenas 15A. Nesse caso o fio vai superaquecer antes do disjuntor desarmar, o que pode ocasionar em um curto circuito e até mesmo em incêndios! Por isso é preciso sempre pensar no conjunto capacidade do disjuntor + capacidade dos fios.

Ainda usa fusíveis em casa? Saiba o que fazer!

Se sua residência ainda faz uso de fusíveis, o recomendado é trocá-los por disjuntores e passar fios novos, pois os disjuntores são muito mais modernos, práticos e seguros.

  • Fios frouxos ou com mal contato:

Outro fator que faz com que o disjuntor desarme é a fiação frouxa. É possível que os fios do circuito estejam mal conectados ao disjuntor.

Para resolver e evitar isso, basta fazer o reaperto e isolar novamente a conexão, depois disso o circuito deve voltar a funcionar normalmente. Mas cuidado, apesar de ser algo simples, procure sempre um eletricista para fazer o serviço, ele poderá dizer se esse é realmente o problema e fazer os reparos de forma segura.

  • Prumada do prédio inadequada:

Se você mora em um prédio, principalmente se ele for muito antigo, o problema pode não estar dentro do seu apartamento. A prumada, cabo que vem do andar inferior e distribui energia para os diversos apartamentos, pode não ser adequada para as necessidades dos moradores e da instalação. Isso acaba causando o desarme do disjuntor geral do prédio, o que deixa todos sem energia.

É recomendado que os moradores procurem o síndico, para solicitar que sejam contratados profissionais qualificados para fazer o diagnóstico do problema e trabalhar na melhor solução possível para resolvê-lo.

Como evitar problemas?

O Disjuntor desarmando é apenas um dos muitos problemas que podem ser causados por falta de um projeto elétrico confiável. Cerca de 80% dos incêndios residenciais no Brasil são causados por problemas nas instalações elétricas. Por isso todo cuidado é pouco para garantir a segurança e o conforto da sua família.