Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis

    Um time de futebol amador ganhou uma taça ao vencer um campeonato. Os jogadores decidiram que o prêmio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram guardar a taça em suas casas. Na discussão para se decidir com quem ficaria o troféu, travou-se o seguinte diálogo: 
    Pedro, camisa 6: — Tive uma ideia. Nós somos 11 jogadores e nossas camisas estão numeradas de 2 a 12. Tenho dois dados com as faces numeradas de 1 a 6. Se eu jogar os dois dados, a soma dos números das faces que ficarem para cima pode variar de 2 (1 + 1) até 12 (6 + 6). Vamos jogar os dados, e quem tiver a camisa com o número do resultado vai guardar a taça. 
    Tadeu, camisa 2: — Não sei não... Pedro sempre foi muito esperto... Acho que ele está levando alguma vantagem nessa proposta... 
    Ricardo, camisa 12: — Pensando bem... Você pode estar certo, pois, conhecendo o Pedro, é capaz que ele tenha mais chances de ganhar que nós dois juntos...  

Desse diálogo conclui-se que

a)

Tadeu e Ricardo estavam equivocados, pois a probabilidade de ganhar a guarda da taça era a mesma para todos.

b)

Tadeu tinha razão e Ricardo estava equivocado, pois, juntos, tinham mais chances de ganhar a guarda da taça do que Pedro.

c)

Tadeu tinha razão e Ricardo estava equivocado, pois, juntos, tinham a mesma chance que Pedro de ganhar a guarda da taça.

d)

Tadeu e Ricardo tinham razão, pois os dois juntos tinham menos chances de ganhar a guarda da taça do que Pedro. 

e)

não é possível saber qual dos jogadores tinha razão, por se tratar de um resultado probabilístico, que depende exclusivamente da sorte.

Quarta-feira é dia de Geografia! o/
Preparado para aprender tudo sobre Velha e Nova Ordem Mundial? O professor Cláudio Hansen está mais do que preparado para te ensinar tudo o que você precisa saber desse assunto para mandar muito bem nos vestibulares e ENEM. 😀
Não esqueça de verificar, abaixo, os horários das aulas e baixe o material de apoio :))

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis


Geografia: Velha e Nova Ordem Mundial

Turma da Manhã: 10h15 às 11h15, com o professor Cláudio Hansen.
Turma da Noite: 19h45 às 20h45, com o professor Cláudio Hansen.

Faça download dos materiais! É só clicar aqui embaixo! 🙂

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis

Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram

a) do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional.b) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim.c) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial.d) do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental.

e) da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

Gabarito

1. D

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Coreia do Norte anuncia “estado de guerra” com a Coreia do Sul A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o “estado de guerra” com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sob esta base. “A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra”, declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo nortecoreano.

(https://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

A tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está associada a:

a) divergências políticas e comerciais, sendo que sua origem se deu após a emergência Nova Ordem Mundial.b) divergências comerciais e econômicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.c) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem se deu após a emergência da Nova Ordem Mundial.d) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.

e) um incidente diplomático ocasional, que não corresponde à grande tradição pacifista existente entre as Coreias.

2. A imagem abaixo retrata uma condição do cenário geopolítico vivido por décadas na segunda metade do séc. XX e que gerou um clima de tensão mundial.

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis

Marque a opção que mostra o contexto e a justificativa para a charge acima:

a) A Guerra Fria, bipolaridade ideológica como “trava” para o conflito.b) A Guerra do Golfo, representando o Oriente Médio como palco de conflitos.c) A 2° Guerra Mundial, conflitos de regimes totalitários.

d) Guerra Fria, a própria força da corrida armamentista “impediu” o conflito direto.

3. Falamos a todo o momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa.

(ALFRED SAUVY – Adaptado de France-Observateur, 14/08/1952)

Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo.
No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da:

a) luta pela descolonizaçãob) expansão do comunismoc) bipolaridade da Guerra Fria

d) política da Coexistência Pacífica

4. Observe o mapa:

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis

A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, pode-se afirmar que o mapa trata, fundamentalmente,

a) do conflito entre os países ricos e pobres.b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.

e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

Gabarito

1. D2. D3. C4. D

A simples análise do mapa e a associação com a informação dada pelo texto que informa que o texto fala do muno na década de 90, nos remete a resposta que mostra o mundo dividido em blocos regionais de poder.

PRINTS DA AULA

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis

Ciências Humanas / Geografia / Guerra fria

Esta questão recebeu 188 comentários

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 12

A língua tupi no Brasil ...

ENEM PPL - Natureza e Matemática 2020 – Questão 121

Um agricultor deseja utilizar um motor para bombear água (ρ água = 1 kg L−1) de um rio até um reservatório onde existe um desnível de 30 m de altura entre o rio e o reservatório, como representado na figura. Ele necessita de uma vazão...

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2018 – Questão 122

Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um...

ENEM Regular - Natureza e Matemática 2020 – Questão 169

A lei municipal para a edificação de casas em lotes de uma cidade determina que sejam obedecidos os seguintes critérios: ...

ENEM Regular - Natureza e Matemática 2020 – Questão 170

Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do personagem “TOM MARVOLO RIDDLE” gerou a frase “I AM LORD VOLDEMORT”. Suponha que Harry quisesse formar todos os anagramas da frase “I AM POTTER”, de tal forma que as vogais e consoantes aparecessem sempre intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre as letras. Nessas condições, o número de anagramas formados é dado por a) 9! b) 4! 5! c) 2 x 4! 5! d) e)