Ora pro nobis nome popular

Trepadeira-limão, groselha-de-barbados, lobrobo, carne-de-pobre.

Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 

Proteínas, lisina, vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro, magnésio.

Planta valiosa pelo alto teor nutritivo. Na medicina popular é empregada externamente como emoliente.

Ora pro nobis nome popular
 Esta espécie é considerada Planta Alimentícia Não Convencional.

Origem, distribuição
Nativa da região que vem desde a Flórida (EUA) até o Brasil.

Nomes em outros idiomas

  • Espanhol: ramo de novia (Cuba), guamacho (Venezuela), bugambillia blanca (México)
  • Inglês: barbados gooseberry, lemon vine, tsunya, perescia
  • Francês: groseillier des barbades

Descrição
Trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis cuja forma lembra a ponta de uma lança. Seus ramos têm crescimento vigoroso e são repletos de espinhos, por isso é usada com sucesso como uma cerca-viva.

Ora pro nobis nome popular

Esclarecimento. Há uma outra espécie também conhecida como ora-pro-nobis, cactos-rosa ou quiabentoPereskia grandifolia, com as mesmas características da P. aculeata, embora esta seja considerada por muitos como a "verdadeira ora-pro-nobis".

Do ponto de vista ornamental "ora-pro-nobis" apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril porém efêmera, dura apenas um dia. Uma outra característica interessante é que suas flores são muito perfumadas e melíferas, tornando o seu cultivo indicado também aos apicultores.

Após a floração, ora-pro-nobis produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis, apenas as que têm flores brancas, miolo alaranjado e folhas pequenas.

Vejam interessante vídeo produzido pela Mi Jardincito MX.

Uso popular e medicinal
As folhas do ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico.

Ora pro nobis nome popular

Curiosidade. Com elevados teores de proteína, ora-pro-nobis (do latim "rogai por nós") é popularmente chamada de "carne-de-pobre" pelo potencial de consumo principalmente na agricultura familiar de baixa renda.

De fácil digestão, a folhas podem ser usadas de diversas formas. Uma boa alternativa é triturá-las com água no liquidificador e juntar à massa do pão, acrescentando ao alimento mais nutrientes e uma atraente cor verde. O mesmo pode ser feito com a massa de macarrão. As folhas podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.

O cultivo mecanizado e o processamento industrial do ora-pro-nobis poderiam representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade. No entanto, essa planta é pouco conhecida. Ela poderia integrar planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome, mas os políticos são cegos para o que o povo precisa. Assim, enquanto o ora-pro-nobis não desperta interesse no plano governamental, o cultivo doméstico pode representar o primeiro passo para a abertura de uma nova alternativa para as regiões áridas.

Os estudos para o desenvolvimento genético dessa planta poderiam trazer grandes benefícios, mas enquanto isso não acontece, o ora-pro-nobis pode ser cultivado em jardins e quintais, onde suas propriedades nutricionais e ornamentais têm a oportunidade de ser exploradas.

Seu consumo é disseminado nas antigas regiões mineradoras do Estado de Minas Gerais (Brasil). No município de Sabará esta planta faz parte do hábit alimentar da população e das manifestações culturais com a realização anual do festival de ora-pro-nobis


Culinária: Pão verde

Ora pro nobis nome popular

Ingredientes

  • 50 g de fermento para pão em tablete
  • ½ copo de água morna
  • ½ copo de água fria
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 500 g de farinha de trigo 
  • 100 g de folhas de ora-pro-nobis​

Modo de fazer
Dissolver o fermento e o açúcar na água morna. Misture em seguida os ovos, a margarina e o sal. Reserve. Coloque as folhas de ora-pro-nobis no liquidificador e bata com a água fria. 

Junte aos ingredientes reservados, adicionando a farinha até que a massa comece a soltar das mãos. Sovar bem e deixar descansar até que dobre de volume. Dividir a massa em dois pães e colocar novamente para crescer. Levar para assar em forno já aquecido.

Outros usos
Além do consumo na culinária brasileira, as folhas de ora-pro-nobis são utilizadas na indústria alimentícia como complemento e aditivo alimentar.

Ora pro nobis nome popular
 Colaboração

  • Olete Maia, Engenheiro Aeronáutico (Piracicaba, SP). Memória.

Ora pro nobis nome popular
 Referências

GOOGLE IMAGES de Pereskia aculeata - Acesso em 24 de abril de 2016

Seu nome cientifico é Pereskia aculeata e popularmente  ela é conhecida como ora-pro-nobis, orabróbro, lobrobó ou lobrobô. Seu principal nome popular ora-pro-nobis, vem do latim e significa “orai por nós”. Mas por que será que ela também é conhecida por carne-de-pobre? Por que ela tem um alto teor de proteínas e fibras!

TEM GENTE QUE NEM SABE QUE ELA É COMESTÍVEL!

Quando cultivada como planta ornamental ela é chamada de groselha-de-barbados, trepadeira-limão e mata-velha. Ela também é muito utilizada como cerca viva para proteção graças aos espinhos que ela tem no tronco.

NATIVA DO BRASIL

Essa planta é nativa do Brasil, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país.

FLORES BRANCAS

Essa planta que tenho em casa é o ora-pro-nobis comum, Pereskia aculeata, de flores brancas e cerosas. Aliás, suas flores abrem apenas 1 dia no ano entre janeiro e abril e logo fecham. Acho que abrem à noite, por que de manhã eu achei que elas fossem abrir mais para eu poder fotografar, mas elas se fecharam mais ainda e cairam. Ah, as flores são comestíveis, mas não deu tempo de comê-las. Uma pena!

É UM CACTO!

A ora-pro-nobis é um cacto! Dá para acreditar? Pois é, é um cacto que não perdeu as folhas na evolução. Seus espinhos são finos e pequenos e ficam na base das folhas.

Espinhos da ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis é uma cactácea trepadeira, que possui folhas resistentes e que se adapta facilmente a diferentes tipos de solo, inclusive a terras pouco férteis e úmidas. É uma planta rústica, resistente a pragas e doenças e bem fácil de ser cultivada.

GOSTA DE SOL

Gosta de ficar no sol pleno e pode ser conduzida como trepadeira ou como arbusto semi-lenhoso com ramos escaldantes e ramificados.

COMO CULTIVAR

Seu cultivo é fácil já que é uma planta muito rústica e fica linda em muros e cercas. Há várias espécies de ora-pro-nobis, todas aparentadas.

MULTIPLICAÇÃO

Para multiplicar essa planta pode ser facilmente por estaquia ou por sementes.

BROTOS QUE PARECEM ASPARGOS?

Ah, li que os ramos ou caules podem ser plantados na horizontal diretamente no solo para colher os brotos tenros que emergem e se parecem com aspargos. Vou tentar cultivar assim também. Deve ser muito saboroso! Eu adoro aspargos. E você?

FOLHAS SÃO O HIT

As folhas são as partes mais consumidas dessa planta. Elas tem um sabor bem neutro e suculento, sendo muito versátil na cozinha. São uma rica fonte de proteína vegetal e em vários aminoácidos essenciais.

LÁ EM MINAS…

Agora pergunta para um mineiro se ora-pro-nobis é PANC que você vai ver ele ficar uma fera! Lá em Minas ela não tem nada de não convencional. Lá ela é super querida, cultivada nos jardins e consumida com frequência. Frango com ora-pro-nobis é um clássico da culinária mineira! Ela também é usada no feijão, na polenta e no recheio de massas e salgados.

FUNCIONA COMO CORANTE!

Podemos até fazer um corante verde com suas folhas para colorir massas, risotos, tapioca…

COMO É QUE COME?

As folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas, refogadas. Só evite picar as folhas para elas não soltarem baba.

Suas flores e frutos também são comestíveis.  Os frutos são ricos em carotenoides e quando imaturos são fonte de vitamina C. Os frutos podem ser usados para fazer suco, geléia, mousse, licor. Olha só como a minha minha está cheia de frutos! Eles costumam aparecer mais ou menos entre junho e julho.

OLHA SÓ QUANTOS BENEFÍCIOS!

Você não vai acreditar na quantidade de benefícios que a ora-pro-nobis nos oferece:

Essa planta possui alto teor de fibras que auxiliam a digestão e trânsito intestinal. As fibras também ajudam a promover saciedade e evitar prisão de ventre, formação de pólipos, hemorróidas e até tumores;

Ela também tem altos índices de ferro, que ajudam a evitar  anemia;

Alta concentração de vitamina C que fortalece o sistema imunológico, mantendo seu corpo saudável

Rica em vitamina A (retinol) que ajuda a melhorar a pele e a visão

Rica em ácido fólico. Especialmente as gravidas devem consumir garantir uma gestação mais tranquila e saudável;

Uma boa quantidade de cálcio, para fortalecer seus ossos e dentes

E podemos ainda fazer chá com as suas folhas, que tem  função depurativa, para ajudar a melhorar processos inflamatórios e previnir varizes;

ALIMENTAÇÃO BIODIVERSA

A moda hoje é uma alimentação biodiversa. Ou seja, quanto mais a gente variar o que comemos, mais rica será nossa alimentação, mais nutrientes, vitaminas e minerais nosso corpo terá à sua disposição para manter nosso corpo saudável.

Saiba mais sobre as PANC, as plantas alimentícias não convencionais, que são a febre do momento! São fáceis de serem cultivadas, algumas eram até consideradas mato, pois nascem espontaneamente no jardim.

AAC

E não tem nada melhor do que comer o que cultivamos, né? Quando a gente cultiva usando AAC = Atenção, amor e carinho, nossas plantas ficam mais bonitas e mais saudáveis e consequentemente, nós também!

E ai? O que você achou? Já conhecia essa planta? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉