Oceano que faz limite com a costa brasileira

ILUSTRAS: Diego Sanches

O Brasil controla, oficialmente, um território marítimo de 3,6 milhões de km2– área maior do que as Regiões Nordeste, Sudeste e Sul juntas. Nesse pedação de mar, denominado Zona Econômica Exclusiva (ZEE), o país monitora e orienta o tráfego de embarcações e tem direito exclusivo de pesquisa e exploração comercial dos recursos existentes na água e no subsolo (petróleo, gás natural, frutos do mar etc.). Os limites atuais da ZEE foram definidos na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e só entraram em vigor em 1994. Mas, desde 2004, o Brasil luta pela ampliação dos nossos domínios, ampliando nossa ZEE para 4,5 milhões de km2.

Território brasileiro

MAR TERRITORIAL

O Brasil tem soberania marítima e aérea em uma faixa que corre junto ao litoral com largura de 22 km (12 milhas náuticas). Neste território e nos 22 km vizinhos (zona contígua), o país pode fiscalizar embarcações e impor sua legislação

ZONA ECONÔMICA EXCLUSIVA

O Brasil é dono de todas as riquezas das águas e do subsolo até uma distância de 370 km (200 milhas náuticas) a partir não só do continente mas também das suas ilhas. Empresas e instituições de outros países precisam de concessão do governo brasileiro para explorar esta área

MAR À VISTA

Além de poder explorar uma faixa de quase 400 km de largura ao longo dos seus 7.500 km de litoral, o Brasil ainda tem exclusividade sobre áreas localizadas a até 1 500 km do continente graças a pequenas porções de terra, como o arquipélago de Trindade e Martim Vaz, que pertencem ao país

Continua após a publicidade

NOVOS LIMITES

A ONU prevê que um país pode ampliar seus limites marítimos para além da ZEE, desde que apresente bons argumentos técnicos. Desde 2005, o Brasil reivindica mais 960 mil km2de mar, considerando o alcance da sua plataforma continental

O BURACO É MAIS EMBAIXO

Cerca de 80% do petróleo consumido no Brasil vem do mar. A bacia de Campos, no Rio de Janeiro, é responsável pela maior parte da produção nacional e abriga a plataforma mais produtiva do país: a P-50, que extrai 180 mil barris diariamente

EXPLORANDO O TERRITÓRIO

Empresas autorizadas a retirar e comercializar recursos do mar pagam taxas (royalties) aos estados que controlam o território explorado. Por isso, a ZEE é toda repartida entre os estados costeiros. Pelo mapa, você pode notar que Paraná e Piauí, por alguma razão, levaram a pior no desenho das fronteiras marítimas

Área de salvamentoDEVER DE CASA

Além dos direitos de soberania e de exploração, o Brasil tem deveres marítimos que vão além da sua ZEE. Todos os países que têm litoral são obrigados a prestar salvamento e resgate em uma área determinada pela ONU. A área de salvamento do Brasil cobre 6,4 milhões de km2

Território brasileiroPLATAFORMA CONTINENTAL

Geologicamente, a plataforma continental é uma faixa de terra submersa que começa na praia e desce até chegar à profundidade de 200 m. A partir daí, começa o talude continental, um paredão que delimita o início das águas mais profundas no oceano

Litoral consiste numa faixa de terra junto à costa marítima, sendo banhada por mares e oceanos. O território brasileiro possui mais de 7,3 mil quilômetros de litoral, que se estende do Amapá ao estado do Rio Grande do Sul.

Essa extensa área, banhada pelo Oceano Atlântico, apresenta grande diversidade paisagística, como dunas, praias, ilhas, formações rochosas, etc. Outro destaque é a variedade de espécies de animais e de vegetais.



A diversidade de animais e plantas
varia de acordo com a localidade

O litoral do Brasil é dividido em quatro zonas:

Litoral Amazônico – é a faixa litorânea que vai do Amapá ao delta do Parnaíba (localizado na divisa dos estados do Piauí e Maranhão). Essa região é marcada por manguezais, dunas e ilhas fluviais.

 
João Pessoa - Paraíba

Litoral Nordestino – estende-se do delta do Parnaíba ao Recôncavo Baiano (na Bahia). Possui várias cidades litorâneas, com destaque para Fortaleza, Natal, João Pessoa, Pernambuco, Ipojuca (Porto de Galinhas), Maceió, Aracaju, Salvador, entre tantas outras.

Litoral do Sudeste – é a faixa litorânea do Brasil que vai do Recôncavo Baiano à divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Algumas das praias do Litoral Sudeste são: Barra da Tijuca, Copacabana e Ipanema (Rio de Janeiro), Bertioga, Santos, Caraguatatuba (São Paulo), da Costa, Bacutia, do Morro (Espírito Santo).


Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Litoral Sul – é formado pelo litoral dos estados da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nessa zona litorânea podemos destacar as praias da Joaquina, Palhoça, Balneário Camboriú (Santa Catarina), Balneário Caiobá, Guaratuba, Pontal (Paraná), Torres, Balneário Pinhal, Tramandaí (Rio Grande do Sul), entre tantas outras.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Escola Kids

O oceano Atlântico é o segundo maior da Terra, está situado entre três continentes — América, África e Europa. Ele tem ligação com todos os oceanos, contata o Glacial Ártico ao norte, o Glacial Antártico ao sul, ao leste, o Índico, e ao oeste, o Pacífico.

Além da sua importância ambiental como habitat de diversos animais e plantas, o Atlântico exerce influência no clima mundial, com suas correntes marinhas, que são capazes de levar ventos, umidade e chuva para diversos territórios do mundo. Ele também exerce influência econômica, por ser rota comercial entre continentes, por exemplo: Europa e América, e fonte de extração de recursos naturais, como a pesca e a extração petrolífera.

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Características do oceano Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior do mundo, ele está localizado entre os continentes americano, africano e europeu. Seu tamanho é de, aproximadamente, 107 milhões de km², e sua profundidade máxima é de, aproximadamente, 8000 mil metros.

O oceano Atlântico está situado entre a América, a África e a Europa.

O Atlântico possui os seguintes elementos:

  • Plataforma continental: é uma área que corresponde ao relevo próximo da costa, no mar, tendo sua morfologia inclinada em até 200 m de profundidade.
  • Talude continental: configura-se como um declive acentuado, após o fim da plataforma continental, que se estende por zonas de profundidade de até 4000 mil metros.
  • Planícies abissais: conhecidas como zonas planas do fundo do oceano, têm profundidade de 5000 mil metros em média e representam quase todo o fundo do oceano.
  • Fossas oceânicas: são resultados da ação das placas tectônicas em seu movimento divergente, formado fissuras (buracos) oceânicos; são os locais onde estão as maiores profundidades.
  • Dorsais médio-oceânicas: são relevos fundos, formados por alinhamento das cadeias de montanhas no fundo do oceano, com elevações acima de 3000 mil metros e bastante extensas, podendo ter mais que 1 km de largura.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do oceano Atlântico

O oceano Atlântico encontra-se, em quase sua totalidade, no Hemisfério Ocidental, entre os continentes da América, África e Europa, situando-se no sentido Norte–Sul dessa região.

O Atlântico é o único oceano que se comunica com todos os outros do planeta Terra, como indicado no mapa. Ao norte, ele se encontra com o Glacial Ártico; ao sul, com o Glacial Antártico; ao oeste, com o Índico, e, ao leste, com o Pacífico. Portanto, esse oceano consegue interligar-se com os demais, sendo um elo de comunicação entre eles e corredor de ligação da biodiversidade.

Veja também: Qual é a influência dos oceanos sobre o clima?

Importância do oceano Atlântico

O oceano Atlântico é importante por diversos fatores, como econômico, social e ambiental. É um dos oceanos mais movimentados em razão da sua localização, ou seja, está entre as principais potências da Europa e dos Estados Unidos e Canadá. Por tal motivo, recebe fluxo comercial e de transporte de pessoas, tornando-se rota de navegação, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento econômico das potências mencionadas.

O transporte de cargas pesadas por outros meios de transporte acaba sendo bastante caro e, por isso, inviável. O transporte comercial entre América, África e Europa é mais vantajoso economicamente se realizado pelo mar. Dessa forma, além de ser importante rota comercial até os dias atuais, realiza-se também no Atlântico o turismo, com a presença de diversas praias e paraísos naturais, como o Caribe, diversas ilhas da América Central, o litoral brasileiro, entre outros, com a presença de cruzeiros e transatlânticos.

Há também a exploração de riquezas naturais bem como de reservas de petróleo, encontradas no mar e em oceanos próximos do Brasil (pré-sal), dos EUA e México e da Venezuela. Outros recursos, como o gás natural nos EUA e México, também são explorados. Outro fator de destaque fica por conta da riquíssima biodiversidade que o oceano guarda.

Problemas ambientais

Os problemas ambientais relacionados aos oceanos costumam ser bastante complicados, considerando-se que os oceanos são sistemas ambientais complexos e bastante amplos, possuindo uma rica biodiversidade de animais e plantas. Os impactos ambientais neles, de modo geral, costumam ser grandes, por tratar-se de áreas geográficas consideráveis.

Observa-se, nos últimos anos, o aumento da pesca como impacto de maior relevância,  sendo realizada preferencialmente nos mares e podendo também ocorrer em alto-mar. Essas atividades, quando intensificadas, colocam em risco as espécies, podendo levá-las à extinção. Nesse caso, pode-se haver a perda de espécies da fauna e flora marinhas com a intensa retirada.

Outro impacto fica por conta do tráfego de navios e da exploração de recursos minerais e energéticos. Os navios podem eliminar lixo e petróleo na água, afetando diretamente diversas espécies.

É comum vermos acidentes relacionados a explosões e derramamento petrolífero nas plataformas em alto-mar. Esses acidentes ambientais podem afetar e matar pequenas e grandes espécies de animais marinhos; podem afetar populações de algas, o que impacta a produção de oxigênio, e de peixes, causando desequilíbrio na fauna marinha e cadeia alimentar.

A poluição no oceano prejudica diversas espécies marinhas.

O lixo que é jogado no mar acaba afetando a vida de tartarugas, peixes, baleias, golfinhos e outras espécies. Essa prática tem sido recorrente, tanto com navios carregados de lixo, descartado no oceano como destino final, quanto com navios de turismo ou transporte de pessoas, com um quantitativo menor de lixo, porém, com descarte no oceano.

Territórios banhados pelo oceano Atlântico

O Atlântico, apesar de ser o segundo maior oceano do mundo, banha a maior quantidade de países com seus mares. Na América temos países banhados por ele na América do Norte, Central e do Sul. Além disso, ele alcança todo o litoral oeste da África, a África do Norte, com o mar Mediterrâneo, o Sul e Oeste da Europa, e o Oriente Médio (Ásia). A seguir, alguns países e ilhas banhados pelo Atlântico:

  • América do Norte: Canadá, Estados Unidos, Groenlândia, México;
  • América Central e Caribe: Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Colômbia, Cuba, Haiti, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, e diversas ilhas menores;
  • América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Uruguai, e Venezuela;
  • África: África do Sul, Angola, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Marrocos, Mauritânia, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, República do Congo, Saara Ocidental (reivindicado pelo Marrocos), São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, e Togo;
  • Europa: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Guernsey, Gibraltar, Grécia, Ilha de Man, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, e Turquia.

Curiosidades sobre o oceano Atlântico

  • Formou-se a cerca de 130 milhões de anos.
  • Cobre cerca de 20% da superfície terrestre, e é o segundo maior oceano do mundo.
  • Seu ponto mais profundo é a fossa de Porto Rico, com 8380 mil metros de profundidade.
  • Abriga a mais nova ilha do planeta, Surtsey, na Islândia, uma ilha vulcânica considerada Patrimônio Natural da Unesco.
  • Seus principais mares são: mar Mediterrâneo, mar do Norte, mar do Caribe, e mar da Irlanda.
  • Suas principais ilhas são: ilhas Malvinas, Antilhas, Bermudas, Groenlândia, ilhas Canárias, Fernando de Noronha, Terra do Fogo, ilha de Santa Catarina, ilhas Faroés, e ilhas Britânicas.
  • Sua principal corrente marinha é a corrente do Golfo.

Acesse também: Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos 

A ilha de Surtsey é a ilha mais nova do planeta.

Questão 1 – (Udesc) Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo.

Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:

A) O oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.

B) Mares e oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.

C) A posição geográfica dos oceanos não influencia na temperatura das suas águas.

D) O oceano Pacífico é o maior do globo, cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.

E) A quantidade de água existente nos oceanos equivale à água encontrada nos rios e lagos do mundo, por isso há um razoável suprimento de água doce no mundo.

Resolução

Alternativa D. O oceano Pacífico é o maior do globo, com uma área de 165 milhões de km², cobre um terço da superfície terrestre.

Questão 2 – (UFMT) Sabendo-se que os oceanos são uma vasta extensão de águas salgadas que correspondem a 71% da cobertura terrestre, marque a alternativa correta:

A) Os oceanos recebem grande parte da carga oriunda da intemperização e de processos erosivos do continente.

B) Os oceanos regulam todos os processos climáticos que ocorrem nas terras emersas equatoriais.

C) Os oceanos são fonte secundária da água que chega aos continentes sob a forma de precipitação.

D) Os oceanos estão divididos em grandes bacias que não têm ligação devido à disposição dos continentes.

Resolução

Alternativa A. Grande parte dos rios tem seu destino final nos mares e oceanos, dessa forma, grande parte dos dejetos oriundos do intemperismo é levada aos mares.

Última postagem

Tag