O que você sabe sobre a resistência indígena contra a dominação europeia

Desde que os portugueses chegaram à América, em aproximadamente 1500 D.C., os povos originários, também conhecidos como indígenas, resistiram à colonização e exploração dos territórios americanos. No Brasil, não foi diferente: houve e continuam existindo lutas! Ao contrário do mito do índio pacífico, as resistências à colonização são marcas dos povos indígenas e, consequentemente, do povo brasileiro. Vamos conhecer mais sobre essas resistências e os diferentes modos de reivindicações?

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “A questão indígena em 4 minutos”, produzido pelo canal “Agência Pública”:

“A questão indígena em 4 minutos” – Canal: Agência Pública – Link: https://www.youtube.com/watch?v=y_tKDCBimTQ

Atividade 2

Reflita sobre o vídeo que você assistiu. Converse com os seus familiares e discutam sobre alguns tópicos:

  • Quais são os modos de resistência indígena, hoje em dia?
  • A demarcação de terras continua sendo feita no Brasil?
  • Na sua opinião, os índios estão sendo respeitados pelo atual governo?

Atividade 3

Acesse o link abaixo e leia sobre o povo Guarani Kaiowá: o que eles necessitam? Quais são as exigências deles? Dialogue com os seus familiares.

Os Índios Guarani – Kaiowá

Há várias formas de resistir às injustiças, uma delas é escrevendo e publicando textos reivindicatórios.

Escreva uma carta, endereçada a uma autoridade (prefeito, presidente, etc.), reivindicando os direitos dos índios Guarani Kaiowá. 

Na sua produção, marque o seu lugar de fala. Quem é você? Por que está escrevendo?

Não se esqueça de planejar, elaborar e, se possível, publicar o seu texto. Boa produção!

Plano de Aula

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Africanos e indígenas no final do período colonial

ContextoEncaminhe o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos sobre elas. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletirem:- O que está sendo mostrado na imagem de Debret?- Muitos cavalos aparecem na imagem. O que isso pode indicar sobre o modo de vida dos guaicurus?- Na imagem, há alguns indígenas em seus cavalos com lanças nas mãos. O que isso pode representar?

- O que está sendo mostrado no mapa?

Questão para responderem:- Há plantações dos guaicurus na pintura? Como seria o modo de vida deles?- Os guaicurus habitavam a área sinalizada em roxo. Que parte da América este grupo indígena habitava?

- O que o símbolo apresentado nesta área está representando?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

ProblematizaçãoNesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, com os respectivos questionamentos, ou encaminhá-las todas de uma vez, incluindo um roteiro informando a melhor ordem para analisarem as fontes.

Questões para refletirem:
1º - Documento do bispo D. José Coutinho- Segundo o texto, qual a atitude dos indígenas diante da tentativa de invasão de suas terras?- O que os portugueses teriam feito com os indígenas prisioneiros?- Qual a finalidade da escravidão dos indígenas?

2º - Relatório de Luiz D’Alincourt sobre os Guaicurus

- Segundo o trecho, como foram os primeiros contatos dos portugueses com os guaicurus?

3º - Conquista colonial, resistência indígena e formação do Estado-nacional

- “Para realizar o aldeamento dos índios e garantir sua utilização era preciso modificar os seus costumes”. Por quê?

- Como ocorreu a relação entre os guaicurus e os povos europeus?

Questões para responderem:
1º - Documento do bispo D. José Coutinho- Por que Dom José Coutinho cita que o indígena é “indomável pelo meio da força”?- Qual a solução encontrada pelos portugueses para utilizar da mão de obra indígena?

2º - Relatório de Luiz D’Alincourt sobre os Guaicurus

- Quais as medidas tomadas pelo governo da província para evitar novas derrotas para os guaicurus?- Estas medidas tiveram sucesso?

3º - Conquista colonial, resistência indígena e formação do Estado-nacional

- Segundo o texto, o que era necessário para consolidar o domínio colonial? O que isso significa?- Qual era o objetivo do Estado colonial?

4º - A trajetória da destruição: Índios e terras no Império do Brasil

- Segundo o texto, os indígenas fizeram aliança com os europeus. Por quê?

- Por que a autora afirma que os indígenas foram participantes ativos no processo de colonização?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

SistematizaçãoNa atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem gravar as esquetes sozinhos ou com a ajuda dos familiares, ou podem gravá-las trabalhando em conjunto, de maneira assíncrona e depois editando o vídeo ou através de chamada de vídeo pelo Whatsapp ou Google Meets.

Os estudantes podem divulgar as produções nas redes sociais utilizando uma hashtag.

Convite às famíliasIncentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).


O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui). 

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola

Professor: Guilherme Fraga

Mentor: Bianca Silva

Especialista: Sherol dos Santos

Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.

Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.

Objeto(s) de conhecimento: A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão.

Habilidade(s) da BNCCEF08HI14 Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do fim do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.

Palavras-chave: Resistência, indígenas, tutela, protagonismo, guaicurus.