O que fazer quando o antibiótico causa dor de estômago

A melhor estratégia para combater a diarreia causada pela toma de antibióticos é tomar probióticos, um tipo de suplemento que pode ser facilmente encontrados na farmácia e que contém bactérias "boas" que ajudam a regular o funcionamento intestinal.

No entanto, também é importante adequar a alimentação, evitando as alimentos crus, de difícil digestão e os condimentos fortes. Confira as principais dicas de alimentação para tratar a diarreia.

Outras dicas que podem ajudar a diminuir esse efeito colateral do antibiótico, são:

  1. Beber soro caseiro, água de coco e sucos de frutas;
  2. Tomar sopas e caldos de fácil digestão;
  3. Evitar os alimentos ricos em fibras como a casca das frutas, farelo de trigo, de aveia e os laticínios;
  4. Evitar alimentos ricos em carboidratos, que são preparados com farinha de trigo;
  5. Tomar iogurte com probióticos ou Kefir, porque eles ajudam a repor as bactérias benéficas do intestino.

Se além da diarreia surgir também a sensação de estômago sensível é aconselhado seguir uma alimentação leve, de fácil digestão, como uma canja de galinha ou e purê de batata com ovo cozido, por exemplo para não ficar com o barriga inchada e a sensação de indigestão.

Veja mais dicas sobre o que fazer para combater a diarreia no vídeo a seguir:

Por que os antibióticos causam diarreia?

A diarreia acontece porque o antibiótico elimina todas as bactérias presente no intestino, tanto as boas como as más, que devem sempre estar em equilíbrio para garantir o bom funcionamento intestinal. Normalmente a diarreia começa no segundo dia do uso dos antibióticos e cessa ao parar o medicamento. No entanto, pode demorar ainda cerca de 3 dias após cessar o medicamento para a recuperação intestinal.

A proliferação de uma bactéria má chamada Clostridium difficile (C. difficile) pode ocorrer ao tomar antibióticos como clindamicina, ampicilina ou cefalosporinas, o que pode causar uma doença chamada colite pseudomembranosa.

Sinais de alerta para ir ao médico

É recomendado ir ao médico se a diarreia for muito forte e frequente, impossibilitando os estudos ou o trabalho ou se estiverem presente: 

  • Febre acima de 38,3º C;
  • Tiver sangue ou muco nas fezes;
  • Apresentar sinais de desidratação como olhos fundos, boca seca e lábios ressecados;
  • Não parar nada no estômago e os vômitos serem frequente;
  • Intensa dor abdominal.

Nestas situações deve-se ir ao médico ou no pronto-socorro indicando os sintomas que apresenta, quando eles surgiram e também os medicamentos que está tomando ou que tomou nos últimos dias porque estes sintomas podem surgir após cessar o antibiótico.

Veja no vídeo a seguir outros sinais e sintomas de alerta em que é recomendado ir ao médico:

Fiz o tratamento de 14 dias com antibióticos para Helicobacter Pylori. Mas as dores no estômago não melhoraram, tenho Pangastrite ... Eu tomo 1 Pantoprazol 40mg pela manhã e outro antes da janta. E nada, a dor continua. O que fazer? Me ajudem

Boa tarde! Se não houver mudança do hábito de vida (alimentação, controle emocional e atividade física) não adianta só tomar remédio.

A disposição

Olá. Faltam alguns dados do seu caso. Este foi o seu primeiro tratamento contra o H. pylori? Há quanto tempo foi finalizado o tratamento? Já foi feita nova endoscopia pra confirmar a erradicação do H. pylori?
Vou então considerar duas possibilidades. Caso o tratamento tenha sido finalizado há pouco tempo (menos de 4 semanas), é comum ocorrer efeitos colaterais em função da dose, associação e tempo prolongado dos antibióticos e os pacientes podem iniciar com dor no estômago e/ou piorar dor preexistente. Neste caso, sugiro retornar precocemente no seu médico que te pra ajuste necessário nas medicações e alívio dos sintomas e aguardar o período de 4-8 semanas pós término do antibiótico pra repetir a endoscopia e confirmar a erradicação da bactéria. Por outro laudo, se este período já se passou e o exame não foi realizado novamente, o mesmo deverá ser programado pois os sintomas podem ser devido a persistência do H. pylori e retratamento será indicado.

  • Fiz uma colonoscopia, foram tirados polipos e encaminhado para biópsia. Gostaria de saber se tenho que tomar algum remédio pos colonoscopia.. Algum antibiótico? Obrigado
  • Estou tomando pantoprazol e fiz o teste d engravidez de farmácia ,isso pode ter alterado no resultado ?
  • Olá, comecei o tratamento da h pylori de 14 dias, já há 6 dias, mas de ontem pra hoje comecei sentir alguns sintomas como do inicio, e normal sentir esses sintomas por sinal o tratamento é de 14 dias, devo continuar tomando os remédios ou devo voltar com o médico? Grato!!!
  • Tenho gastrite e refluxo esofagite e ernia de hiato Tinha parado de tomar pantoprazol tomei 2 meses e a dor veio pior ,sinto dores na parte do corpo todo queimação e eu voltei tomar dinovo pantoprazol só que ainda sinto dores será que preciso troca o medicamento ?
  • Fui diagnosticada com 1) Pangastrite enantematosa intensa; 2) Gastrite erosiva antral intensa e 3) Bulboduodenite erosiva intensa. É grave? O que significam? Pode evoluir para algo mais sério? Existe tratamento?
  • Estou fazendo tratamento a 3 dias para bactéria Hpilory me sinto muito mal,fraqueza mal estar diarreia isso é normal
  • Hoje faz 7 dias qe terminei o tratamento de 14 dias com H Pylori, amoxilina 500 mg e claritromicina 500 mg, mas comecei a ter dores de barriga diarréia isso é normal?...
  • Meu estradiol deu 170,0 pg/ml tá bom ou tá alterado?
  • Boa tarde, meu exame deu pangastrite enantematosa discreta com nodularidades teste urease positivo. Sabe me informar se é grave?
  • Existem tratamentos para hérnia de hiato volumosa, exceto a cirurgia ? Já que o paciente já fez 3 fundoplicaturas e o problema da hérnia retorna.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Boa tarde!
Minha filha esta tomando Clavulin, mais reclama de dor de barriga, e diz qie tá com vontade de vomitar e não vomita, mais não apresentou diarréia. É normal devido ao antibiótico?

Sim, o clavulanato pode afetar todo o trato gastrointestinal, com nausea, vomito, dor abdominal e diarreia. Hoje em dia existem medicamentos probioticos que sao usados juntamente com o antibiotico para diminuir esses efeitos.Converse com seu pediatra.

Os sintomas gastrointestinais, como dor abdominal e vômitos, são bastante comuns em relação ao uso deste antibiótico, devido a um dos componentes da fórmula (clavulanato). Pode-se minimizar este efeito ingerindo alimentos junto com a medicação, evitando toma-lo de estômago vazio. Se os sintomas persistirem, o pediatra deverá ser acionado para avaliar a melhor maneira controle dos sintomas adversos.

Olá, tudo bem? Espero que estejam todos bem. É comum reações gastrointestinais com o uso do Clavulim, e as crianças podem apresentar sintomas como diarreia, dor abdominal, flatulência, náuseas, vômitos e até constipação. Existem estratégias para minimizar os efeitos prejudicais à flora intestinal causado pelos antibióticos. Converse com seu pediatra ou especialista. À disposição, Dra Bruna Neres - gastroenterologia e hepatologia pediátrica.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Última postagem

Tag