O que é via sacra

Índice

  • O que é Via-Sacra (ou Via Sacra):
  • Estações da Via-Sacra

Estações da Cruz ou Via Crucis é um antigo ato de devoção que os cristãos realizam para lembrar e representar a paixão e a morte de Jesus Cristo ao longo do caminho para o Calvário. Estações da Cruz deriva do latim Via Sacra e significa "caminho da cruz".

A Via-Sacra é composta por catorze estações nas quais é contado o que Jesus viveu e sofreu desde o momento da sua sentença até ao seu enterro. No entanto, em 1991, o Papa João Paulo II adicionou uma última estação, a de número quinze, a fim de adicionar o momento da ressurreição de Jesus Cristo.

A origem da Via-Sacra data dos primeiros anos do Cristianismo, quando os cristãos veneravam aqueles lugares relacionados com a vida e a morte de Jesus Cristo em Jerusalém. Na verdade, diz-se que a própria Maria, mãe de Jesus, visitava diariamente cada um destes espaços.

Porém, não há uma origem certa, mas esse costume foi se espalhando e foi praticado cada vez por um número maior de pessoas que buscavam visitar os lugares santos onde Jesus Cristo esteve durante sua paixão, morte e ressurreição.

Depois, depois das Cruzadas, a devoção pela realização da Via-Sacra se expandiu e se estendeu a outros territórios onde havia cristãos, então o costume de fazer algo muito semelhante ao que se fazia em Jerusalém foi adotado para manifestar a fé, graças O amor de Deus e a lembrança do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade.

Desta forma, os devotos que não tinham a possibilidade de chegar a Jerusalém, podiam realizar a Via-Sacra em suas vilas ou cidades, a fim de cultivar e reavivar sua fé cristã.

Agora, os franciscanos são creditados com a propagação da Via-Sacra após terem recebido uma indulgência do Papa Inocêncio XI, para que estivessem encarregados de guardar os lugares santos ou a Terra Santa onde Jesus estava. Da mesma forma, foram os franciscanos que estabeleceram as catorze vias da cruz em suas igrejas, que deveriam ser necessariamente precedidas por um padre franciscano.

Algum tempo depois, o Papa Bento XIV em 1742, pediu a todos os padres que colocassem as estações representadas com uma cruz nas igrejas. Anos mais tarde, a restrição de que apenas os franciscanos podiam guiar a Via-Sacra foi removida e estendida a todos os bispos em geral, mas dentro de suas dioceses.

Estações da Via-Sacra

A Via-Sacra é composta por quatorze estações nas quais as pessoas oram e meditam sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Durante seu desenvolvimento, seja em uma igreja ou em um espaço aberto junto com interpretações, as pessoas oram de forma respeitosa e tudo o que vive Jesus Cristo e seus seguidores é lembrado.

  • Primeira estação: Jesus é traído por Judas, um de seus discípulos. Portanto, ele é preso e condenado à morte por Pôncio Pilatos.
  • Segunda estação: Jesus carrega a cruz.
  • Terceira estação: Jesus cai pela primeira vez do peso da Cruz.
  • Quarta estação: Jesus encontra sua mãe, Maria.
  • Quinta estação: Jesus é ajudado a carregar a cruz por Simão Cirene.
  • Sexta estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus.
  • Sétima estação: Jesus cai pela segunda vez com a cruz.
  • Oitava estação: Jesus fala conforta as mulheres de Jerusalém.
  • Nona estação: Jesus cai pela terceira vez.
  • Décima estação: Jesus é privado de suas roupas.
  • Décima primeira estação: Jesus está crucificado.
  • Décima segunda estação: Jesus morre na cruz.
  • Décima terceira estação: o corpo de Jesus é retirado da cruz e abraçado por Maria.
  • Décima quarta estação: o corpo de Jesus é colocado no túmulo.
  • Décima quinta estação: Jesus ressuscitou dos mortos no terceiro dia.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Via Sacra / Crédito: Pintura de Raúl Berzosa

REDAÇÃO CENTRAL, 30 mar. 18 / 09:00 am (ACI).- A Via Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento.

Em relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.

Antigamente, o número de estações variava consideravelmente em diferentes lugares, mas agora o Magistério prescreve quatorze:

1. Cristo é condenado à morte 2. Jesus carrega a cruz aos ombros 3. Jesus cai pela primeira vez 4. Jesus encontra a sua Santíssima Mãe 5. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz 6. Verônica enxuga o rosto de Jesus 7. Jesus cai pela segunda vez 8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém 9. Jesus cai pela terceira vez 10. Jesus é despojado de suas vestes 11. Jesus é pregado na cruz 12. Jesus morre na cruz 13. Jesus é descido da cruz

14. Jesus é colocado no sepulcro

No princípio, a oração da Via Sacra era diferente. No século IV, a religiosa Egedia escreveu acerca das peregrinações que os cristãos realizavam a Jerusalém para percorrer os lugares da paixão e morte de Jesus com os Evangelhos na mão. Esta peregrinação terminava no Monte Calvário.

“É uma devoção muito importante e favorável para o cristão, pois o ajuda a representar na imaginação e na memória os passos sucessivos de Jesus, os seus sofrimentos e sentimentos”, comenta Pe. Donato Jiménez.

Confira também:

Assim se viveu uma nova versão da Via Sacra mais longa do mundo [FOTOS] //t.co/aNmsQrsftK

— ACI Digital (@acidigital) 21 de março de 2018

Etiquetas: Semana Santa, Via Sacra, Cruz, Sexta-Feira Santa, Tríduo Pascal, Santa Cruz

A Via-Sacra, também chamada de Caminho Doloroso ou Caminho Santo, é o que acontece em nossas paróquias e em nossas igrejas, muitas vezes de maneiras diferenciadas, quando, por exemplo, no interior das igrejas se colocam aqueles quadros recordando os principais momentos da caminhada dolorosa de Jesus.

Segundo o missionário redentorista Padre Inácio Medeiros, em geral, durante muito tempo na igreja eram 14 estações. Hoje, costuma-se acrescentar uma décima quinta, que simboliza a Ressurreição.

Como pode ser feita?

Padre Inácio explica que pode ser uma celebração litúrgica, uma caminhada que a comunidade faz recordando os principais momentos, aqueles dolorosos da vida de Jesus, desde que ele foi aprisionado na noite de Quinta-feira Santa até a sua morte na cruz, na tarde da Sexta-feira Santa.

O objetivo é ajudar na concentração, na fixação daquilo que nós celebramos. Em muitos lugares também se faz a encenação do teatro da Paixão de Cristo ao vivo.

Veja abaixo toda a explicação, neste vídeo arrow_downward


🙏 Neste mês de março, em todas as sextas-feiras da Quaresma, o Portal A12 te convida a rezar a Via-Sacra no Aparecida ao Vivo. Acesse aqui para conferir os horários de transmissão e programe para acompanhar.

.:: Qual o verdadeiro significado do Domingo de Páscoa?

 Nota: "Via Sacra" redireciona para este artigo. Para a via do Fórum Romano, veja Via Sacra (Roma).

Foram assinalados vários problemas nesta página ou se(c)ção:

  • As fontes não cobrem todo o texto.
  • Contém referências que necessitam de formatação.

A Via Crúcis[1] (em latim: Via Crucis , lit. "Caminho da Cruz"), também chamada Via Sacra se refere ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até ao Calvário onde faleceu.

Representação das estações (ou passos) da via sacra

O exercício da Via Sacra,[2] consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de catorze estações, no século XVI.[3] O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices da Igreja Católica, pois proporciona uma frutuosa meditação da paixão e morte de Jesus Cristo.

Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sobre o nome de Nosso Senhor dos Passos.

As meditações da Via Sacra são baseadas nas tradicionais 14 estações ou etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos Seus seguidores e devotos:

  1. Estação: Jesus é condenado à morte;
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas;
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez;
  4. Estação: Jesus encontra a Sua Mãe;
  5. Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus;
  6. Estação: Verônica limpa a face de Jesus;
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez;
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez;
  10. Estação: Jesus é despojado de Suas vestes;
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz;
  12. Estação: Jesus morre na cruz;
  13. Estação: Jesus é descido da cruz;
  14. Estação: Jesus é sepultado.

Os fiéis que fizerem isoladamente, ou em grupo, a via sacra, podem lucrar as seguintes indulgências: 1º: uma indulgência plenária por cada vez; 2º: uma segunda indulgência plenária, se comungarem nesse mesmo dia; do mesmo podem lucrar duas plenárias se, tendo percorrido a via sacra dez vezes, comungarem dentro do mês. Não é requerida qualquer oração vocal, nem qualquer demora para cada estação. Tão pouco é exigido que se reze seis Pai-Nossos, seis Ave-Marias e seis Glórias no fim, posto que essa prática seria muito louvável. Mas é indispensável 1º: percorrer sucessivamente as 14 estações, exceto em vias sacras públicas; 2º: percorrê-las sem interrupção notável; 3º: meditar na Paixão do Senhor.

Via Sacra no Santuário de Fátima

  •  

    Via Sacra I
    Jesus é condenado à morte

  •  

    Via Sacra II
    Jesus carrega a cruz às costas

  •  

    Via Sacra III
    Jesus cai pela primeira vez

  •  

    Via Sacra IV
    Jesus encontra a Sua Mãe

  •  

    Via Sacra V
    Simão de Cirene ajuda Jesus

  •  

    Via Sacra VI
    Verónica limpa a face de Jesus

  •  

    Via Sacra VII
    Jesus cai pela segunda vez

  •  

    Via Sacra VIII
    Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

  •  

    Via Sacra IX
    Jesus cai pela terceira vez

  •  

    Via Sacra X
    Jesus é despojado de Suas vestes

  •  

    Via Sacra XI
    Jesus é pregado na cruz

  •  

    Via Sacra XII
    Jesus morre na cruz

  •  

    Via Sacra XIII
    Jesus é descido da cruz

  •  

    Via Sacra XIV
    Jesus é sepultado

O Papa João Paulo II sugeriu que fosse criada uma décima-quinta estação na Via Sacra para recordar a ressurreição de Jesus, embora esta seja opcional e não entre na estrutura tradicional da Via-Sacra (assim como acontece com os Mistérios Luminosos no Santo Rosário).

Em Fátima, no lugar dos Valinhos, próximo do local de uma das aparições de Nossa Senhora e do local das aparições do Anjo da Paz, foram edificadas as estações da Via Sacra já contemplando essa mesma sugestão do Santo Padre, existindo, assim, uma 15.ª estação dedicada à ressurreição de Cristo.

Via Sacra nos Valinhos

  •  

    Via Sacra I
    Jesus é condenado à morte

  •  

    Via Sacra II
    Jesus carrega a cruz às costas

  •  

    Via Sacra III
    Jesus cai pela primeira vez

  •  

    Via Sacra IV
    Jesus encontra a Sua Mãe

  •  

    Via Sacra V
    Simão de Cirene ajuda Jesus

  •  

    Via Sacra VI
    Verónica limpa a face de Jesus

  •  

    Via Sacra VII
    Jesus cai pela segunda vez

  •  

    Via Sacra VIII
    Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

  •  

    Via Sacra IX
    Jesus cai pela terceira vez

  •  

    Via Sacra X
    Jesus é despojado de Suas vestes

  •  

    Via Sacra XI
    Jesus é pregado na cruz

  •  

    Via Sacra XII
    Jesus morre na cruz

  •  

    Via Sacra XIII
    Jesus é descido da cruz

  •  

    Via Sacra XIV
    Jesus é sepultado

  •  

    Via Sacra XV
    A ressurreição de Jesus

  1. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1287.
  2. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1287.
  3. //www.via-crucis.net/help.html?lang=pt

  • Via Dolorosa

 

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a Via Crúcis

  • «A Via Sacra : As 14 estações» 
  • «A Via Sacra: O que é? Como teve Origem? Editora Cléofas» 
  • «Via crucis do cardeal Ratzinger» (em espanhol) 
  • «A Santa Sé» 

Obtida de "//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Via_Crúcis&oldid=58833922"

Última postagem

Tag