O que é um estudo comparativo

Índice

O método comparativo é uma forma de gerar ou refutar teorias e hipóteses que utiliza comparações baseadas em procedimentos análogos aos do método científico.

Portanto, o que se busca é testar a validade dos argumentos usando a ciência e o estudo de semelhanças e diferenças.

Normalmente aplica técnicas estatísticas com análise de dados com base na covariação ou interpretação da diversidade. O objetivo é estabelecer correlações entre dois ou mais casos e poder tirar conclusões científicas.

O método comparativo na ciência

É amplamente utilizado, especialmente em ciências naturais e sociais (como economia). No primeiro, é muito comum estabelecer leis gerais sobre um fenômeno, comparando propriedades entre indivíduos ou grupos por meio de avaliação nomotética. O objetivo é estabelecer relações que possam ser representadas, se possível, com modelos matemáticos.

Por outro lado, a ideografia (usada nas ciências sociais) funciona ao contrário e analisa particularidades do objeto de estudo. O que se busca é comparar o singular ao invés do geral. Um caso particular é a psicologia diferencial, que busca alcançar o conhecimento do indivíduo unindo o método nomotético e o ideográfico.

Ciências Sociais Comparadas e Economia Comparada

As ciências sociais comparadas analisam (dentro de seu escopo) os sistemas existentes em diferentes culturas, regiões ou países e os compara entre si. Assim, o direito comparado procura encontrar as diferenças entre os vários sistemas jurídicos. A educação comparada faz o mesmo com os planos de educação. A política comparada faz isso com os sistemas políticos.

Dentro da economia existe um subcampo, o comparativo. Estuda dois ou mais sistemas de organização econômica e procura semelhanças e diferenças. Teve seu apogeu após a Segunda Guerra Mundial. O mundo estava dividido entre o bloco capitalista, com os Estados Unidos (EUA) à frente e o socialista com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Exemplo de método comparativo

Vamos ver um exemplo de como esse método pode ser usado. Imaginemos um país A com um sistema de produção específico e um país B com outro. A tabela a seguir apresenta os principais indicadores macroeconômicos. As nomenclaturas são: produto interno bruto a preço de mercado (PIBpm), PIB per capita (PIBpc) e índice de desenvolvimento humano (IDH).

Observa-se que no país A o PIBpm e o PIBpc são menores, mas isso é compensado por uma menor inflação, menor desemprego e maior IDH. Além disso, seu setor público parece estar em melhor situação. Vemos que pelo método comparativo podemos obter informações relevantes para a tomada de decisão, em que país você moraria?

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Estudos Comparativos na Medicina

Os estudos comparativos caracterizam-se pela presença de dois ou mais grupos de comparação. Podem ser do tipo:

  • Observacionais: quando o pesquisador não interfere na formação dos grupos de comparação, apenas observando as características dos indivíduos para verificar a qual grupo eles pertencem.
  • Experimentais: quando o pesquisador interfere na formação dos grupos de comparação, designando quais indivíduos farão parte de quais grupos.

Teste seu conhecimento sobre estudos Observacionais e Experimentais

Os estudos Observacionais podem ser do tipo Coorte ou Caso-Controle. Em um estudo do tipo Coorte, o pesquisador parte da exposíção ao suposto fator de risco, formando os grupos exposto e não-exposto, e observa a ocorrência (ou não) do evento de interesse. Em estudo do tipo Caso-Controle, o pesquisador parte do evento já ocorrido (grupo caso) ou não ocorrido (grupo controle) e observa a história de exposição dos indivíduos ao suposto fator de risco.

Um estudo do tipo Ensaio Clínico Aleatorizado é um estudo experimental no qual ao pesquisador usa a aleatorização (sorteio) para definir de qual grupo um indivíduo irá participar.

Teste seu conhecimento sobre estudos do tipo Coorte, Caso-Controle e Ensaio Clínico Aleatorizado

Os estudos do tipo Coorte e Ensaio Clínico Aleatorizado são prospectivos (exposição --> evento). Os estudos do tipo Caso-Controle são retrospectivos (exposição <-- evento).

| Voltar para página principal

Analise a questão ou tema do ensaio com cuidado.

  1. Muitos trabalhos de dissertação comparativa indicam sua finalidade através do uso de palavras, como "comparar", "contrastar", "semelhanças" e "diferenças" na descrição da tarefa.
  2. Verifique também se existem quaisquer limites relacionados à escolha do tema.

Como fazer um TCC comparativo?

No caso do método comparativo, nós analisamos, detalhadamente, fenômenos, fatos, institutos etc. Ao estabelecer a comparação entre dois objetos, nós compreendemos melhor o funcionamento e os contornos do que está sendo investigado.

Qual o principal objetivo do método comparativo?

Objetivo estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido ao método histórico, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado. A comprovação e formulação de hipóteses é um dos principais objetivos do método comparativo.

Quais são os tipos de estudos realizados na pesquisa clínica?

Existem diferentes tipos de estudos na pesquisa clínica:

  • Estudos de prevenção.
  • Estudos de detecção e diagnóstico.
  • Estudos de controle e tratamento do câncer.
  • Estudos sobre o impacto psicológico causado pela doença.
  • Estudos sobre aumento de sobrevida dos pacientes.
  • Estudos de avaliação de qualidade de vida dos pacientes.

Quais os métodos de pesquisa para TCC?

Saiba quais são os principais métodos de pesquisa

  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

Como fazer um estudo comparativo entre os modelos selecionados?

  • A execução de um estudo comparativo entre os modelos selecionados tem como objetivo apresentar os veículos quanto as suas características, similaridades e diferenças, comparando-os no que diz respeito ao projeto, disposição e funcionamento dos comandos no interior de cada carro.

Quais são os exemplos de comparação?

  • Veja um exemplo de comparação na música “Como nossos pais”, gravada por Elis Regina e escrita por Belchior. Perceba a força expressiva do eu lírico ao utilizar a partícula como para colocar-se em um nível de encantamento semelhante às sensações que uma nova invenção pode provocar.

Como funciona o método comparativo?

  • Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.

Quais são os ensaios de comparação?

  • Embora alguns ensaios possam ser simples dissertações de comparação ou contraste, outros podem exigir que você comece com um determinado contexto e, em seguida, desenvolva uma avaliação ou argumentação baseada nas suas comparações. Nesses ensaios, simplesmente observar que as coisas são semelhantes ou diferentes não será suficiente. [3]

  1. Home /
  2. Archives /
  3. Vol. 5 No. 11 (1998) /
  4. Articles

O estudo comparativo e o estudo de caso são metodologias que facilitam a compreensão sobre as organizações através da investigação empírica. Este trabalho procura identificar os usos das duas metodologias por diferentes autores da área de organizações e estratégias. O propósito é descrever os fundamentos e parâmetros de ambas metodologias; e permitir, aos iniciantes da área, reflexão sobre o que esperar de suas aplicações. As duas metodologias não são recentes, no entanto, novas possibilidades de coleta aliado as tecnologias mais avançadas de processamento, tratamento de dados e, principalmente, de definição de variáveis e categorias analíticas possibilitam novas perspectivas de investigação nesse campo. Para a apresentação da complexidade da investiga¬ção na área de organizações e estratégias o trabalho debate, na posição de diferentes pesquisadores, a questão da integração entre a estratégia de conteú¬do e a estratégia de processo, através dos níveis de análise e variáveis ali contidas e metodologia apropriada para cada situação. 

Última postagem

Tag